[noticia triste] - Acidente com Multirotor em Valinhos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Para filmagens em cima do público, sempre existiram as gruas em que os riscos de acidentes são os mínimos possíveis.
Aproximação, existe o comando de zoom das câmeras, que tenho visto câmeras com um zoom fantástico, podendo aproximar 5 km facilmente e um exemplo é a emissora de TV local que do topo de uma colina aqui, faz vistas do centro da cidade a 5 km de distância como se estivesse bem próximo.
Não vejo necessidade de utilizar multi rotores em locais de shows tendo tantos recursos em uma câmera hoje em dia, ainda mais em cima de uma grua.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
gilvaju
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 10:19 pm
Localização: Natal, RN

Mensagem por gilvaju »

Valeu marco.

[quote:2828b0b3c9="Marco Antonio"][quote:2828b0b3c9="gilvaju"]Marco, nessa área não tenho nenhuma instrução, gostaria de ler por exemplo sobre o que pode causar interferências por exemplo nos nossos rádios.

Curso Gestão em TI

[quote:2828b0b3c9="Marco Antonio"]Depende... qual seu nível de instrução e que área.

EMI é um assunto extremamente teórico e complexo.[/quote:2828b0b3c9][/quote:2828b0b3c9]

Ok.. vamos lá!

Vou exemplificar usando analogias para que a coisa seja compreendida de forma geral.

Nesse caso o que aconteceu foi análogo a eu e você estarmos conversando a 5 metros de distancia e de repente no meio um carro, daqueles lindos e maravilhosos começar a tocar um FUNK a plena. Nossos ouvidos são saturados por um ruido muito acima do nível de separação(seletividade) fazendo com que msmo se gritarmos nada é compreendido.
Se nesse instante eu estivesse dando a você uma instrução critica..... imagina[/quote:2828b0b3c9]
gilvaju
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 10:19 pm
Localização: Natal, RN

Mensagem por gilvaju »

[quote:40fa52a0c9="Marco Antonio"]A interferência pode ser interna, no caso uma CDI que gera espúrios de RF que se sobrepõe ao sinal recebido.
Pode ser externa como um sinal bloqueando os sinais de RF que chegam ao receptor.[/quote:40fa52a0c9]

Teria como exemplificar uma situação interna e outra externa?

Grato
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:9bd884a580="gilvaju"][quote:9bd884a580="Marco Antonio"]A interferência pode ser interna, no caso uma CDI que gera espúrios de RF que se sobrepõe ao sinal recebido.
Pode ser externa como um sinal bloqueando os sinais de RF que chegam ao receptor.[/quote:9bd884a580]

Teria como exemplificar uma situação interna e outra externa?

Grato[/quote:9bd884a580]

Já exemplifiquei... um CDI ou uma estação de rádio
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
jdomes
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Ter Mai 03, 2005 10:45 am
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por jdomes »

[quote:4ab9898d22="Papalegua"]Não vejo necessidade de utilizar multi rotores em locais de shows tendo tantos recursos em uma câmera hoje em dia, ainda mais em cima de uma grua.[/quote:4ab9898d22]


Porque é barato! Oras!
Avatar do usuário
hugoyh
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Ter Ago 23, 2011 11:30 am
Localização: São Paulo/sp

Mensagem por hugoyh »

Vinicius martins, muito legal postar os fatos que realmente aconteceram, mas infelizmente o fato (um individuo acidentado) ocorreu, abrindo uma GAMA de discussões.

Pelo menos sei que não é um desse que compra uma "joaninha" e acha que pode pilotar um quad com câmera e abrir uma firma de filmagens!rs

Mas o quê discutimos aqui e em outros lugares é a relação "risco-beneficio", infelizmente nossos equipamentos, são mais vulneráveis a pequenos obstruções, por exemplo, uma lata de cerveja pode fazer um "drone"(palavra do ano) cair, ou como nos primeiros posts, uma sacola plastica.
Diferente de um helicóptero real sobrevoando uma multidão, logico que se o acidente do mesmo ocorrer, as consequências são na mesma proporção.

Ao meu ver, HOJE as variáveis problemáticas são maiores que os benefícios para uso desse tipo de equinanto para filmagem com publico, existem outros recursos mais caros ou não(não faço ideia de custo), mas acredito que mais seguros.

Friso, HOJE nossos equipamentos são frágeis pra este fim, podemos criar um tópico novo para melhoria da segurança para esse fim e para nossa própria segurança (por mim prop guard deveria ser de full em todos os kits, estou procurando algum que sirva no meu ST360), uma lista de boas praticas pré, durante e pós vôo.

Mas uma coisa é real, as filmagens com nossos drones é ANIMAL!!!

Bom voôs a todos.
Avatar do usuário
viniciusmartins
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 1:08 am
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por viniciusmartins »

[quote:11291e4f0c="hugoyh"]Vinicius martins, muito legal postar os fatos que realmente aconteceram, mas infelizmente o fato (um individuo acidentado) ocorreu, abrindo uma GAMA de discussões.

Pelo menos sei que não é um desse que compra uma "joaninha" e acha que pode pilotar um quad com câmera e abrir uma firma de filmagens!rs

Mas o quê discutimos aqui e em outros lugares é a relação "risco-beneficio", infelizmente nossos equipamentos, são mais vulneráveis a pequenos obstruções, por exemplo, uma lata de cerveja pode fazer um "drone"(palavra do ano) cair, ou como nos primeiros posts, uma sacola plastica.
Diferente de um helicóptero real sobrevoando uma multidão, logico que se o acidente do mesmo ocorrer, as consequências são na mesma proporção.

Ao meu ver, HOJE as variáveis problemáticas são maiores que os benefícios para uso desse tipo de equinanto para filmagem com publico, existem outros recursos mais caros ou não(não faço ideia de custo), mas acredito que mais seguros.

Friso, HOJE nossos equipamentos são frágeis pra este fim, podemos criar um tópico novo para melhoria da segurança para esse fim e para nossa própria segurança (por mim prop guard deveria ser de full em todos os kits, estou procurando algum que sirva no meu ST360), uma lista de boas praticas pré, durante e pós vôo.

Mas uma coisa é real, as filmagens com nossos drones é ANIMAL!!!

Bom voôs a todos.[/quote:11291e4f0c]

Obrigado Hugo, por sua opinião...
novidades posto aqui.
Cinestar 8 HL - DJI S800
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

[quote:df1fcd8868="viniciusmartins"][quote:df1fcd8868="Papalegua"]Como as pessoas mudam a opinião depois que o responsável aparece e diz o que ocorreu.
Mas falando a verdade, voar sobre pessoas não deveria de forma alguma, pois podemos saber que não terá nenhum equipamento ligado no momento para causar interferências, mas nunca poderemos ter certeza de que não irá aparecer nada que possa causar isso.
Seja como for, culpado ou não, cuidadoso ou não, voar sobre pessoas não é ato responsável, pois falhas sempre poderão ocorrer e não interessa o quanto cuidemos.
Sou contra voar sobre pessoas e não interessa o que seja, tem motor e hélice, acho irresponsabilidade.[/quote:df1fcd8868]

"papalegua" eu como piloto de Helicóptero de escala cheia, tb acompanho muito as noticias e informações sobre aviação, sobre este fato abaixo que ocorreu na Escócia
e dentre muitos Helicópteros que sobrevoam multidões em shows, qual sua opinião ?

http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/escocia-helicoptero-da-policia-cai-em-pub-lotado-durante-show,91c9e12eba4a2410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html[/quote:df1fcd8868]


Comandante, também sou da área, e acredito que um octo não passa pelo exaustivo processo de certificação, e tem a operação e manutenção controladas por uma legislação tão rígida quanto a que rege as "nossas" máquinas. Então na minha opinião não acho que o mesmo raciocínio se aplica.

Basta ver que só uma pá desse EC135 custa mais que um drone.
A decolagem é opcional, mas o pouso é OBRIGATÒRIO!!
Avatar do usuário
viniciusmartins
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 1:08 am
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por viniciusmartins »

[quote:e863f09fde="fabio_sp"][quote:e863f09fde="viniciusmartins"][quote:e863f09fde="Papalegua"]Como as pessoas mudam a opinião depois que o responsável aparece e diz o que ocorreu.
Mas falando a verdade, voar sobre pessoas não deveria de forma alguma, pois podemos saber que não terá nenhum equipamento ligado no momento para causar interferências, mas nunca poderemos ter certeza de que não irá aparecer nada que possa causar isso.
Seja como for, culpado ou não, cuidadoso ou não, voar sobre pessoas não é ato responsável, pois falhas sempre poderão ocorrer e não interessa o quanto cuidemos.
Sou contra voar sobre pessoas e não interessa o que seja, tem motor e hélice, acho irresponsabilidade.[/quote:e863f09fde]

"papalegua" eu como piloto de Helicóptero de escala cheia, tb acompanho muito as noticias e informações sobre aviação, sobre este fato abaixo que ocorreu na Escócia
e dentre muitos Helicópteros que sobrevoam multidões em shows, qual sua opinião ?

http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/escocia-helicoptero-da-policia-cai-em-pub-lotado-durante-show,91c9e12eba4a2410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html[/quote:e863f09fde]


Comandante, também sou da área, e acredito que um octo não passa pelo exaustivo processo de certificação, e tem a operação e manutenção controladas por uma legislação tão rígida quanto a que rege as "nossas" máquinas. Então na minha opinião não acho que o mesmo raciocínio se aplica.

Basta ver que só uma pá desse EC135 custa mais que um drone.[/quote:e863f09fde]

Concordo plenamente Fábio, não quis fazer comparação Drone x Heli
grande abraço Cmte.
Cinestar 8 HL - DJI S800
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Um outro detalhe muito importante a ser visto é que vants ou qualquer dispositivo de voo sem tripulantes só poderá fazer voos com fins lucrativos se tiver homologado pela ANAC, fora isso, não é permitido nenhum vant fazer voo com fins lucrativos e devido ao crescente número desses dispositivos, as regras estão começando a serem mais pesadas nesse quesito, justamente para que não saia do controle e qualquer um que "ache" ser bom piloto faça voos com fins lucrativos.
Notem que não estou citando nome de ninguém e tão pouco apontando o nosso colega como responsável por isso, somente deixando aqui meus comentários não sobre o sinistro, mas pelas regras que devemos seguir para evitar que sinistros maiores venham a ocorrer.

http://mundogeoconnect.com/2013/arquivos/palestras/19_jun-cd-ulf-bogdawa.pdf

Acredito que o link acima ajude muita gente a entender que se forem fazer voos com fins lucrativos, terão que ter licença da ANAC para isso, caso contrário, estarão exercendo exercício ilegal da profissão, pois querem trabalhar com o uso de vant's, mas não legalizam o equipamento.
Nesse caso, entrará o tão famoso BRA que tantos criticam e não querem fazer.
Aeromodelista sem BRA não é aeromodelista e não pode se considerar como tal justamente por não ter tido o devido treinamento para ser um aeromodelista.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Responder