ER9x

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

alissongc2000
membro
Contato:

Mensagempor alissongc2000 » 07 Jan 2014 11:47

No meu radio eu uso com módulo original.
Compensa sim, porque abre muitas opções que você não tem no original.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)

takaite
membro
Contato:

Mensagempor takaite » 07 Jan 2014 12:16

Tô novato com o ER9X, mas alguns ganhos interessantes que eu tive com o ER9X:

* Não precisa de tirar o módulo ou fazer o mod da linha PPM para usar a porta treinador
* Permite usar o rádio como treinador mestre para quase todo rádio com interface PPM
* A quantidade de recursos de configuração é absurda!

Mas tudo isso tem um custo: A curva de aprendizado é muuuuiiiitttooo árdua! Desta forma, se você está usando a versão original sem nenhum incômodo, não atualiza não! Time que está ganhando não se mexe...

bananabg
membro

Mensagempor bananabg » 07 Jan 2014 13:20

[quote:540ea0dd5b="takaite"]Tô novato com o ER9X, mas alguns ganhos interessantes que eu tive com o ER9X:

* Não precisa de tirar o módulo ou fazer o mod da linha PPM para usar a porta treinador
* Permite usar o rádio como treinador mestre para quase todo rádio com interface PPM

Mas tudo isso tem um custo: A curva de aprendizado é muuuuiiiitttooo árdua! Desta forma, se você está usando a versão original sem nenhum incômodo, não atualiza não! Time que está ganhando não se mexe...[/quote:540ea0dd5b]

Não me importo em sofrer um pouco...

Estou começando a voar modelos que necessitam de um pouco mais de recursos, sou bem curioso e leio muito quando o assunto é de meu interesse.

Comprei o Gravador Usbasp‏, semana que vem começa a aventura, tenho uma semana pra aprender o máximo possível e começar o sofrimento.

P.s.: E pretendo também atualizar alguns rádios dos colegas aqui para fazer uma graninha. Alguém sabe quanto o pessoal cobra mais ou menos pra fazer estas atualizações?
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.

alissongc2000
membro
Contato:

Mensagempor alissongc2000 » 08 Jan 2014 11:55

[quote:f72716552c="bananabg"][quote:f72716552c="takaite"]Tô novato com o ER9X, mas alguns ganhos interessantes que eu tive com o ER9X:

Mas tudo isso tem um custo: A curva de aprendizado é muuuuiiiitttooo árdua! Desta forma, se você está usando a versão original sem nenhum incômodo, não atualiza não! Time que está ganhando não se mexe...[/quote:f72716552c]

Não me importo em sofrer um pouco...

Estou começando a voar modelos que necessitam de um pouco mais de recursos, sou bem curioso e leio muito quando o assunto é de meu interesse.

Comprei o Gravador Usbasp‏, semana que vem começa a aventura, tenho uma semana pra aprender o máximo possível e começar o sofrimento.

P.s.: E pretendo também atualizar alguns rádios dos colegas aqui para fazer uma graninha. Alguém sabe quanto o pessoal cobra mais ou menos pra fazer estas atualizações?[/quote:f72716552c]

Baixa então o manual do ER9x que você irá ter uma idéia do que você irá encontrar, eu particularmente gostei muito, além disto, achei até mais facil programar mixagens no ER9x do que no software original.
Alem disto, programar os END POINTS, DUAL RATES, E EXP NO ER9x é feito tudo na mesma tela, muito mais facil..
Agora o software original vem com algumas coisa meio que prontas que são mais faceis, somente sair usando. Tipo o recurso IDLEDOWN que é legal usar para aeros GAS, para não ter perigo de afogar etc... no meu caso programei ele "na unha" pelas mixagens do ER9X, mas por fim é facil também.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)

bananabg
membro

Mensagempor bananabg » 08 Jan 2014 13:15

Já estou lendo o manual... =)

O gravador já está a caminho também... Vamos ver no que dá... =)

joel4752
membro

Mensagempor joel4752 » 18 Jan 2014 16:17

Sera que eu consigo fazer a atualizaçao do meu t9x para er9x utilizando um arduino Duemilanove. Ja tenho instalado e rodando no pc o eepe.exe e ja baixei o hex. Alguma dica ?
"Devagar vamos aprendendo como tudo funciona."

gabrielski
membro

Mensagempor gabrielski » 25 Jul 2014 14:44

alguem sabe dizer se eu posso usar um programa feito por outro piloto em meu modelo mesmo que eu tenha que fazer pequenas modificações pra se ajustar em meu modelo? obrigado.

