Asa x Bola de Golfe

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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padula
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Asa x Bola de Golfe

Mensagem por padula »

Boa tarde pessoal do e-voo, ultimamente nas matérias de engenharia que faço, estudando sobre aerodinâmica,camada limite e etc, descobri que um dos principais fatores de arrasto provocado nas aeronaves é devido a camada turbulenta que ocorre um pouco antes do bordo de fuga das asas. Por exemplo: o fluido que é o ar, se encontra com a asa e começa como laminar, depois de percorrer certa distância da corda ele começa a se 'descolar' da asa, se transformando em turbulento. E o fluido laminar possui um arrasto muito menor do que o turbulento, pois bem, pesquisei sobre a aerodinamica das bolas de golfe e o por quê delas serem daquele jeito e descobri que aqueles 'abaulados' chamados de Dimples optimizam a sustentação e diminuem o arrasto consideravelmente, fazendo com que uma bola lisa percorra metade do que uma bola com Dimples percorre, pois eles fazem com que o fluido permaneça mais tempo grudado na superfície, ou seja, mais tempo como laminar para só depois o fluido se tornar turbulento.
Minha pergunta é, por que eu nunca vi isso em nenhum aeromodelo ou aeronave convencional?
Eu vou começar a construção de uma zagi de 82cm para velocidade, e como vou lamina-la com fibra de vidro e depois chapea-la inteira com balsa 1mm e ainda usar uma eletrônica pesada, creio que ela chegara fácil aos 1000 gramas. Minha idéia era de fazer esses pequenos Dimples em toda a envergadura da asa, perto do bordo de fuga, para ver se realmente faz alguma diferença, além de conseguir um pouco mais de velocidade e optimizar a sustentação.

O que vocês acham? os mais entendidos sobre aerodinâmica.

Bom Pessoal, segue o video do voô e o gráfico da velocidade, acho que consegui um bom desempenho com essa asa, pois o motor possui apenas 1840 kv e com uma bateria 3S consegui em algumas passagens 164,82 km/h e em outras 155 km/h e o motor consumindo 30A em aceleração máxima.

[url]http://www.youtube.com/watch?v=b-BgGIobfnw&feature=youtu.be[/url]

[yt]b-BgGIobfnw[/yt]
Anexos
zagi 80.jpg
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Campolina
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Mensagem por Campolina »

Bom não sou nenhum especialista no assunto mas pelo que eu entendo o objetivo é torna-lo menos laminar deslocanto o ponto de separação que cria "bolhas" de ar estagnado que tem efeito significativo no arrasto.

É usado em planadores e inclusive em pequenos escalas de asas muito finas onde a aplicação de uma tira em zig-zag, que tem a mesma função, proporciona um significativo aumento de performance do perfil.

Um artigo inicial sobre o assunto [url]http://en.wikipedia.org/wiki/Turbulator[/url]
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Pablo
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Mensagem por Pablo »

Dá uma olhada nisso... http://www.gostomaisdecarrosdoquechocolates.com/um-carro-sujo-gasta-mais-que-um-carro-limpo/
snag
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Mensagem por snag »

[quote:5b31e16b86="Pablo"]Dá uma olhada nisso... http://www.gostomaisdecarrosdoquechocolates.com/um-carro-sujo-gasta-mais-que-um-carro-limpo/[/quote:5b31e16b86]

Também lembrei deste episódio...mas dá mesmo para confiar nos resultados do programa? Olha só o que passou nesta semana:

[yt]0ul_5DtMLhc[/yt]

Cadê o tal "rigor científico" neste experimento?
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offsyde
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Re: Asa x Bola de Golfe

Mensagem por offsyde »

[quote:9575a6d712="padula"]Boa tarde pessoal do e-voo, ultimamente nas matérias de engenharia que faço, estudando sobre aerodinâmica,camada limite e etc, descobri que um dos principais fatores de arrasto provocado nas aeronaves é devido a camada turbulenta que ocorre um pouco antes do bordo de fuga das asas. Por exemplo: o fluido que é o ar, se encontra com a asa e começa como laminar, depois de percorrer certa distância da corda ele começa a se 'descolar' da asa, se transformando em turbulento. E o fluido laminar possui um arrasto muito menor do que o turbulento, pois bem, pesquisei sobre a aerodinamica das bolas de golfe e o por quê delas serem daquele jeito e descobri que aqueles 'abaulados' chamados de Dimples optimizam a sustentação e diminuem o arrasto consideravelmente, fazendo com que uma bola lisa percorra metade do que uma bola com Dimples percorre, pois eles fazem com que o fluido permaneça mais tempo grudado na superfície, ou seja, mais tempo como laminar para só depois o fluido se tornar turbulento.
Minha pergunta é, por que eu nunca vi isso em nenhum aeromodelo ou aeronave convencional?
Eu vou começar a construção de uma zagi de 82cm para velocidade, e como vou lamina-la com fibra de vidro e depois chapea-la inteira com balsa 1mm e ainda usar uma eletrônica pesada, creio que ela chegara fácil aos 1000 gramas. Minha idéia era de fazer esses pequenos Dimples em toda a envergadura da asa, perto do bordo de fuga, para ver se realmente faz alguma diferença, além de conseguir um pouco mais de velocidade e optimizar a sustentação.

