Ajuda para o primeiro vôo
- Michael Thies
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Ajuda para o primeiro vôo
Bom dia pessoal, antes de mais nada eu peço a todos os moderadores que se eu postei em local inapropriado que me avisem e me indiquem o local correto, não simplesmente apague o tópico pois isso não é legal.
Eu acabei de montar o meu Basic elétrico da samiHobby e tenho algumas perguntas antes do meu primeiro vôo solo.
1 - Eu tentei deixar todas as partes móveis alinhadas (pelo olhômetro) e pré-trimadas;
2 - O CG está alinhado com o bordo de ataque, eu achei que deveria ficar a 1/3 da corda mais pra trás.
3 - Posicionei o aero (sem trem de pouso) sobre a mesa e liguei o motor a 50%, ele comecou a mecher, mas ele começou a dar uma leve "puxada" para esquerda, como se tivesse dando leme. O que seria isso?
4 - Spinner + Hélice (sem prop saver): Ela gira no sentido correto e o seu giro "aperta" , pois eu tenho medo que com ela girando p/ o outro lado ela poderia soltar em vôo. Pergunto, aperto o spinner até "sair água" ou simplesmente até ficar "firme"?
5 - Eu já voei com um treinador glow, já tenho noções de comandos. Mas isso era com um avião "redondinho", tenho medo de como vai ser no meu "teoricamente desregulado"
Configuração:
- Motor E-max 2822
- ESC HK 25/30A
- Hélice não me lembro ao certo, mas acho que é 9x5 ou 10x5
- Rádio Turnigy 9X
- Configuração com leme, profundor e dois servos de ailerons (mixados no ch1 e ch6)
Se tiver algué com experiência e puder me passar umas dicas pré-vôo eu agradeço...
Eu acabei de montar o meu Basic elétrico da samiHobby e tenho algumas perguntas antes do meu primeiro vôo solo.
1 - Eu tentei deixar todas as partes móveis alinhadas (pelo olhômetro) e pré-trimadas;
2 - O CG está alinhado com o bordo de ataque, eu achei que deveria ficar a 1/3 da corda mais pra trás.
3 - Posicionei o aero (sem trem de pouso) sobre a mesa e liguei o motor a 50%, ele comecou a mecher, mas ele começou a dar uma leve "puxada" para esquerda, como se tivesse dando leme. O que seria isso?
4 - Spinner + Hélice (sem prop saver): Ela gira no sentido correto e o seu giro "aperta" , pois eu tenho medo que com ela girando p/ o outro lado ela poderia soltar em vôo. Pergunto, aperto o spinner até "sair água" ou simplesmente até ficar "firme"?
5 - Eu já voei com um treinador glow, já tenho noções de comandos. Mas isso era com um avião "redondinho", tenho medo de como vai ser no meu "teoricamente desregulado"
Configuração:
- Motor E-max 2822
- ESC HK 25/30A
- Hélice não me lembro ao certo, mas acho que é 9x5 ou 10x5
- Rádio Turnigy 9X
- Configuração com leme, profundor e dois servos de ailerons (mixados no ch1 e ch6)
Se tiver algué com experiência e puder me passar umas dicas pré-vôo eu agradeço...
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Bom dia!
O CG não deve ficar alinhado com o bordo de ataque, mas sim a um terço da corda(isso não é regra) a partir do bordo de ataque.
É normal o aeromodelo ter uma tendência para fazer curvas para esquerda é o efeito do torque da hélice.
Não é preciso tirara suco de fruta das peças!
A melhor dica que posso dar: Procure um instrutor ou alguém que possa fazer o primeiro voo para você.
Mesmo tendo voado outros modelos a chance é grande de danificar o avião na decolagem.
Grande Abraço.
O CG não deve ficar alinhado com o bordo de ataque, mas sim a um terço da corda(isso não é regra) a partir do bordo de ataque.
É normal o aeromodelo ter uma tendência para fazer curvas para esquerda é o efeito do torque da hélice.
Não é preciso tirara suco de fruta das peças!
A melhor dica que posso dar: Procure um instrutor ou alguém que possa fazer o primeiro voo para você.
Mesmo tendo voado outros modelos a chance é grande de danificar o avião na decolagem.
Grande Abraço.
