Turbina r/c como turbo no carro !!!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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johnny2008
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Turbina r/c como turbo no carro !!!

Mensagempor johnny2008 » 19 Nov 2012 13:50

Olá pessoal !

Faz muito tempo que não visito o fórum pois migrei parte do meu entusiasmo para o mundo do automobilismo full :shock: ...

Bom , a pergunta ou tema de discussão é simples :

Seria possível o uso de uma turbina r/c para uso como sobrealimentação de carros ?

Aos mais entendidos ou entusiastas , minha idéia era usar uma turbina ou duas para empurrar alguns " kilos " de pressão para o motor do carro ... Pois seu acionamento é quase instantâneo ao contrario da turbina convencional que leva um tempo para " encher "...

As turbinas ficariam acionadas full e existiria uma válvula de alivio para evitar o estancamento do fluxo de ar e assim que o motor for admitindo mais giro a válvula vai se fechando e mandando mais " ar " ao motor ...

Seria possível ? alguém já viu algo parecido ?

...

algo parecido usado para motos :

[img:57dd491a83]http://loja.masada.com.br/ecommerce_site/arquivos5682/arquivos/1311020645_1.jpg[/img:57dd491a83]

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Mensagempor Abib » 19 Nov 2012 14:35

Primeira frase que lí:

Electric superchargers DO NOT WORK. Don't waste your time with them. Dusted fans generate flow, NOT pressure.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1375891

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bruno.villas
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Mensagempor bruno.villas » 19 Nov 2012 15:09

EDF não gera pressão quase nenhuma. Desencana. Esses trecos não servem pra nada.

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Leonardo M.T.
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Mensagempor Leonardo M.T. » 19 Nov 2012 15:53

A turbina para automóveis e motores a combustão já foi inventada, e funciona muito bem. É como os colegas falaram, precisa de pressão, que sai grátis do escapamento do motor, é só comprar um caracol.

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bruno.villas
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Mensagempor bruno.villas » 19 Nov 2012 17:22

Tenho um primo que é jipeiro, ele teve uma gaiola (autocross) com motor VW refrigerado a ar, um dia ele teve (ou deram pra ele) a idéia de usar o fluxo de ar da refrigeração do motor (pra quem não conhece os motores de fusca tem uma turbina que fica ligada ao eixo do gerador, que por sua vez é conectado ao motor através de uma correia, que é usada pra "soprar" ar nos cilindros, refrigerando o motor) na admissão do carburador.
Resumindo, é a mesma coisa de colocar um EDF na admissão.
No caso dele só serviu pra atrapalhar a regulagem do carburador.

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Mensagempor andredal » 19 Nov 2012 17:37

Maior enganação que existe, existem "empresas" que vendem kits com ventiladores elétricos e falam que aumentam 15hp. Maior ladainha.

E outra, isso de turbo demorar a encher é para carros preparados com grandes turbinas e compressores. Se você quer uma aplicação para a rua, visando uma potência satisfatória e baixo consumo de combustivel, existem uma gama de carros e motores para isso. Só pesquisar sobre o EcoBoost da FORD, que logo vai estar por ai...

Meu carro é turbo (original de fabrica) com 193cv e faz uma média de 8km/l na cidade e 13km/l na estrada. Para essa potência, bom não? Tem 1.6 por ai que não chega a fazer isso.

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Mensagempor offsyde » 19 Nov 2012 17:42

[quote:90997b2b5c="bruno.villas"]Tenho um primo que é jipeiro, ele teve uma gaiola (autocross) com motor VW refrigerado a ar, um dia ele teve (ou deram pra ele) a idéia de usar o fluxo de ar da refrigeração do motor (pra quem não conhece os motores de fusca tem uma turbina que fica ligada ao eixo do gerador, que por sua vez é conectado ao motor através de uma correia, que é usada pra "soprar" ar nos cilindros, refrigerando o motor) na admissão do carburador.
Resumindo, é a mesma coisa de colocar um EDF na admissão.
No caso dele só serviu pra atrapalhar a regulagem do carburador.[/quote:90997b2b5c]

Isso não é um sistema de turbina, sómente pressurização para a gasolina.

Turbinas automotivas geram kg de pressão que melhoram o rendimento dos autos. uma turbina RC não foi feita para gerar ou suportar pressão e sim para impulsionar aeromodelos...
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Mensagempor Gilberto » 19 Nov 2012 19:20

Os compressores de turbo-alimentadores são do tipo centrífugos e não axiais. Os gases de escapamento apenas acionam os compressores.

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Mensagempor johnny2008 » 19 Nov 2012 23:42

[quote:b727659fa2="Leonardo M.T."]A turbina para automóveis e motores a combustão já foi inventada, e funciona muito bem. É como os colegas falaram, precisa de pressão, que sai grátis do escapamento do motor, é só comprar um caracol.[/quote:b727659fa2]

O problema é que meu chevette está com um v6 que quase não tem espaço para ele dentro do cofre ... e blower ara fora do capô é proibido .. entende !

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Mensagempor Ducati Monster » 20 Nov 2012 01:20

Chevette com V6, interessante ver como o chassis vai aguentar isso, ou ainda freiar.

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johnny2008
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Mensagempor johnny2008 » 20 Nov 2012 02:31

[quote:95f18c0cd7="Ducati Monster"]Chevette com V6, interessante ver como o chassis vai aguentar isso, ou ainda freiar.[/quote:95f18c0cd7]


Tive que fazer um sub-chassi !!!

Diferencial de landau v8 , cambio de dojão , freio a disco nas 4 rodas !!!

Banco traseiro não existe mais ... caixa de rodas bemmm alargadas !!!

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RCampos
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Mensagempor RCampos » 20 Nov 2012 09:48

Também já tive essa ideia, mas deparei com a realidade quando descobri a rotação que trabalha um turbocharger coisa de 150.000 RPM, impraticável em um motor elétrico.
Um brushless bem potente com um fan de fibra de carbono deve fornecer uma baixa pressão, suficiente para fornecer um pequeno acréscimo no torque em baixas rotações, pois na alta ele iria atrapalhar.

Agora estou com outra ideia maluca: um cabeçote eletromecânico. Ao invés de um comando, as válvulas seriam acionadas por atuadores eletromagnéticos. Acho que já existem pesquisas neste sentido. Estou pensando em comprar um motor 4T de motocicleta para realizar algumas experiências.

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bruno.villas
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Mensagempor bruno.villas » 20 Nov 2012 10:40

RCampos, na F-1 usam (ou usaram, não sei ao certo) comando de válvulas pneumático.

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Mensagempor RCampos » 20 Nov 2012 10:55

Pelo que já li, só as molas são pneumáticas, pois molas de aço começam a ressonar em altas rotações do motor tipo 19.000 rpm na F1. O comando continua o mesmo. Se bem que na F1 tudo é segredo, ninguém sabe ao certo como eles arrancam 600cv de um V8 2.4 aspirado.

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Mensagempor andredal » 20 Nov 2012 11:39

[quote:353a7b43ba="RCampos"]Também já tive essa ideia, mas deparei com a realidade quando descobri a rotação que trabalha um turbocharger coisa de 150.000 RPM, impraticável em um motor elétrico.
Um brushless bem potente com um fan de fibra de carbono deve fornecer uma baixa pressão, suficiente para fornecer um pequeno acréscimo no torque em baixas rotações, pois na alta ele iria atrapalhar.

Agora estou com outra ideia maluca: um cabeçote eletromecânico. Ao invés de um comando, as válvulas seriam acionadas por atuadores eletromagnéticos. Acho que já existem pesquisas neste sentido. Estou pensando em comprar um motor 4T de motocicleta para realizar algumas experiências.[/quote:353a7b43ba]

Isso, motor de F1 utiliza molas pneumaticas para fechar a valvula.

Essa ideia de cabeçote eletromecanico não é nova, tem tempo que já leio sobre isso, o desejo dos fabricantes de conseguir chegar a um modelo comercialmente viável de se produzir. Eles já tem prototipos, mas são muito caros e não confiáveis.

As vantagens disso seriam imensas, pois o tempo de abertura das valvulas não seriam mais fixas, ou com duas relações como nos VVT que tem duas configurações, uma para baixas e médias RPM e outra para alta. Com um cabeçote eletromecanico, cada rotação teria o seu tempo de abertura e fechamento de valvulas, os motores seriam muito mais eficientes, com mais potencia e menos consumo.

[quote:353a7b43ba="RCampos"]Pelo que já li, só as molas são pneumáticas, pois molas de aço começam a ressonar em altas rotações do motor tipo 19.000 rpm na F1. O comando continua o mesmo. Se bem que na F1 tudo é segredo, ninguém sabe ao certo como eles arrancam 600cv de um V8 2.4 aspirado.[/quote:353a7b43ba]

Muitas coisas são segredos sim, mas nem todas. Algumas você pode lêr aqui: http://www.jalopnik.com.br/como-funcionam-os-motores-da-formula-1/

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robert_simon
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Mensagempor robert_simon » 20 Nov 2012 21:54

na decada de 80 era comum colocarem motores de opalas nos chevettes, o de 4 cilindros parece que não precisa de reforço no chassis e suspensão mas o de 6 cilindros precisa, como ele fez.

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johnny2008
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Mensagempor johnny2008 » 21 Nov 2012 01:56

[quote:94b48dc9ed="robert_simon"]na decada de 80 era comum colocarem motores de opalas nos chevettes, o de 4 cilindros parece que não precisa de reforço no chassis e suspensão mas o de 6 cilindros precisa, como ele fez.[/quote:94b48dc9ed]

O problema do 4cc do opalão é o cabeçote muito estrangulado , mesmo retrabalhado ...

