Montagem CNC hotwire

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Montagem CNC hotwire

Mensagem por doglas263 »

Caros amigos,

Já faz um ano que comprei uma CNC mas só agora estou tendo tempo e espaço para montar.

Trata-se de uma Hot Wire com as seguintes especificações:

Mecânica: Estrutura de Metalon e corrediças telescópicas, barra roscada de 6 mm passo 1.

Motores: Astrosyn 23km-c051-070

Placa: C4

Software: Cenece pro

Alimentação: Fontes de PC modificadas.


Comprei a mecânica comprei pronta do Idogawa juntamente com os motores. A placa c4 e o software comprei originais da cenece.com

Liguei os motores com cabo 22awg 6 vias.

Montei um pc antigo com Windows XP dedicado para máquina, formatei e deixei somente o cenece instalado.

Estou alimentando a placa e os motores com 5V com duas fontes.

Bom esses são os dados. Agora as dúvidas.

Coloquei tudo para funcionar li todo o manual do cenece e até consegui cortar um perfil de asa cujo o arquivo já vem no programa.

Mas hoje fui funcionar a cnc e os motores não estão respondendo bem. Eles até estão rodando mas com qualquer esforço eles travam.

Mexi a tarde inteira, troquei de fonte, reiniciei tudo e o problema persistiu. O que ainda consegui foi aumentar um pouco a tensão de alimentação dos motores com uma fonte ajustável, mas não foi uma melhora que me deixou satisfeito, alguns dos motores continuaram travando.

Alguém pode me dar uma força.?
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Mensagem por doglas263 »

Algumas fotos.
Anexos
montagem dos cabos
montagem dos cabos
2013-05-29 14.32.48.jpg (21.92 KiB) Exibido 9735 vezes
cnc
cnc
2013-05-29 13.51.21.jpg (19.41 KiB) Exibido 9735 vezes
cnc
cnc
2013-05-29 13.52.01.jpg (21.26 KiB) Exibido 9735 vezes
montagem dos cabos
montagem dos cabos
2013-05-29 15.38.59.jpg (17.61 KiB) Exibido 9736 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Mensagem por marcos soares »

ola doglas !
eu ja usei essa mesma configuraçao e nao me dei bem! tive um melhor desempenho com a c4 e motores de 48 passos, ou entao a tb6560 com os motores nema 23.....
talves se voçe alimentalos com uma fonte com maior tensao e menor corrente vai fucionar melhor.... abraços
marcos soares
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Mensagem por doglas263 »

[quote:fe285bbc4c="marcos soares"]ola doglas !
eu ja usei essa mesma configuraçao e nao me dei bem! tive um melhor desempenho com a c4 e motores de 48 passos, ou entao a tb6560 com os motores nema 23.....
talves se voçe alimentalos com uma fonte com maior tensao e menor corrente vai fucionar melhor.... abraços
marcos soares[/quote:fe285bbc4c]

Hoje usei uma fonte de pc ajustável, que uso para cortar as minhas asas, cheguei a colocar 10 V. Melhorou mas não resolveu. Estranho que uns dias atras ela funcionou até bem.
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.


Alimenta os motores com 12 volts, podes usar até 24 dependendo da velocidade usada. Motores de passo trabalham melhor com tensão 10 a 20 vezes a nominal, desde que se mantenha a corrente nominal.

Para cnc corte por fio quente o aconselhado, são motores de 48 passos, placa c4 com configuração semi passo, uso assim nas minhas.

Motores de 200 passos nestas máquinas, só com placas chopper, aconselhadas para um uso mais profissional.


[], motta
[], motta
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Mensagem por doglas263 »

[quote:e2dc2ca1f4="motta"].


Alimenta os motores com 12 volts, podes usar até 24 dependendo da velocidade usada. Motores de passo trabalham melhor com tensão 10 a 20 vezes a nominal, desde que se mantenha a corrente nominal.

Para cnc corte por fio quente o aconselhado, são motores de 48 passos, placa c4 com configuração semi passo, uso assim nas minhas.

Motores de 200 passos nestas máquinas, só com placas chopper, aconselhadas para um uso mais profissional.


[], motta[/quote:e2dc2ca1f4]

Motta vou tentar isso.

Olhando a placa percebi que o oscilador não esta soldado. os pinos estão apenas dobrados.

Não entendi. Devo solda-los?
Anexos
placa c4.jpg
placa c4.jpg (35.51 KiB) Exibido 9674 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Vai ser interessante. Sempre quis acompanhar uma construção de CNC 4 eixos. Quem sabe não começo de novo a minha, desta vez com a c4.
Ser pai é gostoso de mais, experimenta!!!
Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 6:01 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Neoconker »

Acompanhando tambem
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:5685c8a98a="doglas263"][quote:5685c8a98a="motta"].


Alimenta os motores com 12 volts, podes usar até 24 dependendo da velocidade usada. Motores de passo trabalham melhor com tensão 10 a 20 vezes a nominal, desde que se mantenha a corrente nominal.

Para cnc corte por fio quente o aconselhado, são motores de 48 passos, placa c4 com configuração semi passo, uso assim nas minhas.

Motores de 200 passos nestas máquinas, só com placas chopper, aconselhadas para um uso mais profissional.


[], motta[/quote:5685c8a98a]

Motta vou tentar isso.

Olhando a placa percebi que o oscilador não esta soldado. os pinos estão apenas dobrados.

Não entendi. Devo solda-los?[/quote:5685c8a98a]


Se não me engano, o pro não usa oscilador externo, o foam não usa, creio que só o cenece 1.6 usa. Podes soldar.


[], motta
[], motta
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Mensagem por doglas263 »

[quote:974862395b="motta"].


Alimenta os motores com 12 volts, podes usar até 24 dependendo da velocidade usada. Motores de passo trabalham melhor com tensão 10 a 20 vezes a nominal, desde que se mantenha a corrente nominal.

Para cnc corte por fio quente o aconselhado, são motores de 48 passos, placa c4 com configuração semi passo, uso assim nas minhas.

Motores de 200 passos nestas máquinas, só com placas chopper, aconselhadas para um uso mais profissional.


[], motta[/quote:974862395b]

Motta,

Hoje liguei os motores com 12 V, funcionou bem, mas percebi que as resistências que são ligadas nos positivos dos motores (em destaque na foto) começou a sair fumaça. Bom, desliguei a fonte e parei para tentar descobrir o que era. Deduzi que com a umidade da região que moro isso seria normal, mas fiquei com receio de decidi perguntar.
Anexos
SDC10438 - Cópia.JPG
SDC10438 - Cópia.JPG (24.46 KiB) Exibido 9476 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Responder