Sistema de Análise para Aeromodelos!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Renan Willian Paiva
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Mai 04, 2013 9:56 pm
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Renan Willian Paiva »

[quote:327a547484="platinado93"]Cl e Cd não são constantes do perfil? E como você coletaria a sustentação e arrasto? A partir de que tipo de sensores?
Obrigado.[/quote:327a547484]

Sim, são constantes. Bom, como CL é dado por L/0.5*p*V²*A nos temos dados de sensores como velocidade (V²), p = densidade do fluido já pré-estabelecida, A = Superfície da asa (preenchimento de um campo com as caracteristicas do aeromodelo) e posteriormente um calculo do Lift (L = Cl*(p/2)*S*V² ). Uma equação puxando a outra com alguns dados básicos fixos e outros recebidos de sensores.Agora, no Caso de Cl/Cd seria: A que momento o aeromodelo alcançou o Cl x, ou o Cd y. Os sensores serão(Estimativa) : Tubo de Pitot MPXV7002DP, Sensor Barométrico, acelerômetro, temperatura e alguns outros que serão estudados, pois esse projeto entrou em revisão.Entendido? Grato!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Agora uma pergunta;
Para que tamanho de aeromodelo você está projetando tudo isso?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Renan Willian Paiva
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Mai 04, 2013 9:56 pm
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Renan Willian Paiva »

[quote:d659cdf748="LaercioLMB"]Agora uma pergunta;
Para que tamanho de aeromodelo você está projetando tudo isso?[/quote:d659cdf748]

Ah isso já parte para quem vai usar. Espero VANTS/Aeromodelos de médio a Grande porte pelo tamanho do módulo e a possibilidade de transportar o mesmo.Só o arduino em si possui 10 cm de comprimento por 5 de largura. A Altura (Com shield) vai girar em torno de 4 cm, precisando de +- 200cm³ para o kit. Sem contar os sensores espalhados pelo aeromodelo, mas isso é pequeno. Um sensor de temperatura que tenho aqui (LM35) tem 2 cm de comprimento por 0.5 cm de largura, já é dificil encontrar ele na minha caixa de componentes rsrs. Em questão de peso, só Arduino + Shield + Xbee (Ainda será revisado) gira em torno de 78 g!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Exatamente o que pensei, aeromodelos acima de 1500 mm de envergadura, mas o ideal seria aeromodelos acima de 1900 mm de envergadura devido a carga alar ser mais tolerável a acessórios extras.
Novamente, se for para o seu uso, está de parabéns, mas se for para o uso comercial, terá que rever muita coisa, já que a maioria dos aeromodelos vendidos são inferiores a 1500 mm de envergadura e a maioria gira em torno de 1100 mm de envergadura, o que limita muito o uso de acessórios devido a carga alar se tornar mais crítica.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Renan Willian Paiva
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Mai 04, 2013 9:56 pm
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Renan Willian Paiva »

[quote:bd7ebefc47="LaercioLMB"]Exatamente o que pensei, aeromodelos acima de 1500 mm de envergadura, mas o ideal seria aeromodelos acima de 1900 mm de envergadura devido a carga alar ser mais tolerável a acessórios extras.
Novamente, se for para o seu uso, está de parabéns, mas se for para o uso comercial, terá que rever muita coisa, já que a maioria dos aeromodelos vendidos são inferiores a 1500 mm de envergadura e a maioria gira em torno de 1100 mm de envergadura, o que limita muito o uso de acessórios devido a carga alar se tornar mais crítica.[/quote:bd7ebefc47]

Ah sim, mas como eu já falei, é um TCC == sem fins comerciais! haha
mas muito obrigado pelo apoio! Se ficar bom, quem sabe umas modificações. Tem o Arduino Uno, que é metade do Arduino Mega e suporta a mesma coisa, assim poderá ser colocado em aeromodelos menores!mas muito obrigado pelo apoio, novamente rsrs
Avatar do usuário
espiriqtyberto
membro
Mensagens: 266
Registrado em: Qua Set 19, 2007 10:41 pm
Localização: São Paulo , SP

Mensagem por espiriqtyberto »

Putz....isso me lembra o meu TCC.

Não sei se tenho uma opinião errada sobre TCC, mais vejo que, se continuar assim o Brasil nunca terá bons profissionais (claro sempre tem algumas exceções).

Da Faculdade você sai com uma pilha de teorias, que não sabe nem como conectá-las entre si. E o TCC deveria ser para se colocar em pratica as teorias e ver o que você realmente vai usar. Mas ai que começa a complicar, a grande maioria dos professores só querem algo fácil para corrigir e pronto.

Me lembro de ter algumas ideias de tema para o TCC (como um estudos nos processadores com uso da luz - computação quântica, segundo o professor), e o professor falar que era multo complexo, e me ironizar na frente da sala. Algumas outras ideias, que ele falava que não era nada de novo, que já existia, e bla bla bla.....no final o que ele aceitou foi desenvolver um programinha em JAVA para o controle de notas, faltas, etc, para uma escolinha infantil.

TCC, não passa de um Artigo, então acho que por mais que a ideia seja absurda, ou que não tem muita probabilidade de dar certo, custo, tempo, conhecimento, etc etc...acho sim que deveria ser incentivada, DESDE que no TCC esteja escrito, qual o caminho percorrido, o que deu errado, e qual os possíveis outros caminhos que poderiam ser tomados para evitar os erros.

