Antes de Santos Dumont e irmãos Wrigth

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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isto é o fim, só que não
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http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%ADsica_isl%C3%A2mica_medieval



Parte mais interessante: Hezarfen Ahmet Çelebi fez um voo planador bem sucedido com asas artificiais, entre os anos de 1630 e 1632.107 Ainda de acordo com Evliya, Lagari Hasan Çelebi, em 1633, partiu do Topkapi Palace e atravessou o Bósforo com o que foi descrito como um foguete em forma de cone com asas. Ele fez um pouso bem sucedido, o que lhe rendeu um cargo no exército turco.108 O dispositivo foi descrito como sendo um foguete de sete pontas movido a pólvora.109





http://pt.wikipedia.org/wiki/Hez%C3%A2rfen_Ahmed_%C3%87elebi


Hezârfen Ahmed Çelebi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

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Hezârfen Ahmed Çelebi foi um lendário aviador Otomano do século 17 em Constantinopla, relatado em escrituras de Evliya Çelebi por ter conseguido o vôo sem energia sustentada.



Índice [esconder]
1 Vôo alegado
2 Relato único
3 Detalhes do local
4 Era moderna
5 Referências


Vôo alegado[editar código-fonte]

As escrituras do século 17 de Evliya Çelebi relatam essa história de Hezârfen Ahmed Çelebi, circa 1630-1632:



"Primeiro ele praticou voando sobre o púlpito de Okmeydani oito ou nove vezes com asas de águia, usando a força do vento. Então, enquanto o Sultão Murad Khan (Murad IV) estava assistindo da mansão de Sinan Pasha no Cabo do Serralho, ele voou do alto da Torre de Gálata e posou na praça Doğancilar em Üsküdar, com a ajuda do vento do sudoeste. Então Murad Khan concedeu-lhe um saco de moedas de ouro e disse: 'Esse é um homem assustador. Ele é capaz de fazer qualquer coisa que desejar. Não é certo manter tais pessoas,' e portanto enviou-lhe para a Argélia em exílio. Ele morreu lá".

—Evliyâ Çelebi1


O título "Hezârfen" (em persa: هزار, hazār + em árabe: فنّ, fann ) dado por Evliya Çelebi para Ahmed Çelebi, significa "cem ciências" (Polímata).

Relato único[editar código-fonte]

Em 1648 John Wilkins cita Busbecq, o embaixador Austríaco de Constantinopla 1554-1562, como gravação que "um Turco em Constantinopla" tentou voar.2 No entanto, se preciso, essa citação se refere a um evento aproximadamente um século anterior as façanhas reportadas por Evliya Çelebi.

O relato de Evliya Celeby das façanhas de Hezârfen Ahmed Çelebi é apenas três sentenças mais longa (de um trabalho de dez volumes), mas a história tem boa circulação na Turquia. Com exceção do relato de Evliya Çelebi, não existem outras referências contemporâneas para os eventos.

Detalhes do local[editar código-fonte]





Glide path
Medições da altura do lançamento alegado e distância de vôo são os seguintes:
A Torre de Gálata fica a 35m (115 pés) acima do nível do mar, o pico de sua cúpula cônica 62,59m (205,35 pés) acima do nível do solo e 97,59m (320,18 pés) acima do nível do mar;3
A praça Doğancılar é aproximadamente 12m (39 pés) acima do nivel do mar;
A mudança de elevação entre a torre (partida) e a praça (pouso) é de 85,59m (281 pés);
A distância entre a torre e a praça é de aproximadamente 3.358km (2 milhas).4
A razão de planeio requirida é de 39:1.

Era moderna[editar código-fonte]
Um dos três aeroportos em Istambul leva o nome de "Aeroporto de Hezarfen".
Um filme de longa-metragem, "Istambul Abaixo de Minhas Asas" (İstanbul Kanatlarımın Altında, 1996) concerne as vidas de Hezârfen Ahmed Çelebi, seu irmão Lagari Hasan Çelebi, e a sociedade Otomana no início do século 17, como relatado e narrado por Evliya Çelebi.
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http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Ismail_ibn_Hammad_al-Jawhari&prev=/search%3Fq%3Djauhari%2B1003%26newwindow%3D1


Ismail ibn Hammad al-Jawhari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

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Abu Nasr Ismail ibn Hammad al-Jawhari também escrito al-Jauhari (falecido em 1002 ou 1008) foi o autor de um dicionário árabe notável.

Ele nasceu na cidade de Farab aka Otrar no Turquestão (hoje no sul do Cazaquistão). Estudou língua árabe pela primeira vez em Bagdá e, em seguida, entre os árabes do Hejaz . [1] Em seguida, ele se estabeleceu no norte do Khorasan (pelo Danghã e, posteriormente, em Nishapur ). Ele morreu em Nishapur durante a tentativa de vôo do telhado de uma mesquita, possivelmente inspirado por um anterior planador vôo por Abbas Ibn Firnas . [2]

Sua grande obra é o dicionário árabe intitulado Taj al-Lugha wa Sihah al-Arabiya, "The Crown of Language eo árabe correto", também conhecido pelos títulos mais curtos al-Sihah fi al-Lugha, "a linguagem correta", e al-Sihah. Ele contém cerca de 40000 entradas do dicionário. [3] Ele escreveu que quando se vive em Nishapur. Conta-se que ele não tinha completado a sua morte e foi concluída por um aluno. Al-Jawhari colocar as palavras em ordem alfabética segundo a qual a última letra da raiz de uma palavra é o primeiro critério de ordenação. Al-Sihah é um dos principais dicionários árabes da era medieval. Além disso grande parte do seu material foi incorporado em dicionários árabes posteriores compilados por outros. Um número de súmulas do mesmo, bem como expansões do mesmo, foram produzidos em árabe ao longo dos séculos. [1] A edição on-line totalmente pesquisável está em Baheth.info . A maior parte foi copiado para o enorme século 13 dicionário compilação Lisan al-Arab , que também está disponível online em Baheth.info.

Uma edição foi iniciada por E. Scheidius com um latino tradução, mas uma parte só apareceu em Harderwijk (1776). O conjunto foi publicado em Tabriz (1854) e no Cairo (1865), e muitos abridgments e traduções persas apareceram. [4] Em 1729 as suas entradas do dicionário serviu de base para um dicionário árabe-to-turca, que foi o primeiro livro impresso usando imprensa por Ibrahim Muteferrika em Otomano era. [5]

Referências [ editar ]

1. ^ Jump up to: um b livro árabe Lexicografia: Sua História ... , por John A. Haywood, ano de 1965, capítulo seis: "O Ṣaḥāḥ de al-Jauhari".
2. ^ Lynn Townsend White, Jr. (Spring, 1961). "Eilmer de Malmesbury, um século Aviator Eleventh: Um Estudo de Caso de Inovação Tecnológica, o seu contexto e Tradição", Tecnologia e Cultura 2 (2), p. 97-111 [100f.]
3. ^ História da Humanidade , editado por Muhammad Adnan Bakhit, ano 2000. A seção intitulada "Gramática e Lexicografia", escrito por Ahmad Yusuf Al-Hasan.
4. ^ Veja catálogos de bibliotecas em Classify.OCLC.org . Também C. Brockelmann, Geschichte der Literatur Arabischen ( Weimar , 1898).
5. ^ A al-Sihah de al-Jawhari foi processado como um dicionário árabe-turca por Vankulu (morreu 1592) e foi publicado em Istambul, em 1729. Esta publicação é de importância na história da publicação sob o domínio otomano, como discutido no artigo sobre sua editora Ibrahim Muteferrika . Mais informações em ref .
Livro Árabe Lexicografia: a sua história, e seu lugar na História Geral da Lexicografia , por John A. Haywood, ano 1965.
Young, MJL (1990). "escrita biográfica árabe" . Em MJL Young, JD Latham e RB Serjeant. Religião, aprendizagem e ciência no período abássida . . A história de Cambridge da literatura árabe Cambridge University Press . doi : 10.2277/0521327636 . ISBN 978-0-521-32763-3 .
Domínio Público Este artigo incorpora o texto de uma publicação agora em domínio público : Chisholm, Hugh, ed. (1911). Encyclopædia Britannica (11 ª ed.). Cambridge University Press.
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O filme sobre Çelebi[yt]ZOYOfA5VCx8[/yt]
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mais nomes da aviação

http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Pioneiros_da_avia%C3%A7%C3%A3o

Pioneiros da aviação"

Esta categoria contém as seguintes 106 páginas (de um total de 106).
A

Ada Rogato
Clément Ader
Aída de Acosta
Albert Cushing Read
Alberto Braniff
John Alcock
Anésia Pinheiro Machado
Oleg Antonov
Ernest Archdeacon
Artur de Sacadura Freire Cabral
Augusto Severo de Albuquerque Maranhão

