Aviação Experimental

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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eleusmar
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Aviação Experimental

Mensagempor eleusmar » 06 Abr 2013 18:01

É inegável a aproximação da avição experimetal com a homologada. Os aviões estão cada vez mais seguros e alguns, mesmo sendo experimentais, precisam até de curso de PP para serem pilotados (como é o caso do RV10). Kits são vendidos e existem centenas de entusiastas construindo seus próprios aviões em hangares improvisados na garagem ou fundo de quintal. Uma grande maioria cruza os céus a mais de 300 km/h com absoluta segurança. Então com a noticia que li agora a pouco que a ABUL será descrendenciada pela ANAC, e como esta é um dos principais elos que ligam os aviadores desportistas ao mínimo de regulamentação, acho que este é o golpe de misericórdia para acabar com a alegria de muitos que vendem seus aviões homologados (para fugir das altas taxas) e estão migrando para os experimentais.
Agora por outro lado, foi liberado pela ANAC que o piloto poderá dar pequenas "manutençoes" em seus proprios aviões se tiver intimidade com o mesmo. Vai entender essa bagunça???
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias

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highlander
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Mensagempor highlander » 06 Abr 2013 22:59

Eu tenho visto isso de perto, tenho ido a um aeroclube onde temos os famosos Ab115 e 180 pra recobar um quero-quero e um Blanik que está encostado, e um cessninha 172 que até fiz um voo com ele, mas esse ano chegou um pra um amigo meu comandante, o seu RV7, é aeronave experimental e com uma capacidade acrobático incrível, eu me sentiria mais seguro voando nesse rv do que num 115 por exemplo, no meu ver a aviação experimental é um pouco mais flexível quanto a manutenção, já a homologada é feito nos critérios estabelecidos pela anac e/ou manual da aeronave, e a experimental de acordo com o dono, qualquer dono de aeronave experimental que se preze fará a manutenção correta, no meu ver a diferença básico de homologada e experimental seria as manutenções e possibilidade de voar IFR, homologada pode e experimental não...

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Gilberto
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Mensagempor Gilberto » 07 Abr 2013 07:00

Gostaria de acreditar que os proprietários de aeronaves experimentais levam a manutenção realmente a sério, mas a verdade não é exatamente essa.
Óbvio que não é regra absoluta, mas já que a ANAC não cobra da mesma forma que os aviões homologados, então se puder fazer uma economiazinha então é só não realizar a inspeção no prazo e na qualidade exigidos.
Para ser sincero, a poucos anos perdi um ex-aluno do curso de piloto privado que havia comprado um modelo experimental de marca conhecida (eu não me lembro do nome) que veio a falecer em acidente no interior de São Paulo. Enquanto voou nos velhos Pipers Cherokee do Aeroclube de São Paulo estava tudo bem, mas no avião novinho ele falhou na pilotagem.
Não sou contra os experimentais, mas a mentalidade aeronáutica precisa ser aplicada sempre e, na minha opinião, já que os experimentais tem prefixo da ANAC ela deveria fiscalizar melhor e ser mais exigente.

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Renato_Pullin
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Mensagempor Renato_Pullin » 08 Abr 2013 11:00

[quote:712aacada9="Gilberto"]
Não sou contra os experimentais, mas a mentalidade aeronáutica precisa ser aplicada sempre e, na minha opinião, já que os experimentais tem prefixo da ANAC ela deveria fiscalizar melhor e ser mais exigente.[/quote:712aacada9]

Não acho que a ANAC deva fiscalizar aviação experimental em relação a manutenção. Nos EUA o FAA não faz essa fiscalização e tudo funciona muito bem e a aviação experimental lá tem uma força enorme!!! A operação de uma aeronave experimental é por conta e risco do proprietário e operador, portanto se ele falhar na manutenção, o maior prejudicado será ele mesmo. Claro que podem ocorrer acidentes vitimando pessoas no solo por conta disso, mas ai o que tem que haver é punição! O FAA nos EUA fiscaliza muito menos que a ANAC no Brasil, e estou falando de aviação homologada, aqui existem muito mais restrições para se voar, seja um ultraleve ou seja um jato comercial, sem contar em inúmeras exigências sem sentido que beiram o absurdo. A grande diferença está na punição! Nos EUA empresas aéreas já foram fechadas após uma investigação de acidente verificar que houve falha em manutenção, treinamento,etc. Aqui nem multa recebem...
Renato D. Pullin

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eleusmar
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Mensagempor eleusmar » 08 Abr 2013 16:07

Amigos,
Li esse artigo na pagina da Aviação Experimental e resolvi compartilhar com voces.

