Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!
[quote:3a9cb303a2="Renato_Pullin"]Alguém tem o desenho do perfil NACA 4412?[/quote:3a9cb303a2]
[img:3a9cb303a2]http://www.ae.illinois.edu/m-selig/ads/afplots/naca4412.gif[/img:3a9cb303a2]
[url]http://www.ae.illinois.edu/m-selig/ads/afplots/naca4412.gif[/url]
Precisa dele vetorizado?
Abs
MArco Aurelio
[img:3a9cb303a2]http://www.ae.illinois.edu/m-selig/ads/afplots/naca4412.gif[/img:3a9cb303a2]
[url]http://www.ae.illinois.edu/m-selig/ads/afplots/naca4412.gif[/url]
Precisa dele vetorizado?
Abs
MArco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Renato_Pullin
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[quote:6e85f625a5="Renato_Pullin"]É que o O Citabria, um dos treinadores mais dóceis que já voei usa esse perfil, acho que é uma boa pedida também, gostei do desenho![/quote:6e85f625a5]
E deve ser mesmo, é muito parecido com o GA30U que o Gilberto sugeriu, um pouco mais fino e com linhas mais suaves, deve ser um pouco mais veloz que o GA30U.
Abs
Marco Aurelio
E deve ser mesmo, é muito parecido com o GA30U que o Gilberto sugeriu, um pouco mais fino e com linhas mais suaves, deve ser um pouco mais veloz que o GA30U.
Abs
Marco Aurelio
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- Renato_Pullin
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[quote:42813aae6e="Mac2"][quote:42813aae6e="Renato_Pullin"]É que o O Citabria, um dos treinadores mais dóceis que já voei usa esse perfil, acho que é uma boa pedida também, gostei do desenho![/quote:42813aae6e]
E deve ser mesmo, é muito parecido com o GA30U que o Gilberto sugeriu, um pouco mais fino e com linhas mais suaves, deve ser um pouco mais veloz que o GA30U.
Abs
Marco Aurelio[/quote:42813aae6e]
Pelo site que você colocou Marco Aurelio, achei essa página que dá o perfil de praticamente todos os aviões mais conhecidos fabricados até hoje!
Dos que já voei treinadores e que gosto, vi 4 perfis:
Clark Y
USA 35B
NACA 4412
NACA 2412
Só de curiosidade o site já vale a pena!
http://www.ae.illinois.edu/m-selig/ads/aircraft.html
E deve ser mesmo, é muito parecido com o GA30U que o Gilberto sugeriu, um pouco mais fino e com linhas mais suaves, deve ser um pouco mais veloz que o GA30U.
Abs
Marco Aurelio[/quote:42813aae6e]
Pelo site que você colocou Marco Aurelio, achei essa página que dá o perfil de praticamente todos os aviões mais conhecidos fabricados até hoje!
Dos que já voei treinadores e que gosto, vi 4 perfis:
Clark Y
USA 35B
NACA 4412
NACA 2412
Só de curiosidade o site já vale a pena!
http://www.ae.illinois.edu/m-selig/ads/aircraft.html
Renato D. Pullin
- Renato_Pullin
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- Renato_Pullin
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- Gilberto
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Renato, eu não tenho os dados técnicos desses perfis, assim fica difícil opinar sobre eles. Já o GA30U eu estou voando com ele e posso opinar, sobre o NACA4412 você tem experiência e pode opinar. É melhor irmos pelo que conhecemos.
Desses, eu não gostaria de usar o Clark Y.
O GA30U foi usado pelo Warne e pelo Idogawa com bons resultados.
Desses, eu não gostaria de usar o Clark Y.
O GA30U foi usado pelo Warne e pelo Idogawa com bons resultados.
- warne
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- Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
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- Contato:
Gilberto,
Concerteza é um ótimo perfil. Tem muita sustentação.
Nino, quando vc falou em triquilha fixa, seria igual a imagem??