bananabg
membro

Mensagempor bananabg » 25 Jul 2014 16:07

[quote:ed3e9f6f8e="gabrielski"]alguem sabe dizer se eu posso usar um programa feito por outro piloto em meu modelo mesmo que eu tenha que fazer pequenas modificações pra se ajustar em meu modelo? obrigado.[/quote:ed3e9f6f8e]

Programa? Firmware? Ou configuração do rádio (setup do avião)?

mauemmel
membro

Mensagempor mauemmel » 19 Ago 2014 15:21

tenho um t9x como modulo original e er9x instalado, mas meu módulo frsky deve chegar essa semana, tenho duas duvidas.
preciso mudor o firmware para usar o frsky (do er9x para flysky para o frsky)?

Dá para usar a antena do modulo original no módulo frsky? (para não ficar com a antena atras do tx e com limitações na posição desta. A idéia seria dessoldar o fio da antena do módulo original e soldar no módulo frsky)

njgomes
membro
Contato:

Mensagempor njgomes » 19 Ago 2014 18:27

Boas.

O software er9x frsky está preparado para mostrar mostrar a telemetria no display, O er9x simples não permite isso.

Para usar a antena original terá que abrir o modulo TX do frsky, de-soldar a antena, abrir um pequeno buraco para passar a antena original do rádio e solda-la. Vai dar um trabalho danado para manter a estética.

Abraço

mauemmel
membro

Mensagempor mauemmel » 20 Ago 2014 13:17

[quote:ecef1f47f1="njgomes"]Boas.

O software er9x frsky está preparado para mostrar mostrar a telemetria no display, O er9x simples não permite isso.

Para usar a antena original terá que abrir o modulo TX do frsky, de-soldar a antena, abrir um pequeno buraco para passar a antena original do rádio e solda-la. Vai dar um trabalho danado para manter a estética.

Abraço[/quote:ecef1f47f1]

ok, obrigado,
será que se trocar não afeta a impedancia da antena e diminui o alcance?

njgomes
membro
Contato:

Mensagempor njgomes » 20 Ago 2014 17:31

[quote:cca2921541="mauemmel"][quote:cca2921541="njgomes"]Boas.

Abraço[/quote:cca2921541]

ok, obrigado,
será que se trocar não afeta a impedancia da antena e diminui o alcance?[/quote:cca2921541]

Boas.

Desde que a frequência seja a mesma (deve ser 2.4Ghz) é indiferente. É só um pedaço de fio.

Abraço

mauemmel
membro

Mensagempor mauemmel » 21 Ago 2014 23:19

[quote:2b5e5d986c="njgomes"][quote:2b5e5d986c="mauemmel"][quote:2b5e5d986c="njgomes"]Boas.

Abraço[/quote:2b5e5d986c]

ok, obrigado,
será que se trocar não afeta a impedancia da antena e diminui o alcance?[/quote:2b5e5d986c]

Boas.

Desde que a frequência seja a mesma (deve ser 2.4Ghz) é indiferente. É só um pedaço de fio.

Abraço[/quote:2b5e5d986c]

Obrigado, o módulo chegou hoje, vou ver por dentro para entender o que fazer...

bananabg
membro

Mensagempor bananabg » 22 Ago 2014 11:04

[quote:a46e36caf2="njgomes"]
Boas.

Abraço[/quote:a46e36caf2]

Cuidado, não é bem assim que funciona. Te digo pr procurar uma pessoa que entenda bem deste assunto aqui mesmo no fórum e tire suas dúvidas.

Indico o Marco Antonio.

Pensando nessa logica, eu poderia cortar metade da antena dos rádios FM que o alcance se manteria inalterado, já que a frequência permanece a mesma, o mesmo digo sobre esticar toda a antena do rádio, pois a frequência ainda se mantem a mesma, e infelizmente, não é isso que ocorre, não é "só um pedaço de fio"!

mauemmel
membro

Mensagempor mauemmel » 22 Ago 2014 17:44

é exatamente isso que me preocupa, ja pesquisei bastante sobre isso aqui no forum, por iso perguntei.
Mas vamos ao que interessa, o modulo chegou ontem, fiz a instalação sem mexer na antena para ver como fica e resolvi que não vou mexer nisso, deixa ela do modo original mesmo...

quanto à telemetria, ví em outros foruns (por exemplo esse http://forum.turnigy9xr.com/converting-9xr-to-frsky-telemetry-djt-module-t362.html ) uma modificação de hardware no tx, e no modulo. isso é realmente necessário? (é tranquilo para eu fazer, ja que ja fiz a instalação do plugue para atualizar o firmware er9x), mas se não precisar mexer é melhor.

njgomes
membro
Contato:

Mensagempor njgomes » 23 Ago 2014 05:57

[quote:a9d729bd31="bananabg"][quote:a9d729bd31="njgomes"]
Boas.

