Compressor caseiro: ajuda com pressostato.

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Pakito
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 6:16 pm
Localização: Americana-SP

Compressor caseiro: ajuda com pressostato.

Mensagem por Pakito »

Fala aí, pessoal! Está praticamente concluído meu compressor caseiro, mas meu pressostato não está dando uma regulagem muito agradável!

Meu uso será no aerógrafo, irei trabalhar entre 30 e 40psi (isso no regulador de pressão, não no compressor). Consegui regular o pressostato, mas ele está longe do ideal (eu queria só que chegasse mais perto, não precisa ficar perfeito).
Para mim, o ideal seria que ele desligasse com 60psi e ligasse com 40psi.
É um pressostato MarGirius que vem de fábrica regulado para 80~120psi e possui válvula de alívio.
Estou com um problema na regulagem dele:
- A primeira vez, consegui fazê-lo funcionar 40~75psi, para mim, bem perto do ideal. O problema é que nessa situação, ao desligar, a válvula de alívio não abria, dificultando, às vezes, a repartida do motor em 40psi...

- Mexendo levemente nos parafusos de regulagem, consegui fazer com que a válvula de alívio se abra aos 75psi, mas o grande problema dessa regulagem é que ele só está religando com 15psi!

O que eu posso fazer para resolver isso? Estava quase bom, mas a válvula de alívio quebrou minhas pernas!


Algumas considerações:
- EU SEI que será praticamente impossível conseguir a regulagem exatamente como eu quero (40/60psi), afinal, é meio longe da regulagem de fábrica (80/120psi).
- EU SEI que perdi a garantia no momento em que mexi na regulagem. Estou ciente disso desde o momento em que comprei o pressostato...


Abraços,

Carlos.
Piada ruim do século:
- Porquê aeromodelos feitos com Balsa e Amor duram pela eternidade? - Porque eles são EMBALSAMADOS!!! kkkkkkkkk
Avatar do usuário
Barbosaracing
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Seg Set 19, 2011 9:55 am
Localização: SBC

Mensagem por Barbosaracing »

http://www.sensata.com/download/20ps.pdf


http://makino.com.br/pressostato-20-40-psi-sem-valvula
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Te aconselho a comprar um pressostato que esteja dentro da faixa que você deseja usar, pois tentar reaproveitar um bem fora dessa faixa será bem complicado, pois não está envolvido somente regulagens de parafusos, mas também tensões das molas utilizadas nas válvulas e relés.
Esse realmente nunca irá conseguir chegar perto do que realmente deseja e fazê-lo voltar a trabalhar com 80/120 psi será facinho facinho.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Pakito
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 6:16 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Pakito »

Bom, galera, com ele ligado, tentei entender o funcionamento e acabei conseguindo deixá-lo em uma regulagem 40/80, o que atende à minha necessidade muito bem!

Obrigado pela ajuda, Papalegua e Barbosaracing, eu realmente já estava para comprar outro, mas o meu acabou por funcionar (paguei 35 dilmas nele, quase metade dos 60 que eu desembolsaria em um 40/60)...
Piada ruim do século:
- Porquê aeromodelos feitos com Balsa e Amor duram pela eternidade? - Porque eles são EMBALSAMADOS!!! kkkkkkkkk
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Que bom que conseguiu burlar a fábrica e modificar a regulagem do pressostato.
Seria bom se você pudesse postar as fotos com as manhas para ajudar outros que possam ter o mesmo problema.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Ao que me pareceu voce está tentando usar o pressostato como regulador do seu aerografo? Para pressão constante em seu aerografo, um grande quebra galho e barato é utilizar um regulador de pressao de gás, utilizado nos botijões de gás de cozinha, abrindo o centro do mesmo tem um "parafuso" que pressiona uma mola, assim voce regula a pressão de saída para o aerografo, ideal voce colocar também um manometro na saída dessa válvula. Aprendí isso quando ainda muito jovem vendo o pai de meu amigo pintar um carro.
Avatar do usuário
Pakito
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 6:16 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Pakito »

[quote:731f738211="Papalegua"]Que bom que conseguiu burlar a fábrica e modificar a regulagem do pressostato.
Seria bom se você pudesse postar as fotos com as manhas para ajudar outros que possam ter o mesmo problema.[/quote:731f738211]

Opa! Pode deixar, vou fazer isso nesse post, mais abaixo!

[quote:731f738211="Rensanches"]Ao que me pareceu voce está tentando usar o pressostato como regulador do seu aerografo? Para pressão constante em seu aerografo, um grande quebra galho e barato é utilizar um regulador de pressao de gás, utilizado nos botijões de gás de cozinha, abrindo o centro do mesmo tem um "parafuso" que pressiona uma mola, assim voce regula a pressão de saída para o aerografo, ideal voce colocar também um manometro na saída dessa válvula. Aprendí isso quando ainda muito jovem vendo o pai de meu amigo pintar um carro.[/quote:731f738211]

Brother, não me entendeu bem não... Para regular a pressão de saída eu comprei um regulador de pressão com filtro! Muito bom, recomendo seu uso! Reduz muito a umidade do ar que vai pro aerógrafo...

