Responsabilidade no que se escreve e opiniões tecnicas

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Responsabilidade no que se escreve e opiniões tecnicas

Mensagempor Marco Antonio » 22 Nov 2013 12:17

Estive conversando com a moderação sobre um fato que tem ocorrido e não é de hoje aqui. A responsabilidade de quem aconselha e dá sua opinião sobre coisas técnicas, sobre procedimentos e aconselhamentos que podem ocasionar um acidente. A gota d'água foi uma pessoa sem o minimo conhecimento sobre a área afirmar que a tensão de carga de uma lipo pode ser maior, muito maior que a tensão observada pelo fabricante.
Eu tenho por principio calar a boca se não conheço algo... é muita responsabilidade eu dizer alguma coisa e a pessoa que está do outro lado com nenhum conhecimento acredita estar fazendo a coisa certa e segura. Se algo der errado quem será o responsável??? O fórum e seus administradores.
Outro aqui disse que: "Tenho um pouco de conhecimento de eletrônica" Ai o cara inverte a polaridade da bateria e manda pra um técnico.... então conhece o que??????????????
Na boa... não sabe ou ouviu dizer guarde pra si, sua opinião não vai ajudar em nada se o seu conhecimento se baseia em "ouvi falar", "me disseram", "acho que". Até que alguma coisa mais grave aconteça e meus amigos sejam responsabilizados... ai falar eu avisei, eu disse pra mim vai ser muito difícil. Quando resolvo que tenho uma pessoa como amigo sofro suas perdas e fico feliz com sua alegria. Felizmente todos eles são pessoas intruidas e cultas e entendem quando alerto para algo assim.
Um pouco de responsabilidade... nunca instrua alguém a fazer algo perigoso, mesmo que você faça e de certo, você nunca vai saber quem que condições e que procedimentos vão ser adotados e será sua responsabilidade o que possa acontecer!!!! Na duvida diga não faça!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Camacho
membro

Mensagempor Camacho » 22 Nov 2013 12:39

falar o que... você está certo!
só dá pra falar isso.
aliás tem um monte de injenheiru que solta cada perola...
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D

zura
membro

Mensagempor zura » 22 Nov 2013 14:23

O problema é que aqui o que mais aparece é gente querendo que alguem justifique a caca que ele fez.

Ex: o cara pergunta: Coloquei 10 baterias para carregar em paralelo e saiu fumaça de tudo, não entendo que pode ter acontecido?

Aparecem 100 falando que ele fez caca, mas o cara só presta atenção naquele que responde que a culpa é de quem vendeu o carregador para ele.

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 22 Nov 2013 14:33

... Isso é normal no mundo inteiro.

O fato é: Limite-se a responder aquilo que sabe por conhecimento, por experiencia, por convicção!!! E mesmo que tenha isso tudo se o aconselhamento tiver a possibilidade de causar algum dano responda não sei ou não faça!

O cara vai dizer que tem direito a dar opinião.... opinião se dá em roupa, em cor, em fato politico ou religioso. [b:e0d518d395]Coisa técnica ou é ou não é!!![/b:e0d518d395]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Edson Carvalho
membro

Mensagempor Edson Carvalho » 22 Nov 2013 15:09

FALOU TUDO.

Parabéns Marco Antonio.

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 22 Nov 2013 15:38

Gostei de ler isso.

Talvez haja a necessidade desse tópico se tornar fixo.

Para ser lembrado constantemente.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

Douglas Lenz
membro
Contato:

Mensagempor Douglas Lenz » 22 Nov 2013 17:03

Ponderação muito coerente.

Leva a pensar em outras coisas. Acho que podemos discutir isso e melhorar em muito esta 'ajuda técnica" que é dada aqui no fórum.

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 22 Nov 2013 17:10

... infelizmente só vai ajudar com banimento, punição e bronca. Ou acha mesmo que de hoje em diante quem olhar o que eu escrevi vai pensar, refletir e não continuar a dar palpite sem saber o que fala????

:roll:

alissongc2000
membro
Contato:

Mensagempor alissongc2000 » 22 Nov 2013 18:02

Acredito que os caras que estes caras ai nem vão ler este tópico..

