Ajuda para o primeiro vôo

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Ajuda para o primeiro vôo

Mensagem por Michael Thies »

Bom dia pessoal, antes de mais nada eu peço a todos os moderadores que se eu postei em local inapropriado que me avisem e me indiquem o local correto, não simplesmente apague o tópico pois isso não é legal.

Eu acabei de montar o meu Basic elétrico da samiHobby e tenho algumas perguntas antes do meu primeiro vôo solo.


1 - Eu tentei deixar todas as partes móveis alinhadas (pelo olhômetro) e pré-trimadas;
2 - O CG está alinhado com o bordo de ataque, eu achei que deveria ficar a 1/3 da corda mais pra trás.
3 - Posicionei o aero (sem trem de pouso) sobre a mesa e liguei o motor a 50%, ele comecou a mecher, mas ele começou a dar uma leve "puxada" para esquerda, como se tivesse dando leme. O que seria isso?
4 - Spinner + Hélice (sem prop saver): Ela gira no sentido correto e o seu giro "aperta" , pois eu tenho medo que com ela girando p/ o outro lado ela poderia soltar em vôo. Pergunto, aperto o spinner até "sair água" ou simplesmente até ficar "firme"?
5 - Eu já voei com um treinador glow, já tenho noções de comandos. Mas isso era com um avião "redondinho", tenho medo de como vai ser no meu "teoricamente desregulado"


Configuração:
- Motor E-max 2822
- ESC HK 25/30A
- Hélice não me lembro ao certo, mas acho que é 9x5 ou 10x5
- Rádio Turnigy 9X
- Configuração com leme, profundor e dois servos de ailerons (mixados no ch1 e ch6)



Se tiver algué com experiência e puder me passar umas dicas pré-vôo eu agradeço...
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Bom dia!

O CG não deve ficar alinhado com o bordo de ataque, mas sim a um terço da corda(isso não é regra) a partir do bordo de ataque.

É normal o aeromodelo ter uma tendência para fazer curvas para esquerda é o efeito do torque da hélice.

Não é preciso tirara suco de fruta das peças!

A melhor dica que posso dar: Procure um instrutor ou alguém que possa fazer o primeiro voo para você.

Mesmo tendo voado outros modelos a chance é grande de danificar o avião na decolagem.

Grande Abraço.
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Mensagem por Michael Thies »

[quote:180b5fb6c5="AndersonSP"]O CG não deve ficar alinhado com o bordo de ataque, mas sim a um terço da corda(isso não é regra) a partir do bordo de ataque.[/quote:180b5fb6c5]

O dono da loja me garantiu que com uma LiPo 3s 1300mAh no capô ele teria o CG ideal, mas ficou alinhado com o BA. Ok, vou seguir a orientação de vcs, confio mais.. rsrsrs

[quote:180b5fb6c5="AndersonSP"]É normal o aeromodelo ter uma tendência para fazer curvas para esquerda é o efeito do torque da hélice.[/quote:180b5fb6c5]

Então isso é normal??? Ufa... achei que isso poderia ser problema inerente ao CG deslocado

[quote:180b5fb6c5="AndersonSP"]A melhor dica que posso dar: Procure um instrutor ou alguém que possa fazer o primeiro voo para você.

Mesmo tendo voado outros modelos a chance é grande de danificar o avião na decolagem.[/quote:180b5fb6c5]

Pois é... mas esta possibilidade está praticamente fora de cogitação, pois não conheço nenhum clube/instrutor num raio de 100km.

Já foi de grande ajuda. Mais alguma dica quanto à trimagem/exponencial/end-points?
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Bom Dia !

Quanto a "trimagem" só depois que estiver em voo mesmo!

Tente deixar as superfícies dos comandos alinhadas, no meu caso eu gosto de deixar pouco curso nos comandos mas sem ver o avião ficar opinando é complicado.

Procure um bom local aberto sem casas (Com um bom gramando de preferência) e tente a sorte, sem instrutor sempre é muito mais difícil.

Como você já pilotou outros aviões creio que tem uma pequena noção mas esteja ciente que corre o risco de voltar com ele aos pedaços ou mesmo voltar sem ele!!!

Quando for decolar deixe o modelo subir por algum tempo antes de manobrar.

Grande Abraço e boa sorte!!!
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Mensagem por Michael Thies »

Sim, eu tenho esse temor, acho que faz parte de ser humano... quem não arrisca não conquista, e quem não tem nada não perde nada...

Agora outras duas dúvidas me vieram à mente:

1 - Os servos dos ailerons, quando fixo o braço ele não fica exatamente 90º em relação ao "corpo" dele, fazendo com que o aileron não fique exatamente alinhado com a asa, e como o link é de arame de aço, tenho medo de tentar entortar e quebrar. E se eu mecho na trimagem, eles se movimentam em direções opostas (óbvio) e nunca se encontram exatamente alinhados, lembrando que eu estou usando mix do ch1 e ch6 p/ não usar "Y". QUal é a mehor solução na opinião de vcs?