[img:731f738211]http://i.imgur.com/vNAoA32.jpg[/img:731f738211]


---------------------------------------------------------

Agora como fiz a regulagem do meu.
Aqui uma foto dele (abaixo, uma dele aberto):
[img:731f738211]http://i.imgur.com/29rITHV.jpg[/img:731f738211]
[img:731f738211]http://i.imgur.com/BXWCyNo.jpg[/img:731f738211]

Aqueles dois parafusos com a tinta vermelha (creio que seja trava-rosca) são os parafusos de regulagem do pressostato.

Antes, vamos entender seu funcionamento:
[img:731f738211]http://i.imgur.com/p6KJaQs.png[/img:731f738211]
- A pressão no cilindro empurra a placa do pressostato para cima, até que um limiar de tensão na mola (verde) seja atingido e então (impulsionada por uma mola, que não possui regulagem [verde]), ela sobe repentinamente, abrindo a válvula de alívio e desligando a corrente para o motor.
- Ao cair da pressão, as molas (essas reguladas pelos parafusos [laranja]) acabam por empurrar a placa para baixo até que o limiar de uma mola (a mesma citada no item anterior [verde]) seja atingido e a placa volte à posição inicial, ligando novamente a corrente, fechando a válvula de alívio e recarregando o compressor.

À regulagem:
[quote:731f738211][b:731f738211][u:731f738211]ATENÇÃO: NÃO ME RESPONSABILIZO POR EVENTUAIS DANOS A PESSOAS OU EQUIPAMENTOS. SEGUIR ISSO É POR SUA CONTA E RISCO![/u:731f738211][/b:731f738211][/quote:731f738211]
(para referências, vide figura abaixo)
- Aparentemente, a mola que não possui parafuso [verde] define a "amplitude" da pressão, que nesse caso seria de 40 psi (120-80=40)... Como ela não possui parafuso para sua regulagem, o único jeito de alterar seu curso seria removendo ela e ajustando manualmente sua pressão, encurtando ou alongando ela com um alicate. Eu não fiz isso no meu pressostato, a fim de evitar o comprometimento de seu funcionamento...
- As molas que possuem parafuso de regulagem são duas (laranja), uma grande (principal, parafuso metálico, a do lado direito) e uma auxiliar (pequena, não visível e associada a um pino, do lado esquerdo). Observando, vi que as duas funcionam em conjunto, oferecendo resistência à pressão do cilindro. Dessa forma, elas dificultam a subida (desligamento) da placa e auxiliam a descida (ligamento). Ao se apertar ambos os parafusos, aumenta-se a tensão de sua respectiva mola, aumentando assim a pressão necessária para que a placa suba...
- Percebi então que para a minha regulagem desejada, eu deveria reduzir a tensão de ambas as molas, de modo que a placa subisse com 60psi (teoricamente), mas não a ponto que a placa descesse com uma pressão abaixo de 40 psi.
- Para chegar nessa regulagem sem ter que ficar esperando o compressor se encher completamente, esvaziá-lo até a pressão mínima e repetir esse processo até que os ajustes ficassem como desejado, fiz o seguinte:
[quote:731f738211]- Para saber se o mínimo estava no desejado, eu esperava o compressor carregar até cerca de 45psi e então, com uma chave de fenda, eu empurrava a placa para cima. Se ela descer, isso significa que está regulado para religar a uma pressão maior que a atual. Se ela se mantiver acima (desligada), significa que a pressão para ligar é menor, com isso, vá reduzindo a pressão gradativamente e observe no manômetro o ponto em que o motor liga novamente. Se estiver acima do desejado, reduza a tensão da mola, se estiver abaixo, aumente.
- Para saber se o máximo estava no desejado, eu esperava o compressor encher até a pressão máxima desejada. Se o mesmo desligasse antes, a pressão está abaixo do desejado, eu então aumentava a tensão das molas. Se desligasse na pressão correta, adivinha! Eu não mexia... Se não desligasse, eu, manualmente subia a placa para que o mesmo desligasse (isso uns 5psi acima do ponto desejado) e ia reduzindo a pressão até a desejada. Então eu apertava a placa para baixo, forçando o motor a ligar e observava se a placa subia sozinha, indicando então que aquela pressão estava correta.[/quote:731f738211]
- Observação: reparei que a mola auxiliar atua muito mais na descida da placa que na subida (pode reparar que ela não fica o tempo todo tocando a placa).
- Feitas as regulagens desejadas, fiz dois ciclos no compressor (ligar, esperar desligar sozinho, esvaziar até ligar sozinho e esperar desligar sozinho novamente) e observei se a regulagem estava correta.

[img:731f738211]http://i.imgur.com/CaocCQR.png[/img:731f738211]

Bom, é isso, espero ter ajudado! É uma pena saber que esse meu pequeno tutorial logo será deletado...
Qualquer dúvida estou aqui ou nas MPs! Posso até gravar um vídeo mostrando o que eu fiz e mostrando meu compressor, mas não acho que seja necessário...

Abraços,

Carlos.
Piada ruim do século:
- Porquê aeromodelos feitos com Balsa e Amor duram pela eternidade? - Porque eles são EMBALSAMADOS!!! kkkkkkkkk
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Ótimas dicas e bem claro ao dizer que todo o risco é por conta de quem tentar seguir essas dicas.
Mas não se preocupe, só o que fica em amenidades é que é apagado depois de um tempo, aqui em papo de modelista as coisas duram muito tempo.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Responder