Ajuda dos especialistas, problema com Futaba t8j em aero gas
- matheus08
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Ajuda dos especialistas, problema com Futaba t8j em aero gas
Pessoal,
Venho hoje pedir a ajuda dos mais experientes em eletronica, é o seguinte:
A mais um menos um mês atras eu e um amigo montamos um Kyosho Calmato A 40 com motor Evolution 15cc, e radio Futaba t8j, no dia do teste apos uns 5 minutos de voo, em uma curva leve para a esquerda com meio motor, o aero simplesmente virou de dorço, acionou o profundor para cabrar e acelerou tudo, ele caiu de bico no chão, ocasionando perda total do aero, quebra do escape do motor, quebra da cdi do motor e outros pequenos danos.
Dai essa semana começamos a montar um Escapade .61 com esse mesmo motor que tinha caido no outro aero, porem com escape do ASP 61 e a ignição do dle 20cc.
Por precaução colocamos uma life 1800mha 2s para alimentar o receptor e os servos e uma life 1100mha 2s para a ignição.
No dia da estreia do aero, que foi ontem, nos regulamos o motor, testamos o radio, Tudo OK.
Quando decolou estava tudo tranquilo, mas apos 5 minutos de voo fazendo a mesma curva em que o calmato caiu, novamente com meio motor, o aero parou de responder aos comandos, mas por sorte ele respondeu novamente e deu para traze-lo para a pista em segurança.
segue abaixo o esquema de ligação da eletronica que estava no calmato e no escapade:
Calmato:
[img:b4c9bcbd4f]http://i58.tinypic.com/1zwzrdv.jpg[/img:b4c9bcbd4f]
Escapade:
[img:b4c9bcbd4f]http://i61.tinypic.com/rc6jhs.jpg[/img:b4c9bcbd4f]
Agora vem minhas duvidas,
Como pode um radio que voava tranquilamente eletricos grandes (6s) e nunca deu uma perda de sinal, perder sinal 2 vezes no mesmo lugar, com a mesma aceleração, e com o mesmo tempo de voo?
oque pode estar ocasionando isso?
oque eu faço para resolver?
Obrigado
Matheus
Venho hoje pedir a ajuda dos mais experientes em eletronica, é o seguinte:
A mais um menos um mês atras eu e um amigo montamos um Kyosho Calmato A 40 com motor Evolution 15cc, e radio Futaba t8j, no dia do teste apos uns 5 minutos de voo, em uma curva leve para a esquerda com meio motor, o aero simplesmente virou de dorço, acionou o profundor para cabrar e acelerou tudo, ele caiu de bico no chão, ocasionando perda total do aero, quebra do escape do motor, quebra da cdi do motor e outros pequenos danos.
Dai essa semana começamos a montar um Escapade .61 com esse mesmo motor que tinha caido no outro aero, porem com escape do ASP 61 e a ignição do dle 20cc.
Por precaução colocamos uma life 1800mha 2s para alimentar o receptor e os servos e uma life 1100mha 2s para a ignição.
No dia da estreia do aero, que foi ontem, nos regulamos o motor, testamos o radio, Tudo OK.
Quando decolou estava tudo tranquilo, mas apos 5 minutos de voo fazendo a mesma curva em que o calmato caiu, novamente com meio motor, o aero parou de responder aos comandos, mas por sorte ele respondeu novamente e deu para traze-lo para a pista em segurança.
segue abaixo o esquema de ligação da eletronica que estava no calmato e no escapade:
Calmato:
[img:b4c9bcbd4f]http://i58.tinypic.com/1zwzrdv.jpg[/img:b4c9bcbd4f]
Escapade:
[img:b4c9bcbd4f]http://i61.tinypic.com/rc6jhs.jpg[/img:b4c9bcbd4f]
Agora vem minhas duvidas,
Como pode um radio que voava tranquilamente eletricos grandes (6s) e nunca deu uma perda de sinal, perder sinal 2 vezes no mesmo lugar, com a mesma aceleração, e com o mesmo tempo de voo?
oque pode estar ocasionando isso?
oque eu faço para resolver?
Obrigado
Matheus
VOAR É UMA ARTE, POUSAR FAZ PARTE!!
- Marco Antonio
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Dicas padrão que dou para motores com ignição por vela:
1) Aterre a carcaça da ignição, e carcaça do motor no negativo da bateria da ignição;
2) Use link de nylon ou fibra de vidro do servo do acelerador até o carburador;
3) Instale uma das antenas na vertical e outra na horizontal;
4) Instale as antenas longe de metal, a sua pelo que vejo está perto da bateria;
5) Normalmente recomendo deixar a antena do rádio na vertical (dobrada 90 graus para cima ou para baixo) mas o 8J tem antena interna horizontal, o que pode causar baixo ganho nas cabeceiras se você ficar com o rádio apontado para o centro da pista, e dá muito problema de interferência por caminhos múltiplos principalmente se houver água (brejo, lago, rio, etc.) entre você e o avião.
