Rumo do hobby assusta

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

[quote:562182b44f]Primeiramente tudo era elitizado e a maioria não gostava de dividir informações[/quote:562182b44f]
concordo em gênero ,número e grau. lembro de muitas vezes , quando ainda não era praticante(mas era apaixonado) e ia com todo respeito perguntar algo sobre o hobby a um idiota e o cara fazia de conta que eu não existia. e lembro também de algumas vezes ir visitar algum clube de aero(já era praticante) ,e nem me deixarem entrar para conversar com os supostos colegas e fazer amizade, e precisamente neste clube ,fui lá 1.5ano na época que era universitário mas tinha de ficar atrás da cerca. chegou até uma vez ao ponto de um dia perguntar a um "campeão" de pylon(esse foi em outra cidade) qual o passo da hélice do avião dele que havia lascado um pedacinho e o cara disse que não sabia , retirou a hélice do motor , quebrou em pedacinhos e jogou lá atrás no mato. agora não sei se por ser mais velho , talvez o pessoal até converse sem achar que eu vou pegar no modelo e sair correndo.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

eu não concordo...

tenho 50 anos de aeromodelismo e em todas as épocas sempre existiram os praticantes com pouca experiência ou com conhecimentos limitados e que, consequentemente, acabavam fazendo alguma bobagem...

hoje, com os modelos de isopor e elétricos temos um número bem maior de praticantes e nos grupos que eu participo até hoje não apareceu nenhum "sem noção", nem mesmo em áreas públicas onde voamos e que são abertas a todos...

o que os elitistas chamam de banalização eu chamo de popularização... e eu vejo de forma positiva pois quantos mais participantes tivermos maior vai ser o hobby... (eu compro rádios da HK para DAR DE PRESENTE quando encontro alguém que se interessa em começar no aeromodelismo)

o que eu vi mudar nesse tempo todo de aeromodelismo não foi o hobby e sim o mundo, e não foi para melhor... hoje tudo tem que ser "politicamente correto", seguro, controlado, regulamentado... aliás, quem fala em regulamentar e controlar é porque não viveu ou desconhece os tempos de ditadura militar no Brasil, a época mais negr... oops, desculpe.... mais vergonhosa da nossa história...

quando eu era criança nós brincávamos na rua, subíamos em árvores e andávamos nos equilibrando sobre os muros das casas... hoje se um pai permitir que o filho faça isso ele vai ser acusado de negligência, vai enfrentar um processo e pode até perder a guarda do seu filho... isso é progresso??? é esse tipo de "progresso" que voces querem para o aeromodelismo???

e tem também alguém que escreveu que clube sério é aquele tem milhões de regras e regulamentos escritos...

ERRADO!

clube sério é aquele que não tem regras e regulamentos porque todos os seus sócios SABEM como se comportar no ambiente do clube... e quando algum membro novo inicia os outros sócios se dedicam a ENSINAR a maneira correta de se praticar o hobby...

quando vejo algum praticante em dificuldade eu procuro ajudar e não criticar... a ação positiva sempre produzirá resultados positivos...

(o que não vejo acontecer aqui no fórum graças a uns poucos artistas cômicos circenses que preferem criticar, ridicularizar, ao invés de ensinar)

aqueles que preferem viver com a paranóia de que o céu está caindo, boa sorte!

vou continuar praticando o meu passatempo e fazendo o maior esforço possível para trazer mais e mais participantes para o aeromodelismo...
Voo logo existo...
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

É...

Olha o erro.

Tem um fulano aquí que colecionou e montou aquele kit da Salvat.

Cada dia que ele voa ele vai buscar seu aero no telhado de alguma casa.

E não foi falta de avisar, orientar, etc...

Não voo ainda com tanta desenvoltura, pois estou iniciando e não me sinto seguro em

ensinar ninguém á voar, mas orientações sobre segurança, conselhos posso dar.

No local em que eu pratico não deixo ele entrar com esse aero de jeito nenhum.

Se a coisa está nesse pé os culpados não somos nós.

Felizes são os que possuem clubes, instrutores, local de voo e material em lojas locais.

O resto é esforço e dedicação.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
marciomc
membro
Mensagens: 319
Registrado em: Ter Mai 10, 2011 9:53 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por marciomc »

A medida que nossa economia se expande e os preços dos produtos diminuem (vide HK) mais pessoas passam a ter acesso ao hobby.

Claro que com o aumento de pessoas o controle e o cumprimento de regras fica mais complicado.
Eu mesmo sempre quis ser aeromodelista, por influência de um tio, mas só tive oportunidade de entrar e me manter no Hobby há alguns anos.

Também não gosto do rumo, mas é inevitável que temos que nos adequar e entender como ensinar os novos praticantes de forma responsável e educada.

É muito comum a falta de paciência e até ofensas vistas por ai com os novatos. Por outro lado os novatos, principalmente os das novas gerações, acham que esse hobby é como um video-game onde é só ligar tudo e sair pilotando como se fosse o melhor do mundo e sem precisar conhecer praticamente nada. É um choque de gerações.

