Turbina r/c como turbo no carro !!!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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andredal
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Mensagempor andredal » 21 Nov 2012 09:38

[quote:5bee6f48f2="LaercioLMB"][quote:5bee6f48f2="Abib"]Johnny meninão.. Vc não tá achando que empuxo é igual a pressão, né?[/quote:5bee6f48f2]

Realmente é o que está confundindo ele, pois empuxo não tem nada a ver com pressão de ar.
Seria melhor ele usar um blower em vez de um turbo, pois as respostas de um blower são muito mais rápidas do que as de um turbo compressor.[/quote:5bee6f48f2]

Isso se tratando de projetos com grandes turbocompressores né, que até os gases tirarem a turbina da inércia existe um lag grande.

Agora não sei se já andou em um Audi S3 2010 com o 2.0 Turbo de 256cv. Não existe lag, é bem forte e economico. Muita tecnologia para minimizar os efeitos do turbolag.

Eu to querendo sentir o novo A1, que tem motor 1.4 TFSI com compressor roots e turbocompressor. Dependendo da condição de carga no pedal, rotação e etc, a central gerencia um flape que direciona o ar para o blower antes do turbo, ou seja, o ar já chega pressurizado ao turbo quando em baixas rotações.

Então assim, essa de ah usa um blower em vez de turbo por conta do lag, não faz tanto sentido mais não.

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RCampos
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Mensagempor RCampos » 21 Nov 2012 09:52

Em carros turbo de fábrica as turbinas são menores portanto, entram em ação em rotações menores, além dos artifícios tecnológicos que já existem, inclusive turbinas de geometria variável:

[yt]Hg5FJuIBGNY[/yt]

Em competições não faz diferença pois o motor está sempre em alta rotações.

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Mensagempor -=|Novelli|=- » 21 Nov 2012 11:12

Johny boy, nao dá pra mexer no cofre não? às vezes reposicionar o Hidrovácuo pode não ser uma idéia tão ruim assim...

E outra, NO2 nao explode, ele nao é combustível, ele é oxidante.

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johnny2008
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Mensagempor johnny2008 » 21 Nov 2012 22:42

[quote:77d1718275="-=|Novelli|=-"]Johny boy, nao dá pra mexer no cofre não? às vezes reposicionar o Hidrovácuo pode não ser uma idéia tão ruim assim...

E outra, NO2 nao explode, ele nao é combustível, ele é oxidante.[/quote:77d1718275]

kkk ... No2 não explode ... quem explode é o carro :shock:

http://www.youtube.com/watch?v=HC-NAcfOM4s&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=5Kht95C3vO4

http://www.youtube.com/watch?v=9FLPdTysL_4

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Mensagempor -=|Novelli|=- » 22 Nov 2012 03:12

Entao, rsrs ele potencializa a explosão pelo fato de ser um oxidante poderoso, mas nao é ele o perigo, é o motor que nao aguenta, rsrs

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Mensagempor Leonardo M.T. » 24 Nov 2012 22:41

Tomei muito pau de Chepala 6cc antigamente (eu de saveiro quadrada + AP), chevete com motor Opala 4cc não vale a pena não.
Esse seu V6 para andar só turbo mesmo, pos não vai achar peças para performace aspirada (comando de válvula, tuchos, etc.)
Porque não um 6cc de Opala aspirado, com um trio de Weber :?: :?: :?:
Vai gastar quanto para retificar o V6 :?: :?: :?:

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johnny2008
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Mensagempor johnny2008 » 25 Nov 2012 06:04

[quote:a4b7831dbe="Leonardo M.T."]Tomei muito pau de Chepala 6cc antigamente (eu de saveiro quadrada + AP), chevete com motor Opala 4cc não vale a pena não.
Esse seu V6 para andar só turbo mesmo, pos não vai achar peças para performace aspirada (comando de válvula, tuchos, etc.)
Porque não um 6cc de Opala aspirado, com um trio de Weber :?: :?: :?:
Vai gastar quanto para retificar o V6 :?: :?: :?:[/quote:a4b7831dbe]

Achei todas as peças internas ( comando , bielas forj. , pistão e demais peças ) na summitracing.com ... este motor é igual mato por lá , mas os gringos gostão de 8 bocas !!!

A idéia do 6cc do opala é muito arriscada , o motor começa colado no radiador e acaba praticamente no piloto com uma chapa dividindo apenas !!! já pensou em uma colisão frontal ? :shock: fora o peso ...

...

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Leonardo M.T.
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Mensagempor Leonardo M.T. » 25 Nov 2012 09:44

Colisões são bem comuns em Chevetes preparados, é difícil dar chão no carrinho. Com o 6 em linha precisa cortar a parede de fogo e o motor invade o habitáculo mesmo.
Vou te dar minha opinião sobre a arrancada no Brasil...... não, deixa pra lá...... fiquei só no aeromodelismo mesmo.

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Barbosaracing
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Mensagempor Barbosaracing » 25 Nov 2012 10:23

Cara se vai brigar com espaço tenta usar uma paxton . O bom dela e que não precisa mexer muito no carro.

[url]http://www.ribeiraoopalaecia.com/t2352-sistema-paxton-supercharger[/url]

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johnny2008
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Mensagempor johnny2008 » 25 Nov 2012 13:32

[quote:5ba254a317="Barbosaracing"]Cara se vai brigar com espaço tenta usar uma paxton . O bom dela e que não precisa mexer muito no carro.

[url]http://www.ribeiraoopalaecia.com/t2352-sistema-paxton-supercharger[/url][/quote:5ba254a317]

Eu lia a respeito sim , mas como tudo tem os contras e a favor !!!

