Responsabilidade no que se escreve e opiniões tecnicas

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Responsabilidade no que se escreve e opiniões tecnicas

Mensagem por Marco Antonio »

Estive conversando com a moderação sobre um fato que tem ocorrido e não é de hoje aqui. A responsabilidade de quem aconselha e dá sua opinião sobre coisas técnicas, sobre procedimentos e aconselhamentos que podem ocasionar um acidente. A gota d'água foi uma pessoa sem o minimo conhecimento sobre a área afirmar que a tensão de carga de uma lipo pode ser maior, muito maior que a tensão observada pelo fabricante.
Eu tenho por principio calar a boca se não conheço algo... é muita responsabilidade eu dizer alguma coisa e a pessoa que está do outro lado com nenhum conhecimento acredita estar fazendo a coisa certa e segura. Se algo der errado quem será o responsável??? O fórum e seus administradores.
Outro aqui disse que: "Tenho um pouco de conhecimento de eletrônica" Ai o cara inverte a polaridade da bateria e manda pra um técnico.... então conhece o que??????????????
Na boa... não sabe ou ouviu dizer guarde pra si, sua opinião não vai ajudar em nada se o seu conhecimento se baseia em "ouvi falar", "me disseram", "acho que". Até que alguma coisa mais grave aconteça e meus amigos sejam responsabilizados... ai falar eu avisei, eu disse pra mim vai ser muito difícil. Quando resolvo que tenho uma pessoa como amigo sofro suas perdas e fico feliz com sua alegria. Felizmente todos eles são pessoas intruidas e cultas e entendem quando alerto para algo assim.
Um pouco de responsabilidade... nunca instrua alguém a fazer algo perigoso, mesmo que você faça e de certo, você nunca vai saber quem que condições e que procedimentos vão ser adotados e será sua responsabilidade o que possa acontecer!!!! Na duvida diga não faça!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

falar o que... você está certo!
só dá pra falar isso.
aliás tem um monte de injenheiru que solta cada perola...
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
zura
membro
Mensagens: 146
Registrado em: Qui Mar 08, 2007 4:02 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por zura »

O problema é que aqui o que mais aparece é gente querendo que alguem justifique a caca que ele fez.

Ex: o cara pergunta: Coloquei 10 baterias para carregar em paralelo e saiu fumaça de tudo, não entendo que pode ter acontecido?

Aparecem 100 falando que ele fez caca, mas o cara só presta atenção naquele que responde que a culpa é de quem vendeu o carregador para ele.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... Isso é normal no mundo inteiro.

O fato é: Limite-se a responder aquilo que sabe por conhecimento, por experiencia, por convicção!!! E mesmo que tenha isso tudo se o aconselhamento tiver a possibilidade de causar algum dano responda não sei ou não faça!

O cara vai dizer que tem direito a dar opinião.... opinião se dá em roupa, em cor, em fato politico ou religioso. [b:e0d518d395]Coisa técnica ou é ou não é!!![/b:e0d518d395]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

FALOU TUDO.

Parabéns Marco Antonio.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Gostei de ler isso.

Talvez haja a necessidade desse tópico se tornar fixo.

Para ser lembrado constantemente.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Ponderação muito coerente.

Leva a pensar em outras coisas. Acho que podemos discutir isso e melhorar em muito esta 'ajuda técnica" que é dada aqui no fórum.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... infelizmente só vai ajudar com banimento, punição e bronca. Ou acha mesmo que de hoje em diante quem olhar o que eu escrevi vai pensar, refletir e não continuar a dar palpite sem saber o que fala????

:roll:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Acredito que os caras que estes caras ai nem vão ler este tópico..
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:d98ba5fa74="alissongc2000"]Acredito que os caras que estes caras ai nem vão ler este tópico..[/quote:d98ba5fa74]

Infelizmente isso é verdade, esses noobs lerão uma parte e passarão a ignorar isso, pois o palpite sem noção deles para eles está correto e pronto.
Pode ver que nenhum deles se defende aqui e tenta justificar as barbáries que tentam ensinar, pois sabem que na realidade, eles não sabem nada mesmo e juram que sabem.
Outra coisa que sou contra aqui, é o pessoal criticando quem abre um tópico antigo para fazer uma pergunta relacionada ao assunto do tópico, pois se já existem as perguntas e algumas respostas, para que abrir um novo tópico só para dar continuidade a um assunto que já foi iniciado?
Não adianta a gente dizer que basta pesquisar que está tudo escrito aqui, se a gente mesmo criticar quem tentar ler e perguntar algo que surgiu uma dúvida onde ele estava lendo, isso faz com que novos tópicos com o mesmo assunto não sejam mais abertos sem necessidade, além de trazer à tona muita coisa útil.
A tecnologia mudou nos rádios e receptores e alguns motores, mas no restante todo das construções de um aeromodelo, continua tudo como a 50 anos atrás, ou seja, um servo ligado a uma superfície de comando por um pushrod, um horn e um braço de comando.
Trens de pouso ainda são os mesmos, como escolher um motor elétrico, mesmo com muitas novidades em motores, os princípios ainda são os mesmos e por aí vai.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder