Já posso ser instrutor?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Aherisson
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Seg Dez 24, 2012 8:13 am
Localização: Várzea Alegre - Ceará
Contato:

Já posso ser instrutor?

Mensagem por Aherisson »

Olá comts.. Eu sou aeromodelista há 11 meses e queria saber se já posso ser instrutor. Atenção, leia todo o tópico. Eu sou um dos únicos na minha cidade e há algumas pessoas querendo iniciar no hobbye, e se eu não ajudar, eles vão começar do mesmo modo que eu: Na tora, sem instrutor, sem NADA, só eu e deus!
Eu sou muitíssimo dedicado ao aeromodelismo, é tanto que meu maior sonho é servir à força aérea brasileira. Ou seja, estou sempre buscando mais e mais conhecimento. Sou eu quem faço as "revisões" nos meus modelos, concerto, monto, desmonto, quebro, emendo novamente, ou seja, na parte de manutenção e como funciona cada coisinha eu sei e sou confiante de que não erro nessa parte, pois meu pai é mecânico e meche um pouco com eletrônica e me ensinou a fazer muuuita coisa em eletrônica e mecânica.
Meu irmão está no 7° semestre de Física (Obs.: Não é Educação Física, é física) e me ensinou como funciona a aerodinamica de um avião e transmissão de dados do receptor para o rádio, ou seja, nessa parte eu tbm não tenho dificuldades em repassar meus conhecimentos. E já na parte da prática de vôo, como eu sou alucinado, apaixonado por aviões, um dia sim e outro não eu faço um vôo de 10 a 20 minutos, claro que eu falho alguns dias, assim também como no mes de agosto voei quase todo dia. Ou seja, já tenho muita prática e 30 minutos/ 1 hora de simulador por dia. Isso desde 5 meses de aeromodelismo, que foi quando eu realmente me apaixonei pelo hobbye!
A pergunta é: Eu posso dar instruções de vôo para meus amigos que querem começar? O que eu preciso saber pra dar instruções de vôo?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... sabe pousar e usar leme?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... se souber isso já sabe mais do que 98% desse povo aqui, assim tu pode ser instrutor até da Força Aérea.

:roll:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
caveira2110
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 8:09 pm
Localização: Piracicaba-SP-41

Mensagem por caveira2110 »

[quote:cec5fd9952="Marco Antonio"]... se souber isso já sabe mais do que 98% desse povo aqui, assim tu pode ser instrutor até da Força Aérea.

:roll:[/quote:cec5fd9952]

KKKKKKK...brincadeiras á parte,se você já pousa e decola sem desastres e tem algum conhecimento que possa ajudar ao próximo,vá em frente,só tome cuidado para não ser responsabilizado por algum acidente que venha à acontencer,pois o instrutor é responsável pelo o aluno.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Amigo, tendo bom senso e principalmente prezando pela segurança, se esforce ao máximo para repassar tudo corretamente a seus alunos e vai fundo, você terá alunos que escutarão com atenção a tudo o que você disser e se esforçarão para seguir as recomendações, mas também haverão os que não vão nem escutar a parte teórica e já querem sair pilotando de qualquer forma, mas isso é assim em qualquer área...

Boa sorte!!
Aherisson
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Seg Dez 24, 2012 8:13 am
Localização: Várzea Alegre - Ceará
Contato:

Mensagem por Aherisson »