[img:5990adc297]http://i.imgur.com/NHL7G.jpg[/img:5990adc297]
[color=red:5990adc297]Foto retirada do Rcgroups[/color:5990adc297]
Abs
Warne
Concerteza é um ótimo perfil. Tem muita sustentação.
Nino, quando vc falou em triquilha fixa, seria igual a imagem??
[img:5990adc297]http://i.imgur.com/NHL7G.jpg[/img:5990adc297]
[color=red:5990adc297]Foto retirada do Rcgroups[/color:5990adc297]
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
- Renato_Pullin
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Dei uma mexida no desenho, a olho nu parece o mesmo, mas a envergadura aumentou, área da asa e empenagem horizontal também, etc.
Bom, minha sugestão de design é essa, fiz com 1450mm de envergadura e 1080mm de comprimento, a corda da asa com 270mm. O pessoal mais entendido de aerodinâmica pode dizer se parece bom.
Como o Gilberto e outros tem usado o perfil GA30U, acho que poderiamos adotar esse, minha sugestão seria 2,5º de incidência positiva e 2º de diedro, mas essa não é minha área, posso estar falando bobagem, hehehe.
Acho que a maioria vai achar 1450m de envergadura muito também, mas acho que quanto maior o modelo, melhor para o aprendizado, sendo de depron e isopor, acho que não ficaria tão pesado e a eletrônica não ficaria tão cara.
A ideia principal do design alem de ser simples para construção é parecer um aeromodelo, e não um avião escala, acho que ultimamente esta faltando um pouco disso, resgatar os aeromodelos com cara de aeromodelo, e não cara de "avião real".
[img:ba9be3854e]http://img404.imageshack.us/img404/5928/treinador04.jpg[/img:ba9be3854e]
Bom, minha sugestão de design é essa, fiz com 1450mm de envergadura e 1080mm de comprimento, a corda da asa com 270mm. O pessoal mais entendido de aerodinâmica pode dizer se parece bom.
Como o Gilberto e outros tem usado o perfil GA30U, acho que poderiamos adotar esse, minha sugestão seria 2,5º de incidência positiva e 2º de diedro, mas essa não é minha área, posso estar falando bobagem, hehehe.
Acho que a maioria vai achar 1450m de envergadura muito também, mas acho que quanto maior o modelo, melhor para o aprendizado, sendo de depron e isopor, acho que não ficaria tão pesado e a eletrônica não ficaria tão cara.
A ideia principal do design alem de ser simples para construção é parecer um aeromodelo, e não um avião escala, acho que ultimamente esta faltando um pouco disso, resgatar os aeromodelos com cara de aeromodelo, e não cara de "avião real".
[img:ba9be3854e]http://img404.imageshack.us/img404/5928/treinador04.jpg[/img:ba9be3854e]
Renato D. Pullin
Renato,
Em relação a empenagem, acho que a melhor relação tamanho x custo do modelo fica na faixa dos 1200mm como o Gilberto havia falado. Com esta envergadura (1450) ele vai ficar muito bom, mas vai demandar eletrônica mais cara e pesada, e será difícil de manter o peso de um modelo desta envergadura abaixo de 1 kg, além do que a qualtidade de reforços aumentarão consideravelmente.
Eu ainda sou favorável ao modelo com 1200 mm de envergadura e 220 mm de corda com o pergil GA30U
Abs
MArco Aurelio
Em relação a empenagem, acho que a melhor relação tamanho x custo do modelo fica na faixa dos 1200mm como o Gilberto havia falado. Com esta envergadura (1450) ele vai ficar muito bom, mas vai demandar eletrônica mais cara e pesada, e será difícil de manter o peso de um modelo desta envergadura abaixo de 1 kg, além do que a qualtidade de reforços aumentarão consideravelmente.
Eu ainda sou favorável ao modelo com 1200 mm de envergadura e 220 mm de corda com o pergil GA30U
Abs
MArco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001