Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Me sinto meio que "pegando o bonde andando e querendo sentar na janela" já que andei olhando o tópico "de longe" mas sem tempo para ler e opinar.

Mas queria dar um pitaco no tamanho do modelo, com minha opinião pessoal, e endossar o triciclo.

Por algum tempo no início eu tentei fazer modelos leves de 90cm a 100cm de envergadura que é o que o pessoal usava na época para voar com motor 280 reduzido (eca) e bateria de 300mAh, que era o que havia na época.

Acabei nunca conseguindo fazer algo tão leve, meus modelos pequenos na época acabaram ficando ariscos.

Um dia por um erro na hora de imprimir uma planta acabei fazendo um aero maior, mas que não ficou tão grande assim para os padrões atuais (meu falecido Piper J3) com 120cm de envergadura. Voou na boa com o mesmo 280 reduzido, bem mais lento do que os demais modelos.

A partir deste ponto a maioria de meus modelos teve deste tamanho para maior. Por outro lado já treinei alguns colegas com treinadores de 1,5 a 1,6m e apesar de decolarem e voarem bem fácil e serem bem manobráveis, acabam tendo pouco afundamento e atravessam a pista sem tocar quando há pouco vento, o que também não é um comportamento ideal.

Minha opinião, portanto, é que envergadura de 1,2m é uma boa relação entre estabilidade, peso, preço, agilidade, etc. para um treinador elétrico. Nesta faixa é fácil manter o peso entre 500g e 800g, o que vai bem com motores em torno de 150W que são bastante comuns (2822, Park450, KDA, latinha, etc.), ESC de 25A (dos mais comuns), bateria 3S de 1300mAh (igualmente comuns) e 2 a 4 servos de 9g (mais baratos e menos frágeis que os de 5g), e hélices 9x5 a 10x6.

Para ficar lento e ter um estol mais dócil recomendo corda entre 21 e 24cm, não menos que isto.

Com relação a trem de pouso, triciclo é de longe o ideal para correr pista e deixar o aero sair com velocidade, além de não capotar para a frente em pousos piorzinhos e sair fácil do chão mesmo em locais não tão ideais como gramado baixo ou piso de terra.

Trem convencional para os primeiros voos vai bem se não houver vento ou se for liso alinhado com a pista, em modelos maiores, etc., mas acho muito mais difícil de fazer direito, taxiando, decolando depois de uma corrida, etc.

Além de que protege hélice e motor em pousos um pouco mais duros. Meu primeiro modelo foi triciclo (não comandável).
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... Além disso com esse tamanho pode-se usar rodas maiores e decolar de terra e campo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Estava faltando você para ajudar aqui Alex.

Continue comentando.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:8f8c46de1f="Gilberto"]Estava faltando você para ajudar aqui Alex.

Continue comentando.[/quote:8f8c46de1f]
[2]

Alex, sua contribuição, por menor que seja, agregará muita qualidade ao projeto.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,

Está lançado o desafio!

As luzes de navegação que foram cedidas pelo Marco Antonio serão o prêmio para a melhor construção do modelo deste projeto.

Sei que é um pouco cedo para isso, mas vamos botar mais combustível neste projeto.

A idéia não é avaliar o modelo pronto, e sim todo o processo de construção, as técnicas empregadas, as soluções adotadas para cada dificuldade e por último e não menos importante, o aspecto geral do modelo e o maiden flight.

Abs

Marco Aurélio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Idéia que este projeto tenha o mesmo grafismo que o sport, para deixar saliente a procedencia etc. e termos nossa marquinha ;P
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:30447d151c="Drzinho"]Idéia que este projeto tenha o mesmo grafismo que o sport, para deixar saliente a procedencia etc. e termos nossa marquinha ;P[/quote:30447d151c]

Acho que não, é outro estilo e esse tem que ser bem fácil a execução também, no outro é permitido desenhos mais arrojados porque não é inexperiente que vai estar construindo.
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Pessoal, nós daremos a sugestão, cada um fará como achar melhor.
Avatar do usuário
skyrock
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 4:54 pm
Localização: Anápolis- GO

Mensagem por skyrock »

Fala pessoal do e-voo, peço licença aos "papas" (sem ironia) do aeromodelismo, para dar minha simplória opinião. Estou começando no aeromodelismo (nem tenho o radio ainda, que fique claro ainda...) mas estou estudando, lendo um pouco de teoria, e quando me deparei com esse tópico fique bastante entusiasmado, porque deste tópico sairá meu primeiro aeromodelo.
Conheço alguns aeromodelistas, uns "futabistas" que voam a mais de 10 anos e outros que iniciaram há pouco tempo, e como iniciante estava meio que seguindo essa tendência atual de "marginalização" do aeromodelismo, aviões pusher (nada contra e mais para frente quero fazer um pois pelo que li são ótimos para FPV), sem trem de pouso, que voce lança com a mão e pousa jogando na moita. Mas este futabista me falou a realidade, não tem avião sem trem de pouso que você joga no chão para pousar, que você põe um motor exagerado, voa sempre com 100% e não conhece nada de aerodinâmica e sustentação.
Por isso resolvi opinar neste tópico, e estou fazendo isso para que vocês não deixem esse tópico sem finalização, sem que esse projeto saia de verdade. pois quero que meu PRIMEIRO AEROMODELO saia deste tópico.

Só uma critica, como diversos tópicos aqui no fórum, muitos entram em discussões ferrenhas que fogem o objetivo deste topíco que é um TREINADOR, tem seis paginas nas quais, umas três são de pessoas que insistem em coisas que fogem ao tema, e isso, pra quem, que nem eu, quer utilizar este topico como referencia fica muito massante. SEJAM OBJETIVOS, POR FAVOR!!!!!

Acompanhando....

____________________________________________________________________________
"Não se espante com a altura do vôo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar" Santos Dumont
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

skyrock,

Legal que esteja acompanhando e que pretenda construir este modelo.

Muitas das discussões que são feitas aqui tem o objetivo de escolher características do modelo e muitas vezes há o desvio do assunto. Isso é natural em qualquer tipo de reunião e cabe ao coordenador (nesse caso eu) manter os integrantes dentro do foco.

São muitas ideias e desejos em jogo, por isso ha que se esgotar cada assunto para que todos tenham o conhecimento e o consentimento das definições.

Logo logo teremos a planta desse modelo para que todos possam construí-lo

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Responder