Abraço[/quote:a9d729bd31]

Cuidado, não é bem assim que funciona. Te digo pr procurar uma pessoa que entenda bem deste assunto aqui mesmo no fórum e tire suas dúvidas.

Indico o Marco Antonio.

Pensando nessa logica, eu poderia cortar metade da antena dos rádios FM que o alcance se manteria inalterado, já que a frequência permanece a mesma, o mesmo digo sobre esticar toda a antena do rádio, pois a frequência ainda se mantem a mesma, e infelizmente, não é isso que ocorre, não é "só um pedaço de fio"![/quote:a9d729bd31]

Boas.

Sim tem que ter alguns cuidados, respeitar comprimentos de fios de acordo com comprimentos de onda, se possível após alteração verificar SWR sempre que possível, não vá receber retornos e queimar o RX, verificar impedâncias mais um ou outro cuidado que eu acredito que os chineses respeitem muito pouco no ato da construção. Dai haver algumas pessoas a queixar-se que os seus equipamentos queimam assim que são ligados pela primeira vez.

Abraço

mauemmel
membro

Mensagempor mauemmel » 24 Ago 2014 12:52

estive pesquisando as modificações a se fazer para usar a telemetria, mas achei vários posts e cada um fala uma coisa, mas todos tem que fazer adaptações nas placas.

a pergunta é: tenho um t9x, ja com plug para atualizar firmware, e com er9x, e agora um modulo DJT

Não achei nenhum forum especifico que me explique as adaptações necessárias. (que traços das placas cortar, que valor de resistores adicionar, etc)

Tenho a habilidade de fazer as modificações, mas não tenho conhecimento suficiente para calcular estas. Então explicações com fotos são bem vindas. ou link para alguma postagem ou tutorial que me indique isso. acho que pode ser de grande ajuda a outras pessoas tbem.

ABS

Av8r
membro

Mensagempor Av8r » 24 Ago 2014 13:31

Ai tem explicado - para o 9X - com fotos dos resistores:

http://openrcforums.com/wiki/index.php/How_to_modify_your_9x_to_support_telemetry

Av8r

mauemmel
membro

Mensagempor mauemmel » 24 Ago 2014 21:59

[quote:745869b044="Av8r"]Ai tem explicado - para o 9X - com fotos dos resistores:

http://openrcforums.com/wiki/index.php/How_to_modify_your_9x_to_support_telemetry

Av8r[/quote:745869b044]

Então Av8r, ja passei por esse post, só que ele usa o modulo DHT, o meu é o DJT, e ai não sei ao certo o que muda de um para o outro. Sei que o layout da placa é bem diferente (o que por si só não seria problema, uma vez que consegui achar na minha placa os terminais usados na placa do DHT, mas o tipo de conexão é diferente e ai não tenho conhecimento suficiente para saber como proceder.
Essa modificação usa um conversor rs232 (aquela outra plaquinha, se não me engano o nome dela é esse), ví outras em que isso não é necessário, uma vez que a propria placa do modulo ja faz essa função.

Por isso estou bem perdido.

O que mais se aproximou do que eu procuro, mas não tenho certeza se é só isso que devo fazer é esse:

http://blog.oscarliang.net/turnigy-9x-advance-mod/

mas não fala nada sobre o módulo, o que fazer nele ou se realmente precisa fazer alguma coisa...

caso alguém saiba e puder informar, eu agradeço muito.

Av8r
membro

Mensagempor Av8r » 25 Ago 2014 00:51

É meio confuso.., nas fotos ele mostra o DJT, mas no texto menciona diferenças no caso do DHT... Ai manda ler outro lik, que manda ler mais dois outros links... :shock:

Sobre usar ou não o RS 232 ai no link diz o sequinte:

[quote:ace05b6d6e]Since the frsky module talks rs232 and the atmega 64 talks TTL you need to use a level converter to connect both. [/quote:ace05b6d6e]

Tambem diz que comprando esta placa não precisa fazer modificação na placa do 9X. :)

http://www.smartieparts.com/shop/index.php?main_page=product_info&products_id=337|

Av8r

mauemmel
membro

Mensagempor mauemmel » 25 Ago 2014 12:46

Pois é Av8r, ta bem confuso. depois disso ja postaram esse mod sem usar o conversor, uma vez que o próprio modulo ja faz isso, só precisa buscar as trilhas certas no modulo, ta ai o problema, os que mostram o módulo DJT mostram o 9xr, os que mostram o 9x mostram o módulo DHT...