- Michael Thies
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[quote:180b5fb6c5="AndersonSP"]O CG não deve ficar alinhado com o bordo de ataque, mas sim a um terço da corda(isso não é regra) a partir do bordo de ataque.[/quote:180b5fb6c5]
O dono da loja me garantiu que com uma LiPo 3s 1300mAh no capô ele teria o CG ideal, mas ficou alinhado com o BA. Ok, vou seguir a orientação de vcs, confio mais.. rsrsrs
[quote:180b5fb6c5="AndersonSP"]É normal o aeromodelo ter uma tendência para fazer curvas para esquerda é o efeito do torque da hélice.[/quote:180b5fb6c5]
Então isso é normal??? Ufa... achei que isso poderia ser problema inerente ao CG deslocado
[quote:180b5fb6c5="AndersonSP"]A melhor dica que posso dar: Procure um instrutor ou alguém que possa fazer o primeiro voo para você.
Mesmo tendo voado outros modelos a chance é grande de danificar o avião na decolagem.[/quote:180b5fb6c5]
Pois é... mas esta possibilidade está praticamente fora de cogitação, pois não conheço nenhum clube/instrutor num raio de 100km.
Já foi de grande ajuda. Mais alguma dica quanto à trimagem/exponencial/end-points?
O dono da loja me garantiu que com uma LiPo 3s 1300mAh no capô ele teria o CG ideal, mas ficou alinhado com o BA. Ok, vou seguir a orientação de vcs, confio mais.. rsrsrs
[quote:180b5fb6c5="AndersonSP"]É normal o aeromodelo ter uma tendência para fazer curvas para esquerda é o efeito do torque da hélice.[/quote:180b5fb6c5]
Então isso é normal??? Ufa... achei que isso poderia ser problema inerente ao CG deslocado
[quote:180b5fb6c5="AndersonSP"]A melhor dica que posso dar: Procure um instrutor ou alguém que possa fazer o primeiro voo para você.
Mesmo tendo voado outros modelos a chance é grande de danificar o avião na decolagem.[/quote:180b5fb6c5]
Pois é... mas esta possibilidade está praticamente fora de cogitação, pois não conheço nenhum clube/instrutor num raio de 100km.
Já foi de grande ajuda. Mais alguma dica quanto à trimagem/exponencial/end-points?
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Bom Dia !
Quanto a "trimagem" só depois que estiver em voo mesmo!
Tente deixar as superfícies dos comandos alinhadas, no meu caso eu gosto de deixar pouco curso nos comandos mas sem ver o avião ficar opinando é complicado.
Procure um bom local aberto sem casas (Com um bom gramando de preferência) e tente a sorte, sem instrutor sempre é muito mais difícil.
Como você já pilotou outros aviões creio que tem uma pequena noção mas esteja ciente que corre o risco de voltar com ele aos pedaços ou mesmo voltar sem ele!!!
Quando for decolar deixe o modelo subir por algum tempo antes de manobrar.
Grande Abraço e boa sorte!!!
Quanto a "trimagem" só depois que estiver em voo mesmo!
Tente deixar as superfícies dos comandos alinhadas, no meu caso eu gosto de deixar pouco curso nos comandos mas sem ver o avião ficar opinando é complicado.
Procure um bom local aberto sem casas (Com um bom gramando de preferência) e tente a sorte, sem instrutor sempre é muito mais difícil.
Como você já pilotou outros aviões creio que tem uma pequena noção mas esteja ciente que corre o risco de voltar com ele aos pedaços ou mesmo voltar sem ele!!!
Quando for decolar deixe o modelo subir por algum tempo antes de manobrar.
Grande Abraço e boa sorte!!!
- Michael Thies
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Sim, eu tenho esse temor, acho que faz parte de ser humano... quem não arrisca não conquista, e quem não tem nada não perde nada...
Agora outras duas dúvidas me vieram à mente:
1 - Os servos dos ailerons, quando fixo o braço ele não fica exatamente 90º em relação ao "corpo" dele, fazendo com que o aileron não fique exatamente alinhado com a asa, e como o link é de arame de aço, tenho medo de tentar entortar e quebrar. E se eu mecho na trimagem, eles se movimentam em direções opostas (óbvio) e nunca se encontram exatamente alinhados, lembrando que eu estou usando mix do ch1 e ch6 p/ não usar "Y". QUal é a mehor solução na opinião de vcs?