Falando em choque de gerações, vejam que interessante como isto é um assunto recorrente há séculos.

"Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa das autoridades e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus".
Sócrates (470-399 a.C)

"Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura".
Escrito em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia e tem mais de 4000 anos

Enfim, na minha opinião, a nova onda é um misto de jovens interessados e a popularização do hobby. Todos são muito bem vindos! Porém, como em tudo nesta vida, é preciso de dedicação e conhecimento e exige respeito e paciência por parte dos veteranos - por mais difícil que isso seja.

Se todos que começassem no hobby seguissem por ele, hoje, essa indústria e comércio no Brasil seria mais desenvolvida e geraria ainda mais oportunidades e empregos.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Nem ao céu, nem ao inferno! Existem aeromodelistas "antigos" que dividem seus conhecimentos, só pesquisar no próprio fórum, sem contar os fóruns estrangeiros. Então seria preconceito ir por esse caminho. O verdadeiro aeromodelista jamais escondeu seus conhecimentos, fornece "dicas", desenhos, escreve.
Eu tenho 65 anos, e tenho 3 de dedicação ao hobby. Sempre que procurei ajuda dos "cobras", nunca fui rejeitado, bem ao contrário. Mas, antes de sair fazendo bobagens eu pesquisei, estudei, li muito, algo que a grande maioria, infelizmente, não faz.
Vejo, diariamente, no fórum, lixos de construções, onde uma grande parte dos colegas ainda diz que está uma beleza. Não vejo nada de pedagógico ao elogiar uma péssima construção. Existem meios, educados, de mostrar os erros.
Mas falta humildade de quem aprende em aceitar críticas. basta acompanhar diariamente o fórum. Alguns, chegam a responder utilizando palavrões.
O grande problema do país é a falta de Educação de Qualidade, boa parte do povo não gosta de ler, abomina quem tem maior conhecimento e cultura e não admite que alguém ouse corrigi-lo.
E quem tenta fazê-lo é adjetivado de " elitista".
Queiram ou não, existe um abismo entre ser piloto de " aviãozinho" e aeromodelista de fato. Para ser aeromodelista de fato, precisa ler e estudar muito. E ter noções de Física, é fundamental. Como aqui é o país da "gambiarra", com meu pensamento, sou um "elitista", pois se o cidadão não quer ler, interpretar e estudar os segredos de seu próprio hobby, vá procurar outro caminho, ou apenas compre e solte " aviãozinho", mesmo que em praças públicas...
Esse tópico acaba nem sendo lido por quem deveria, pois é " muito grande", mas vale a tentativa...
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Eu acho que o grande culpado é o mentor, e há vários deles:

- o logista quer vender, então indica qualquer coisa pra qualquer lugar. Não orienta muito senão o cara lenha e não volta pra arrumar, ou descobre cedo demais que existe HK.

- o instrutor ensinar sem orientação nenhuma em solo: entrega o tx voando e diz pro cara fazer uns 8 lá em cima.

- local com ambientação inadequada: se num clube organizado um voa errado, tem 10 pra corrigir. Numa praça "invadida" onde na chegaram atrapalhados voando não tem como fazer coarem direito a curto prazo: se você tentar polir vira chato por inibir a liberdade de voo.

Por esses motivos que não acho que os culpados sejam os pilotos.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
marciomc
membro
Mensagens: 319
Registrado em: Ter Mai 10, 2011 9:53 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por marciomc »

[quote:12a8a83b7c="Gilberto_CWB"]
Esse tópico acaba nem sendo lido por quem deveria, pois é " muito grande", mas vale a tentativa...[/quote:12a8a83b7c]

Disse tudo. As pessoas que não se interessam em ler nem o que está diretamente relacionado ao "problema" que estão enfrentando, nem se dariam ao trabalho de entrar e ler o primeiro post deste tópico. Imagino então quanto aos demais...
Keep flying...
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Tem muita gente é com o rei na barriga isso sim e tem gente que nem vai entender o que disse com isso!

Fui
Avatar do usuário
Jean-Michel
membro
Mensagens: 258
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 9:36 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Jean-Michel »

[quote:6c41d3fd68="Gilberto_CWB"]
O grande problema do país é a falta de Educação de Qualidade, boa parte do povo não gosta de ler, abomina quem tem maior conhecimento e cultura e não admite que alguém ouse corrigi-lo.
......

Esse tópico acaba nem sendo lido por quem deveria, pois é " muito grande", mas vale a tentativa...[/quote:6c41d3fd68]

Concordo, mas acho que no Brasil não falta [b:6c41d3fd68]apenas[/b:6c41d3fd68] educação de qualidade, falta [b:6c41d3fd68]muita[/b:6c41d3fd68] educação.
L_\_}-!
| /

Jean
Responder