TUCANO 60 TWM - FINALIZADO

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Jean-Michel
membro
Mensagens: 258
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 9:36 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Jean-Michel »

Benne,

Mesma pergunta do Jair, qual o peso final, de preferência sem a bateria, pois estou montando um também, mas tenho uma bateria de 6000.

Valeu
Avatar do usuário
bennesantana
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Jan 05, 2011 9:27 pm
Localização: Mongaguá - SP

Novas informações

Mensagem por bennesantana »

Senhores,

[b:d4b2ed7665]Porque ESC + BEC?[/b:d4b2ed7665]
Eu havia comprado um ESC sem BEC, mas chegou um ESC com BEC de 80A, o BEC é de apenas 3A para 2 Hitec HS-325HB e 2 HITEC HS-75BB retrateis, segundo o fabricante cada servo irá consumir 0,7A x 4 = 2,8A não quis arriscar então desliguei o BEC do ESC e coloquei um UBEC de 5A, agora tá sobrando, se bem que não vou utilizar os 4 servos ao mesmo tempo e com sua força máxima.

Hoje acho que vou trocar tudo e colocar um BEC 80A com ESC de 5a HK e chave liga desliga.

[b:d4b2ed7665]Peso Total 4012g:[/b:d4b2ed7665]
Bateria Nano-Tech 6s 5000mha 45-90 = 812g
Fuselagem = 1700g
Asa = 1500g

Atualmente estou com uma hélice APC 13x8e, está mais forte e não esquenta o motor Emax-GT4020

A bequilha dianteira é um problema!!! ela é frágil não permite pousos bruscos eu já pousei umas 15 vezes e 1 delas o braço do servo quebrou e recolheu a bequilha, conclusão corri com o cowl na pista, mas nada grave.

Também existe um parafuso em L que da direção a roda, ele solta por qualquer coisa, coloquei trava média e fico verificando a toda hora.

T+
Bene
fdalligna
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Qua Out 13, 2010 8:52 pm
Localização: Porto Velho - RO

Mensagem por fdalligna »

Pessoal queria trocar essas rodas de espuma do Tucano por umas de borracha, qual vc`s indicam?
Avatar do usuário
Fabrício Rodrigues
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Out 14, 2010 12:37 pm
Localização: Ipatinga, MG

Mensagem por Fabrício Rodrigues »

Use as de borracha e metal da Dubro
ricardo da silva lopes
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:19 am
Localização: sao vicente-SP

Mensagem por ricardo da silva lopes »

parabens bene.... ficou lindo o tucano, tinha visto ele na pista .. parabens....assim que possivel verei o voo dele.. la na pista de samarita .... abraço ........
Avatar do usuário
Edu13
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 5:02 pm
Localização: Manaus, AM

Mensagem por Edu13 »

Caros amigos,
Peço desculpas por ativar um tópico finalizado.
Para um Tucano 60 TWM fica bom a seguinte configuração elétrica:

Motor Turnigy G60 Brushless Outrunner 500kv (.60 Glow)
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=19029

ESC Turnigy Brushless ESC 85A w/ 5A SBEC
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__10331__Turnigy_Brushless_ESC_85A_w_5A_SBEC.html

Bateria Turnigy nano-tech 4000mah 6S 25~50C Lipo Pack
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11929__Turnigy_nano_tech_4000mah_6S_25_50C_Lipo_Pack.html


Hélice Master Airscrew propeller 13x8
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8105

Agradeço por sugestões e críticas.
Avatar do usuário
bennesantana
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Jan 05, 2011 9:27 pm
Localização: Mongaguá - SP

Comprando peças na HK

Mensagem por bennesantana »

Colegas,

Um amigo da pista gostou do meu modelo e montou um igual, estamos voando juntos, virou uma atração a parte, porem ele montou com um custo menor usando as peças que o Edu colocou no link, mas o motor é este aqui (NTM 5050), o que o Edu sugere não dará sustentação.

Hélice APC 13x8 Sport ( para gasolina ), dá infinito neste motor, a Master Airscrew 13x8 dará um belo voo mas sem infinito.

T+
Bene - bennesantana@hotmail.com
Avatar do usuário
Edu13
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 5:02 pm
Localização: Manaus, AM

Mensagem por Edu13 »

Caro Benne
Obrigado pelas dicas.
Então o motor seria este NTM Prop Drive Series 50-50 580kv.
E o ESC para este motor, seria qual?
Devo colocar um ESC com UBEC de 5A, certo?
Avatar do usuário
Jean-Michel
membro
Mensagens: 258
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 9:36 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Comprando peças na HK

Mensagem por Jean-Michel »

[quote:0cd3cef0e4="bennesantana"]Colegas,

Um amigo da pista gostou do meu modelo e montou um igual, estamos voando juntos, virou uma atração a parte, porem ele montou com um custo menor usando as peças que o Edu colocou no link, mas o motor é este aqui (NTM 5050), o que o Edu sugere não dará sustentação.

Hélice APC 13x8 Sport ( para gasolina ), dá infinito neste motor, a Master Airscrew 13x8 dará um belo voo mas sem infinito.

T+
Bene - bennesantana@hotmail.com[/quote:0cd3cef0e4]

A master 13x8 é tripá? Estou montando com essa, e estou achando que vai dar infinito.
L_\_}-!
| /

Jean
Avatar do usuário
bennesantana
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Jan 05, 2011 9:27 pm
Localização: Mongaguá - SP

Helice

Mensagem por bennesantana »

Senhores.....

Hélice BIPA APC 13x8e (ELÉTRICO), NÃO DÁ INFINITO, falta pouco, ocorre que com o peso do modelo ela enverga em voo, e perde força com isto.

Hélice BIPA APC 13x8 SPORT (para modelos GLOW ou GASOLINA) DÁ infinito com o motor GT4020-EMAX o Reinaldo usou BL4020 6s e não deu infinito e BL4030 8s para dar infinito.

Eu tenho uma Hélice 13x8 TRIPÁ MASTER AIRSCREW com spinner é MUITO FORTE em teste, esquentou o motor, a bateria, o ESC o quarto quase sai voando.. rsrsrsr

Este Tucano é uma BLZ, salvo a bequilha que vive soltando a trava de direção e o pouso tem que ter pista, porque ele necessita de velocidade para pouso mesmo com flap acionado.

Já dei algumas pancadas no pouso, meu dedo ainda não acostumou.

PS: Em modelos quanto mais pás PIOR, ocorre turbulência entre uma pá e outra.

T+
Bene
Responder