Projeto em conjunto, Mini maquina de fumaça c/ bateria life

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Projeto em conjunto, Mini maquina de fumaça c/ bateria life

Mensagem por alexandre lopes »

Já tinha visto vários tópicos aqui no e-voo sobre fumaça em aeromodelos elétricos, mas as alternativas não parecem ser muito práticas ou funcionais.

Na alemanha já tem uma empresa que fabrica mini bomba de fumaça c/ bateria lipo (Look Solutions) http://www.thatsgoodfog.com/products/machines/tiny-fx/

Estava pensando na possibilidade de juntar interessados no assunto, para criarmos uma solução tupiniquim para instalarmos em nossos aeromodelos elétricos.

O conceito seria basicamente reduzir uma maquina de fumaça convencional. Nada de novo, apenas reduzir o funcionamento da coisa.

[b:78df73a2f1]Sei que o principal problema pode ser a resistência elétrica, tanto em relação a aquecimento como consumo, por isso sugeri as life e a questão da resistência acredito que deve ser relativo a quantos ML irá ser "aquecido" por minuto.
[/b:78df73a2f1]

Se alguém tiver alguma ideia em relação a este conceito, poderiamos mexer o doce para tentar criar uma maquina dessa.

Funcionamento de uma maquina de fumaça.
[yt]4XeAOHCmKGs[/yt]

Mini maquina de fumaça comercial
[yt]2QC7DFNcHdg[/yt]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Talvez aproveitar a resistência de um ferro de solda 12v 30w portátil, já pode ser o incio dos testes. Vou tentar providenciar fluido para maquinas de fumaça.

Basicamente iria ser enrolado um tubo fino de cobre com bastante espiras no corpo do ferro de solda, e o resto do trabalho ficaria por conta de testes, para saber em quantos segundos a resistência demora para aquecer o fluido e fazer efeito.

Com base nisso, daria para ter uma ideia do tempo de ação para acionar a bomba neste tempo.

Outras mini maquinas de fumaça de menor potencia

[yt]-v5Jx0QQOrU[/yt]
[yt]UAWZOu7ba_A[/yt]
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Se os caras conseguiram fazer uma maquina dessa com fluido praticamente dentro de uma caneta, com certeza uma resistência de 30wts tem que dar resultado.

[yt]PiEPBgBycxU[/yt]


[img:4dcc2f6e84]http://static.businessinsider.com/image/5182cf45ecad04a41c000001/image.jpg[/img:4dcc2f6e84]
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Pelo visto alguém já está usando este E-cigarrete no modelismo. :wink:

[yt]3vlugLD-ETg[/yt]
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

http://www.ebay.com/itm/RC-Model-Tank-Truck-Drift-Cars-Smoke-Generator-7-2-V-Dual-Outlet-Smoker-Fluid-/111075561526?pt=AU_Toys_Hobbies_Radio_Controlled_Vehicles&hash=item19dc9e9036

[yt]C6ke8qaDhMY[/yt]

[img:94055499c6]http://i.ebayimg.com/t/RC-Model-Tank-Truck-Drift-Cars-Smoke-Generator-7-2-V-Dual-Outlet-Smoker-Fluid-/00/s/MTA2NlgxNjAw/z/sgoAAOxyaTxRPpRY/$T2eC16NHJHIE9nyseGZkBRPpR(pL9g~~60_35.JPG[/img:94055499c6]
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Alexandre, Como vai?!

A ideia e os conceitos são bem interessantes, mas o que eu consegui ler (pois aqui não abre videos), parece que a produção de fumaça é pequena. E TALVEZ utilizar destes maquinários em um aeromodelo, pode não surtir tal efeito.

Experiência própria: E-Cigar. Eu usai por um bom período e o que deu para perceber é que a fumaça não é densa como o cigarro de verdade e se dissipa muito rapidamente! Isso para um aero não é legal!


Mas acho que ir na sua ideia do ferro de solda, pode até ser que dê certo... mas lembre-se que onde for instalar a resistência, deve-se tomar cuidado com as peças de alta combustão, como isopor, plásticos (pet), e até LiPo.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Alexandre, o grande problema que sempre derruba as tentativas de fumaça em aeros elétricos é o volume de fumaça gerada e a densidade da mesma, note que todos os dispositivos que você postou (mesmo a máquina de fumaça de danceteria) se estivem instalados em um aero voando a uns 70Km/h o rastro de fumaça ficaria praticamente imperceptível, veja que o automodelo quando pega um pouco mais de velocidade o rastro de fumaça praticamente some.

Eu já fiz máquinas de fumaça à base de glicerina usando base de ferro de passar roupas, tubinho de cobre e bomba d'água de limpador de pára-brisas, na época elas eram usadas em um trio-elétrico que meu finado cunhado tinha, quando o trio ficava parado ia se acumulando uma nuvem de fumaça bem legal ao lado dele (a máquina jogava a fumaça pela tela lateral) mas quando o trio se movimentava (mesmo a baixa velocidade) a fumaça se dispersava imediatamente.

Então é isso, não estou falando que seja impossível, mas o desafio é criar fumaça densa em grande volume, de forma rápida e obviamente agregando o menor peso possível ao aero.

Boa sorte!
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:17e5c171b2="floydbh"]Alexandre, Como vai?!

A ideia e os conceitos são bem interessantes, mas o que eu consegui ler (pois aqui não abre videos), parece que a produção de fumaça é pequena. E TALVEZ utilizar destes maquinários em um aeromodelo, pode não surtir tal efeito.

Experiência própria: E-Cigar. Eu usai por um bom período e o que deu para perceber é que a fumaça não é densa como o cigarro de verdade e se dissipa muito rapidamente! Isso para um aero não é legal!


Mas acho que ir na sua ideia do ferro de solda, pode até ser que dê certo... mas lembre-se que onde for instalar a resistência, deve-se tomar cuidado com as peças de alta combustão, como isopor, plásticos (pet), e até LiPo.[/quote:17e5c171b2]

Opa.. Tudo blz Floyd,

A ideia seria colocar a resistência com a serpentina, dentro de um tanque metal fino e leve (calha). Tipo tanque de reverb de mola em amplificador de guitarra.

A resistência seria presa pelas quinas do tanque por molas, iria "flutuar" dessa forma iria muito pouco aquecimento para o tanque, talvez necessitando uma blindagem térmica de leve. Tornando assim de fácil fixação em aeromodelos de isopor.

[quote:17e5c171b2="Hidden"]Alexandre, o grande problema que sempre derruba as tentativas de fumaça em aeros elétricos é o volume de fumaça gerada e a densidade da mesma, note que todos os dispositivos que você postou (mesmo a máquina de fumaça de danceteria) se estivem instalados em um aero voando a uns 70Km/h o rastro de fumaça ficaria praticamente imperceptível, veja que o automodelo quando pega um pouco mais de velocidade o rastro de fumaça praticamente some.

Eu já fiz máquinas de fumaça à base de glicerina usando base de ferro de passar roupas, tubinho de cobre e bomba d'água de limpador de pára-brisas, na época elas eram usadas em um trio-elétrico que meu finado cunhado tinha, quando o trio ficava parado ia se acumulando uma nuvem de fumaça bem legal ao lado dele (a máquina jogava a fumaça pela tela lateral) mas quando o trio se movimentava (mesmo a baixa velocidade) a fumaça se dispersava imediatamente.

Então é isso, não estou falando que seja impossível, mas o desafio é criar fumaça densa em grande volume, de forma rápida e obviamente agregando o menor peso possível ao aero.

Boa sorte![/quote:17e5c171b2]

Olá Hidden,

Pelo visto você já andou fazendo experimentações na área.

Levando em consideração tudo que disse, realmente tem razão, não estava levando em consideração a velocidade do modelo. Este projeto poderia para ser implantado em um modelo para slowflyer ou indoor.

Um amigo meu trabalha com aluguel de som, vou ver se consigo alguns ml´s de fluido. Vou comprar um tubinho de cobre, enrolar no ferro de solda 30wts, e injetar o fluido com a seringa só para teste.

Colocar em um slowflyer assim ficaria show!

[yt]SO2WZCc0RCU[/yt]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Fluído de máquina de fumaça é glicerina, você compra na farmácia, ela é um líquido de viscosidade um pouco alta, aí a gente dilui ela em água, eu lembro que diluía ela na proporção de 60% de glicerina e 40% de água, acima disso a fumaça começa a ficar bem menos densa.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

^ Obrigado pela dica Hidden,

Assim que comprar o tubo de cobre, vou correr atrás da glicerina na farmácia.

Valeu!
Responder