Até pensei nesta possibilidade do opala 4cc e usar um dos cabeçotes do irmão V8 350 , que é moderno , de aluminio e fluxo crusado ... mas vai muuuito tempo$$$ !!!

...

Aqueles charger eletricos para moto realmente funciona ? pois eu andei pesquisando e exiete até para barcos ...

Abraços !!!

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Mensagempor -=|Novelli|=- » 21 Nov 2012 02:07

Um amigo teve um chepala 6c, nao dava pra pegar ele na reta, mas era divertido ver ele dando pau em astras, vectras e até um omega hehe.

Deve ficar divertido, sobre a modificação, vai depender muito doque voce quer de resultado final, mas eu nao gastaria dinheiro com esses ventiladorzinhos nao, como todo mundo disse, ducted fans nao geram quase nenhuma pressão e o ganho será mínimo. voce conseguiria a mesma coisa ou até mais mexendo na alimentaçao de ar e combustivel. Esse 6cc é V mesmo ou linha? é injetado ou carburado ?

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Mensagempor johnny2008 » 21 Nov 2012 07:45

[quote:d087b85b28="-=|Novelli|=-"]Um amigo teve um chepala 6c, nao dava pra pegar ele na reta, mas era divertido ver ele dando pau em astras, vectras e até um omega hehe.

Deve ficar divertido, sobre a modificação, vai depender muito doque voce quer de resultado final, mas eu nao gastaria dinheiro com esses ventiladorzinhos nao, como todo mundo disse, ducted fans nao geram quase nenhuma pressão e o ganho será mínimo. voce conseguiria a mesma coisa ou até mais mexendo na alimentaçao de ar e combustivel. Esse 6cc é V mesmo ou linha? é injetado ou carburado ?[/quote:d087b85b28]

É o V6 Da Blazer ... 4.3l !!! Injetado ...

[img:d087b85b28]http://imageshack.us/scaled/landing/641/dsc08137d.jpg[/img:d087b85b28]

Bom , ganho é o maximo que puder pois o carro é para arrancada !!!

Quando estava pensando em usar EDF .. era algo tipo esta :

Max Voltage: 22.2v (6S)
Max Amps: 71A
[b:d087b85b28]Max Thrust: 3.0kg[/b:d087b85b28]

[img:d087b85b28]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/17223.jpg[/img:d087b85b28]

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Mensagempor Abib » 21 Nov 2012 08:13

Johnny meninão.. Vc não tá achando que empuxo é igual a pressão, né?

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Mensagempor LaercioLMB » 21 Nov 2012 08:29

[quote:d3e50c1fb8="Abib"]Johnny meninão.. Vc não tá achando que empuxo é igual a pressão, né?[/quote:d3e50c1fb8]

Realmente é o que está confundindo ele, pois empuxo não tem nada a ver com pressão de ar.
Seria melhor ele usar um blower em vez de um turbo, pois as respostas de um blower são muito mais rápidas do que as de um turbo compressor.
Anexos
vw_v8_blower.jpg
vw_v8_blower.jpg (29.65 KiB) Exibido 8217 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mensagempor RCampos » 21 Nov 2012 08:35

Belo motor, bem mais eficiente que o 6 canecão do Opala.
Já que é pra arrancada mesmo, mete um caracol de cada lado.

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Mensagempor johnny2008 » 21 Nov 2012 09:13

[quote:79a25c169b="RCampos"]Belo motor, bem mais eficiente que o 6 canecão do Opala.
Já que é pra arrancada mesmo, mete um caracol de cada lado.[/quote:79a25c169b]

Ta ai o problema .... não tem espaço nem pro 6zão !!!

o jeito é deslocar o cambio para traz mas ai o cabeçote direito vai ficar bem onde o hidrovácuo do freio é fixado ... arruma um problema e abre outro kkk ( e logo o freio :shock: ) ... Só assim vai caber um caracolzão !!!

....

ABIB , pensei nesta possibilidade mas tem 2 problemas :

1º - um blower dificilmente " empurra " mais de 2 kilos de pressão para o motor !!! imagina 3k ... ( alem de trabalhar limitado a no max 14.000 RPM ) ... O que o povo da gringolândia faz é usar blower + doses stupidas de nitro e não to a fim de andar com uma bomba do tipo que desintegra um quarteirão do meu lado. :shock: :lol:

2º - O carro vai ser legalizado para uso em rua e blower para fora do capô , mesmo que com carrenagem é proibido ...

t+

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Farleytufao
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Mensagempor Farleytufao » 21 Nov 2012 09:32

É amigo, Ir contra o turbo Delay é complicado! se quizer tentar algo com motor elétrico, seria melhor conseguir um e adaptar no próprio rotor da turbina, mas acho dificil achar um motor que dê os giros suficientes e aguente a pressão.

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Mensagempor Farleytufao » 21 Nov 2012 09:33

Se quizer extravazar, pode também colocar um compressor tipo de caminhão no porta-malas e fazer uma ligação com válvula solenoide! KKK


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