2 - Alguns servos ficam fazendo uns barulinhos (aquele quando vc mexe bem devagar, como se estivesse "patinando" alguma engrenagem) mesmo quando chegam no fim do curso. Isso é normal?
Abraços !!!
Agora outras duas dúvidas me vieram à mente:
1 - Os servos dos ailerons, quando fixo o braço ele não fica exatamente 90º em relação ao "corpo" dele, fazendo com que o aileron não fique exatamente alinhado com a asa, e como o link é de arame de aço, tenho medo de tentar entortar e quebrar. E se eu mecho na trimagem, eles se movimentam em direções opostas (óbvio) e nunca se encontram exatamente alinhados, lembrando que eu estou usando mix do ch1 e ch6 p/ não usar "Y". QUal é a mehor solução na opinião de vcs?
2 - Alguns servos ficam fazendo uns barulinhos (aquele quando vc mexe bem devagar, como se estivesse "patinando" alguma engrenagem) mesmo quando chegam no fim do curso. Isso é normal?
Abraços !!!
[quote:209c67b419="Michael Thies"]Sim, eu tenho esse temor, acho que faz parte de ser humano... quem não arrisca não conquista, e quem não tem nada não perde nada...
Agora outras duas dúvidas me vieram à mente:
1 - Os servos dos ailerons, quando fixo o braço ele não fica exatamente 90º em relação ao "corpo" dele, fazendo com que o aileron não fique exatamente alinhado com a asa, e como o link é de arame de aço, tenho medo de tentar entortar e quebrar. E se eu mecho na trimagem, eles se movimentam em direções opostas (óbvio) e nunca se encontram exatamente alinhados, lembrando que eu estou usando mix do ch1 e ch6 p/ não usar "Y". QUal é a mehor solução na opinião de vcs?
2 - Alguns servos ficam fazendo uns barulinhos (aquele quando vc mexe bem devagar, como se estivesse "patinando" alguma engrenagem) mesmo quando chegam no fim do curso. Isso é normal?
Abraços !!![/quote:209c67b419]
Para fazer o alinhamento das superfícies de comando, você deve soltar o braço do servo, ligar radio e aero, deixar a trimagem em "0", e ai então colocar o braço do servo alinhado a superfície, se você usa 2 servos para os ailerons fica mais fácil fazer o alinhamento.
Se patina, é por que o fim do curso da superfície está mais curto que o fim do curso do servo. Basta regular o tanto de comando, diminuindo para parar de forçar o servo, mas veja se sobrou comando suficiente, tipo uns 35 graus (é muito, mas no começo é melhor sobrar do que faltar, lembre-se de dar pouco comando.
Se o aero tem leme e diedro, tente usar esses dois somente no começo, as curvas com leme e diedro são mais fácies de fazer.
Vou te falar, aprendi sozinho, voar até que não é a parte mais difícil, o triste é voltar com ele pra pouso e conseguir deixar inteiro depois que toca o solo. para isso aprendi com o mini stick de depron sem aileron, algumas quedas que cola quente já colocavam no ar novamente.
é balsa ou depron?
Agora outras duas dúvidas me vieram à mente:
1 - Os servos dos ailerons, quando fixo o braço ele não fica exatamente 90º em relação ao "corpo" dele, fazendo com que o aileron não fique exatamente alinhado com a asa, e como o link é de arame de aço, tenho medo de tentar entortar e quebrar. E se eu mecho na trimagem, eles se movimentam em direções opostas (óbvio) e nunca se encontram exatamente alinhados, lembrando que eu estou usando mix do ch1 e ch6 p/ não usar "Y". QUal é a mehor solução na opinião de vcs?
2 - Alguns servos ficam fazendo uns barulinhos (aquele quando vc mexe bem devagar, como se estivesse "patinando" alguma engrenagem) mesmo quando chegam no fim do curso. Isso é normal?
Abraços !!![/quote:209c67b419]
Para fazer o alinhamento das superfícies de comando, você deve soltar o braço do servo, ligar radio e aero, deixar a trimagem em "0", e ai então colocar o braço do servo alinhado a superfície, se você usa 2 servos para os ailerons fica mais fácil fazer o alinhamento.
