ER9x

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

No meu radio eu uso com módulo original.
Compensa sim, porque abre muitas opções que você não tem no original.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
takaite
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Qua Nov 13, 2013 10:15 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí, MG
Contato:

Mensagem por takaite »

Tô novato com o ER9X, mas alguns ganhos interessantes que eu tive com o ER9X:

* Não precisa de tirar o módulo ou fazer o mod da linha PPM para usar a porta treinador
* Permite usar o rádio como treinador mestre para quase todo rádio com interface PPM
* A quantidade de recursos de configuração é absurda!

Mas tudo isso tem um custo: A curva de aprendizado é muuuuiiiitttooo árdua! Desta forma, se você está usando a versão original sem nenhum incômodo, não atualiza não! Time que está ganhando não se mexe...
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:540ea0dd5b="takaite"]Tô novato com o ER9X, mas alguns ganhos interessantes que eu tive com o ER9X:

* Não precisa de tirar o módulo ou fazer o mod da linha PPM para usar a porta treinador
* Permite usar o rádio como treinador mestre para quase todo rádio com interface PPM
* A quantidade de recursos de configuração é absurda!

Mas tudo isso tem um custo: A curva de aprendizado é muuuuiiiitttooo árdua! Desta forma, se você está usando a versão original sem nenhum incômodo, não atualiza não! Time que está ganhando não se mexe...[/quote:540ea0dd5b]

Não me importo em sofrer um pouco...

Estou começando a voar modelos que necessitam de um pouco mais de recursos, sou bem curioso e leio muito quando o assunto é de meu interesse.

Comprei o Gravador Usbasp‏, semana que vem começa a aventura, tenho uma semana pra aprender o máximo possível e começar o sofrimento.

P.s.: E pretendo também atualizar alguns rádios dos colegas aqui para fazer uma graninha. Alguém sabe quanto o pessoal cobra mais ou menos pra fazer estas atualizações?
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:f72716552c="bananabg"][quote:f72716552c="takaite"]Tô novato com o ER9X, mas alguns ganhos interessantes que eu tive com o ER9X:

* Não precisa de tirar o módulo ou fazer o mod da linha PPM para usar a porta treinador
* Permite usar o rádio como treinador mestre para quase todo rádio com interface PPM
* A quantidade de recursos de configuração é absurda!

Mas tudo isso tem um custo: A curva de aprendizado é muuuuiiiitttooo árdua! Desta forma, se você está usando a versão original sem nenhum incômodo, não atualiza não! Time que está ganhando não se mexe...[/quote:f72716552c]

Não me importo em sofrer um pouco...

Estou começando a voar modelos que necessitam de um pouco mais de recursos, sou bem curioso e leio muito quando o assunto é de meu interesse.

Comprei o Gravador Usbasp‏, semana que vem começa a aventura, tenho uma semana pra aprender o máximo possível e começar o sofrimento.

P.s.: E pretendo também atualizar alguns rádios dos colegas aqui para fazer uma graninha. Alguém sabe quanto o pessoal cobra mais ou menos pra fazer estas atualizações?[/quote:f72716552c]

Baixa então o manual do ER9x que você irá ter uma idéia do que você irá encontrar, eu particularmente gostei muito, além disto, achei até mais facil programar mixagens no ER9x do que no software original.
Alem disto, programar os END POINTS, DUAL RATES, E EXP NO ER9x é feito tudo na mesma tela, muito mais facil..
Agora o software original vem com algumas coisa meio que prontas que são mais faceis, somente sair usando. Tipo o recurso IDLEDOWN que é legal usar para aeros GAS, para não ter perigo de afogar etc... no meu caso programei ele "na unha" pelas mixagens do ER9X, mas por fim é facil também.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Já estou lendo o manual... =)

O gravador já está a caminho também... Vamos ver no que dá... =)
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
joel4752
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Seg Jan 21, 2013 10:03 pm
Localização: Florianopolis-sc

Mensagem por joel4752 »

Sera que eu consigo fazer a atualizaçao do meu t9x para er9x utilizando um arduino Duemilanove. Ja tenho instalado e rodando no pc o eepe.exe e ja baixei o hex. Alguma dica ?
"Devagar vamos aprendendo como tudo funciona."
gabrielski
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Set 15, 2013 11:35 am
Localização: Curitiba

Mensagem por gabrielski »

alguem sabe dizer se eu posso usar um programa feito por outro piloto em meu modelo mesmo que eu tenha que fazer pequenas modificações pra se ajustar em meu modelo? obrigado.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:ed3e9f6f8e="gabrielski"]alguem sabe dizer se eu posso usar um programa feito por outro piloto em meu modelo mesmo que eu tenha que fazer pequenas modificações pra se ajustar em meu modelo? obrigado.[/quote:ed3e9f6f8e]

Programa? Firmware? Ou configuração do rádio (setup do avião)?
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

tenho um t9x como modulo original e er9x instalado, mas meu módulo frsky deve chegar essa semana, tenho duas duvidas.
preciso mudor o firmware para usar o frsky (do er9x para flysky para o frsky)?

Dá para usar a antena do modulo original no módulo frsky? (para não ficar com a antena atras do tx e com limitações na posição desta. A idéia seria dessoldar o fio da antena do módulo original e soldar no módulo frsky)
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

Boas.

O software er9x frsky está preparado para mostrar mostrar a telemetria no display, O er9x simples não permite isso.

Para usar a antena original terá que abrir o modulo TX do frsky, de-soldar a antena, abrir um pequeno buraco para passar a antena original do rádio e solda-la. Vai dar um trabalho danado para manter a estética.

Abraço
Responder