Mas, ai daria trabalho para corrigir né, quem sabe os professores nem conhecimento na área tenha não é?...mais fácil corrigir o mais do mesmo.

É o que acontece aqui nesse tópico, o pessoal que tem conhecimento na área, desanimando o amigo ai, até que ele desista do tema.

Acho sim que deveria opinar e dizer que não vai dar certo, mais poderia dizer também, para ele fazer, vai que no meio do caminho ele tenha uma ideia para corrigir o erro, contornar o possível problema, ou não.

Afinal quem um dia dizia que a Terra era redonda, era chamado de louco.
Renan Willian Paiva
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Mai 04, 2013 9:56 pm
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Renan Willian Paiva »

[quote:561cb8e1f8="espiriqtyberto"]Putz....isso me lembra o meu TCC.

Não sei se tenho uma opinião errada sobre TCC, mais vejo que, se continuar assim o Brasil nunca terá bons profissionais (claro sempre tem algumas exceções).

Da Faculdade você sai com uma pilha de teorias, que não sabe nem como conectá-las entre si. E o TCC deveria ser para se colocar em pratica as teorias e ver o que você realmente vai usar. Mas ai que começa a complicar, a grande maioria dos professores só querem algo fácil para corrigir e pronto.

Me lembro de ter algumas ideias de tema para o TCC (como um estudos nos processadores com uso da luz - computação quântica, segundo o professor), e o professor falar que era multo complexo, e me ironizar na frente da sala. Algumas outras ideias, que ele falava que não era nada de novo, que já existia, e bla bla bla.....no final o que ele aceitou foi desenvolver um programinha em JAVA para o controle de notas, faltas, etc, para uma escolinha infantil.

TCC, não passa de um Artigo, então acho que por mais que a ideia seja absurda, ou que não tem muita probabilidade de dar certo, custo, tempo, conhecimento, etc etc...acho sim que deveria ser incentivada, DESDE que no TCC esteja escrito, qual o caminho percorrido, o que deu errado, e qual os possíveis outros caminhos que poderiam ser tomados para evitar os erros.

Mas, ai daria trabalho para corrigir né, quem sabe os professores nem conhecimento na área tenha não é?...mais fácil corrigir o mais do mesmo.

É o que acontece aqui nesse tópico, o pessoal que tem conhecimento na área, desanimando o amigo ai, até que ele desista do tema.

Acho sim que deveria opinar e dizer que não vai dar certo, mais poderia dizer também, para ele fazer, vai que no meio do caminho ele tenha uma ideia para corrigir o erro, contornar o possível problema, ou não.

Afinal quem um dia dizia que a Terra era redonda, era chamado de louco.[/quote:561cb8e1f8]

EXATAMENTE, estamos aqui nós, eu fazendo um TCC e vc que já passou por isso. Criticas são bem vindas? Mas é claro! Tudo para nortear o projeto. Fiquei mal por ver alguns (não todos em!) me desanimando. Ta certo que eu não sei tudo, e preciso estudar muito, mas peguem leve! Vcs já foram do meu nível.E sim, o incentivo de projetos no Brasil é ridículo.
Avatar do usuário
platinado93
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 5:17 pm
Localização: Manaus, AM

Mensagem por platinado93 »

Entendi, Renan.
Tenho curiosidade quanto a isso pois penso em fazer algo relacionado a aviação no meu tcc de engenharia elétrica que deve ser feito ano que vem. Pensei em fazer justamente essa coleta de dados e transmissão em tempo real numa tela, mas já existem os sistemas osd usados em fpv. Acredito que para tcc é uma ideia que permite bastante aplicação das teorias estudadas por englobar várias matérias.
Uma outra ideia que estou amadurecendo é um sistema de estabilização de vôo, que também já existe para aeromodelismo.
Qualquer novidade, poste por aqui.
Obrigado.
Renan Willian Paiva
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Mai 04, 2013 9:56 pm
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Renan Willian Paiva »

[quote:4cb9a4ce35="platinado93"]Entendi, Renan.
Tenho curiosidade quanto a isso pois penso em fazer algo relacionado a aviação no meu tcc de engenharia elétrica que deve ser feito ano que vem. Pensei em fazer justamente essa coleta de dados e transmissão em tempo real numa tela, mas já existem os sistemas osd usados em fpv. Acredito que para tcc é uma ideia que permite bastante aplicação das teorias estudadas por englobar várias matérias.
Uma outra ideia que estou amadurecendo é um sistema de estabilização de vôo, que também já existe para aeromodelismo.
Qualquer novidade, poste por aqui.
Obrigado.[/quote:4cb9a4ce35]

Pode deixar amigo! MUITO obrigado pelo suporte! Vamos nos falando rsrs
Avatar do usuário
esgrijo
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Qua Set 14, 2011 1:15 pm

Mensagem por esgrijo »

Tenho uns projetinhos para aeromodelismo com arduino/netduirno andando a passos de tartaruga, somente para hobby mesmo... uma coisa muito, mas muito interessante que achei foram esses módulos programáveis vendidos na hobbyking, eles utilizam como base o arduino:

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__27096__OrangeRx_Open_LRS_433MHz_9Ch_Receiver.html[/url]

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__43852__OrangeRX_Open_LRS_433MHz_Transmitter_1W_JR_Compatible_.html[/url]

Não sei se seu intuito neste tcc é desenvolver um shield, mas se não for e se você quiser implementar tudo neste modulo economiza o espaço da placa.
Responder