Se patina, é por que o fim do curso da superfície está mais curto que o fim do curso do servo. Basta regular o tanto de comando, diminuindo para parar de forçar o servo, mas veja se sobrou comando suficiente, tipo uns 35 graus (é muito, mas no começo é melhor sobrar do que faltar, lembre-se de dar pouco comando.
Se o aero tem leme e diedro, tente usar esses dois somente no começo, as curvas com leme e diedro são mais fácies de fazer.
Vou te falar, aprendi sozinho, voar até que não é a parte mais difícil, o triste é voltar com ele pra pouso e conseguir deixar inteiro depois que toca o solo. para isso aprendi com o mini stick de depron sem aileron, algumas quedas que cola quente já colocavam no ar novamente.
é balsa ou depron?
- Michael Thies
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É de depron... Sem diedro. Mas eu não estou exatamente preocupado com o pilotar em si, afinal, como eu comentei acima, eu já voei um treinador glow (redondinho e calibrado) com aileron tmbm sem diedro e não tive problema nenhum, até conseguia pilotar e fazer curvas tranquilamente sem o leme, só no aileron e profundor. Mas isso era com um aero alinhadinho e bem configurado. O meu maior medo está em decolar e saber se ele não vai cair por estar desalinhado ou com CG mal ajustado
Quanto ao servo, como eu falei, parece que o bracinho ou o eixo dele tem uns "cantinhos", fazendo com que ele fique ora faltando um "degrau" ora passando um "degrau". Uso mini-servos 9gr Hextronic azuis.
Quanto ao servo, como eu falei, parece que o bracinho ou o eixo dele tem uns "cantinhos", fazendo com que ele fique ora faltando um "degrau" ora passando um "degrau". Uso mini-servos 9gr Hextronic azuis.
- gabrielmaia
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- Michael Thies
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[quote:8fd331f192="gabrielmaia"]para centralizar o braço dos servos coloca ele o mais no centro possivel e ele vai ficar só um pouquinho fora, daí voce vai no menu subtrim do radio e centraliza de vez[/quote:8fd331f192]
Menu subtrim? Confesso que não lembro de ter visto essa opção no menu (iniciante é phoda rsrsrs), vou verificar assim que chegar em casa. Vc não está falando daqueles botõezinhos que estão abaixo/ao lado dos sticks que vc fica empurrando p/ trimar?
Menu subtrim? Confesso que não lembro de ter visto essa opção no menu (iniciante é phoda rsrsrs), vou verificar assim que chegar em casa. Vc não está falando daqueles botõezinhos que estão abaixo/ao lado dos sticks que vc fica empurrando p/ trimar?
[quote:d6875998a0="Michael Thies"][quote:d6875998a0="gabrielmaia"]para centralizar o braço dos servos coloca ele o mais no centro possivel e ele vai ficar só um pouquinho fora, daí voce vai no menu subtrim do radio e centraliza de vez[/quote:d6875998a0]
Menu subtrim? Confesso que não lembro de ter visto essa opção no menu (iniciante é phoda rsrsrs), vou verificar assim que chegar em casa. Vc não está falando daqueles botõezinhos que estão abaixo/ao lado dos sticks que vc fica empurrando p/ trimar?[/quote:d6875998a0]
Esse é o trim, o sub-trim é pelo menu, se não achar, olha no manual do radio.
Como o aero não tem diedro a estabilidade do eixo de rolagem vai ser por sua conta, o que é bem difícil principalmente para o pouso, procure usar o leme em conjunto nessa hora. Escolha um dia com pouco vento, por que um vento lateral na decolagem ou no pouso pode ser fatal.
Menu subtrim? Confesso que não lembro de ter visto essa opção no menu (iniciante é phoda rsrsrs), vou verificar assim que chegar em casa. Vc não está falando daqueles botõezinhos que estão abaixo/ao lado dos sticks que vc fica empurrando p/ trimar?[/quote:d6875998a0]
Esse é o trim, o sub-trim é pelo menu, se não achar, olha no manual do radio.
Como o aero não tem diedro a estabilidade do eixo de rolagem vai ser por sua conta, o que é bem difícil principalmente para o pouso, procure usar o leme em conjunto nessa hora. Escolha um dia com pouco vento, por que um vento lateral na decolagem ou no pouso pode ser fatal.