Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!

Mensagem por Gilberto »

Permitam-me dar início a este tópico, pois como comentei no outro projeto, seria interessante manter o mesmo grupo para desenvolvermos um treinador que sirva para representar o E-voo como modelo "padrão" para iniciantes que querem fazer o seu próprio modelo.
Neste caso, as características do projeto serão bem diferentes do esporte.

Precisamos de um modelo com característica "ideais" de voo para um primeiro modelo. Por exemplo:

1- Perfil sustentador para baixa velocidade;

2- Fuselagem com linhas agradáveis, porém simples e não escala;

3- Asa retangular com diedro adequado para uso com e sem ailerons (opção do construtor).

4- Momento de cauda adequado para um comando suave sem sustos;

Gostaria de propor que a mesma equipe do E-voo esporte se engajasse neste projeto. Tanto os desenhistas, como os demais palpit... quero dizer, conselheiros que tanto ajudam.

Mac2, seja nosso coordenador?!
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Mott
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Dom Ago 15, 2010 2:02 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Mott »

Bom, posso ajudar como palpiteiro hehe

Talvez seria interessante ele ser pusher, por dificultar a quebra da hélice/motor em caso de lenha (como é para iniciantes..). Mas não sei se é viável quanto ao ajuste de inclinação do motor, etc, que pelo que andei vendo (também sou iniciante), é meio que no erro e acerto, o que dificulta para um iniciante.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Gilberto,

Posso ajudá-los sim na organização do pessoal.

Vamos seguir a mesma metodologia do projeto anterior?

Sugiro que nos policiemos para que não haja muita "fuga do foco", para que o tópico não fique parecendo discussão de botequim.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

Se permitirem eu dou mais uns pitacos aqui também :lol:

Assim como no outro projeto, acho que podemos começar a definir alguns conceitos.

Na minha opinião, alem de tudo que o Gilberto já falou, esse modelo deve ser triciclo, para um iniciante é muito fácil de pousar e decolar do que um convencional. Minha sugestão é por um modelo de asa alta também.

Já tenho umas ideias e vou postar um esboço assim que tiver tempo de fazer o desenho.
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:231e5de533="Renato_Pullin"]Se permitirem eu dou mais uns pitacos aqui também :lol:

Assim como no outro projeto, acho que podemos começar a definir alguns conceitos.

Na minha opinião, alem de tudo que o Gilberto já falou, esse modelo deve ser triciclo, para um iniciante é muito fácil de pousar e decolar do que um convencional. Minha sugestão é por um modelo de asa alta também.

Já tenho umas ideias e vou postar um esboço assim que tiver tempo de fazer o desenho.[/quote:231e5de533]
Acho que não é legal ser triciclo. A construção da triquilha é o grande empecilho.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Re: Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!

Mensagem por warne »

[quote:c2224952d6="Gilberto"]Permitam-me dar início a este tópico, pois como comentei no outro projeto, seria interessante manter o mesmo grupo para desenvolvermos um treinador que sirva para representar o E-voo como modelo "padrão" para iniciantes que querem fazer o seu próprio modelo.
Neste caso, as características do projeto serão bem diferentes do esporte.

Precisamos de um modelo com característica "ideais" de voo para um primeiro modelo. Por exemplo:

1- Perfil sustentador para baixa velocidade;

2- Fuselagem com linhas agradáveis, porém simples e não escala;

3- Asa retangular com diedro adequado para uso com e sem ailerons (opção do construtor).

4- Momento de cauda adequado para um comando suave sem sustos;

Gostaria de propor que a mesma equipe do E-voo esporte se engajasse neste projeto. Tanto os desenhistas, como os demais palpit... quero dizer, conselheiros que tanto ajudam.

Mac2, seja nosso coordenador?![/quote:c2224952d6]
Acho que estou vendo o Maritaca asa alta... :P
Ele já tem o perfil certo, momento de cauda muito bom, conjunto de cauda que pode ser melhorado e terá um peso bem satisfatório para um iniciante.
Abs
Warne
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:68f808037f="warne"]A construção da triquilha é o grande empecilho.
[/quote:68f808037f]

Isso foi uma piada né, diz que foi.

Avião treinador recebe esse nome por ser um treinador, e uma das coisas que se deve treinar e muito é POUSAR!!!

Pusher, acho lindo modelos pusher. Mas usar isso de muleta é dose.

O modelo proposto pelo Renato é na essência um treinador! Sair disso então muda o título logo.

Avião muleta.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Bom pessoal,

O trem triciclo é realmente bem mais fácil para pouso e decolagens, porem tem o empecilho da dificuldade de construção.

Eu concordo que devemos facilitar a montagem ao máximo, mas se conseguirmos facilitar a construção desta peça, poderemos matar dois coelhos com um cajadada só.

Precisamos definir se o trem de pouso (triciclo ou não) será desenvolvido pelo projeto ou assumiremos que será comprado a parte.

Essa "premissa" vai depender também da envergadura do modelo. Se a envergadura do modelo estiver alinhada aos modelos comerciais, teremos maior facilidade para adquirir essas peças.

Também não acredito que um modelo pusher seja o ideal.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:b2a368ca2a="Marco Antonio"][quote:b2a368ca2a="warne"]A construção da triquilha é o grande empecilho.
[/quote:b2a368ca2a]

Isso foi uma piada né, diz que foi.

Avião treinador recebe esse nome por ser um treinador, e uma das coisas que se deve treinar e muito é POUSAR!!!

Pusher, acho lindo modelos pusher. Mas usar isso de muleta é dose.

O modelo proposto pelo Renato é na essência um treinador! Sair disso então muda o título logo.

Avião muleta.[/quote:b2a368ca2a]

Estou falando a realidade!! Fazer um modelo triciclo requer experiência
Agora vc com seus aninhos de aeromodelismos nas costas...talvez não entenda isso.

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Para meu.. Experiencia em que????

Se isso é difícil então para porque tu está no hobby errado. Justamente por ter tanto tempo de hobby eu posso dizer que não é.


Pergunto ao renato se quando se aprende a voar o instrutor fala assim. Ó, pousar é difiiiiiiiiiiiiiiiiiicil então enfia ele de barriga no chão porque sabe né, é muito difícil. Vai voando e depois você aprende.

.. Fazer bequilha triciclo dificil??? Juro cara to olhando pra duas.

:shock: :shock: :shock:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder