problemas com "otoridades"
- Ernalto Junior
- membro
- Mensagens: 762
- Registrado em: Qui Dez 06, 2007 2:30 pm
- Localização: Salvador
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3962
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
POis é. E, Gilberto, sua localização era muito similar à nossa. Estamos a aprox. 2,8km ao lado da pista 17-35 de Salvador. Foi muito bom saber do seu precedente. Junta-se ao acordo operacional existente no Campo dos Afonsos como casos onde foi possivel se resolver. Tomara que o atraso soteropolitano nao fale alto neste caso.
vc pode especificar com quais orgaos voces falaram no Aeroporto ? aqui ha um problema serio de se resolver um problema atraves de uma autoridade e a PM nao acatar, dizendo que o órgão que deve autorizar é outro. Queremos cercar todas as possiblidades no campo administrativo p/ estar devidamente calçados.
vc pode especificar com quais orgaos voces falaram no Aeroporto ? aqui ha um problema serio de se resolver um problema atraves de uma autoridade e a PM nao acatar, dizendo que o órgão que deve autorizar é outro. Queremos cercar todas as possiblidades no campo administrativo p/ estar devidamente calçados.
- Mestre dos magos
- membro
- Mensagens: 215
- Registrado em: Qua Mar 10, 2010 9:41 pm
- Localização: Macaé-RJ
Fábio aqui na região tem um pessoal que voa na Base Aérea de S. Pedro D´Aldeia, e a única restrição é a obrigatoriedade de uso de receptores originais( um avião caiu no telhado da casa do comandante e descobriu-se que a causa era o uso de receptor genérico), tem até eventos ali periodicamente e os helicópteros da Marinha pousam e decolam normalmente mesmo com os aeros voando ali.
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3962
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Quanto mais eu leio os relatos de voces, mais me entristeço por ter nascido em uma cidade com uma mentalidade tão atrasada. Aqui tudo se resolve da forma mais simples:
Voa ? Esta interferindo no trafego aereo - É criminoso e da proxima vai todo mundo p/ a delegacia. NADA pode voar sem transponder em um raio de 27 milhas nauticas do aeroporto, a menos que autorizado (portanto, pipas, o inferno vos espera).
Bateu ? Estava correndo
Atropelou o motoqueiro ? É um monstro que deve ser linchado.
Teve um acidente naquele trecho da rodovia ? Quebra-molas, afinal, onde tem acidente é porque tinha velocidade.
Tudo se resolve com esses passes de magica por aqui. Chegaram ao ponto de colocar uma grade com espaço de pouco mais de 1 polegada entre as barras no melhor ponto de observação do aeroporto por causa dos planespotters. ALias, esta é outra atividade que a qualquer momento sera proibida tambem.
Voa ? Esta interferindo no trafego aereo - É criminoso e da proxima vai todo mundo p/ a delegacia. NADA pode voar sem transponder em um raio de 27 milhas nauticas do aeroporto, a menos que autorizado (portanto, pipas, o inferno vos espera).
Bateu ? Estava correndo
Atropelou o motoqueiro ? É um monstro que deve ser linchado.
Teve um acidente naquele trecho da rodovia ? Quebra-molas, afinal, onde tem acidente é porque tinha velocidade.
Tudo se resolve com esses passes de magica por aqui. Chegaram ao ponto de colocar uma grade com espaço de pouco mais de 1 polegada entre as barras no melhor ponto de observação do aeroporto por causa dos planespotters. ALias, esta é outra atividade que a qualquer momento sera proibida tambem.
- hamiltoncallado
- membro
- Mensagens: 416
- Registrado em: Qui Set 30, 2010 6:16 pm
- Localização: Salvador-BA e Rio de Janeiro-RJ
Re: problemas com "otoridades"
[quote:ef44a85df5="fabiofleal"]Pessoal,
Esta e uma pergunta para advogados, pilotos ou quem mais possa dar alguma informação baseada em leis ou documentação de direito aeronautico (se é que isto existe) - Portanto opiniões e palpites... não, obrigado.
Alguem sabe qual parte da legislação regulamenta e estabelece o que é exatamente a interferencia no trafego aereo ?
existe uma grande diveregencia interna no grupamento aereo da PM-BA a respeito e, em uma semana, me vem um capitao deles, nos visita, dá o maior apoio. Na semana seguinte (no caso hoje-feriado de 2 de Julho), me vem 3 elementos em um helicoptero esquilo, se esgueirando por tras dos coqueiros e pousam bruscamente sobre a nossa pista p/ dizer que nao podemos voar ali.
O helicoptero passou rasgando na frente de um amigo nosso que vinha na final, derrubando o modelo que ele pilotava e, ao fazer a violenta inclinacao p/ pouso, quase atinge a testa de nosso amigo com as pás do rotor principal.
A área é particular mas, segundo eles, estamos dentro da ATZ de SBSV.
Fomoes em comitiva ate o QG deles reclamar da abordagem, onde fomos atendidos pelos proprios. Mostramos os videos feitos p/ comprovar a forma como feito o pouso, à qual o piloto pediu desculpas, mas insistiu que o que estavamos fazendo era inetreferencia no trafego aereo, prevista como cirme no codigo penal.
Segundo um piloto de helicoptero que sobrovoava o local no horario, o que eles fizeram é ilegal e ele nos aconselhou a denunciar na ANAC e na corregedoria.
Ficam entao as perguntas:
Dentre as categorias descritas no site da COBRA, nao ha ainda os eletricos escala. Dito isto, aplicam-se as mesmas regras dos modelos a combustao (autrizacao escrita da autoridade aeronautica com NOTAM emitido a respeito da atividade)?
A policia pode pousar sem autorizacao em uma area particular, sem mandado ?
Quando o ATC detecta uma atividade potencialmente arriscada p/ o trafego, é a policia militar que deve ser acionada ou a policia de aeronautica ?
Agora, a mais importante: O piloto afirmou que a denuncia partiu de um piloto e que o TCAS detecta aeromodelos. Quando perguntei se o mesmo detecatva aves em rota de colisao, ele se assustou e hesitou em responder. Ate onde vai meu entendimento leigo, os TCAS se linkam com os transponders e recomendam manobras diferentes p/ ambas as aeronaves, visando evitar a colisao.
Ele tambem nos informou que devemos procurar o DTCEA p/ obter a autorizacao. isto procede ou a autoridade certa seria a INfraero ou o Comaer ?
Por fim, ele informou que a ATZ compreende uma aerea de 27milhas nauticas e que apenas 2 pistas aqui estavam autorizadas. Uma é uma pista de ultraleves aproveitada p/ aeromodelos sob acordo com o dono. A outra, ate onde sei nao tem autorizacao, mas nao incomoda.
Estranhamente, o piloto da PM ficou perplexo diante da nossa afirmação de que os modelos que voamos sao de outra categotria e nao do mesmo tipo dos giants a gasolina e jatos puros que voam na tal pista de ultraleves. Mais estranha ainda é a reincidente insistencia deles nessa "tecla" de que devemos ir voar lá, principalmente diante do fato de eles terem "amigos" ali.
http://www.youtube.com/watch?v=U4EXT6yqQmo
Alias, ambas ficam dentro da ATZ.
Assim sendo, teoricamente nao poderiam. mas operam normalmente, assim como a nossa outra pista,a sul da pista 10-28 do mesmo aeroporto, mas "apadrinhada" por um cara que conhece muita gente no governo. E aí ??? Nunca pousaram lá e o mesmo ja disse: "Aqui eles nao pousam".
Pilotos comerciais do forum e advogados de plantao, obrigado.[/quote:ef44a85df5]
Caro Fábio. Essa é a pista que fica em Stella Maris? No areal?
Esta e uma pergunta para advogados, pilotos ou quem mais possa dar alguma informação baseada em leis ou documentação de direito aeronautico (se é que isto existe) - Portanto opiniões e palpites... não, obrigado.
Alguem sabe qual parte da legislação regulamenta e estabelece o que é exatamente a interferencia no trafego aereo ?
existe uma grande diveregencia interna no grupamento aereo da PM-BA a respeito e, em uma semana, me vem um capitao deles, nos visita, dá o maior apoio. Na semana seguinte (no caso hoje-feriado de 2 de Julho), me vem 3 elementos em um helicoptero esquilo, se esgueirando por tras dos coqueiros e pousam bruscamente sobre a nossa pista p/ dizer que nao podemos voar ali.
O helicoptero passou rasgando na frente de um amigo nosso que vinha na final, derrubando o modelo que ele pilotava e, ao fazer a violenta inclinacao p/ pouso, quase atinge a testa de nosso amigo com as pás do rotor principal.
A área é particular mas, segundo eles, estamos dentro da ATZ de SBSV.
Fomoes em comitiva ate o QG deles reclamar da abordagem, onde fomos atendidos pelos proprios. Mostramos os videos feitos p/ comprovar a forma como feito o pouso, à qual o piloto pediu desculpas, mas insistiu que o que estavamos fazendo era inetreferencia no trafego aereo, prevista como cirme no codigo penal.
Segundo um piloto de helicoptero que sobrovoava o local no horario, o que eles fizeram é ilegal e ele nos aconselhou a denunciar na ANAC e na corregedoria.
Ficam entao as perguntas:
Dentre as categorias descritas no site da COBRA, nao ha ainda os eletricos escala. Dito isto, aplicam-se as mesmas regras dos modelos a combustao (autrizacao escrita da autoridade aeronautica com NOTAM emitido a respeito da atividade)?
A policia pode pousar sem autorizacao em uma area particular, sem mandado ?
Quando o ATC detecta uma atividade potencialmente arriscada p/ o trafego, é a policia militar que deve ser acionada ou a policia de aeronautica ?
Agora, a mais importante: O piloto afirmou que a denuncia partiu de um piloto e que o TCAS detecta aeromodelos. Quando perguntei se o mesmo detecatva aves em rota de colisao, ele se assustou e hesitou em responder. Ate onde vai meu entendimento leigo, os TCAS se linkam com os transponders e recomendam manobras diferentes p/ ambas as aeronaves, visando evitar a colisao.
Ele tambem nos informou que devemos procurar o DTCEA p/ obter a autorizacao. isto procede ou a autoridade certa seria a INfraero ou o Comaer ?
Por fim, ele informou que a ATZ compreende uma aerea de 27milhas nauticas e que apenas 2 pistas aqui estavam autorizadas. Uma é uma pista de ultraleves aproveitada p/ aeromodelos sob acordo com o dono. A outra, ate onde sei nao tem autorizacao, mas nao incomoda.
Estranhamente, o piloto da PM ficou perplexo diante da nossa afirmação de que os modelos que voamos sao de outra categotria e nao do mesmo tipo dos giants a gasolina e jatos puros que voam na tal pista de ultraleves. Mais estranha ainda é a reincidente insistencia deles nessa "tecla" de que devemos ir voar lá, principalmente diante do fato de eles terem "amigos" ali.
http://www.youtube.com/watch?v=U4EXT6yqQmo
Alias, ambas ficam dentro da ATZ.
Assim sendo, teoricamente nao poderiam. mas operam normalmente, assim como a nossa outra pista,a sul da pista 10-28 do mesmo aeroporto, mas "apadrinhada" por um cara que conhece muita gente no governo. E aí ??? Nunca pousaram lá e o mesmo ja disse: "Aqui eles nao pousam".
Pilotos comerciais do forum e advogados de plantao, obrigado.[/quote:ef44a85df5]
Caro Fábio. Essa é a pista que fica em Stella Maris? No areal?
T-REX 700 GASSER ; T-REX 700 NITRO;
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
-
- membro
- Mensagens: 12
- Registrado em: Sex Set 30, 2011 12:22 pm
- Localização: salvador-bahia
- Contato:
- Ernalto Junior
- membro
- Mensagens: 762
- Registrado em: Qui Dez 06, 2007 2:30 pm
- Localização: Salvador
Re: problemas com "otoridades"
[quote:42ad9b1ba2="hamiltoncallado"]
Caro Fábio. Essa é a pista que fica em Stella Maris? No areal?[/quote:42ad9b1ba2]
Eu voo aqui tbém e é sim essa pista!
Caro Fábio. Essa é a pista que fica em Stella Maris? No areal?[/quote:42ad9b1ba2]
Eu voo aqui tbém e é sim essa pista!
Atenção : Aeromodelo radiocontrolado não é um brinquedo.
- hamiltoncallado
- membro
- Mensagens: 416
- Registrado em: Qui Set 30, 2010 6:16 pm
- Localização: Salvador-BA e Rio de Janeiro-RJ
Re: problemas com "otoridades"
[quote:92cdb01e34="Ernalto Junior"][quote:92cdb01e34="hamiltoncallado"]
Caro Fábio. Essa é a pista que fica em Stella Maris? No areal?[/quote:92cdb01e34]
Eu voo aqui tbém e é sim essa pista![/quote:92cdb01e34]
Soube que o pessoal é bem criterioso com relação a essa pista. Só voa elétrico. Não conheço os riscos, mas para aero maiores, eu acho perigosa mesmo... é do lado do aeroporto:
[img:92cdb01e34]http://img815.imageshack.us/img815/3065/semttulowf.png[/img:92cdb01e34]
Caro Fábio. Essa é a pista que fica em Stella Maris? No areal?[/quote:92cdb01e34]
Eu voo aqui tbém e é sim essa pista![/quote:92cdb01e34]
Soube que o pessoal é bem criterioso com relação a essa pista. Só voa elétrico. Não conheço os riscos, mas para aero maiores, eu acho perigosa mesmo... é do lado do aeroporto:
[img:92cdb01e34]http://img815.imageshack.us/img815/3065/semttulowf.png[/img:92cdb01e34]
T-REX 700 GASSER ; T-REX 700 NITRO;
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
- Ernalto Junior
- membro
- Mensagens: 762
- Registrado em: Qui Dez 06, 2007 2:30 pm
- Localização: Salvador
Re: problemas com "otoridades"
[quote:b6004fcdee="hamiltoncallado"][quote:b6004fcdee="Ernalto Junior"][quote:b6004fcdee="hamiltoncallado"]
Caro Fábio. Essa é a pista que fica em Stella Maris? No areal?[/quote:b6004fcdee]
Eu voo aqui tbém e é sim essa pista![/quote:b6004fcdee]
Soube que o pessoal é bem criterioso com relação a essa pista. Só voa elétrico. Não conheço os riscos, mas para aero maiores, eu acho perigosa mesmo... é do lado do aeroporto:
[img:b6004fcdee]http://img815.imageshack.us/img815/3065/semttulowf.png[/img:b6004fcdee][/quote:b6004fcdee]
Mais não é essa não,a área em que voamos é essa aí da foto, fica mais longe das pistas e em uma espécie de meio vale, ou seja, ficamos dentro de um "buraco" praticamente. A parte em vermelho é o que utilizamos para voar e a reta é a distância da cabeceira da 17-35, cerca 1,35km.
Caro Fábio. Essa é a pista que fica em Stella Maris? No areal?[/quote:b6004fcdee]
Eu voo aqui tbém e é sim essa pista![/quote:b6004fcdee]
Soube que o pessoal é bem criterioso com relação a essa pista. Só voa elétrico. Não conheço os riscos, mas para aero maiores, eu acho perigosa mesmo... é do lado do aeroporto:
[img:b6004fcdee]http://img815.imageshack.us/img815/3065/semttulowf.png[/img:b6004fcdee][/quote:b6004fcdee]
Mais não é essa não,a área em que voamos é essa aí da foto, fica mais longe das pistas e em uma espécie de meio vale, ou seja, ficamos dentro de um "buraco" praticamente. A parte em vermelho é o que utilizamos para voar e a reta é a distância da cabeceira da 17-35, cerca 1,35km.
- Anexos
-
- Vista aérea.jpg (37.58 KiB) Exibido 6782 vezes
Atenção : Aeromodelo radiocontrolado não é um brinquedo.