O lado bom é que não precisa de intercooler pois o ar não superaquece na caixa quente como o turbo convencional .

mesmo na marcha lenta já está comprimindo ar para o motor , e a alimentação é linear ... muito mais fácil regular a injeção de combustivel .

---

Lado ruim :

Trabalha com RPM limitado igual os blower e uma correia levemente frouxa já reduz a eficiência ....

Consome boa parte da potencia que gera pois é uma caixa de redução inversa , uma volta na polia é umas 12 voltas do " charger " ...

O preço é bem salgado ... aqui no BR se acha na média de 7K$ e sua retifica não é tão simples igual os turbos !!!
...

Ainda sim o turbo convencional é mais " seguro " ...

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andredal
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Mensagempor andredal » 25 Nov 2012 13:46

[quote:df56bf4e30="johnny2008"]O lado bom é que não precisa de intercooler pois o ar não superaquece na caixa quente como o turbo convencional.[/quote:df56bf4e30]

O ar aquece grande parte por conta da sua compressão e não da sua passagem pelo compressor que está quente.

Caso não saiba, ao comprimir o ar ele esquenta.

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johnny2008
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Mensagempor johnny2008 » 27 Nov 2012 13:25

[quote:697883dc15="andredal"][quote:697883dc15="johnny2008"]O lado bom é que não precisa de intercooler pois o ar não superaquece na caixa quente como o turbo convencional.[/quote:697883dc15]

O ar aquece grande parte por conta da sua compressão e não da sua passagem pelo compressor que está quente.

Caso não saiba, ao comprimir o ar ele esquenta.[/quote:697883dc15]

este processo aquece o ar em 20% no max ... O restante é pela caixa quente !!!

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Mensagempor Abib » 27 Nov 2012 13:43

[quote:7c7e5fb2b7="johnny2008"][quote:7c7e5fb2b7="andredal"][quote:7c7e5fb2b7="johnny2008"]O lado bom é que não precisa de intercooler pois o ar não superaquece na caixa quente como o turbo convencional.[/quote:7c7e5fb2b7]

O ar aquece grande parte por conta da sua compressão e não da sua passagem pelo compressor que está quente.

Caso não saiba, ao comprimir o ar ele esquenta.[/quote:7c7e5fb2b7]

este processo aquece o ar em 20% no max ... O restante é pela caixa quente !!![/quote:7c7e5fb2b7]

Vc usou a equação de Van der Waals? Qual o volume e pressão iniciais e finais que vc usou pra chegar este valor?

Usou compressão adiabática?
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.

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Mensagempor Barbosaracing » 27 Nov 2012 14:19

Cara você ta com um chevete com motor V6 ,eu só trabalharia em cima dos cabeçotes e faria um bom aspirado pois a carroceria do carro não vai aquentar muito tempo.Eu tenho um gol com 450 cv na roda isso já tem 5 anos cara ate o teto ta torcendo ,a mecânica ta ótima mais a carroceria esta quebrando todos os pontos de solda horiginal . Infelizmente não temos chassi e nem tecnologia para aguentar tanda potencia é ate legal ter um trator eu adoro o meu mais não da nem pra chegar perto da Porsche kkkkkkkkkkkkk

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Mensagempor Farleytufao » 27 Nov 2012 16:21

Barbosa, concordo com você em partes! Ja vi muito chevette aguentar o tranco com motor forte e participando do campeonato de Pião no Mega Space! o carro é valente!

Concordo que já que quer economizar, nada que uma boa aspirada, polindo o coletor e os dutos até próximo a sede das valvulas, um filtro com melhor desempenho e talvez uma descarga dimensionada ajude bastante. Lembre-se que se anda mais tem que freiar mais também e não se esqueca de recalibrar a suspensão adequadamente, pois não adianta tem um motor forte e a suspensão não ajudar a transferir corretamente a tração para o solo!

até!

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Mensagempor Barbosaracing » 27 Nov 2012 16:50

Nem me fale a parte da suspensão é uma briga para ter um carro misto pois dura demais fica bom para pista e ruim para rua " mais confortável " fica bom para rua e péssimo para pista .Nisso foi quase 2 anos para acertar direitinho mais ficou ótimo pena que transfere muito impacto para carroceria devido o nosso belo asfalto mais ta bom.Mesmo assim o máximo que consigo com o carro é 250 kmh até da para ir mais mais balança tudo não tem aerodinâmica pra tanto ´.

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Mensagempor Farleytufao » 27 Nov 2012 17:09

Pois é! é realmente dificil! Ja tentou aquelas molas progressivas? Vendo aquela turbina com sistema Paxton, vai que dá para adaptar um motor eletrico ali atraz no lugar da polia heim?

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Mensagempor Barbosaracing » 27 Nov 2012 19:43

Então e um conjunto mola e o amortecedor eu uso um de marca americana o conjunto é bom mais o amortecedor e 90% então em uma sequencia de buracos o amortecedor segura e acaba encostando o quadro de suspensão no chão e fd .

A paxton e um problema, pois ele consome 12% da potencia gerada então teria que ser um motor de no minimo 2000 watts para segurar a compressão de ar dele e mesmo assim teria uma potencia limitada pela amperagem da bateria , mesmo que usar as energy de 1000 A , e fora o calor que vai gerar no sistema .Bom nos testes que fizemos funcionou umas 3 fezes direitinho depois a eficiência foi caindo ate queimar o circuito do motor usar na rua nem pensar .


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