Hans-Ulrich Rudel, (O maior Ás do Stuka)

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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oswaldo pires
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Hans-Ulrich Rudel, (O maior Ás do Stuka)

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[yt]Hans-Ulrich Rudel[/yt]
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hans-Ulrich Rudel
Alemanha Nazi Hans Ulrich Rudel condecorado.
Nascimento 2 de julho de 1916
Konradswaldau, Alta Silésia
Morte 18 de dezembro de 1982 (66 anos)
Rosenheim
Nacionalidade alemão
Ocupação Aviador, empresário, membro do Deutsche Reichspartei.1
Cargo Comando III./StG 2, SG 2
Serviço militar
Patente Oberst (Coronel)

Hans-Ulrich Rudel (Konradswaldau, 2 de julho de 1916 — Rosenheim, 18 de dezembro de 1982) foi um aviador militar alemão.

Nascido na Silésia, era filho de um pastor. Quando criança nada indicava que seria especialmente corajoso; realmente dizia-se que sua mãe ainda segurava sua mão quando trovejava. Mas sempre esteve apto a prática de esportes, e talvez este tenha sido um fato oportuno para que pudesse desenvolver suas atividades esportivas em serviço militar.

Em 1936 ele entrou para a Luftwaffe como oficial-cadete. Após ser aprovado em seu curso de treinamento de vôo e qualificado como piloto, Rudel, então, foi voluntário para treinos futuros com bombardeiros de mergulho para apoio aéreo aproximado e não foi bem visto pelos instrutores destes treinamentos. Teve seu pedido rejeitado e - para sua humilhação - foi mandado para um curso de observação de reconhecimento aéreo.

Participou, na campanha da Polônia como observador em missões de reconhecimento de longo alcance. Rudel, desejava pertencer ao que era então encarado pelos muitos jovens pilotos como o mais atraente da força aérea - voar em um Junkers Ju 87 Stuka. Continuou tendo seus pedidos de transferência para a divisão aérea de bombardeiro de mergulho dos Stukas sistematicamente negados até 1940, quando preencheu uma vaga em um dos cursos de vôo do Ju 87. Após completá-lo, foi transferido para uma brigada de treinamento do Stuka (I/St.G.2) próximo à Stuttgart, de onde observou a campanha na França e nos Países Baixos.

No início da Operação Barbarossa, o I/St.G.2 foi para o "front " russo na Frente Oriental e executava missões quase vinte e quatro horas por dia. Todas as tripulações eram necessárias e Rudel foi transferido para o esquadrão cujo líder interessou-se imediatamente por ele. "O Rudel é o melhor homem do meu esquadrão" disse ele duas ou três semanas depois, "apesar de ser um sujeito louco, não viverá muito tempo".

Rudel levantou vôo na sua primeira missão de bombardeio de mergulho às 3 horas da manhã do dia 23 de junho de 1941, e ainda estaria voando 18 horas depois, tendo estado fora em quatro missões diferentes. O ritmo das operações era tal que os pilotos saíam para até 8 missões em um só dia, e isso dia após dia, semana após semana.

Índice

1 Missões e façanhas
2 Marat
3 Vitórias
4 Condecorações
4.1 Condecoração especial
5 Pós-guerra
5.1 Prisioneiro
5.2 América do Sul
5.3 Política
5.4 Esportista
5.5 Morte
6 Referências
7 Bibliografia
8 Ligações externas

Missões e façanhas
Hans-Rudel a bordo de um Stuka G-2, na Rússia.

A maior façanha individual de Rudel foi em Setembro de 1941. Duas brigadas do seu Geschwander (esquadrão, grupo aéreo) haviam se deslocado para Tyrkovo ao sul de Luga para uma ofensiva direta à Leningrado. Por volta do fim do mês, entretanto, um avião de reconhecimento avistou os encouraçados soviéticos October Revolution e Marat, além de dois cruzadores e algumas embarcações menores da Armada Soviética do Báltico, no porto de Kronstadt.

O Geschwander de Rudel decidiu atacar os três esquadrões, levando bombas especiais de 1.000 kg. Sorrateiramente levantaram vôo na manhã do dia 23 de setembro. Rudel estava pilotando um Stuka da esquadrilha líder; e quando o ataque começou ele estava diretamente atrás do líder de esquadrão que havia dito que ele era "louco". O dia estava claro com o céu sem nuvens. Naquele estágio da guerra, os caças russos raramente levantavam vôo e, como que para confirmar isso, nenhum apareceu no dia 23 de setembro.

Os Stukas se aproximaram de Kronstadt a uma altitude de 3.000 mil metros, e a 15 km do seu alvo, entraram numa tempestade de fogo antiaéreo. Alguns Stukas tentaram escapar do fogo, e, ao fazê-lo, as esquadrilhas e esquadrões se misturaram. Mas o líder do esquadrão de Rudel decididamente manteve seu rumo com Rudel colado a sua cauda. Quando Rudel viu que seu líder tinha acionado os freios aerodinâmicos de seu avião, ele fez o mesmo, e ambos os Stukas começaram seus mergulhos em ângulos cujas medidas estavam entre 70 e 80º. Descendo estridentemente em direção ao Marat, Rudel viu que seu líder estava recolhendo seus freios aerodinâmicos; portanto, como antes, ele fez o mesmo. O efeito foi dramático; a velocidade…
Marat