2 - Alguns servos ficam fazendo uns barulinhos (aquele quando vc mexe bem devagar, como se estivesse "patinando" alguma engrenagem) mesmo quando chegam no fim do curso. Isso é normal?


Abraços !!!
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por educamilo »

[quote:209c67b419="Michael Thies"]Sim, eu tenho esse temor, acho que faz parte de ser humano... quem não arrisca não conquista, e quem não tem nada não perde nada...

Agora outras duas dúvidas me vieram à mente:

1 - Os servos dos ailerons, quando fixo o braço ele não fica exatamente 90º em relação ao "corpo" dele, fazendo com que o aileron não fique exatamente alinhado com a asa, e como o link é de arame de aço, tenho medo de tentar entortar e quebrar. E se eu mecho na trimagem, eles se movimentam em direções opostas (óbvio) e nunca se encontram exatamente alinhados, lembrando que eu estou usando mix do ch1 e ch6 p/ não usar "Y". QUal é a mehor solução na opinião de vcs?

2 - Alguns servos ficam fazendo uns barulinhos (aquele quando vc mexe bem devagar, como se estivesse "patinando" alguma engrenagem) mesmo quando chegam no fim do curso. Isso é normal?


Abraços !!![/quote:209c67b419]

Para fazer o alinhamento das superfícies de comando, você deve soltar o braço do servo, ligar radio e aero, deixar a trimagem em "0", e ai então colocar o braço do servo alinhado a superfície, se você usa 2 servos para os ailerons fica mais fácil fazer o alinhamento.

Se patina, é por que o fim do curso da superfície está mais curto que o fim do curso do servo. Basta regular o tanto de comando, diminuindo para parar de forçar o servo, mas veja se sobrou comando suficiente, tipo uns 35 graus (é muito, mas no começo é melhor sobrar do que faltar, lembre-se de dar pouco comando.

Se o aero tem leme e diedro, tente usar esses dois somente no começo, as curvas com leme e diedro são mais fácies de fazer.

Vou te falar, aprendi sozinho, voar até que não é a parte mais difícil, o triste é voltar com ele pra pouso e conseguir deixar inteiro depois que toca o solo. para isso aprendi com o mini stick de depron sem aileron, algumas quedas que cola quente já colocavam no ar novamente.

é balsa ou depron?
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Mensagem por Michael Thies »

É de depron... Sem diedro. Mas eu não estou exatamente preocupado com o pilotar em si, afinal, como eu comentei acima, eu já voei um treinador glow (redondinho e calibrado) com aileron tmbm sem diedro e não tive problema nenhum, até conseguia pilotar e fazer curvas tranquilamente sem o leme, só no aileron e profundor. Mas isso era com um aero alinhadinho e bem configurado. O meu maior medo está em decolar e saber se ele não vai cair por estar desalinhado ou com CG mal ajustado

Quanto ao servo, como eu falei, parece que o bracinho ou o eixo dele tem uns "cantinhos", fazendo com que ele fique ora faltando um "degrau" ora passando um "degrau". Uso mini-servos 9gr Hextronic azuis.
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

para centralizar o braço dos servos coloca ele o mais no centro possivel e ele vai ficar só um pouquinho fora, daí voce vai no menu subtrim do radio e centraliza de vez
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Mensagem por Michael Thies »

[quote:8fd331f192="gabrielmaia"]para centralizar o braço dos servos coloca ele o mais no centro possivel e ele vai ficar só um pouquinho fora, daí voce vai no menu subtrim do radio e centraliza de vez[/quote:8fd331f192]


Menu subtrim? Confesso que não lembro de ter visto essa opção no menu (iniciante é phoda rsrsrs), vou verificar assim que chegar em casa. Vc não está falando daqueles botõezinhos que estão abaixo/ao lado dos sticks que vc fica empurrando p/ trimar?
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por educamilo »

[quote:d6875998a0="Michael Thies"][quote:d6875998a0="gabrielmaia"]para centralizar o braço dos servos coloca ele o mais no centro possivel e ele vai ficar só um pouquinho fora, daí voce vai no menu subtrim do radio e centraliza de vez[/quote:d6875998a0]


Menu subtrim? Confesso que não lembro de ter visto essa opção no menu (iniciante é phoda rsrsrs), vou verificar assim que chegar em casa. Vc não está falando daqueles botõezinhos que estão abaixo/ao lado dos sticks que vc fica empurrando p/ trimar?[/quote:d6875998a0]

Esse é o trim, o sub-trim é pelo menu, se não achar, olha no manual do radio.

Como o aero não tem diedro a estabilidade do eixo de rolagem vai ser por sua conta, o que é bem difícil principalmente para o pouso, procure usar o leme em conjunto nessa hora. Escolha um dia com pouco vento, por que um vento lateral na decolagem ou no pouso pode ser fatal.
Responder