Anti torque como eliminar ????

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Marcelo_Raceteans
membro
Mensagens: 255
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 11:28 am
Localização: são paulo

Anti torque como eliminar ????

Mensagem por Marcelo_Raceteans »

tendo um problema conhecido como anti-torque o qual faz o modelo girar no sentido oposto em que o motor gira ..... como deve ser eliminado ???
alguns dizem que é incidente quanto maior for o passo da helice e/ou o diametro , ja outros pela inclinação horizontal do motor.........

...ou seja neste caso devemos diminuir o passo da helicie e aumentar o tamanho ???

...ou devemos dar angulo horizontal no motor ???

... ou ambas das opções estao certas ????

.....ou colocando um gyroscopio ja ira corregir ???
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Pesquise sobre right thrust e down thrust.
Isso significa que para eliminar o torque contrário do motor, se inclina o motor para o lado direito pelo menos 2°, mas certifique-se de que somente a base do motor saia da posição, para que a hélice continue no centro e torque seja corretamente eliminado.
Alterar passo ou diâmetro da hélice nunca irá tirar o torque contrário, pode sim alterar a grandeza dele, mas nunca tirar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Bem, o anti-torque anula o torque. O torque é que tende a girar o avião no sentido contrário ao giro do motor. O torque só será um problema se prejudicar a controlabilidade do voo. Isso está atrapalhando você?
Qual o modelo, e que mais detalhes você pode fornecer?
Avatar do usuário
Marcelo_Raceteans
membro
Mensagens: 255
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 11:28 am
Localização: são paulo

Mensagem por Marcelo_Raceteans »

ola "Gilberto"] Bem,esta atrapalhando sim e muito pois o modelo é 1 de meus funjets que esta com um setup bem forte........por isso tenho a preocupação de corrigir isso logo .. se vc olhar link abaixo é um video do meu funjet que logo na saida ele ja tendi a girar, mais eu consegui controlar dando ailerom para direita

www.youtube.com/watch?v=BgyMBvlcwLg&feature=youtu.be
Avatar do usuário
Marcelo_Raceteans
membro
Mensagens: 255
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 11:28 am
Localização: são paulo

Mensagem por Marcelo_Raceteans »

ola "LaercioLMB" agora se tratando de um motor atraz a inclinação tem que ser para a esquerda ou não .......para ajudar o modelo é um funjet
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

A inclinação, continua sendo para a direita.
Avatar do usuário
Marcelo_Raceteans
membro
Mensagens: 255
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 11:28 am
Localização: são paulo

Mensagem por Marcelo_Raceteans »

ok "marinho" entao me fala uma coisa olhando um funjet pela parte de traz qual o lado que deve se por um calço lembresse que vc esta olhando pela parte de traz
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Marcelo,
Veja o desenho visto de cima. Você deve calçar de forma a desviar a tração para a direita.

PS: Espero que o seu modelo seja mais bonito que o meu desenho...
Anexos
Pusher.jpg
Pusher.jpg (19.92 KiB) Exibido 9670 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

[quote:7a243965be="Alvaro Sala"]Marcelo,
Veja o desenho visto de cima. Você deve calçar de forma a desviar a tração para a direita.

PS: Espero que o seu modelo seja mais bonito que o meu desenho...[/quote:7a243965be]

Perfeito Álvaro! Fiquei com preguiça de desenhar pois havia feito isso o dia todo!

Marcelo,

Acredito que o mestre já tenha dito tudo.
Avatar do usuário
Marcelo_Raceteans
membro
Mensagens: 255
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 11:28 am
Localização: são paulo

Mensagem por Marcelo_Raceteans »

ola "Alvaro Sala" poxa agora fiquei mais em duvida ainda pois estava pesquisando e achei um desenho semelhante ao seu mas falando para colocar o angulo ao exatamente ao contrario achei o desenho de uma zagi tambem com o angulo ao contrario do seu desenho .........
Responder