Projeto em conjunto, Mini maquina de fumaça c/ bateria life
- alexandre lopes
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Projeto em conjunto, Mini maquina de fumaça c/ bateria life
Já tinha visto vários tópicos aqui no e-voo sobre fumaça em aeromodelos elétricos, mas as alternativas não parecem ser muito práticas ou funcionais.
Na alemanha já tem uma empresa que fabrica mini bomba de fumaça c/ bateria lipo (Look Solutions) http://www.thatsgoodfog.com/products/machines/tiny-fx/
Estava pensando na possibilidade de juntar interessados no assunto, para criarmos uma solução tupiniquim para instalarmos em nossos aeromodelos elétricos.
O conceito seria basicamente reduzir uma maquina de fumaça convencional. Nada de novo, apenas reduzir o funcionamento da coisa.
[b:78df73a2f1]Sei que o principal problema pode ser a resistência elétrica, tanto em relação a aquecimento como consumo, por isso sugeri as life e a questão da resistência acredito que deve ser relativo a quantos ML irá ser "aquecido" por minuto.
[/b:78df73a2f1]
Se alguém tiver alguma ideia em relação a este conceito, poderiamos mexer o doce para tentar criar uma maquina dessa.
Funcionamento de uma maquina de fumaça.
[yt]4XeAOHCmKGs[/yt]
Mini maquina de fumaça comercial
[yt]2QC7DFNcHdg[/yt]
Na alemanha já tem uma empresa que fabrica mini bomba de fumaça c/ bateria lipo (Look Solutions) http://www.thatsgoodfog.com/products/machines/tiny-fx/
Estava pensando na possibilidade de juntar interessados no assunto, para criarmos uma solução tupiniquim para instalarmos em nossos aeromodelos elétricos.
O conceito seria basicamente reduzir uma maquina de fumaça convencional. Nada de novo, apenas reduzir o funcionamento da coisa.
[b:78df73a2f1]Sei que o principal problema pode ser a resistência elétrica, tanto em relação a aquecimento como consumo, por isso sugeri as life e a questão da resistência acredito que deve ser relativo a quantos ML irá ser "aquecido" por minuto.
[/b:78df73a2f1]
Se alguém tiver alguma ideia em relação a este conceito, poderiamos mexer o doce para tentar criar uma maquina dessa.
Funcionamento de uma maquina de fumaça.
[yt]4XeAOHCmKGs[/yt]
Mini maquina de fumaça comercial
[yt]2QC7DFNcHdg[/yt]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
- alexandre lopes
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Talvez aproveitar a resistência de um ferro de solda 12v 30w portátil, já pode ser o incio dos testes. Vou tentar providenciar fluido para maquinas de fumaça.
Basicamente iria ser enrolado um tubo fino de cobre com bastante espiras no corpo do ferro de solda, e o resto do trabalho ficaria por conta de testes, para saber em quantos segundos a resistência demora para aquecer o fluido e fazer efeito.
Com base nisso, daria para ter uma ideia do tempo de ação para acionar a bomba neste tempo.
Outras mini maquinas de fumaça de menor potencia
[yt]-v5Jx0QQOrU[/yt]
[yt]UAWZOu7ba_A[/yt]
Basicamente iria ser enrolado um tubo fino de cobre com bastante espiras no corpo do ferro de solda, e o resto do trabalho ficaria por conta de testes, para saber em quantos segundos a resistência demora para aquecer o fluido e fazer efeito.
Com base nisso, daria para ter uma ideia do tempo de ação para acionar a bomba neste tempo.
Outras mini maquinas de fumaça de menor potencia
[yt]-v5Jx0QQOrU[/yt]
[yt]UAWZOu7ba_A[/yt]
- alexandre lopes
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- alexandre lopes
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http://www.ebay.com/itm/RC-Model-Tank-Truck-Drift-Cars-Smoke-Generator-7-2-V-Dual-Outlet-Smoker-Fluid-/111075561526?pt=AU_Toys_Hobbies_Radio_Controlled_Vehicles&hash=item19dc9e9036
[yt]C6ke8qaDhMY[/yt]
[img:94055499c6]http://i.ebayimg.com/t/RC-Model-Tank-Truck-Drift-Cars-Smoke-Generator-7-2-V-Dual-Outlet-Smoker-Fluid-/00/s/MTA2NlgxNjAw/z/sgoAAOxyaTxRPpRY/$T2eC16NHJHIE9nyseGZkBRPpR(pL9g~~60_35.JPG[/img:94055499c6]
[yt]C6ke8qaDhMY[/yt]
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- floydbh
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Alexandre, Como vai?!
