Ideia possível trem de pouso retrátil.

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
voy13
membro
Mensagens: 638
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:00 am
Localização: Valinhos, SP

Ideia possível trem de pouso retrátil.

Mensagem por voy13 »

Boa noite galera.
Eu tava tando uma olhada na planta do planador que estou construindo, e estava pensando em como ficaria um trem de pouso retrátil nele.
Como os recursos da minha cidade são limitados e minha sede por construir todos os mecanismos do planador é gigantesca, decidi fazer um desenho de um trem de pouso retrátil.
Como o mecanismo ficaria relativamente pequeno em relação ao planador, creio que não adicionaria muito peso à construção.
Algumas observações:
1ª - A corrediça em arco, foi uma ideia que eu tive para que, quando a roda estiver abaixada, a inclinação oferecida pelo arco anularia o impacto do pouso sobre o servo, reduzindo o risco de dano.(Eu Fiz uma peça dessa com alguns recursos precários que estão à minha disposição agora e constatei que mesmo sem um servo ali, o eixo da roda não tendeu de maneira alguma efetua a curva do arco, "salvando"(digamos assim) o servo de esforço)
2ª - O circulo desenhado, seria o braço do servo acompanhando o arco. Eu optei por fazer desta maneira, pois acho desnecessário e seria dificultoso fazer uma linkagem que funcione nessas circunstâncias.
Bom, essa é só uma ideia que eu tive.
Se alguém tiver um projeto mais simples, funcional e que ocupe pouco espaço dentro da fuselagem, estou aberto a sugestões.
Abraço.
Anexos
Pequeno esboço do projeto.
Pequeno esboço do projeto.
trem retrátil.JPG (23.08 KiB) Exibido 5972 vezes
____'o'____ "Antes um na mão, do que dois lenhados" ____'o'____
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Eu acho que o esquema de bequilhas retráteis iriam bem para trem de pouso de planadores, além disso, são bem baratinhas...

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__4680__Retractable_Tail_Landing_Gear.html[/url]
[img:aee694b17c]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/HY011-01901.jpg[/img:aee694b17c]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
voy13
membro
Mensagens: 638
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:00 am
Localização: Valinhos, SP

Mensagem por voy13 »

O medo desde sempre é em não forçar o servo. Essa bequilha tem algum sistema de travas ou algo assim?
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[img:3bbf45754e]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/659779459X147348X34.JPG[/img:3bbf45754e]

[img:3bbf45754e]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/659779459X147348X36.JPG[/img:3bbf45754e]

Acho que estas fotos respondem à sua dúvida.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
voy13
membro
Mensagens: 638
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:00 am
Localização: Valinhos, SP

Mensagem por voy13 »

Muito obrigado pela ajuda, mas vou lhe explicar meu problema.
Bom, a imagem acho que fala por si.
Preciso de algo que fique mais alto e na horizontal devido ao formato do planador.
Mesmo assim, obrigado pela ajuda e explicação
:D :D :D :D
Anexos
trem.JPG
trem.JPG (10.62 KiB) Exibido 5922 vezes
____'o'____ "Antes um na mão, do que dois lenhados" ____'o'____
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Especial para planadores:

[img:d694f82d7a]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/gliderLG.jpg[/img:d694f82d7a]
Avatar do usuário
voy13
membro
Mensagens: 638
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:00 am
Localização: Valinhos, SP

Mensagem por voy13 »

Então cara, eu até já tinha visto essa opção, mas eu não estou querendo comprar nada do exterior. Recursos estão curtos, não posso arriscar ser taxado... =/
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Se não quer comprar um desses, então use a ideia e faça um igual.
Essa sua ideia inicial funciona no papel, na prática terá alguns problemas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:d537e959f7="voy13"]Então cara, eu até já tinha visto essa opção, mas eu não estou querendo comprar nada do exterior. Recursos estão curtos, não posso arriscar ser taxado... =/[/quote:d537e959f7]

Vai gastar mais depois que ver que quebrou tudo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder