Adaptar cilindro de ar em mini compressor..

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Adaptar cilindro de ar em mini compressor..

Mensagem por Raketrinike »

pessoal tenho um mini compressor da wimpel, e queria adaptar um cilindro de ar pra armazenar ar e assim o motor não vai ficar ligado o tempo todo, pois o motor esquenta muito..

este compressor tem um pequeno reservatório, pois ele desliga quando enche, mas não da nem pro cheiro, pois quando aperto o gatilho da pistola o motor já liga..

então queria adaptar um extintor de uns 10 kilos, mas não sei como faz isso, queria que o compressor liga e enche o cilindro, e desliga quando o cilindro estiver cheio, e religa quando estiver vazio, ai queria controlar a pressão que vai pra pistola, o que preciso pra fazer isso e como fazer?

segue detalhes do compressor.

http://www.maxiferramentas.com.br/ecommerce_site/produto_11894_9073_MINI-COMPRESSOR-PARA-AEROGRAFO-WIMPEL
Avatar do usuário
Barbosaracing
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Seg Set 19, 2011 9:55 am
Localização: SBC

Mensagem por Barbosaracing »

È só pra ter ajudar nas ideias de como fazer o seu,e o que vai precisar .





[url]http://sassatattoo.wordpress.com/2012/12/29/projeto-compressor-de-ar/[/url]
py2meu
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Jun 08, 2012 8:59 pm
Localização: Porto Feliz - SP

Mensagem por py2meu »

Se o seu plano é realmente usar esse compressor para encher um cilindro, vai gastar metade do valor de um desses:
http://www.maxiferramentas.com.br/ecommerce_site/produto_13807_9073_Compressor-de-Ar-24-Litros-Profissional-2HP-8-5-Pes-NAGANO

Caso resolva investir nisso, voce vai precisar de um cilindro de extintor de CO2 de 4Kg ou 6Kg e um pressostato para baixa pressão, máx 25Lbs ou com regulagem de 1 a 2Kgf/cm². E o restante é o que consta de acessórios no link do post do "Barbosaracing".

Abs.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

então pessoal acho que não vou ter que comprar muita coisa, acho que seria só a válvula de segurança, porque olha esta imagem, a unica diferença é a valvula e o cilindro, o compressor e o manômetro é a mesma coisa que eu tenho...

[img:38c993178f]http://mlb-s2-p.mlstatic.com/compressor-de-ar-sagyma-asw186-bivolt-com-tanque-de-3-litros-13134-MLB20072953402_042014-F.jpg[/img:38c993178f]
Avatar do usuário
caveira2110
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 8:09 pm
Localização: Piracicaba-SP-41

Re: Adaptar cilindro de ar em mini compressor..

Mensagem por caveira2110 »

[quote:de61907019="Raketrinike"]pessoal tenho um mini compressor da wimpel, e queria adaptar um cilindro de ar pra armazenar ar e assim o motor não vai ficar ligado o tempo todo, pois o motor esquenta muito..

este compressor tem um pequeno reservatório, pois ele desliga quando enche, mas não da nem pro cheiro, pois quando aperto o gatilho da pistola o motor já liga..

então queria adaptar um extintor de uns 10 kilos, mas não sei como faz isso, queria que o compressor liga e enche o cilindro, e desliga quando o cilindro estiver cheio, e religa quando estiver vazio, ai queria controlar a pressão que vai pra pistola, o que preciso pra fazer isso e como fazer?

segue detalhes do compressor.

http://www.maxiferramentas.com.br/ecommerce_site/produto_11894_9073_MINI-COMPRESSOR-PARA-AEROGRAFO-WIMPEL[/quote:de61907019]

Eu fiz o que vc quer,eu coloquei pressostato de segurança e calculei o quanto o cilindro suportaria de pressão,eu deixei regulado com 60 Psi para desligar e 40psi para ligar,funciona que é uma beleza com aerógrafo,economiza bastante o funcionamento do compressor,veja as fotos e abraços.
Anexos
020320131070.jpg
020320131070.jpg (33.08 KiB) Exibido 13292 vezes
020320131071.jpg
020320131071.jpg (20.33 KiB) Exibido 13292 vezes
020320131072.jpg
020320131072.jpg (28.83 KiB) Exibido 13292 vezes
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

CAVEIRA, cara vc caiu do ceu kkkk, como foi que você fez? o que utilizou? quando o motor esta ligado enchendo o cilindro ele fica trabalhando forçado? porque pergunto pq sem o cilindro quando coloco pra encher com bastante pressão ele começa a querer forçar, isso acontece com o cilindro também? o seu ficou legal com este cilindro mas quero fazer o meu com um de extintor acho que fica melhor..

abs.
Avatar do usuário
caveira2110
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 8:09 pm
Localização: Piracicaba-SP-41

Mensagem por caveira2110 »

[quote:b22c015682="Raketrinike"]CAVEIRA, cara vc caiu do ceu kkkk, como foi que você fez? o que utilizou? quando o motor esta ligado enchendo o cilindro ele fica trabalhando forçado? porque pergunto pq sem o cilindro quando coloco pra encher com bastante pressão ele começa a querer forçar, isso acontece com o cilindro também? o seu ficou legal com este cilindro mas quero fazer o meu com um de extintor acho que fica melhor..

abs.[/quote:b22c015682]

No meu eu utilizei uma botija de freon R22,é um gás usado em ar condicionado e refrigeração de frio alimentar,e coloquei um pressostato,mas dá para você uasr o próprio sensor de pressão do wimpel,no começo ele vai de boa mas quando começa ganhar pressão,dá pra notar que o compressor força um pouco,mas nada a ponto de danificar, eo sensor do wimpel já é regulado em 60psi max.Quando o cilindro encher e estiver em 60psi ele vai desligar...assim que ele perder a pressão ele volta a ligar,o funcionamento é igual do pressostato,eu só não quis confiar por que a botija de freon,aguenta menos pressão que um cilindro de extintor,é isso...abraços.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

entendi, e me diga uma coisa, com ele cheio usando o aerografo todo instante em quanto tempo e liga e desliga? demora pra acabar o ar do cilindro?
Avatar do usuário
caveira2110
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 8:09 pm
Localização: Piracicaba-SP-41

Mensagem por caveira2110 »

[quote:4576ba236c="Raketrinike"]entendi, e me diga uma coisa, com ele cheio usando o aerografo todo instante em quanto tempo e liga e desliga? demora pra acabar o ar do cilindro?[/quote:4576ba236c]

Mais ou menos dá pra usar por uns 5 minutos desligado...aí liga e funciona por uns 3 á 5 minutos até restaurar a pressão de desligar,usando com aerógrafo o ar nunca acaba...ele mantém o tanque sempre de médio á cheio.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

[quote:ac671fa515="caveira2110"][quote:ac671fa515="Raketrinike"]entendi, e me diga uma coisa, com ele cheio usando o aerografo todo instante em quanto tempo e liga e desliga? demora pra acabar o ar do cilindro?[/quote:ac671fa515]

Mais ou menos dá pra usar por uns 5 minutos desligado...aí liga e funciona por uns 3 á 5 minutos até restaurar a pressão de desligar,usando com aerógrafo o ar nunca acaba...ele mantém o tanque sempre de médio á cheio.[/quote:ac671fa515]

legal, vou fazer isso... só preciso ver qual extintor seria melhor para este fim, mas se eu usar o pressostato original ele só vai encher até 60 libras, ai acho que nem precisa da válvula de segurança ne?
Responder