Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
cchiavegatti
membro
Mensagens: 571
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 3:25 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Mensagem por cchiavegatti »

Mais uma excelente idéia!

Tomei a liberdade e fiz um preliminar das dimensões do modelo.
Fiz com 120 cm de envergadura como partida, mas posso alterar facilmente.

Espero que ajude em algo:

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/72/treinadorevoo.jpg/][img:0224704268]http://img72.imageshack.us/img72/2446/treinadorevoo.jpg[/img:0224704268][/URL]
Anexos
treinador evoo.rar
(170 Bytes) Baixado 262 vezes
Cleverson Chiavegatti
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Eu gosto desse perfil para treinadores. Acho mais eficiente que o genérico ClarkY.

Na imagem abaixo tem um comparativo do ClarkY com o Naca2412

[img:b921b4f39e]http://www.evoo.com.br/forum/files/naca2412_x_clarky_758.jpg[/img:b921b4f39e]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Caramba, mal postei e já temos um bom número de respostas e participação. Muito bom.

Como é para iniciantes, vamos pensar na simplicidade. Primeiro uma construção de isopor ou depron, porém, devemos dar as instruções para se usar bons materiais, nada de reciclar lixo, se depron que se use placas de tamanho adequado, se for isopor, que seja de P3, vamos fazer trem de pouso, use-se arame de aço carbono, usar raio de bicicleta deve ser abolido. Como disse o Marco Antonio e o Marco Aurélio, não compensa fazer em casa o que já é feito industrialmente com qualidade infinitamente superior e por preços tão acessíveis.

O projeto feito de balsa será uma boa evolução, mas, eu creio que a maioria dos iniciantes terá dificuldades com isso. (eu gosto muito de trabalhar com balsa).

Devemos usar este projeto para ensinar as boas técnicas aos neófitos, e os conceitos mais básicos de construção e princípios de segurança.
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

[quote:c144aac19e="Marco Antonio"]looping.

Um perfil simétrico já é para um treinador avançado.

Por isso deve-se pensar em que categoria de treinador pois até um jato tem treinador.

Mas pera-la.

Eu faço looping até com o Piper da GWS.

:roll:[/quote:c144aac19e]


Marco Antônio, vc está enganado, eu disse semi-simétrico, não simétrico.
Nino Silveira.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Ufa.. um anjo caiu do céu.

:lol:

Principiante não é sinônimo de porcaria, simplesmente é que ele está iniciando e se não tiver qualidade naquilo que usa ou começa mal ou faz errado, cria hábitos que estão aqui pra ver.

Eu insisto na história de que um treinador deva ser para isso: Possibilitar o ensino do aluno e volto a dizer. POUSAR é uma das manobras mais importantes que existem e entra ano, passa ano e isso é cada vez mais esquecido. A sugestão de colocar Slot, Slat, seja o que for, móvel... é para melhorar a velocidade e estabilidade do modelo para pouso onde será treinado toque e remetida.
Até hoje eu faço isso, ué!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:ab3f548c62="Nino"][quote:ab3f548c62="Marco Antonio"]looping.

Um perfil simétrico já é para um treinador avançado.

Por isso deve-se pensar em que categoria de treinador pois até um jato tem treinador.

Mas pera-la.

Eu faço looping até com o Piper da GWS.

:roll:[/quote:ab3f548c62]


Marco Antônio, vc está enganado, eu disse semi-simétrico, não simétrico.[/quote:ab3f548c62]

Ok, não vi.
Mas até asa casquinha faz looping.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Sales
membro
Mensagens: 525
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 5:15 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Sales »

Gilberto, se quiser alguem pro grafismo (falta muito pra essa etapa), estou a disposição.



Abraço.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Pela minha experiência, eu gostei do perfil GA30U-613.5
http://www.aviacaoexperimental.pro.br/aero/perfis/perfisavileve1.html

É bem eficiente e tão fácil de cortar quanto um Clark Y.

[img:21897bf6f6]http://ocnl.sites.uol.com.br/aeromodelos/GA30U-613.jpg[/img:21897bf6f6]

Também concordo que deve ser asa alta, envergadura no máximo em 1,20m
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Ok Sales, fique no aguardo da fase final.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O aeromodelo desse vídeo tem perfil NACA 2415, 2° de diedro e 2,4° de incidência positiva nas asas, 1380mm de envergadura e 1500g de peso total e voa de dorso que é uma beleza.

[yt]nGjEDqtkd5M[/yt]

Nesse segundo vídeo, voa lento com meio motor desde a decolagem até o pouso e faz curvas de leme que é uma maravilha e sem estol de ponta de asa.

[yt]YBW0WRdnhZ4[/yt]
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder