Materia antiga sobre Aeromodelismo "Revista 4 Rodas&

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Materia antiga sobre Aeromodelismo "Revista 4 Rodas&

Mensagem por Paulinho »

Estava tentando encontrar uma matéria sobre Aeromodelismo na Revista 4 Rodas, creio que na década entre 70 e começo de 80, lembro que tinha fotos de um Aeromodelo escala, não lembro qual, talvez um P-51 ou um P-47 ou outro... Alguém lembra???
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Av8r
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 4:59 pm
Localização: Uberaba-MG

Mensagem por Av8r »

Todo o acervo da 4Rodas desde o nr.1 foi digitalizado e disponibilizado:

http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/

Clique no link "Acesse aqui" para carregar o índice.

Tem opção para imprimir - em papel ou como PDF.

Tente pesquisar pela palavra "aeromodelismo".

Na edição nr. 172 tem uma reportagem sobre aeromodelismo e a foto de alguns kits, inclusive um P-51 D.

Curiosidade besta: Até coisa de ~1965 a revista não registra a palavra "Fusca", embora Volkswagen Sedans fosse "praga" pelos quatro cantos do país.

Av8r
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

Opa, Av8r muito obrigado pela ajuda, irei dar uma olhada! Abração!
general_1945
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Seg Mai 31, 2010 9:16 pm
Localização: Paraná

Mensagem por general_1945 »

[quote:fb5c902470="Paulinho"]Opa, Av8r muito obrigado pela ajuda, irei dar uma olhada! Abração![/quote:fb5c902470]

Se encontrar por favor poste ai a edição para facilitar a nossa vida !:)
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Re: Materia antiga sobre Aeromodelismo "Revista 4 Rodas

Mensagem por Sereno »

[quote:321d632fab="Paulinho"]Estava tentando encontrar uma matéria sobre Aeromodelismo na Revista 4 Rodas, creio que na década entre 70 e começo de 80, lembro que tinha fotos de um Aeromodelo escala, não lembro qual, talvez um P-51 ou um P-47 ou outro... Alguém lembra???[/quote:321d632fab]



Que boa lembrança Paulinho. Tinha essa revista até pouco tempo atrás mas a DAC jogou fora em uma faxina pois alegou que estava com paginas mofadas e cheirando mal.

Realmente é a edição de novembro de 1974, páginas 102 a 107, eu havia acabado de fazer 14 anos no mês anterior e ia começar no meu primeiro emprego com carteira assinada (boa época).

O que o Wilsinho Fittipaldi diz sobre voar em autódromos é verdade pois eu mesmo acompanhei esses voos em uma oportunidade pois tinha uma tia que morava próximo a interlagos.

Saudades! Era uma outra realidade, morava numa travessa da Rua da Moóca e eu e os amigos íamos de bicicleta berlineta ao Ibirapuera ver os aeromodelos VCC. As quintas-feiras, depois da escola, íamos à Sebring, na Rua Augusta, também de bike, treinar na pista de autorama. Hoje...............Só de carro blindado. kkkkk
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Mensagem por Sereno »

Uma curiosidade interessante: Vejam o valor de um rádio Futaba e façam uma relação com o preço de capa da revista. Atualizando, isso daria mais de nove mil reais. Vejam também na página 31, seção Mercado automobilístico, que o mesmo rádio custava mais que muitos carros usados.
Por essas e outras só pude comprar meu primeiro equipamento RC nos anos noventa.
À época montava apenas aeros à elástico como o Pardal da Aerobrás e um pequeno planador chamado Bee, que custava cerca de 3 reais e voava muito, perdi mais de dez voando em praças.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

Em 1974 eu tinha só 2 anos, mas me lembro nos anos 80 de ir na Aerobras comprar meus kits de planadores pra montar e ficar babando nos aviões e barcos RC, mas era bem como vc disse Sereno, não só era brincadeira de homem (não de criança) como era de homem rico!!! vale lembrar que nos anos 80 não era permitido importar legalmente quase nada...
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Diziam que os Fittipaldi, Piquet e depois o próprio Senna usavam o aeromodelismo para condicionar e melhorar os reflexos......
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

Ainda não consegui procurar a matéria por falta de tempo, moderar o Fórum leva muito tempo... Se é esta matéria de 1974 eu tinha 9 anos neste ano. Sei que esta matéria me levou a me apaixonar pelo Aeromodelismo, ia no banheiro e ficava admirando as fotos, lembro de uma foto tirada de um ângulo que mostrava o trem de pouso e rodas do aeromodelo que na minha visão era a foto mais linda que já tinha visto! Não vejo a hora de arrumar uma folga para rever esta matéria!
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Mensagem por Sereno »

[quote:28a5c64216="Paulinho"]Ainda não consegui procurar a matéria por falta de tempo, moderar o Fórum leva muito tempo... Se é esta matéria de 1974 eu tinha 9 anos neste ano. Sei que esta matéria me levou a me apaixonar pelo Aeromodelismo, ia no banheiro e ficava admirando as fotos, lembro de uma foto tirada de um ângulo que mostrava o trem de pouso e rodas do aeromodelo que na minha visão era a foto mais linda que já tinha visto! Não vejo a hora de arrumar uma folga para rever esta matéria![/quote:28a5c64216]


Ah! Paulinho, então a que você procura é a de outubro de 1978, páginas 60 a 67, e a foto a que se refere do trem de pouso é de um bom, velho e inigualável Das Ugly Stick. Há também uma foto menor que me parece de um Hawker Typhoon.

Se não for essa vai ter que procurar, nos anos setenta a 4rodas sempre apresentava matérias de aeromodelismo na seção "Lazer". Ainda não haviam revistinhas de aero no país, acho que a Esporte Modelismo só saiu na década seguinte.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Responder