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 22 Nov 2013 18:09

[quote:d98ba5fa74="alissongc2000"]Acredito que os caras que estes caras ai nem vão ler este tópico..[/quote:d98ba5fa74]

Infelizmente isso é verdade, esses noobs lerão uma parte e passarão a ignorar isso, pois o palpite sem noção deles para eles está correto e pronto.
Pode ver que nenhum deles se defende aqui e tenta justificar as barbáries que tentam ensinar, pois sabem que na realidade, eles não sabem nada mesmo e juram que sabem.
Outra coisa que sou contra aqui, é o pessoal criticando quem abre um tópico antigo para fazer uma pergunta relacionada ao assunto do tópico, pois se já existem as perguntas e algumas respostas, para que abrir um novo tópico só para dar continuidade a um assunto que já foi iniciado?
Não adianta a gente dizer que basta pesquisar que está tudo escrito aqui, se a gente mesmo criticar quem tentar ler e perguntar algo que surgiu uma dúvida onde ele estava lendo, isso faz com que novos tópicos com o mesmo assunto não sejam mais abertos sem necessidade, além de trazer à tona muita coisa útil.
A tecnologia mudou nos rádios e receptores e alguns motores, mas no restante todo das construções de um aeromodelo, continua tudo como a 50 anos atrás, ou seja, um servo ligado a uma superfície de comando por um pushrod, um horn e um braço de comando.
Trens de pouso ainda são os mesmos, como escolher um motor elétrico, mesmo com muitas novidades em motores, os princípios ainda são os mesmos e por aí vai.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

benites
Equipe E-voo.com

Mensagempor benites » 22 Nov 2013 18:52

Muito bom Marco Antônio...vou deixar como fixo ....
Vamos ver se o pessoal cria juízo....

Mac2
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Mac2 » 22 Nov 2013 20:30

Muito bom Marco.

Isso serve para tudo nessa vida. Quem fala demais sempre acaba entrando em roubada.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001

ferrabra
membro

Mensagempor ferrabra » 22 Nov 2013 20:53

Mas tem gente que dá a opinião realmente acreditando que está certo. Cabe a quem sabe dar a opinião e convencer que o cara está errado.
Forum é assim mesmo.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 22 Nov 2013 20:58

[quote:6edc86d43b="ferrabra"]Mas tem gente que dá a opinião realmente acreditando que está certo. Cabe a quem sabe dar a opinião e convencer que o cara está errado.
Forum é assim mesmo.[/quote:6edc86d43b]

Concordo com você, mas por mais que alguns tentem dizer que ele não está totalmente correto no que diz, não há Cristo que mude a opinião dele e alega que todos tem o direito de ter suas opiniões.
Se fosse divergência de ideias somente entre duas pessoas, vá lá que a opinião dele fosse válida, mas na maioria das vezes são vários tentando por na cabeça dele que está errado e que o que ele tenta ensinar, está errado e nem assim ele muda de ideia e insiste em afirmar que a opinião dele está correta também.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 22 Nov 2013 22:38

[quote:23d6ce1aad="ferrabra"]Mas tem gente que dá a opinião realmente acreditando que está certo. Cabe a quem sabe dar a opinião e convencer que o cara está errado.
Forum é assim mesmo.[/quote:23d6ce1aad]

Se essa pessoa fictícia tem embasamento técnico, trabalha na área ou tem isso como hobby mas de forma técnica então não é uma opinião, é um ponto de vista técnico.

... opinião se dá em cor de roupa, comida, politica e religião!

E isso não está aberto a discussão!!

Complementando...

Em 99% desses casos o que se vê é um curioso, teimoso, sem qualificação técnica nenhuma que diz um devaneio e insiste que está certo. Geralmente senão sempre fala voltagem e amperagem.

biribico
membro

Mensagempor biribico » 22 Nov 2013 23:57

Bom senso e responsabilidade é a única coisa que pode ser pedido assim como o Marco Antonio está fazendo.
Crias regras e punições para a turma que fala sem saber é impossível.

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 23 Nov 2013 00:11

Montei meu primeiro rádio aos 12 anos, li e continuo lendo tudo que existe a respeito e tenho consciência que não sei tudo. O cara lê umas coisinhas na net, copia alguns circuitos... nem sabe polarizar um transistor, não consegue identificar porta lógica, não entende como funciona um diodo, nunca ouviu falar de portadores de carga e diz: "sei alguma coisa de eletrônica"
[b:62983a0594]Desculpa mas não sabe nada!!!! [/b:62983a0594]
Cada pessoa tem um uma habilidade ou um grupo delas mas pra alcançar um ponto onde ele deixa de aprender e passa a ensinar é preciso ralar muito! Isso não é nenhum "poder" especial, nem te faz melhor mas quando o que você diz ou escreve pode causar dano a terceiro...
Alguém aqui, sinceramente.... um caso hipotético: Tem uma doença e tem um médico e um curioso.
Vai dar ouvidos a quem???? Um estudou pra caramba, fez residencia, participa de congresso, é responsável no que diz e sabe as consequências do que acontece quando fala algo errado. O outro é um palpiteiro com conhecimento baseado na net, quando muito!

ferrabra
membro

Mensagempor ferrabra » 23 Nov 2013 07:42

Concordo que o pior cego é o que não quer ver. Mas mesmo o conhecimento técnico não nos permite dar opiniões definitivas, principalmente, porque não dispomos de laboratórios para fazer medidas e testar todos os casos apresentados por aqui. Quando as pessoas apresentam uma dúvida, sugerimos algumas soluções sem termos acesso ao equipamento, nem mesmo um vídeo para termos uma melhor ideia e tirar conclusões mais acertadas.
O debate muitas vezes permite que vejamos outros ângulos de um problema. Como diria um professor meu, a inteligência é vetorial e a burrice é escalar. Não adianta colocarmos vários gênios trabalhando em sentidos opostos, é preciso que trabalhem juntos. Os burros, por outro lado, podemos amontoá-los que nada sairá certo! hehe!

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 23 Nov 2013 07:52

Eu não coloco em questão quando alguém com conhecimento expõe sua opinião com propriedade, isso se mostra logo nas primeiras linhas.
Mas veja em que pé estamos.
Havia um Físico que não sabia o que era corda, afirmou que corda nem era mais usada na matemática. O Senodá da Fisica.
Houve um Engenheiro que não sabia diferenciar carga(demanda) em uma bateria com carga de um carregador.
Um leigo dizer voltagem eu até entendo... mas um Engenheiro?? É uma afronta!!! Ele nunca estudou fonte de [b:c719552e27]tensão [/b:c719552e27] e fonte de [b:c719552e27]corrente[/b:c719552e27]????

É isso que tem que acabar, e vai!

Mas o ponto central é: Pergunte a si mesmo se você tem a qualificação necessária!!! Se a soberba dizer que sim e uma dezena mostrar que não vence o maior número. Nosso hobby mexe com coisas perigosas e não ter responsabilidade no que diz é coisa séria.

roddrigo
membro
Contato:

Re: Responsabilidade no que se escreve e opiniões tecnicas

Mensagempor roddrigo » 23 Nov 2013 12:10

[quote:57e89a60af="Marco Antonio"] Se algo der errado quem será o responsável??? O fórum e seus administradores.[/quote:57e89a60af]

Não sou advogado, mas acredito que sua afirmação não tem amparo legal. O fórum é aberto e nele as pessoas expressam sua opinião, funcionando como mero canal para que essa troca de ideias ocorra, sendo assim os administradores não podem ser responsabilizados pelo conteúdo aqui postado. Eu entendo e concordo com o conteúdo geral da mensagem entretanto acredito que exista um exagero nessa sua abordagem.

Seria o caso, se essa realmente for uma preocupação dos administradores, de consultar um advogado e incluir uma cláusula no termo inicial de adesão ao forum. Isso é muito simples. Mas a possibilidade de acontecer alguma coisa errada que possa resultar em crime e que esse ilícito venha ser imputado ao forum e seus administradores, vamos concordar, é remotíssima!

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 23 Nov 2013 12:24

[quote:04a1a320f7="roddrigo"][quote:04a1a320f7="Marco Antonio"] Se algo der errado quem será o responsável??? O fórum e seus administradores.[/quote:04a1a320f7]

Não sou advogado, mas acredito que sua afirmação não tem amparo legal. O fórum é aberto e nele as pessoas expressam sua opinião, funcionando como mero canal para que essa troca de ideias ocorra, sendo assim os administradores não podem ser responsabilizados pelo conteúdo aqui postado. Eu entendo e concordo com o conteúdo geral da mensagem entretanto acredito que exista um exagero nessa sua abordagem.