Sim, sei pousar muito bem, é tanto que nem lembro a últime vez que apertei os parafusos do trem de pouso (Sem querer me exautar, jamais) já pousei até de dorso, uma vez, kkk. Sei usar leme, embora dificilmente eu uso. Meu pai até reclama pelo motivo de eu não querer voar perto de lugares muito povoados. E o único acidente meu envolvendo seres vivos foii na vez que foi pousar À noite e um cavalo atravessou na frete, mas o motor tava desligado e não o machucou.
Obrigado pelas resposta. Mais outra pergunta: Quais são os passos que u devo percorrer para ensinar de uma forma correta? Devo começar com a parte elétrica, ensinando-o a usar os dispositivos e a recuperar um modelo lenhado, devo começar pelo simulador ensinando a teoria de vôo e aerodinamica ou começar pela parte prática (Mostrando-o como é o hobbye) ?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:6140963c54="Aherisson"]Sim, sei pousar muito bem, é tanto que nem lembro a últime vez que apertei os parafusos do trem de pouso (Sem querer me exautar, jamais) já pousei até de dorso, uma vez, kkk. Sei usar leme, embora dificilmente eu uso. Meu pai até reclama pelo motivo de eu não querer voar perto de lugares muito povoados. E o único acidente meu envolvendo seres vivos foii na vez que foi pousar À noite e um cavalo atravessou na frete, mas o motor tava desligado e não o machucou.
Obrigado pelas resposta. Mais outra pergunta: Quais são os passos que u devo percorrer para ensinar de uma forma correta? Devo começar com a parte elétrica, ensinando-o a usar os dispositivos e a recuperar um modelo lenhado, devo começar pelo simulador ensinando a teoria de vôo e aerodinamica ou começar pela parte prática (Mostrando-o como é o hobbye) ?[/quote:6140963c54]

:shock:

Esse cara existe?

Parabéns!

Depois com tempo te mando mensagem.. abraço.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:77ba75f95e="Marco Antonio"][quote:77ba75f95e="Aherisson"]Sim, sei pousar muito bem, é tanto que nem lembro a últime vez que apertei os parafusos do trem de pouso (Sem querer me exautar, jamais) já pousei até de dorso, uma vez, kkk.[b:77ba75f95e] Sei usar leme,[/b:77ba75f95e] embora [b:77ba75f95e]dificilmente eu uso[/b:77ba75f95e]. Meu pai até reclama pelo motivo de eu não querer voar perto de lugares muito povoados. E o único acidente meu envolvendo seres vivos foii na vez que foi pousar À noite e um cavalo atravessou na frete, mas o motor tava desligado e não o machucou.
Obrigado pelas resposta. Mais outra pergunta: Quais são os passos que u devo percorrer para ensinar de uma forma correta? Devo começar com a parte elétrica, ensinando-o a usar os dispositivos e a recuperar um modelo lenhado, devo começar pelo simulador ensinando a teoria de vôo e aerodinamica ou começar pela parte prática (Mostrando-o como é o hobbye) ?[/quote:77ba75f95e]

:shock:

Esse cara existe?

Parabéns!

Depois com tempo te mando mensagem.. abraço.[/quote:77ba75f95e]




Amigo, pelas palavras que estão grifadas, não estas preparado para ser um instrutor, pode ser um auxiliar, leme é principal comando, é o último que estola, quem usa somente aileron e profundor para executar uma curva, tem muito o que aprender.

No meu conceito de comandos, o aileron é estabilizador horizontal, profundor estabilizador vertical, leme direcional, qual o comando para direcionarmos o modelo? Leme, o aileron e profundor estabilizam a curva. Aprenda a ser um piloto de 4 comandos, a partir deste ponto comece a pensar em ser instrutor.


[], motta

(as nossas verdades vão até o limite do nosso conhecimento) acmotta
adilsonfol
membro
Mensagens: 229
Registrado em: Seg Set 28, 2009 9:40 am
Localização: jundiai

Mensagem por adilsonfol »

é maior de idade para responder cível e criminalmente por seus atos?
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:f28eb7a144="Aherisson"]Sim, sei pousar muito bem, é tanto que nem lembro a últime vez que apertei os parafusos do trem de pouso ?[/quote:f28eb7a144]

o Primeiro passo é tentar fazer com que os alunos sejam conscientes de que aeromodelo pode ferir ou até mesmo matar alguém.
Se você conseguir criar no pessoal uma cultura de que a segurança está em primeiro lugar, já fez muita coisa.
Em seguida comece a mostrar a parte legal, veja as regras de segurança no site da COBRA e passe para o pessoal, leia a portaria que regula a atividade de aeromodelismo, depois inicie a parte teórica do voo, inclusive como usar o leme :D :D
Edson
Responder