B

Bartolomeu de Gusmão
Charles Donald Bateman
Alexander Baumann
Maurice Bellonte
Albrecht Ludwig Berblinger
Beryl Markham
Louis Blériot
William E. Boeing
Arthur Whitten Brown
Richard Byrd

C

Carlos Viegas Gago Coutinho
Bartolomeo Cattaneo
George Cayley
Lagari Hasan Çelebi
Octave Chanute
Charles Lindbergh
Juan de La Cierva y Codorniu
Henri Coandă
Paul Cornu
Herberts Cukurs
Glenn Hammond Curtiss

D

Dimitri Sensaud de Lavaud
James Doolittle
Claudius Dornier

E

Eugene Ely


E (continuação)

Euclides Pinto Martins
Evaldo Pedro Blauth

F

Ferdinand Ferber
Fernanda Görtz
Henrich Focke
Anthony Fokker
Steve Fossett
Frank T. Courtney

G

Roland Garros
Gastão Galhardo Madeira
Henri Giffard

H

Lawrence Hargrave
Geoffrey de Havilland
Ernst Heinkel
William Samuel Henson
Irmãos Horten
Hugh DeHaven
Howard Hughes

I

Italo Balbo

J

João Negrão
Jean-François Boyvin de Bonnetot
João Alexandre Busse
João Ribeiro de Barros
Amy Johnson
Jorge Newbery
José Manuel Sarmento de Beires
José Ribas Cadaval
Júlio César Ribeiro de Sousa
Hugo Junkers

K

Wilhelm Kress
Dietrich Küchemann

L

Henri Lachambre
Samuel Pierpont Langley
Léon Levavasseur
Otto Lilienthal
Alexander Lippisch


L (continuação)

Lucy Lúpia

M

Magalhães Costa
Arthur Marshall
Mike Melvill
Jean Mermoz
Willy Messerschmitt
Etiene e Joseph Montgolfier
John Joseph Montgomery
Louis Pierre Mouillard

N

John Knudsen Northrop

O

Olímpio Ferreira Chaves

P

Pablo Teodoro Fels
Alphonse Pénaud
Percy Pilcher
Francesco de Pinedo
Ludwig Prandtl

R

Raymonde de Laroche
Hans Reissner
Hjalmar Riiser-Larsen

S

Santos Dumont
Igor Sikorsky
Stanisław Skarżyński

T

Kurt Tank
Teresa De Marzo
Tony Jannus

V

Aurel Vlaicu

W

Herbert Wagner
Preston Watson
Gustave Whitehead
Irmãos Wright

Y

Charles Yeager

Z

Czesław Zbierański
Ferdinand von Zeppelin
Armand Zipfel
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Lyman Gilmore
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Lyman Gilmore Wiswell

Lyman Wiswell Gilmore, Jr. (11 de junho de 1874 Beaver Creek, Thurston County, Washington - 18 de fevereiro, 1951) foi uma aviação pioneira. Em Grass Valley, Califórnia , EUA , construiu um avião movido a vapor e alegou que ele voou em 15 de maio de 1902. Devido à exigência de uma caldeira pesada ea dependência do carvão como fonte de energia, os vôos teria sido curta. As provas de sua alegação foram perdidos em um hangar fogo de 1935.

Conteúdo

1 Primeiro vôo
2 Vida pessoal
3 Trabalho
4 Veja também
5 Referências
6 Livros
7 Notas
8 Ligações externas

Primeiro vôo

Gilmore, em uma entrevista de 1936, informou um voo de planador tethered sucesso em 1893 [1] e um vôo de planador livre em 1894. [1] Gilmore acrescentou ainda que (embora ele não tivesse relatado até 1927), ele fez uma controlada vapor vôo em 15 de Maio de 1902, [1] no entanto todos os registros e documentos relacionados com o seu avião foi destruído em um incêndio. [2]

Há fotografias de 1898 mostrando a máquina de Gilmore, mas nenhum mostrando-lo no ar. As reivindicações do vôo da aeronave atingir não são confirmados, e dado o peso evidente pelas fotos aeronaves aterradas, a possibilidade de vôo é altamente disputado.
Vida pessoal

Algumas pessoas que se lembram dele afirmam que Lyman Gilmore, um excêntrico homem, jurou nunca cortar o cabelo ou barba e usava um casaco, mesmo no meio do verão. [ carece de fontes? ]
Trabalho

Lyman Gilmore estava em contato com outros pioneiros de vôo como Samuel Langley e, por fim, os irmãos Wright .

Em 1902, Gilmore foi concedido duas patentes de motores a vapor . Ele inventou também em outras áreas: por exemplo, um rotativo limpa-neve . Em 15 de março de 1907, Gilmore abriu o primeiro comercial aeródromo , Gilmore Airfield, em Grass Valley. Existe agora uma escola média nomeado em sua honra no local do aeródromo.

Uma lenda local diz Gilmore usava o mesmo casaco longo por anos e nunca foi muito longe disso. Ele continua a dizer que quando ele foi involuntariamente internada para sua última doença o casaco e todo o seu roupas longas-vestida foram queimados. Embora ele nunca havia acumulado muito dinheiro, dizia-se que tudo o que tinha foi costurada no forro do casaco que foi destruído e com ele.
Segundo, maior avião de Gilmore
Desenho do primeiro avião menor

Em 1935, o hangar de Lyman e os dois monoplanes envelhecimento foram destruídos pelo fogo. [3] A história impressa indicado causas acidentais, mas outra versão deu a entender que o fogo estava retribuição para um cão morto supostamente baleado por Gilmore. O fogo cancelado planos de exibir o monoplano maior na Feira Mundial de Chicago. Gilmore começou a mineração de ouro e morreu um homem pobre em Nevada City, Califórnia . Seu túmulo pode ser encontrado em Pine Grove Cemetery, a cerca de meia milha fora da cidade.

O Lyman Gilmore Elementary School, em Grass Valley tem o lema "Voando para o Futuro" e fotos de um mural retratando vôo. [4] Os alunos fizeram uma apresentação sobre YouTube Gilmore incluindo velho vídeo de Gilmore e uma entrevista com pessoas que conheciam ele. [5]
Veja também

Voo cedo - para outros pré-Wright-irmãos inventores.
Dirigível Mistério
Lyman Gilmore Middle School

Referências

^ um b c Elam, F. Leland (1936). "Lyman Gilmore, Jr. - Pioneer" Popular Aviation 18 (abril): 247-248..
^ "Os Gilmore irmãos eram reais pioneiros" Popular Aviation 15 (5):. 312 1934..
^ "Lyman Gilmore Jr. - Aeronáutica Pioneer", de Stephen Barber Nevada County Historical Society, Volume 30, No. 2 (abril de 1976)...
^ Lyman Gilmore Elementary School. http://gilmore.ca.gvm.schoolinsites.com/
^ "Em Busca de Lyman Gilmore" - uma produção estudantil como uma entrada no concurso filme Fundação Califórnia Preservação http://[yt]www.youtube.com/watch?v=[yt]gdUOe0vdJhA

[yt]JztWkFBpiE0[/yt][yt]gdUOe0vdJhA[/yt]
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Lagari Hasan Çelebi, irmão de Hezârfen Ahmed Çelebi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa



Lagâri Hasan Çelebi




O foguete de Lagâri Hasan Çelebis respresentado em uma gravura do século 17.
Conhecido(a) por lendário vôo do foguete tripulado.
Nascimento Entre o final do século 16 e inicio do século 17
Flag of the Ottoman Empire (1453-1517).svg Império Otomano
Nacionalidade Otomano
Ocupação Engenheiro

Lagari Hasan Çelebi foi um lendário aviador Otomano que, de acordo com um relato escrito por Evliya Çelebi, fez um vôo de foguete tripulado bem sucedido.



Índice [esconder]
1 Relato
2 Cultura popular
3 Veja também
4 Referências


Relato[editar código-fonte]

Evliya Çelebi relatou que em 1633 Lagari Hasan Çelebi foi lançado em um foguete de 7 asas usando 50 okka (64kgs) de pólvora de Cabo do Serralho, o ponto abaixo do Palácio de Topkapı em Istambul. O vôo foi dito para ser realizado no momento do nascimento da filha de Murad IV. Como Evliya Çelebi escreveu, Lagari proclamou antes de lançar "Oh, meu sultão! Abençoado seja, eu irei falar com Jesus"; depois de subir com o foguete, ele pousou no mar, e nadando até terra firme ele relatou: "Oh, meu sultão! Jesus mandou lembranças à você!"; ele foi recompensado pelo sultão com prata e com a categoria Sipahi no exército Otomano.1 2

Evliya Çelebi também escreveu do irmão de Lagari, Hezârfen Ahmed Çelebi, fazendo um vôo de planador um ano antes.