Continuo na pesquisa, se alguem souber exatamente o que fazer (sem o conversor 232 e com o módulo DJT) dê um sinal de vida, por favor...

mauemmel
membro

Mensagempor mauemmel » 25 Ago 2014 16:10

achei muitos tutoriais explicando a mudança para o modulo DHT sem o conversor rs232, uma vez que ja existe um conversor desses, passando de rs232 para TLL na placa, portanto é desnecessário colocar em rs232.

fiz uma extrapolação do DHT para o DJT, não sei se é válida, por isso estou postando aqui como pergunta, negativas são aceitas com agradecimentos pois não quero danificar nem meu modulo nem meu controle...

Segui o seguinte tutorial analisando as ligações na placa DHT e procurando os equivalentes na DJT, usei a deste vídeo tutorial:

https://www.youtube.com/watch?v=3zTFOrjl4Ew

e esse post

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1510047

e cheguei à conclusão que não precisamos adicionar resistores, mas só refazer algumas rotas, na minha extrapolação para o DJT cheguei a isso. por favor me corrijam se eu estiver errado.

Temos o sinal saindo do CI "U3" e indo para "U1" por duas trilhas (mosi e miso), precisamos dar um jeito de fazer isso chegar ao mosi e miso do t9x (proximos ao atmega). mas é preciso cortar a ligação entre o "U3" e "U1" no módulo, trilhas que pintei de vermelho (mosi) e amarelo (miso) (fazer a interrupção entre os CIs e soldar os fios do lado do "U3".

no t9x é só fazer a ligação conforme o tutorial que eu citei acima

http://blog.oscarliang.net/turnigy-9x-advance-mod/

só que nesse ele usa uma resistência de 470 ohm, e no vídeo não tem nenhuma resistência (não sei se no tutorial ele não usa um conversor rs323 para ttl externo e por isso precisaria da resistência).

Para os que conhecem, por favor me esclareçam, não quero fazer nada que não tenha certeza...

ABS
Anexos
placa frsky dht.jpg
Placa do frsky DHT mostrando onde esta o MOSI e MISO, vista em melhor qualidade no link para o rcgroups acima
(37.49 KiB) Baixado 876 vezes
placa frsky djt verso.jpg
verso da placa DJT com trilhas destacadas
(37.47 KiB) Baixado 878 vezes
placa frsky djt frente.jpg
placa frsky de frente com trilhas destacadas
(37.47 KiB) Baixado 878 vezes
placa frsky djt.jpg
placa do Djt ligada
(37.21 KiB) Baixado 878 vezes

mauemmel
membro

Mensagempor mauemmel » 26 Ago 2014 14:39

achei um post que fala dessa mudança especifica,
http://forum.flitetest.com/showthread.php?4604-Just-finished-the-9X-Frsky-DJT-Telemetry-mod

fora o re-roteamento no atmega do t9x, ele corta a trilha amarela e põe um resistor de 1k para conseguir fazer o upgrade de firmware do modulo, então as duas trilhas (miso e mosi) são ligadas ao miso e mosi do t9x, cada uma com um resistor de 470ohm (um no t9x e outro no modulo frsky)

basicamente isso, com essas mudanças oautor diz que é possivel até atualizar o firmware do t9x sem tirar o modulo.

Vou fazer isso essa semana (ja que meus receptores com telemetria devem chegar antes do fds) e posto o resultado.

ABS

mauemmel
membro

Mensagempor mauemmel » 27 Ago 2014 23:57

deu certo, levei para um amigo que mexe com eletronica e ele fez as soldas pequenas, usou resistores smd, os dois de 470 ficaram direto na plava do modulo, ai no t9x foi só refazer a rota dos comandos no atmega e fazer a ligação com a placa onse conecta o modulo.

testado e funcionando.

depois posto fotos.

rbmoreira
membro

Re: ER9x

Mensagempor rbmoreira » 05 Ago 2015 00:46

qual está sendo mais usado hoje em dia o Firmware ER9x ou OpenTX, qual o melhor entre eles?

Voltar para “Papo de modelista”