Em 23 de setembro de 1941, os dois Staffeln do I/St.G 2 (Gruppe I do St.G 2) atacaram a frota soviética ancorada no porto de Kronstadt (na área de Leningrado), defendido por mais de 1.000 armas antiaéreas. Entre os navios lá ancorados, estava o encouraçado "Marat", de 26.500 toneladas - um dos dois únicos navios de grande porte da esquadra vermelha. Mais tarde, Rudel se recordaria:
Cquote1.svg Foi terrível. Havia explosões por todos os lados. O céu parecia estar repleto de cascalhos. Eu estava me sentindo muito mal e o vôo foi uma tortura. (…) O mergulho, num ângulo de 70º a 80º, tirou o meu fôlego. Eu tinha o "Marat" em minha mira, ele se aproximava cada vez mais rápido. O navio se tornava cada vez maior. Eu via as bocas de suas armas antiaéreas apontando ameaçadoramente para mim. (…)

Não havia tempo para me preocupar com o fato de que um tiro direto de Flak poderia me partir em pedaços. O "Marat" já preenchia completamente meu visor. Os marinheiros corriam pelo deck do navio, alguns carregando munições. Um dos canhões virou em minha direção e começou a disparar. Neste momento eu apertei o botão que liberava a bomba. Puxei o manche para trás com toda minha força, na tentativa de tirar o avião do mergulho, já que minha altitude era de apenas 300 metros.

A bomba de 1.000kg que tinha acabado de soltar não poderia ser lançada de uma altitude inferior a 1.000 metros sob o risco de destruir o bombardeiro. Mas eu não estava me importando com isso. Eu queria atingir o "Marat" — nada mais. Embora eu puxasse o manche como um louco, eu tinha a sensação que o avião não estava me obedecendo. Eu estava quase perdendo os sentidos. Havia uma sensação terrível em minha cabeça e estômago, quando eu escutei a voz excitada de meu artilheiro-de-ré:

— Herr Oberleutnant, o navio explodiu !

Eu me virei lentamente. Lá estava o "Marat" atrás de uma nuvem de fumaça quase impenetrável de 400 metros.
Cquote2.svg


Ao finalizar seu mais bem sucedido ataque, Rudel, descendo dos céus em um ângulo de 90º, saiu do mergulho a apenas 4 metros da superfície da água! "Somente nesse momento eu percebi que ainda estava vivo" - ele afirmou bem depois.

Com este feito poderia ter sido condecorado, ocasião que não ocorreu. Hauptmann Steen, que comandou todo o Gruppe que participou daquele ataque disse a ele:
“ Eu tenho certeza de que você compreenderá que eu não posso condecorar um único homem depois desta corajosa missão na qual o Gruppe inteiro tomou parte (…) eu considero o valor da equipe como um time, o que é mais importante do que recomendá-lo para a Cruz de Cavaleiro. ”
Vitórias

2.530 missões de combate, 9 vitórias (7 caças em combate) +519 tanques destruídos, 800 veículos de todos os tipos, 150 peças de artilharia, inúmeras pontes, 70 embarcações anfíbias, um encouraçado, um cruzador, um destroyer.

Josef Stálin ofereceu uma recompensa de 100.000 Rublos a quem conseguisse abatê-lo.
Condecorações
Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro.

11 de outubro de 1939 - Cruz de Ferro de 2ª classe
18 de julho de 1941 - Cruz de Ferro de 1ª classe
30 de dezembro de 1941 - Cruz Germânica em ouro
6 de janeiro de 1942 - Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro
14 de abril de 1943 - Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro
25 de novembro de 1943 - Espadas da Cruz de Cavaleiro
29 de março de 1944 - Diamantes da Cruz de Cavaleiro
29 de dezembro de 1944 - Folhas de Carvalho douradas
29 de dezembro de 1944 - Clasp de vôo em ouro com diamantes

Condecoração especial

Em 29 de Dezembro de 1944, Hitler instituiu aquela que seria a mais alta condecoração militar por bravura entregue durante o III Reich: a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho Douradas, Espadas e Diamantes ou: Ritterkreuz des Eisernen Kreuzes mit Goldenem Eichenlaub, Schwertern und Brillanten. Essa condecoração era idêntica aos Diamantes, com exceção que era feita em ouro ao invés de prata.

O único recebedor desta condecoração foi o Oberst Hans-Ulrich Rudel, que como um piloto de Stuka no Front Russo voou surpreendentes 2.530 missões, tendo destruído mais de 519 tanques, 800 veículos de todos os tipos, 150 peças de artilharia, inúmeras pontes, 70 embarcações anfíbias, um encouraçado, um cruzador, um destroyer e nove aviões soviéticos, incluindo sete caças abatidos em combates.2
Pós-guerra

No Dia da vitória, Rudel e seu esquadrão encontravam-se na Boêmia. Voaram até Kitzingen e entregaram-se às forças americanas. Com isso, evitaram ser capturados pelos soviéticos.
Rendição de Hans-Ulrich Rudel e Adolf Galland (esquerda).

Ficheiro:SFP 186 - Hans-Ulrich Rudel.webmReproduzir conteúdo
Filme mostrando o momento da rendição.
Prisioneiro

Esteve aprisionado para interrogatórios na Inglaterra e na França. Libertado, permaneceu internado em um hospital da Baviera até 1946. Depois de receber alta, iniciou uma atividade no ramo de transportes.
América do Sul

Mudou-se para a Argentina em 1948 onde, com outros pilotos alemães, trabalhou para a Companhia Estatal de Aviação. Tornou-se amigo do presidente Juan Perón e prestou assessoria à Força Aérea Argentina . Alfredo Stroessner, ditador do Paraguai, Otto Skorzeny e outros ex-dirigentes nazistas exilados na América do Sul também pertenciam a seu círculo de amizades.

Alertou o criminoso de guerra Josef Mengele, que encontrava-se em Buenos Aires, de que a Alemanha Ocidental pedira sua extradição ao governo argentino. A Argentina negou tal pedido alegando que ele não vivia em seu território. Depois Rudel auxiliou Mengele a fugir para o Paraguai.
Política

Retornou à Alemanha Ocidental em 1953 e filiou-se ao Deutsche Reichspartei, partido político de extrema-direita. Reprovou o atentado de Claus von Stauffenberg contra a vida de Hitler. Declarou-se nacional-socialista até o fim da vida.

Auxiliou a USAF a desenvolver o caça-bombardeiro A-10 Thunderbolt II. Suas Memórias foram publicadas com o título em português Piloto de Stuka3 com prefácio dos ases da aviação aliados Douglas Bader e Pierre Clostermann.
Esportista

Apesar de ter perdido a perna direita no final da guerra e de usar uma prótese, continuou praticando esportes. Jogava tênis e esquiava. Na Argentina, escalou os montes Aconcágua e, em três ocasiões, o Llullaillaco.
Morte

Rudel faleceu em Rosenheim em 18 de dezembro de 1982 aos 66 anos de idade. A seu pedido, todas as suas condecorações (inclusive a Goldenem Eichenlaubes) foram doadas por sua viúva para um Museu Alemão, onde repousam até esta data, já que Rudel não queria vê-las leiloadas nos Estados Unidos.

Como Rudel, durante toda a sua vida, declarou-se um Nacional Socialista convicto, o Governo Alemão proibiu qualquer manifestação ou homenagem. A Bundesluftwaffe proibiu a presença de seus pilotos nos funerais. Apesar dessas ordens, vários pilotos fizeram-se presentes à cerimônia e, no momento em que seu ataúde baixava à sepultura, caças McDonnell Douglas F-4 Phantom II da Luftwaffe fizeram um sobrevôo rasante sobre o cemitério, numa última saudação a uma das maiores lendas da aviação militar alemã. Os pilotos dos Phantom, por sinal, justificaram-se depois dizendo que "sobrevoaram o local por acaso"...
Referências

(em catalão)Wiki - Deutsche Reichspartei
Coleção 70º Aniversário da Segunda Guerra Mundial - Fascículo 21, Abril Coleções 2009, Pag.102
(em português)Biblioteca Nacional de Portugal

Bibliografia

Coleção 70º Aniversário da Segunda Guerra Mundial - Fascículo 21, Abril Coleções 2009

Ligações externas

Pilotenbunker (em alemão)
Luftwaffe39-45
Milavicorner
Lexikon der Wehrmacht

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Portal da aviação
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Portal de biografias

Categorias:

Mortos em 1982
Aviadores da Alemanha
Pessoas da Segunda Guerra Mundial (Alemanha)
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duro porém voando
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Leonardo M.T.
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Mensagem por Leonardo M.T. »

Rudel executou muitas missóes de vôo usando uma prótese (teve a perna amputada).
Do lado Aliado Douglas Bader foi ás usando prótese mecânica na perna. Sem querer glorificar a guerra mas o que esses homens fizeram e passaram naqueles tempos é algo que me fascina muito.

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Li os dois esse ano e recomendo......
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Mensagem por oswaldo pires »

Tenho a mesma opinião e aqui tem um bom resumo dos grandes aviões https://aviacaocivilemilitar.wordpress.com/tag/p-51/



Desde a Primeira Guerra, os aviões são usados para meios militares, sempre com atuações impressionantes. Na Segunda Guerra Mundial não foi diferente, os países já estavam revolucionando a aviação desde a década de 30, na Segunda Revolução industrial antes da guerra. Na Segunda Guerra Mundial a aviação foi um grande marco, sendo utilizada tanto para ataque quanto para defesa e com isso surgiram ótimos aviões capazes de penetrar com toda intensidade em território inimigo, destruindo fábricas, bases aéreas, radares e outras estruturas vitais para o inimigo.

O Swordfish teve um papel importantíssimo sendo usado na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra (destruindo o Bismarck)

Nesse cenário 5 países se destacavam no ramo da aviação, os Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética, Alemanha e o império do Japão. Nesse post vamos ver sobre os aviões mais famosos utilizados nas principais batalhas:

Aqui vemos uma representação de um F4U Corsair em chamas:

Aliados

Era uma aliança composta principalmente pela Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética, ela lutava contra o Eixo, e principalmente contra o Fascismo. As primeiras nações Aliadas a entrarem na guerra foram França e a Inglaterra, depois veio os EUA (pelo ataque a Pearl Harbor) e por último a URSS que entrou graças a operação Barbarossa (Ataque Alemão em pontos estratégicos da URSS).

Abaixo há uma imagem da conferência de Yalta: Churchill, Roosevelt e Stalin.

Estados Unidos- Teve uma participação especial na Segunda Guerra, entrando em 1941 depois do ataque Japonês em Pearl Harbor. ele participou ativamente com grandes bombardeios e brilhantes combates aéreos.

Abaixo alguns B 29, o avião que soltou a bomba atômica:

P 51 Mustang:

Foi o caça mais famoso dos EUA, sendo bastante utilizado na Batalha do Pacífico e na Europa.

Na Europa ele foi um caça inovador, pois conseguia escoltar os bombardeiros em todo caminho ao contrário do P 47 Thunderbolt que só escoltava até uma parte do caminho, com isso ele preservou milhares de vidas e materiais.

Enquanto isso na Ásia o P 51 foi o primeiro avião a competir equilibradamente com o A6M Zero Japones, que era um avião temido pelos Aliados principalmente pela sua manobrabilidade e capacidade de subida.

O P 51 fez tanto sucesso que foi usado inclusive na Guerra das Coreias e permaneceu em serviço em algumas Forças Aéreas até 1980.

F4U Corsair- Produzido pela Vought, ele operava em porta aviões sendo um caça bombardeiro muito famoso tanto na Segunda Guerra Mundial quanto na Guerra das Coreias.

O F4U Corsair atuou pela Guerra das Coreias porque foi um caça bombardeiro muito eficaz pela Força Aérea e pela marinha Norte Americana, atuando no Pacifico contra os famosos A6m Zero sendo considerado pelos Japoneses o melhor caça Norte Americano que atuou na Segunda Guerra Mundial.

Ele era um avião muito especial, pois ele tinha a “asa de gaivota” utilizada também pelos Ju 87 Stuka, a “asa de gaivota” fazia com que ele tivesse menos índices de STALL e maior aerodinâmica, podendo enfrentar o A6M Zero.

B 17 Flying Fortress- Era um bombardeiro quadrimotor muito utilizado na Segunda Guerra Mundial, criado pela Boeing, foi uma aeronave potente, de grande raio de ação, capaz de provocar grande destruição em alvos inimigos e com grande capacidade de auto-defesa. No início da guerra muitos B 17 foram derrubados por Bf 109 Alemães, graças aos aviões de escolta que eram P 47 Thunderbolds, que eram aviões que não percorriam todo o percusso.

F4F Wildcat: Foram usados intensivamente pela Marinha norte americana de 1941 a 1943, participando de várias batalhas, como, as de Midway, Guadalcanal e Iwo Jima.

Mesmo com menor manobrabilidade e razão de subida que o seu rival A6M Zero, ele destruiu 1.327 aviões nipônicos na guerra, isso porque ele tinha uma blindagem mais pesada que a do Zero e isso garantiu um equilíbrio na guerra.

B 25: Foi um bombardeiro médio que era fortemente armado e muito conhecido, pois foi o protagonista da operação Dolittle. Ele atuou em várias forças aéreas depois da Segunda Guerra, inclusive a do Brasil. Ele foi o primeiro avião americano a soltar bombas no Japão Continental, graças a ousadia da operação Dollitle, na qual só teve um sobrevivente que pousou em Vladivostok.

F8F Bearcat: Fabricado pela Grumman, o F8F participou de uma pequena parte da Segunda Guerra Mundial, como um dos caças norte americanos na batalha de Midway e foi usado na Guerra das Coreias.

B 29 Superfortress: Produzido pela Boeing, o B 29 foi o sucessor do B 17 e atuou na Segunda Guerra Mundial e na Guerra das Coréias, devido a sua imensa tecnologia (nos padrões da época, claro!) e capacidade de armazenar cargas o B 29 foi o avião que lançou as bombas atômicas.

p 38 lightning: Foi um avião Norte Americano criado pela Lockheed, sendo um avião multifuncional fazendo o papel de Bombardeiro de alta altitude, bombardeiro de mergulho, avião de combate, combate a noite e voo de reconhecimento. A aerodinâmica dele o fazia parecer dois aviões para um piloto, sendo chamado pelos Alemães de “dêmonio de duas caudas” pela sua atuação no Pacífico e na Europa Ocidental.

c 47: O c 47 foi a versão militar do DC 3, foi usado na invasão da Normandia como transporte de cargas e feridos, transporte para os paraquedistas e bombardeio.Permanecendo na linha de frente por muito tempo em batalhas como a de Guadalcanal, guerra Indo-Paquistanesa e a guerra das Coréias tendo a vantagem de pousar em pistas pequenas e irregulares.

Inglaterra- A Inglaterra desde 1940 sofria ataques impiedosos de bombardeiros Alemães e ela não tinha tecnologia suficiente para enfrentar o inimigo. Até que em 1942 a Inglaterra inventou o famoso avião de combate”Spitfire”, aperfeiçoou o radar e “destruiu” a marinha Italiana.

A Inglaterra sofreu com ataques Alemães:

Supermarine Spitfire: Produzido pela “Hawker” e pela “MK” foi um dos principais caças da guerra, sendo usado durante todo o conflito pela Inglaterra tendo um motor potente, boa manobrabilidade e era bem armado com canhão e metralhadoras. Era o primeiro avião movido a pistão que chegava até 500 km/h.

Tempest:

Tempest V- Foi um dos aviões de combate mais perigosos da guerra, sendo o sucessor do Hawker Typhoon e tendo uma vantagem sobre o Spitfire, pois ele era equipado apenas com canhões criando um dano enorme no inimigo. foram produzidos 1.072 aviões Tempest V servindo para os melhores esquadrões da RAF.

União Soviética: Na época a União Soviética era governada por Stálin, mesmo sendo um país comunista ela ficou no lado dos Aliados, pois os regimes Fascista (Itália) e Nazista (Alemanha) odiavam o comunismo.

O frio e as táticas Soviéticas castigaram os Alemães em Stalingrado:

Bell P 39 Airacobra: É um avião Americano, mas como ele foi muito usado na Ex-URSS ele está no meio dos Soviéticos. Famosa fabricante de helicópteros, a Bell também já fez aviões, o P 39 foi um avião de ataque a solo muito bem armado com um canhão de 37mm e bem manobrável. Foi usado intensivamente pela Força Aérea Soviética sendo um grande destruidor de tanques e alvos alemães, virando um mito na Força Aérea Soviética.

IL 2- Foi o avião militar mais vendido da história, sendo o melhor avião de ataque a solo da Segunda Guerra Mundial.

A fama foi tanta que criaram um simulador de voo chamado “IL 2 Sturmovik” em homenagem a essa aeronave blindada de ataque a solo.

Yak 3- Foi um caça robusto e de fácil manutenção sendo um dos menores e mais leves caças de combate durante a guerra.

Ele destruiu mais de 99.273 alvos Alemães, fortemente armado e equipado com motores “Allison” que também eram usados no “IL 2″.

La 7: Foi um caça soviético de alta performance que tinha grandes vantagens contra o Bf 109 em baixas altitudes e que conseguia abater o Fw 190 poucas vezes, a vitória mais importante do La 7 foi contra o caça a jato Me 262. O La 7 ficou em serviço pela Força Aérea de Ioguslavia até a década de 50.

Eixo

As forças do Eixo eram compostas principalmente pela Alemanha Nazista (Adolf Hitler), Itália(Benito Mussolini) e Japão(Hirohito). Ambos não tinham regimes democráticos e investiam muito no militarismo.

Alemanha- Na época a Alemanha queria conquistar o mundo na época do 3º Reich, fazendo então uma série de ataques (alguns sem lógica) contra a URSS, a Polônia a Inglaterra e outras. A Alemanha foi responsável por diversos crimes de guerra e pelo Holocausto.

Bf 109- Foi uma das aeronaves mais produzidas da história com 33.000 unidades vendidas, sendo produzida em segredo o Bf 109 participou da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial como principal caça Alemão.

Fw 190- Foi um caça multifuncional que para muitos era a evolução do Bf 109, mesmo sendo de diferentes fabricantes.

Além de ser um bom avião o Fw 190 tinha a vantagem de ser pilotado por muitos Ases de guerra. Equipado com canhões e metralhadoras com um motor potente e boa manobrabilidade era o segundo melhor caça Alemão.

Me 262- Foi o primeiro caça a jato a entrar em operação ficando muito famoso entre os aliados pelas suas asas enflechadas, que permitiam maior velocidade ao lado de seus motores o avião chegava a 900km/h.

Junker Ju 88- Foi um bombardeiro bimotor Alemão usado em várias batalhas da Segunda Guerra Mundial e na Guerra Civil Espanhola para bombardeio, ataque noturno, torpedeiro, avião de reconhecimento e no fim da guerra como Mistel (ele levava em cima dela um caça cheio de bombas e lançava o avião bomba no alvo causando muita destruição.)

Abaixo há um exemplo de Mistel:

Ju 87 Stuka: Criado pela Junkers, o Ju 87 foi um torpedeiro, avião de ataque a solo e acima de tudo um excelente bombardeiro de mergulho. Ele era leve, possuía uma aerodinâmica avançada e “asas de gaivota” iguais a do F4U Corsair, por essa série de fatores foram fabricados 6.500 Ju 87 que tiveram um ótimo rendimento na Bataha da Grã Bretanha e no leste Europeu.

Japão- Na Segunda Guerra Mundial o Japão era liderado por um imperador que era tido praticamente como um deus, mas que era muito cruel. Sendo que o Japão conquistou territórios que interessavam aos Estados Unidos, por isso recebeu um bloqueio econômico que foi a causa do Japão atacar Pearl Harbor.

A6M Zero- Foi o principal caça Japonês usado na Segunda Guerra Mundial, pois tinha razão de subida e manobrabilidade inigualáveis. Foi tão famoso que os Aliados tentaram criar vários caças para detê-lo, mas o Zero era um avião muito susceptível a tiros porque tinha uma blindagem muito fina, arriscando a vida do piloto.

Aichi D3 Val- Foi um bombardeiro de mergulho, sendo que no começo da guerra ele era muito eficiente, até 1942 em diante que ele ficou inútil porque tinha trem de pouso fixo e motor fraco.

Ki 100: Foi um moderno avião japonês, usado para papéis importantíssimos como interceptação dos bombardeiros B 29 Stratofortress em uma altitude elevadíssima e para combates aéreos, inclusive contra o P 51 Mustang

Abaixo há uma miniatura do Ki 100:

.Até a próxima!
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Os 20 aviões que marcaram a história
07/10/2013
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Como nós acabamos de completar 20.000 visualizações, faremos uma lista recheada de curiosidades e detalhes sobre os 20 aviões que marcaram a história, cada um operando do seu jeito. Qualquer duvida ou sugestão serão bem vindos.

Adivinhe. Quem é o ultimo do lista?

1º- P 51 Mustang: O histórico P 51 foi um avião muito especial, sendo o carrasco dos Japoneses e Alemães na Segunda Guerra Mundial, atuando em vários setores, como na Ásia que o P 51 foi o primeiro avião a competir equilibradamente com o A6M Zero, que era um avião temido pelos Aliados principalmente pela sua manobrabilidade e capacidade de subida. Enquanto isso, na Europa o P 51 era o único avião capaz de escoltar os bombardeiros até o “coração” da Alemanha. Enfim era considerado o melhor caça Aliado na Segunda Guerra Mundial.

2º- B 17 Stratofortress: Era um bombardeiro quadrimotor muito utilizado na Segunda Guerra Mundial, criado pela Boeing, foi uma aeronave potente, de grande raio de ação, capaz de provocar grande destruição em alvos inimigos e com grande capacidade de auto-defesa. Foi o antecessor do B 29 e também o primeiro bombardeiro construído em massa pelos EUA.

3º- Spitfire: Produzido pela “Hawker” e pela “MK” foi um dos principais caças da guerra, sendo usado durante todo o conflito pela Inglaterra tendo um motor potente, boa manobrabilidade e era bem armado com canhão e metralhadoras. Era o primeiro avião movido a pistão que chegava até 500 km/h. Alguns pilotos diziam que o Spitfire era melhor que o P 51 no combate aéreo.


4º- Mig 15: Foi o primeiro caça de asas enflechadas que tenha sido usado na Guerra Fria, ganhando assim mais velocidade e vantagem contra os caças norte americanos. Esse caça estava ganhando facilmente dos ultrapassados F 84 e por isso os Estados Unidos inventaram o F 86 Sabre que também tinha asas enflechadas, equilibrando o combate aéreo na Guerra das Coreias.

5º- A6M Zero: Foi o principal caça Japonês usado na Segunda Guerra Mundial, pois tinha razão de subida e manobrabilidade inigualáveis. Foi tão famoso que os Aliados tentaram criar vários caças para detê-lo, mas o Zero era um avião muito susceptível a tiros porque tinha uma blindagem muito fina, arriscando a vida do piloto.

6º- Bf 109: Foi uma das aeronaves mais produzidas da história com 33.000 unidades vendidas, sendo produzida em segredo o Bf 109 participou da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial, como principal caça Alemão.

7º- IL 2 Sturrmovik: Foi o avião militar mais vendido da história, sendo o melhor avião de ataque a solo da Segunda Guerra Mundial. A fama foi tanta que criaram um simulador de voo chamado “IL 2 Sturmovik” em homenagem a essa aeronave blindada de ataque a solo.

8º- Mig 21: Foi um avião supersônico produzido pela Miyokan de 1959 até 1985, foram produzidos 10.000 Mig 21 sendo que ele é o segundo avião mais vendido depois da Segunda Guerra Mundial atrás do C 130 Hércules.

9º- 747: É um quadrimotor produzido pela Boeing, tem uma ótima reputação sendo usado por empresas grandes e ganhando apelidos carinhosos como “rei dos ares” ou “jumbo”.

10º- Fw 190: Foi um caça multifuncional que para muitos era a evolução do Bf 109, mesmo sendo de diferentes fabricantes. Além de ser um bom avião o Fw 190 tinha a vantagem de ser pilotado por muitos Ases de guerra. Equipado com canhões e metralhadoras com um motor potente e boa manobrabilidade era o segundo melhor caça Alemão e também o caça com maior poder de fogo.

11º- F 86 Sabre: Foi o melhor caça americano dessa guerra, pois ele usava as asas enflechadas o que fazia ele disputar equilibradamente com os Mig’s. No fim da guerra o número de Mig’s derrubados pelo F 86 foi de 10 para 1.

12º- F4 Phantom: Foi um caça bombardeiro norte americano com capacidade para operar em todas as condições meteorológicas e de luminosidade sendo apelidado de “burro de carga” por seus pilotos, pois nesse avião você podia confiar, ele sempre cumpria sua missão e levava seu piloto de volta para a casa.

13º- F4U Corsair: Operava em porta aviões sendo um caça bombardeiro muito famoso tanto na Segunda Guerra Mundial quanto na Guerra das Coreias.

O F4U Corsair atuou pela Guerra das Coreias porque foi um caça bombardeiro muito eficaz pela Força Aérea e pela marinha Norte Americana, atuando no Pacifico contra os famosos A6m Zero e sendo considerado pelos Japoneses o melhor caça Norte Americano que atuou na Segunda Guerra Mundial.
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Mensagem por Av8r »

[quote:a8a4350847]
O Swordfish teve um papel importantíssimo sendo usado na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra (destruindo o Bismarck)
[/quote:a8a4350847]

Meio impossível o[url=http://en.wikipedia.org/wiki/Fairey_Swordfish#Design_and_development](Firey) Swordfish[/url], cujo prótotipo voou pela primeira vez em 1934, ter participado da Primeira Guerra Mundial (1914-18 )... :)

Imagino que o autor supoz que por ser biplano datava à Primeira Guerra. :)

Já o (couraçado) Bismark teve o leme danificado pelo torpedo lançado por um Swordfish, e no dia seguinte foi afundado pelas belonaves Inglesas - 2 couraçados 2 cruzadores e destróiers) que o perseguiam.

Tem mais algumas "escorregadas" no texto. ;)
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oswaldo pires
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Mensagem por oswaldo pires »

Av8r valeu pela contribuição
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Fernando Manfio
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Mensagem por Fernando Manfio »

Leiam o livro Piloto de Stuka.

http://pt.scribd.com/doc/15266836/PILOTO-DE-STUKA
RV-8 5S - Piper J-3 5S - Shoestring 5S - DeNight Special 5S - Christen Eagle 6S - P-51 6S
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oswaldo pires
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Mensagem por oswaldo pires »

A única apologia que faço e que deve ser feita, é da história que não pode ser mudada ou esquecida e grandes pilotos e seus magníficos aviões que a construiram e a modelaram assim como o artista que da forma ao barro, Grandes pilotos deram motivação, exemplo e ajudaram o impossível ser possível e deram novas formas as linhas do mapa e edificaram o respeito, e o temor independente da desvantagem bélica assim como o grande ás japonês Saburo Sakai http://pt.wikipedia.org/wiki/Saburo_Sakai

Saburo Sakai
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saburo Sakai
Lentaja.jpg

Saburo Sakai, provavelmente durante a Guerra Sino-Japonesa
Nascimento 25 de agosto de 1916
Saga, Japão
Morte 22 de setembro de 2000 (84 anos)
Tóquio, Japão
País Flag of Japan.svg Japão
Força Marinha
Anos em serviço 1933-1945
Hierarquia Tenente1
Unidade Grupo Aéreo de Tainan

Grupo Aeronaval de Yokosuda
Batalhas/Guerras Segunda Guerra Mundial

Guerra Sino-Japonesa

Saburo Sakai (Saga, 25 de Agosto de 1916 - Tóquio, 22 de setembro de 2000) foi um ás da aviação japonês no pacífico serviu no Serviço de Aviação Naval Japonês de 1934 a 1945, sendo considerado o maior ás japonês sobrevivente do Teatro do Pacífico na 2ª Guerra Mundial, com um total de 64 aeronaves abatidas em mais de 200 missões de combate.

Lutou em praticamente todas as frentes de batalha do pacífico. Voava o ágil caça A6M2 Zero. Entre seus vários feitos, foi o primeiro piloto japonês a derrubar uma Fortaleza Voadora B-17, nas Filipinas, em 11 de dezembro de 1941.

Índice

1 Carreira militar
2 Combates
3 Fatos
4 Pós Guerra
5 Referências
6 Bibliografia
7 Ver também
8 Ligações externas

Carreira militar

Nascido numa família numerosa, ficou órfão de pai muito cedo, passando inúmeras dificuldades. Aos 16 anos(31 de maio de 1933), alistou-se no Exército e foi designado para o Cruzador Pesado Kirishima, servindo como artilheiro, até conseguir ser admitido na Escola de Pilotos Navais.

Saburo Sakai descreve suas experiências como um recruta da Marinha:2

Os suboficiais não hesitavam em administrar severos espancamentos aos recrutas quando entendiam serem merecedores de castigo. Sempre que cometia uma violação da disciplina ou um erro no treinamento, eu era arrastado fisicamente da minha cama por um suboficial. "...Eu não estou fazendo isso porque eu te odeio, mas porque eu gosto de você e quero que você seja um bom marinheiro...", com isso balançava o taco de bambu com toda a força e lhe aplicava os golpes na nádegas. A dor era terrível, e os golpes incessantes ".

Combates
Saburo Sakai a bordo de um A5M .

Abateu o primeiro avião inimigo durante a campanha na Manchúria, um I-16 soviético, enquanto pilotava um A5M Claude. Foi ferido durante a Guerra Sino-Japonesa. Pouco tempo depois, começaria a obter as primeiras vitórias significativas. Voando nos novos e formidáveis A6M Zero, avião de caça no qual escreveria seu nome na história da aviação mundial. Participou da Campanha da Filipinas, derrubando seu primeiro caça americano, um P-40 Curtiss, e em seguida uma B-17. Durante a Campanha de Bórneu, abateu um total de 13 aeronaves americanas e australianas. Na ocasião, embora tenha recebidos ordens diretas de atacar um determinado avião, absteve-se, ao constatar que o transporte conduzia apenas civis, fato que gerou certo constrangimento junto ao comando naval japonês.
Saburo Sakai sendo retirado do avião após o ataque que sofreu.

Em Agosto de 1942, sua unidade estabeleceu-se em Rabaul, para participar da Campanha de Guadalcanal. Ali em um encontro épico, abateu o ás americano James "Pug" Southerland, que pilotava um Wildcat.

Durante um voo de patrulha próximo a Tulagi, em 8 de Agosto de 1942, avistou um grupo de caças americanos e preparou-se para atacar. No entanto encontraria os novos Avengers (Grumman TBF Avenger, que ao perceberem sua aproximação o crivaram com rajadas de projéteis 12,7 mm. Um destes o atingiria na cabeça, por incrível que pareça, manteve a conciência e foi capaz de seguir com seu Zero, severamente danificado. Sabendo de sua condições a tentativa foi de arremessar seu avião contra alvos americanos que pudesse encontrar. No entanto nenhum alvo foi encontrado e ele fez a tentativa de retornar a base. Contrariando todas a probabilidades conseguiur retornar a Rabaul após 5 horas de voo3 . Seu estadoera lamentável, os médicos conseguiram salvá-lo, no entanto perderia o olho direito.

Em 1944 quando os americanos lançaram o ataque maciço contra as Marianas, Sakai foi destacado para Iwo Jima, para o Grupo Aeronaval de Yokosuka, a despeito da cequeira ele continuou os combates aéreos, e durante este período aumentaria sua cota de abates. Em março de 1945, Sakai, então subtenente, foi recomendado pelo Almirante Soemu Toyoda, Comandante-Chefe da Frota Combinada, à promoção. Em agosto de 1945, foi promovido a Tenente, terminaria a guerra como Ás líder dos pilotos sobreviventes.

Mais tarde se tornaria instrutor de voo.
Fatos

"Um dia abordei dois B-26 e derrubei um. Cheguei a dar alguns tiros no outro antes de o perder em uma formação de nuvens. Depois da guerra descobri nos arquivos dos EUA sobre o incidente do avião que conseguiu escapar, que ele estava transportando Lyndon Johnson! Você pode imaginar como eu poderia ter mudado a história se tivesse atacado primeiro o avião dele ao invés do outro? Vários americanos que conhecem essa história chegaram para mim e disseram “Saburo, por que você não atirou no outro avião primeiro? Então nós poderíamos ter ficado de fora da guerra do Vietnam!”4

Pós Guerra

Escreveu suas memórias no livro intitulado Samurai(A História de um Kamikaze), deu muitas palestras motivadoras em empresas e escolas durante os anos difíceis do pós-guerra. Anos mais tarde visitaria os Estados Unidos onde se reuniu com seus antigos adversários, incluindo o artilheiro de cauda, do Avenger, que o havia ferido. Em 2000, Sakai trabalhou consultor para o popular jogo de computador Combat Flight Simulator 2 .

Saburo Sakai faleceu na estação aeronaval de Atsugi em 22 de Setembro de 2000 aos 84 anos.
Referências

A patente conflita com alguns autores, M.Okumiya/Cadin, Martin - ZERO Asas Japonesas na Guerra (1941-1945)- Editora Flamboyant,s/data-pag.156, descreve que o mesmo teria atingido o posto de Tenente em Agosto de 1945, pouco antes do fim da guerra.
"Samurai Warrior A New Appraisal". Página visitada em 10/04/2010.
Há uma certa divergência quando ao tempo que Sakai teria voado. Em seu Livro "ZERO Asas Japonesas na Guerra (1941-1945)- Editora Flamboyant", M.Okumiya/Cadin, Martin referem-se a 8 horas e meia, desde o combate até seu pouso em Rabaul, cobrindo uma distância de 560 milhas naúticas.
Entrevista com saburo Sakai, feita por Scott Hards, destacado parte do Livro Samurai ; Saburo Sakai - por Martin Cadin

Bibliografia

M.Okumiya/Cadin, Martin - ZERO Asas Japonesas na Guerra (1941-1945)- Editora Flamboyant,s/data
Coleção 70º Aniversário da II Guerra Mundial, Abril - 2009.

Ver também

Hiroyoshi Nishizawa
Isoroku Yamamoto
Kamikaze

Ligações externas

(em português) Grandesguerras - Uma tarde com Saburo Sakai: Entrevista com o ás japonês[yt]-cpU_HH-4kQ[/yt]
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rnjorge
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Mensagem por rnjorge »

Era o que eu ia comentar. Este livro (Piloto de Stuka - Stuka Pilot) está disponível na loja Kindle, para os que usam este aparelho.
Av8r
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Mensagem por Av8r »

O vídeo (linkado acima) do dogfight Sakai X "Pug" Southerland sobre Guadalcanal, com narração em inglês:

http://video.pbs.org/video/1258888794/

Pena que é no estilo "muricam win the war" da série THC "Dogfights".
Basicamente procura justificar porque o "Super Joe Wayne" "Pug" não abateu o Sakai. :)

Também procura desmitificar o "Super Zero", note que ao final da Campanha de Guadalcanal o numero de Zeros abatidos equivale ao de Wildcats.

Apesar de ser animação de computador (CGI, Tochy)) este vídeo da Batalha do Mar de Coral (1942) é muito bom.

[yt]lz6f1BEWgzU[/yt]
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kiko ribeiro
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Mensagem por kiko ribeiro »

Galera esqueceram do nosso saudoso e não tão menos importante herói tudo bem que era sem caráter, porem, era um herói brasileiro de primeira estância nascido e criado em solo interiorano cujos pensamentos ainda ecoam Brasil a fora , digo sobre Macunaíma grande figura que ainda tem impacto cultural em seus comentários a respeito da vida e suas dificuldades, onde o maior momento de sua vinda para este chão pátria amada foi " ai que preguiça" ... :D :lol:
livres para voar, agora tenho módulos
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