Soldando Depron, sem cola

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
kleberrios
membro
Mensagens: 546
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Soldando Depron, sem cola

Mensagem por kleberrios »

Pessoal pondo em prática meu humilde curso técnico em química que fiz no 2º grau, há algumas dezenas de anos atrás, e na minha peleja para produzir o depron flexível aconteceu o seguinte: quando pulverizava acetona ou thinner sobre o depron, numa quantidade controlada, de modo a derreter somente superficialmente o depron, sem lançamento de gotas maiores, vi que se formava uma gelatina grudenta na superfície do mesmo que logo endurecia. Daí veio a ideia de fazer isso nas duas partes e uni-las e não deu outra, soldei as duas partes do depron sem acrescentar peso nenhum ao material depois que o solvente evaporasse por completo.

O uso de máscara se faz necessário e um lugar ventilado para não concentrar os vapores. A adesão é imediata e a cura total se dá depois de uns minutos quando o solvente evapora e a solda endurece.
Esse tipo de colagem é ideal para grandes áreas onde cola pesaria muito, não estou dizendo para abolirem cola quente, cola de isopor se não o fabricante me pega kkkk. São coisas que nem o fabricante do depron sabe, só agente que mexe daqui e dali assim como foi o caso do depron que dobra.
A melhor cola os metais é o própio metal derretido (soda)
para o plástico é o próprio plástico derretido (solda)
para pvc é o próprio pvc derretido (solda)
para a borracha é a própria borracha (vulcanização)
para nossa pele é a nossa própria pele (cicatrização ) kkk
para o depron é o próprio depron derretido (solda)

O pulverizador não pode jogar gotas grandes para não furar o depron, tem que atomizar homogeneamente o solvente.

Como na guerra surgem vários inventos, na minha "guerra" com o depron flexível surgiu isso, que com certeza ajudará os construtores de modelos em depron principalmente na construção de modelos em que peso faz a diferença.

Nesse vídeo eu só consegui descolar porque não tinha curado totalmente, o solvente foi thinner que demora um pouco para evaporar dando mais tempo pra gente.

http://www.youtube.com/watch?v=dHG6Llld8H0&feature=youtu.be
"Os covardes nunca tentaram, os fracos ficaram no caminho, só os fortes conseguiram"
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

Vou fazer alguns testes, abraço.
Nino Silveira.
kleberrios
membro
Mensagens: 546
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por kleberrios »

[quote:be5b687031="Nino"]Vou fazer alguns testes, abraço.[/quote:be5b687031]

Não pode exagerar no spray, se não derrete demais o depron, o frasco de spray mais perfeito que consegui até hoje foi o do vídeo, faz um leque finíssimo e homogêneo de forma a cobrir toda a superfície do depron, tem que atomizar o solvente, em isopor p3 deve funcionar, só cola depron com depron, depron com isopor ou isopor com isopor (maior cuidado)
"Os covardes nunca tentaram, os fracos ficaram no caminho, só os fortes conseguiram"
PorcoMaster
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 7:04 pm
Localização: Indaiatuba/Santos - sp

Mensagem por PorcoMaster »

Putz... Posso ser só mais um bobo . Mas como isso não pegou no brasil, isso é lindo... Alguem mais fez o teste , saberia dizer se funciona tambem com foam ? E isopor comun
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:9e574c6470="PorcoMaster"]Putz... Posso ser só mais um bobo . Mas como isso não pegou no brasil, isso é lindo... Alguem mais fez o teste , saberia dizer se funciona tambem com foam ? E isopor comun[/quote:9e574c6470]

Não é mais um bobo, pois se interessou.
O problema é que a maioria prefere o mais fácil e o mais arcaico que é a cola quente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
PorcoMaster
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 7:04 pm
Localização: Indaiatuba/Santos - sp

Mensagem por PorcoMaster »

Vou perguntar para um professor de quimica da faculdade, fiquei com medo do vapores quimicos, vou perguntar as precauções e vou fazer o teste, logo quando tava procurando algum jeito de dissolver a cola quente para refazer com cola de isopor , encontro com essa idéia sensacional de "solda".
Avatar do usuário
DREYER
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 11:29 am
Localização: Cascavel, Parana

Mensagem por DREYER »

Usei para unir as bandeijas, realmente funciona, umedecia o algodão deixava quase seco, passava na borda de uma das bandeijas e forçava a outra para fazer a união.
Usava liquido para de resina acrilica JET, encontrado em lojas para protéticos, como solvente.


Abs

Dreyer
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Mensagem por Wesley_Sniper »

[quote:100a84ed54="Nino"]Vou fazer alguns testes, abraço.[/quote:100a84ed54]
[2]
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Amanhã vou experimentar essa tipo bonder:

[yt]Wdxx6O1tYXE[/yt]
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
PorcoMaster
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 7:04 pm
Localização: Indaiatuba/Santos - sp

Mensagem por PorcoMaster »

O tio vou comprar 2 litros de acetona, nem sabia que éra tão versatil , poxa gostaria de pedir para algum moderador mover tal tópico para a seção de duvida de contrução para ficar visivel , 2 anos que foi criado e não teve visibilidade,

Pedido : Papo de modelista ----> dúvidas sobre contruções

Só para o tópico ficar visivel, imagina só que delicia, a solda do material é melhor que qualquer cola


Condor2: brincadeiras a parte assim que fizer o teste nos avisa para ver como fica ... , e quais precauções voce utiliza/utilizou para não parar no hospital com um dedo colado na madeira ou intoxicado com tóxicos :p.... Não sou quimico e tenho um certo medo com o meio quimico, mas estou louco para testar essas colas :p...

E se der nos de o tempo de cura de cada cola , e a resistencia que voce tenha percebido...

Editado 1: Condor2 , pelo que eu saiba o isopor derrete com a acetona a ideia da solda é usar esta caracteristica , será que se fizermos uma cola baseada em acetona não vai derreter o isopor/depron/foam ?
Responder