Seria o caso, se essa realmente for uma preocupação dos administradores, de consultar um advogado e incluir uma cláusula no termo inicial de adesão ao forum. Isso é muito simples. Mas a possibilidade de acontecer alguma coisa errada que possa resultar em crime e que esse ilícito venha ser imputado ao forum e seus administradores, vamos concordar, é remotíssima![/quote:04a1a320f7]

Esqueçamos a forma legal então.

Tenhamos uma fonte de informação confiável e que seja referência.

Contra toda essa balburdia que temos hoje , que tenhamos observações e orientações confiáveis.

Tenho minhas dúvidas na questão de direitos e interpretações para dimensionar uma pena...ou não...preciso citar?

Se o rumo das coisas estão se distorcendo, que o forun seja uma fonte confiável em informações técnicas...(exatas).

Acredito de Sepulpeda Pertence e Washington de Barros Monteiro balizam o direito á quem é da área do direito.

Aeromodelismo é responsabilidade .

A razão , questões de física , eletrônica tem que ser as mais exatas possíveis.

Então que opiniões de quem conhece seja baliza ao leigo.

É por isso que humanas e exatas são paralelas...ou não ?
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

Wesley_Sniper
membro
Contato:

Mensagempor Wesley_Sniper » 23 Nov 2013 12:24

[quote:6466463d06="Marco Antonio"]Eu não coloco em questão quando alguém com conhecimento expõe sua opinião com propriedade, isso se mostra logo nas primeiras linhas.
Mas veja em que pé estamos.
Havia um Físico que não sabia o que era corda, afirmou que corda nem era mais usada na matemática. O Senodá da Fisica.
Houve um Engenheiro que não sabia diferenciar carga(demanda) em uma bateria com carga de um carregador.
Um leigo dizer voltagem eu até entendo... mas um Engenheiro?? É uma afronta!!! Ele nunca estudou fonte de [b:6466463d06]tensão [/b:6466463d06] e fonte de [b:6466463d06]corrente[/b:6466463d06]????

É isso que tem que acabar, e vai!

Mas o ponto central é: Pergunte a si mesmo se você tem a qualificação necessária!!! Se a soberba dizer que sim e uma dezena mostrar que não vence o maior número. Nosso hobby mexe com coisas perigosas e não ter responsabilidade no que diz é coisa séria.[/quote:6466463d06]
Cara não gosto de puxar saco não (Acredito que você também não goste disso), mas esse tópico é um tapa na cara de alguns que estão por aqui...

Já entrei em discussão de conhecimento com o Sr. Laercio, e ele me provou que estava certo... :lol: :lol: :lol:
O complicado é que eu cliquei em "responder" totalmente convicto de que a situação do rapaz era parecida com uma experiencia que tive a pouco tempo, resolvi tentar ajudar e estava errado...

A Partir dessa "Gafe" preferi guardar minhas ideias, conhecimentos e deixar pra quem realmente entenda do assunto.
No hobby, o valor não deve ser considerado como princípio.

Campanha:
Use TUDO o que tem antes de comprar mais!

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 23 Nov 2013 12:30

[quote:8f9c35c7c1="roddrigo"][quote:8f9c35c7c1="Marco Antonio"] Se algo der errado quem será o responsável??? O fórum e seus administradores.[/quote:8f9c35c7c1]

Seria o caso, se essa realmente for uma preocupação dos administradores, de consultar um advogado e incluir uma cláusula no termo inicial de adesão ao forum. Isso é muito simples. Mas a possibilidade de acontecer alguma coisa errada que possa resultar em crime e que esse ilícito venha ser imputado ao forum e seus administradores, vamos concordar, é remotíssima![/quote:8f9c35c7c1]

Amparo legal ou não... isso importa? Faz alguma diferença? Se o [b:8f9c35c7c1]PALPITE[/b:8f9c35c7c1] de alguém desqualificado ocasionar um mal maior só porque nada pode ocorrer, de acordo com o que você diz, então está liberado. Creio que você não pense assim.

Remoto ou não é errado!

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 23 Nov 2013 12:39

Tem um monte de "casa da mãe joana" que apareceram de ex usuários que fizeram biquinho... quem não está contente e acha que pode escrever absurdos técnicos fique livre de escrever lá então!

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 23 Nov 2013 13:04

...

http://vitaminl.tv/video/885

Voltar para “Papo de modelista”