A ideia e os conceitos são bem interessantes, mas o que eu consegui ler (pois aqui não abre videos), parece que a produção de fumaça é pequena. E TALVEZ utilizar destes maquinários em um aeromodelo, pode não surtir tal efeito.
Experiência própria: E-Cigar. Eu usai por um bom período e o que deu para perceber é que a fumaça não é densa como o cigarro de verdade e se dissipa muito rapidamente! Isso para um aero não é legal!
Mas acho que ir na sua ideia do ferro de solda, pode até ser que dê certo... mas lembre-se que onde for instalar a resistência, deve-se tomar cuidado com as peças de alta combustão, como isopor, plásticos (pet), e até LiPo.
A ideia e os conceitos são bem interessantes, mas o que eu consegui ler (pois aqui não abre videos), parece que a produção de fumaça é pequena. E TALVEZ utilizar destes maquinários em um aeromodelo, pode não surtir tal efeito.
Experiência própria: E-Cigar. Eu usai por um bom período e o que deu para perceber é que a fumaça não é densa como o cigarro de verdade e se dissipa muito rapidamente! Isso para um aero não é legal!
Mas acho que ir na sua ideia do ferro de solda, pode até ser que dê certo... mas lembre-se que onde for instalar a resistência, deve-se tomar cuidado com as peças de alta combustão, como isopor, plásticos (pet), e até LiPo.
Alexandre, o grande problema que sempre derruba as tentativas de fumaça em aeros elétricos é o volume de fumaça gerada e a densidade da mesma, note que todos os dispositivos que você postou (mesmo a máquina de fumaça de danceteria) se estivem instalados em um aero voando a uns 70Km/h o rastro de fumaça ficaria praticamente imperceptível, veja que o automodelo quando pega um pouco mais de velocidade o rastro de fumaça praticamente some.
Eu já fiz máquinas de fumaça à base de glicerina usando base de ferro de passar roupas, tubinho de cobre e bomba d'água de limpador de pára-brisas, na época elas eram usadas em um trio-elétrico que meu finado cunhado tinha, quando o trio ficava parado ia se acumulando uma nuvem de fumaça bem legal ao lado dele (a máquina jogava a fumaça pela tela lateral) mas quando o trio se movimentava (mesmo a baixa velocidade) a fumaça se dispersava imediatamente.
Então é isso, não estou falando que seja impossível, mas o desafio é criar fumaça densa em grande volume, de forma rápida e obviamente agregando o menor peso possível ao aero.
Boa sorte!
Eu já fiz máquinas de fumaça à base de glicerina usando base de ferro de passar roupas, tubinho de cobre e bomba d'água de limpador de pára-brisas, na época elas eram usadas em um trio-elétrico que meu finado cunhado tinha, quando o trio ficava parado ia se acumulando uma nuvem de fumaça bem legal ao lado dele (a máquina jogava a fumaça pela tela lateral) mas quando o trio se movimentava (mesmo a baixa velocidade) a fumaça se dispersava imediatamente.
Então é isso, não estou falando que seja impossível, mas o desafio é criar fumaça densa em grande volume, de forma rápida e obviamente agregando o menor peso possível ao aero.
Boa sorte!
- alexandre lopes
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[quote:17e5c171b2="floydbh"]Alexandre, Como vai?!
A ideia e os conceitos são bem interessantes, mas o que eu consegui ler (pois aqui não abre videos), parece que a produção de fumaça é pequena. E TALVEZ utilizar destes maquinários em um aeromodelo, pode não surtir tal efeito.
Experiência própria: E-Cigar. Eu usai por um bom período e o que deu para perceber é que a fumaça não é densa como o cigarro de verdade e se dissipa muito rapidamente! Isso para um aero não é legal!
Mas acho que ir na sua ideia do ferro de solda, pode até ser que dê certo... mas lembre-se que onde for instalar a resistência, deve-se tomar cuidado com as peças de alta combustão, como isopor, plásticos (pet), e até LiPo.[/quote:17e5c171b2]
Opa.. Tudo blz Floyd,
A ideia seria colocar a resistência com a serpentina, dentro de um tanque metal fino e leve (calha). Tipo tanque de reverb de mola em amplificador de guitarra.
A resistência seria presa pelas quinas do tanque por molas, iria "flutuar" dessa forma iria muito pouco aquecimento para o tanque, talvez necessitando uma blindagem térmica de leve. Tornando assim de fácil fixação em aeromodelos de isopor.