O que vocês acham? os mais entendidos sobre aerodinâmica.[/quote:9575a6d712]


Eu acredito que não seja necessário o processo que informou "lamina-la com fibra de vidro e depois chapeá-la inteira com balsa 1 mm e ainda usar uma eletrônica pesada, creio que ela chegara fácil aos 1000 gramas"

1° por que a fibra já é um material resistente, e a laminação ja seria peso extra no modelo. E ainda a balsa causa mais arrastro que a fibra.
2° por que tenho uma zagi de 90cm, com leds e tudo que tem direito e nem assim passa dos 400g.

Então a não ser que a "eletrônica pesada" que o Sr. está a dizer seja um motor OS 55AX e 4 servos STD acredito que não venha a pesar 1000g tão facilmente, sem falar na carga alar....
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
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Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

Sinceramente... com um peso deste tamanho, a carga alar vai subir que é uma maravilha! imagino isso decolando...
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padula
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Mensagem por padula »

Bom, como ainda não sei simular no computador não quis arriscar todo dinheiro investido em material e por isso resolvi deixa-la lisa mesmo, sem os dimples, segue a configuração e fotos da construção.
Já realizei 4 voos com ela, e ela está bem rápida, penso em colocar um motor com um pouco mais de kv futuramente, ainda não consegui fazer uma filmagem dela, pois ainda não arranjei ninguém para filma-la

Envergadura: 80 cm
Raiz: 26,5 cm
Raiz Ponta: 12,5 cm
Enflechamento: 27 cm
CG: 15,5 cm - 16 cm
Perfil : NACA 010
Peso: 850 g
Carga Alar 55,9 dm²

Eletrônica:

Bateria Turningy 3S 3000 mAh
Esc 40A
Servos E-max 12g - Metal GEar
Motor E-max GT 2812/05 (1840 kv)
Hélice 7x5 APC E
Anexos
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padula
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Mensagem por padula »

Mais fotos
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offsyde
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Mensagem por offsyde »

parabens... ficou bem bacana a asa.
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Eduardo Yamin
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Re: Asa x Bola de Golfe

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:2db473841f="padula"]Minha pergunta é, por que eu nunca vi isso em nenhum aeromodelo ou aeronave convencional?[/quote:2db473841f]

Longe de ser conhecedor de aerodinâmica, mas vou dar meus pitacos, sempre sujeitos a lágrimas e ferimentos.... :wink:

Minha resposta começa tentando explicar que 90% dos aeromodelistas NÃO ESTÃO NEM UM POUCO preocupados em otimizar seu aeromodelo ou mesmo utiliza-lo como mesa de testes para um melhor entendimento da física aplicada ao voo. O que querem geralmente é voar, por isso invariavelmente voam modelos com o que eu chamo normalmente de "pobres aerodinamicamente", modelos com CG adiantado, muit a Margem de estabilidade, muito diedro longitudinal etc etc etc acabam tendo que usar mais motor que o necessário, os modelos planam pessimamente etc etc.
E tudo isso porque srs "voadores domingueiros?" muito simples, voa assim, pra que eu vou ficar mudando coisas no aero se voa desse jeito?
Me chamou muito atenção no seu positivo interesse nesses aspectos (acredito que em breve você estará voando planadores no mínimo ou quem sabe até os fabulosos modelos de voo livre. :roll: ) pessoas que investigam sem parar fazem da evolução uma rotina em suas vidas e em tudo que fazem. Excelente!

Sobre colocar "algo" nas asas para evitar essas situações subcriticas de descolagem laminar, pesquise [b:2db473841f]turbuladores e invigorizadores[/b:2db473841f] (TODOS modelos Hi Performance de voo livre usam) e também [b:2db473841f]gurney flap[/b:2db473841f] (para os perfis sustentadores) se bem que ara asinhas e outros modelos RC creio mais eficiente olhar para os sistemas de redução de vortex de ponta de asa (winglets) e a sempre horrível guinada adversa (adverse yaw). Tem alguma coisa no meu blog, se precisar de explicações nao exite em perguntar por e mail.
Abs,
EY
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