Cultura popular[editar código-fonte]

Istambul Abaixo de Minhas Asas é um filme sobre as vidas de Hezârfen Ahmed Çelebi, seu irmão Lagari Hasan Çelebi, e a sociedade Otomana no início do século 17 como testemunhado e narrado por Evliya Çelebi.

A lenda foi endereçada ao programa de televisão MythBusters, em 11 de Novembro de 2009, no episódio "Crash and Burn". O foguete construído para o programa de TV aderiu rigorosamente ao da descrição de Evliya Çelebi. O mito foi detonado, pois mostraram evidências de que era impossível realizar esse feito.

Veja também[editar código-fonte]
Evliya Çelebi
Hezârfen Ahmed Çelebi

Referências[editar código-fonte]

1.Ir para cima ↑ Winter, Frank H. (1992). "Who First Flew in a Rocket?", Journal of the British Interplanetary Society 45 (July 1992), p. 275-80
2.Ir para cima ↑ Harding, John (2006), Flying's strangest moments: extraordinary but true stories from over one thousand years of aviation history, Robson Publishing, p. 5, ISBN 1-86105-934-5

http://www.discovery.com/tv-shows/mythbusters/videos/crash-and-burn.htm




Categorias: História do Império Otomano
Pioneiros da aviação[yt]H9Mollmj2TM[/yt]
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JAPONÊS KITE HISTÓRIA 1 Minamoto-no-Tametomo

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.kiteman.co.uk/JAPANESE%2520HISTORY4.html&prev=/search%3Fq%3DMinamoto%2Bno%2BTametomo%2Bkite%2Bflying%26biw%3D960%26bih%3D578

Seu pensamento que pipas foram introduzidos primeiramente no Japão por missionários budistas que viajaram da China no período Nara (649-794 AD) e foram utilizados principalmente em cerimônias religiosas e dando graças.

Um dicionário japonês datado 981 dC foi o primeiro a gravar a palavra japonesa para kite e usou os personagens para "Kami Tobi", que significa falcão papel - o que sugere que as primeiras pipas foram em forma de pássaro.

Os japoneses absorveu muito da cultura chinesa, mas eles desenvolveram os seus próprios desenhos pipa distintas e tradições. Eles foram usados ​​desde os primeiros tempos, em termos práticos, como na construção de muitos santuários e templos no Japão, onde foram utilizadas grandes pipas para levantar telhas e outros materiais até os trabalhadores sobre os telhados.

Um dos primeiros exemplos de homem-carrrying foi dito de um guerreiro do século 12 Minamoto-no-Tametomo que foi exilado para uma ilha junto com seu filho e triste com existência solitária de seu filho construiu uma grande pipa em que ele fez a sua fuga para o continente. http://pt.wikipedia.org/wiki/Minamoto_no_Tametomo
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Sobre os Egipcios

M. Clemmons, professor de aeronáutica no Instituto de Tecnologia da Califórnia, sugeriu que os egípcios antigos empregados enormes pipas para ajudá-los a levantar obeliscos e também para deslizar blocos de pedra de várias toneladas no lugar durante a pirâmide de construção. Ninguém duvida que as grandes pipas em um vento forte pode exercer forças poderosas, especialmente quando a vantagem mecânica de um sistema de polias é adicionado. De fato, Clemmons tem realmente construiu uma pipa de 40 metros quadrados com a qual ele erigiu pequenos obeliscos teste. Engenharia 'Clemmons é impecável - pelo menos em pequena escala -, mas artefatos como sistemas de roldanas, sugerindo o uso de enormes pipas na construção das pirâmides foi encontrado até o momento. No entanto, pelo menos uma inscrição hieroglífica parece mostrar uma pipa no alto com linhas de controle, realizada por uma força de trabalho abaixo. 'WC naturalmente inclui referências completas

No Egito hieróglifos antigos já contavam de objetos que voavam controlados por fios. Os fenícios também conheciam seus segredos, assim como os africanos, hindus e polinésios. Até o grande navegador Marco Polo (1254 - 1324) explorando-lhe as potencialidades, embora levado por motivos menos lúdicos. Conta-se que, em suas andanças pela China, ao ver-se encurralado por inimigos locais, fez voar uma pipa carregada de fogos de artifício presos de cabeça para baixo, que explodiram no ar em direção à terra, provocando o primeiro bombardeio aéreo da história da humanidade
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