[quote:17e5c171b2="Hidden"]Alexandre, o grande problema que sempre derruba as tentativas de fumaça em aeros elétricos é o volume de fumaça gerada e a densidade da mesma, note que todos os dispositivos que você postou (mesmo a máquina de fumaça de danceteria) se estivem instalados em um aero voando a uns 70Km/h o rastro de fumaça ficaria praticamente imperceptível, veja que o automodelo quando pega um pouco mais de velocidade o rastro de fumaça praticamente some.
Eu já fiz máquinas de fumaça à base de glicerina usando base de ferro de passar roupas, tubinho de cobre e bomba d'água de limpador de pára-brisas, na época elas eram usadas em um trio-elétrico que meu finado cunhado tinha, quando o trio ficava parado ia se acumulando uma nuvem de fumaça bem legal ao lado dele (a máquina jogava a fumaça pela tela lateral) mas quando o trio se movimentava (mesmo a baixa velocidade) a fumaça se dispersava imediatamente.
Então é isso, não estou falando que seja impossível, mas o desafio é criar fumaça densa em grande volume, de forma rápida e obviamente agregando o menor peso possível ao aero.
Boa sorte![/quote:17e5c171b2]
Olá Hidden,
Pelo visto você já andou fazendo experimentações na área.
Levando em consideração tudo que disse, realmente tem razão, não estava levando em consideração a velocidade do modelo. Este projeto poderia para ser implantado em um modelo para slowflyer ou indoor.
Um amigo meu trabalha com aluguel de som, vou ver se consigo alguns ml´s de fluido. Vou comprar um tubinho de cobre, enrolar no ferro de solda 30wts, e injetar o fluido com a seringa só para teste.
Colocar em um slowflyer assim ficaria show!
[yt]SO2WZCc0RCU[/yt]
A ideia e os conceitos são bem interessantes, mas o que eu consegui ler (pois aqui não abre videos), parece que a produção de fumaça é pequena. E TALVEZ utilizar destes maquinários em um aeromodelo, pode não surtir tal efeito.
Experiência própria: E-Cigar. Eu usai por um bom período e o que deu para perceber é que a fumaça não é densa como o cigarro de verdade e se dissipa muito rapidamente! Isso para um aero não é legal!
Mas acho que ir na sua ideia do ferro de solda, pode até ser que dê certo... mas lembre-se que onde for instalar a resistência, deve-se tomar cuidado com as peças de alta combustão, como isopor, plásticos (pet), e até LiPo.[/quote:17e5c171b2]
Opa.. Tudo blz Floyd,
A ideia seria colocar a resistência com a serpentina, dentro de um tanque metal fino e leve (calha). Tipo tanque de reverb de mola em amplificador de guitarra.
A resistência seria presa pelas quinas do tanque por molas, iria "flutuar" dessa forma iria muito pouco aquecimento para o tanque, talvez necessitando uma blindagem térmica de leve. Tornando assim de fácil fixação em aeromodelos de isopor.
[quote:17e5c171b2="Hidden"]Alexandre, o grande problema que sempre derruba as tentativas de fumaça em aeros elétricos é o volume de fumaça gerada e a densidade da mesma, note que todos os dispositivos que você postou (mesmo a máquina de fumaça de danceteria) se estivem instalados em um aero voando a uns 70Km/h o rastro de fumaça ficaria praticamente imperceptível, veja que o automodelo quando pega um pouco mais de velocidade o rastro de fumaça praticamente some.
Eu já fiz máquinas de fumaça à base de glicerina usando base de ferro de passar roupas, tubinho de cobre e bomba d'água de limpador de pára-brisas, na época elas eram usadas em um trio-elétrico que meu finado cunhado tinha, quando o trio ficava parado ia se acumulando uma nuvem de fumaça bem legal ao lado dele (a máquina jogava a fumaça pela tela lateral) mas quando o trio se movimentava (mesmo a baixa velocidade) a fumaça se dispersava imediatamente.
Então é isso, não estou falando que seja impossível, mas o desafio é criar fumaça densa em grande volume, de forma rápida e obviamente agregando o menor peso possível ao aero.
Boa sorte![/quote:17e5c171b2]
Olá Hidden,
Pelo visto você já andou fazendo experimentações na área.
Levando em consideração tudo que disse, realmente tem razão, não estava levando em consideração a velocidade do modelo. Este projeto poderia para ser implantado em um modelo para slowflyer ou indoor.
Um amigo meu trabalha com aluguel de som, vou ver se consigo alguns ml´s de fluido. Vou comprar um tubinho de cobre, enrolar no ferro de solda 30wts, e injetar o fluido com a seringa só para teste.
Colocar em um slowflyer assim ficaria show!
[yt]SO2WZCc0RCU[/yt]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
- alexandre lopes
- membro
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- Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
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