Por último, que eu lembre a maioria dos sistemas de CDI usa 4 células de NiCd ou NiMh (4,8V), não sei o que acontece quando se alimenta com 2S de LiFe, pode ser que superaqueça e comece a gerar ruído.
1) Aterre a carcaça da ignição, e carcaça do motor no negativo da bateria da ignição;
2) Use link de nylon ou fibra de vidro do servo do acelerador até o carburador;
3) Instale uma das antenas na vertical e outra na horizontal;
4) Instale as antenas longe de metal, a sua pelo que vejo está perto da bateria;
5) Normalmente recomendo deixar a antena do rádio na vertical (dobrada 90 graus para cima ou para baixo) mas o 8J tem antena interna horizontal, o que pode causar baixo ganho nas cabeceiras se você ficar com o rádio apontado para o centro da pista, e dá muito problema de interferência por caminhos múltiplos principalmente se houver água (brejo, lago, rio, etc.) entre você e o avião.
Por último, que eu lembre a maioria dos sistemas de CDI usa 4 células de NiCd ou NiMh (4,8V), não sei o que acontece quando se alimenta com 2S de LiFe, pode ser que superaqueça e comece a gerar ruído.
Re: Ajuda dos especialistas, problema com Futaba t8j em aero
[quote:9bb52ef7fe="matheus08"]Pessoal,
Venho hoje pedir a ajuda dos mais experientes em eletronica, é o seguinte:
A mais um menos um mês atras eu e um amigo montamos um Kyosho Calmato A 40 com motor Evolution 15cc, e radio Futaba t8j, no dia do teste apos uns 5 minutos de voo, em uma curva leve para a esquerda com meio motor, o aero simplesmente virou de dorço, acionou o profundor para cabrar e acelerou tudo, ele caiu de bico no chão, ocasionando perda total do aero, quebra do escape do motor, quebra da cdi do motor e outros pequenos [/quote:9bb52ef7fe]
Amigo,
Você descreveu minha lenha, ocorreu hoje com meu stick, em uma curva pra esquerda o avião parou de responder, não saiu da curva, entrou de dorso e bum, de bico no chão, pt. :cry: :cry: :cry:
Motor evolution 10gx e radio Futaba t6j (tb s-fhss e antena interna).
A diferença e que estava usando um bec por conta de um maldito servo (4,8 ).
O que me deixa mais encucado é que eu já usava esse conjunto antes, reformei o avião, fiz nova entelagem, deu um baita trabalho, montei tudo de novo, ainda estava trimando na re- estréia quando aconteceu ....
No meu caso tb... O cabo da vela estava ok, verifiquei algumas vezes qdo estava montando.
Quando liguei o rádio nos restos mortais estava funcionando normal.
:evil: :evil: :evil: :evil:
Sei lá o ruim agora que perdi a confiança no rádio !
Venho hoje pedir a ajuda dos mais experientes em eletronica, é o seguinte:
A mais um menos um mês atras eu e um amigo montamos um Kyosho Calmato A 40 com motor Evolution 15cc, e radio Futaba t8j, no dia do teste apos uns 5 minutos de voo, em uma curva leve para a esquerda com meio motor, o aero simplesmente virou de dorço, acionou o profundor para cabrar e acelerou tudo, ele caiu de bico no chão, ocasionando perda total do aero, quebra do escape do motor, quebra da cdi do motor e outros pequenos [/quote:9bb52ef7fe]
Amigo,
Você descreveu minha lenha, ocorreu hoje com meu stick, em uma curva pra esquerda o avião parou de responder, não saiu da curva, entrou de dorso e bum, de bico no chão, pt. :cry: :cry: :cry:
Motor evolution 10gx e radio Futaba t6j (tb s-fhss e antena interna).
A diferença e que estava usando um bec por conta de um maldito servo (4,8 ).
O que me deixa mais encucado é que eu já usava esse conjunto antes, reformei o avião, fiz nova entelagem, deu um baita trabalho, montei tudo de novo, ainda estava trimando na re- estréia quando aconteceu ....
No meu caso tb... O cabo da vela estava ok, verifiquei algumas vezes qdo estava montando.
Quando liguei o rádio nos restos mortais estava funcionando normal.
:evil: :evil: :evil: :evil:
Sei lá o ruim agora que perdi a confiança no rádio !
DPomaro
- queiroga
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POis é,
avião gasolina é beeem diferente de glow e mais ainda de elétrico.
Tudo que o alexmac falou é verdade. o problema que num aero projetado para glow, o espaço interno é muito mais apertado que no gasolina. aí fica esse problema de antena perto de metal, baterias, etc.....
no aero gasolina o espaço é muito mais generoso, eu coloco o receptor num berço de elástico para evitar a vibração.
se perdeu confiança no equipamento? começa a retestar num eletrico pequeno, depois e um tempo num glow velho. se tudo ficar ok, o problema não é do tx e rx.
abs!
avião gasolina é beeem diferente de glow e mais ainda de elétrico.
Tudo que o alexmac falou é verdade. o problema que num aero projetado para glow, o espaço interno é muito mais apertado que no gasolina. aí fica esse problema de antena perto de metal, baterias, etc.....
no aero gasolina o espaço é muito mais generoso, eu coloco o receptor num berço de elástico para evitar a vibração.
se perdeu confiança no equipamento? começa a retestar num eletrico pequeno, depois e um tempo num glow velho. se tudo ficar ok, o problema não é do tx e rx.
abs!
[]'s
Queiroga
Queiroga
- matheus08
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[quote:6845127730="alexcmag"]Dicas padrão que dou para motores com ignição por vela:
1) Aterre a carcaça da ignição, e carcaça do motor no negativo da bateria da ignição;
2) Use link de nylon ou fibra de vidro do servo do acelerador até o carburador;
3) Instale uma das antenas na vertical e outra na horizontal;
4) Instale as antenas longe de metal, a sua pelo que vejo está perto da bateria;
5) Normalmente recomendo deixar a antena do rádio na vertical (dobrada 90 graus para cima ou para baixo) mas o 8J tem antena interna horizontal, o que pode causar baixo ganho nas cabeceiras se você ficar com o rádio apontado para o centro da pista, e dá muito problema de interferência por caminhos múltiplos principalmente se houver água (brejo, lago, rio, etc.) entre você e o avião.
Por último, que eu lembre a maioria dos sistemas de CDI usa 4 células de NiCd ou NiMh (4,8V), não sei o que acontece quando se alimenta com 2S de LiFe, pode ser que superaqueça e comece a gerar ruído.[/quote:6845127730]
Obrigado pelas dicas Alex, quanto a ignição que estamos usando é de 4.8v a 8.4v.
o esquema de ligação eletrica que vc falou para eu fazer é assim?
[img:6845127730]http://i59.tinypic.com/11kclyq.jpg[/img:6845127730]
1) Aterre a carcaça da ignição, e carcaça do motor no negativo da bateria da ignição;
2) Use link de nylon ou fibra de vidro do servo do acelerador até o carburador;
3) Instale uma das antenas na vertical e outra na horizontal;
4) Instale as antenas longe de metal, a sua pelo que vejo está perto da bateria;
5) Normalmente recomendo deixar a antena do rádio na vertical (dobrada 90 graus para cima ou para baixo) mas o 8J tem antena interna horizontal, o que pode causar baixo ganho nas cabeceiras se você ficar com o rádio apontado para o centro da pista, e dá muito problema de interferência por caminhos múltiplos principalmente se houver água (brejo, lago, rio, etc.) entre você e o avião.
Por último, que eu lembre a maioria dos sistemas de CDI usa 4 células de NiCd ou NiMh (4,8V), não sei o que acontece quando se alimenta com 2S de LiFe, pode ser que superaqueça e comece a gerar ruído.[/quote:6845127730]
Obrigado pelas dicas Alex, quanto a ignição que estamos usando é de 4.8v a 8.4v.
o esquema de ligação eletrica que vc falou para eu fazer é assim?
[img:6845127730]http://i59.tinypic.com/11kclyq.jpg[/img:6845127730]
VOAR É UMA ARTE, POUSAR FAZ PARTE!!
Pois é Queiroga, o primeiro motor desse avião era glow, quando instalei o evo coloquei o receptor lá trás, bem depois da mesa de servos e bem isolado com as antenas à 90º, com a ignição e mais uma bateria o CG ficara ok.
Alexmag, quanto à ignição do evolution, a faixa de tensão é 4.8–8.4V.
Saldo do acidente>
Avião
Virabrequim (acho que vou ter que trocar os rolamentos tb)
[img:f0b380a5ba]http://i1284.photobucket.com/albums/a561/dpomaro/83BD1347-0932-4D91-ADB6-CC83CF2668F3_zpswrsjfr8q.jpg[/img:f0b380a5ba]
Ignição (os fios da bateria e do sensor foram arrancados, acho que a ignição já era)...
[img:f0b380a5ba]http://i1284.photobucket.com/albums/a561/dpomaro/C6DDFA1A-5FBA-4B37-BFB9-79C87B1BCEC1_zpscvz3pig8.jpg[/img:f0b380a5ba]
Confiança no rádio :( :( :( :(
Segurança em voar :oops: (é depois de um acidente assim, minha confiança sempre fica abalada rsrs).
Alexmag, quanto à ignição do evolution, a faixa de tensão é 4.8–8.4V.
Saldo do acidente>
Avião
Virabrequim (acho que vou ter que trocar os rolamentos tb)
[img:f0b380a5ba]http://i1284.photobucket.com/albums/a561/dpomaro/83BD1347-0932-4D91-ADB6-CC83CF2668F3_zpswrsjfr8q.jpg[/img:f0b380a5ba]
Ignição (os fios da bateria e do sensor foram arrancados, acho que a ignição já era)...
[img:f0b380a5ba]http://i1284.photobucket.com/albums/a561/dpomaro/C6DDFA1A-5FBA-4B37-BFB9-79C87B1BCEC1_zpscvz3pig8.jpg[/img:f0b380a5ba]
Confiança no rádio :( :( :( :(
Segurança em voar :oops: (é depois de um acidente assim, minha confiança sempre fica abalada rsrs).