ABUL - O que podemos melhorar e como podemos ajuda?
Caros colegas,
Muitos se referiram a complicacao e ao custo de voar aqui no Brasil. Nos EUA e no Canada e tudo muito mais simples e bem mais barato e com um a burocracia muito, mas muito menor. No Brasil tudo e proibido a nao ser aquilo que e permitido. Nos EUA e no Canada tudo e permitido a nao ser o que for proibido. Esse e um traco extremamente pernicioso em nossa cultura e descende de nossas raizes Ibericas.
A ABUL nasceu nesse espirito - a de viabilizar o voo ultraleve, o qual na epoca (1987) por nao ser ''permitido'' (leia-se regulamentado) o voo ultraleve, era entao ''proibido''. Nasceu com o Albrecht sozinho a frente de tudo e sem ajuda. Ele pagava todos os custos e fazia tudas as tarefas e, gracas a esse enorme e persistente esforco, hoje podemos voar com muita desenvoltura, tendo nosso aviao leve (ou antigamente ultraleve avancado) liberdade de voar quase que equivalente a um aviao homologado. O esforco do Albrech viabilizou toda essa atual e enorme industria.
Nos primeiros anos a ABUL (leia-se Albrecht) lutava pela viabilidade do voo, contra a burocracia desnecessaria, a favor de direitos minimos dos pilotos, do voo sem taxas extorsivas e por maior seguran?a. Exatamente como queremos que a ABUL aja hoje. Muitos de voces propuseram que o objetivo principal da ABUL hoje seja de proteger nos, os pilotos de aeronaves leves, da burocracia, dos excessos do Estado, das taxas, e tudo mais. Exatamente como ela nasceu.
Entretanto, enquanto a ABUL lutou por esses direitos, ela era totalmente deficitaria. Acumulou dividas muito grandes, bancadas pelo Albrecht. Poucos se davam conta da importancia de termos uma entidade lutando por nos e simplesmente permaneciam quietos, silenciosos e sem contribuir com NADA, mas se aproveitando dos beneficios duramente conseguidos pelo Albrecht.
A ABUL so se tornou viavel quando teve a autorizacao de regulamentar e emitir permissao de voo. Com isso uma enorme quantidade de pessoas se filiou a ABUL para obter essas permissoes e com isso a arrecadacao aumentou, a ABUL pode quitar suas dividas, comprar sua pequena sede e se manter viva. E claro que a maioria dessas pessoas so se lembravam da ABUL a cada 2 anos, na renovacao de suas carteiras, mas....denem-se, afinal pagavam e ajudavam bastante a ABUL a permanecer viva na sua luta.
Infelizmente, o que a viabilizou acabou transformado-se numa armadilha. A ABUL teve que se transformar numa entidade cada vez mais focada em uma atividade burocratica cartorial, pois era disso que provinha o seu sustento.
Com a atual posicao da ANAC em descredenciar a ABUL dessa tarefa reguladora, esta afastando a unica e real motivacao da maioria dos pilotos em continuar contribuindo.
Nossa cultura 3o mundista de levar vantagem em tudo e de ojeriza em se organizar nao nos permite enxergar a importancia de termos uma entidade solida a nos defender, como a EAA americana. So se importam no servico burocratico prestado pela ABUL e se isso se extinguir, e com isso puderem ''economizar'' alguns trocados, vao simplesmente abandonar a associacao.
A ABUL esta totalmente presa a uma grande armadilha, tecida por nossa cultura de terceiro mundo. A maioria nao imagina em participar, ajudar, lutar junto. Se pagam, pagam por um servic. e com isso todos os diretores da associacao sao seus servicais.
A tendencia e da ABUL acabar a menos que mudemos radicalmente nossa visao estreita de como nossa associacao deve nos atender e comecemos a nos ajudar e a participar para valer.
Nao estou dizendo que a ABUL e perfeita, muito pelo contrario. Precisamos melhorar muito nossa transparencia e nossa comunicacao. Mas a ABUL e totalmente inviavel num novo modelo sem uma participacao muito mais efetiva de cada associado. Nossas conquistas em relacao ao direito de voar vao ser tragadas gradativamente pela burocracia a menos que tenhamos uma forca coletiva realmente importante, e com a participacao de muito mais gente do que os minguados que trabalham nela hoje em dia.
Pensem nisso!!!

LHCeotto

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gabrielmaia
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Mensagempor gabrielmaia » 09 Abr 2013 11:55

e pra quem quer começar a pilotar ultra leve agora, como faz? ja que não vai mais ser a ABUL quem regulariza?
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA

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Renato_Pullin
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Mensagempor Renato_Pullin » 09 Abr 2013 16:08

[quote:2e5a6d31c4="gabrielmaia"]e pra quem quer começar a pilotar ultra leve agora, como faz? ja que não vai mais ser a ABUL quem regulariza?[/quote:2e5a6d31c4]

Vai ser a ANAC, as exigências não devem mudar, apenas o processo que com certeza vai ficar mais demorado e mais complicado :/
Renato D. Pullin

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Mensagempor eleusmar » 11 Abr 2013 08:34

Parece que vai desaparecer a figura do Piloto Desportivo e unificar tudo em Piloto Privado.

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Yensid
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Mensagempor Yensid » 11 Abr 2013 10:24

Xiiiiiii! Logo agora que comecei meu curso de piloto desportivo!!!!

Vou aguardar o desenrolar dos fatos!
Disney

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eleusmar
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Mensagempor eleusmar » 11 Abr 2013 14:49

Assista isso e tire suas proprias conclusões
http://www.youtube.com/watch?v=KoBFECNRWXE

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Gilberto
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Mensagempor Gilberto » 11 Abr 2013 23:30

Oh Disney! Faz logo o curso de PPA, você vai gostar muito.


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