Opa Edson!!! Muito pelo contrário, eu agradeço por ter postado, eu não tenho o monopólio das postagens e tudo o que você quiser postar será sempre muito bem vindo.
Eu somente aproveitei para colocar no meu tópico porque ele está fixo e assim fica mais fácil para as pessoas verem.
Não peça para a moderação remover o seu tópico não, ele foi muito bem vindo.
Gilberto Branco
Como começou o radio control
O circuito destes transmissores monocanal era até simples e usava poucos componentes, para se montar em casa. Sintonizavam com um fone de ouvido.
http://www.airplanesandrockets.com/magazines/popular-electronics/the-lorenz-transmitter-dec-1954-popular-electronics.htm
O problema são as baterias, pois funcionavam com 90 ou 130 volts (duas Burgers ou Raio-Vac de 67-1/2 volts). Uns dizem que a antena do rádio dava choque. :)
Hoje o que os Ingleses do "Vintage Monochannel" fazem é converter os rádios antigos* (como o GEM e o RCS na foto acima) com um encoder que simula o funcionamento do escapamento, 1 toque leme para direita, 2 toques para a esquerda, 3 ajusta o motor (sistema cascata), conectado num modulo 2.4 ghz (tipo FrSky - reparem nas antenas) e usam servos comuns, mas linkados como nos "old good days" do "escapement".
[url=http://postimg.org/image/55j6yriqb/][img:1133ecf2f1]http://s13.postimg.org/55j6yriqb/Servo.jpg[/img:1133ecf2f1][/url]
Comprei um "Escapement" Babcock (NIB) de catraca simples no eBay, vem com acessório para cortar motor que são esse suporte para o elástico e um abafador:
[url=http://postimage.org/][img:1133ecf2f1]http://s2.postimg.org/iype8u3x5/Babcock_Motor_Control_2.jpg[/img:1133ecf2f1][/url]
[url=http://postimage.org/app.php]windows 7 print screen[/url]
Para acionamento de leme usaria só a catraca.
Montei uma chave ON/OFF com circuito de servo e capacitor de 1000uf/6,2v para acionar o relê do "Escapement", mas o negócio não deu certo, parece que o capacitor não carrega o suficiente para acionar o relê...
[url=http://postimg.org/image/d2vglfolx/][img:1133ecf2f1]http://s2.postimg.org/d2vglfolx/Escapement_On_Off_Servo_2.jpg[/img:1133ecf2f1][/url]
A idéia era colocar num aeromodelo baseado numa planta dos anos 50 e um motor Cox .049. Seira um "vôo livre pertubado". :)
* Tentei comprar um rádio destes no eBay, mas sempre tem vários interessados, e via de regra o vendedor não envia para o Brasil, ou se o faz cobra um frete caro.
http://www.airplanesandrockets.com/magazines/popular-electronics/the-lorenz-transmitter-dec-1954-popular-electronics.htm
O problema são as baterias, pois funcionavam com 90 ou 130 volts (duas Burgers ou Raio-Vac de 67-1/2 volts). Uns dizem que a antena do rádio dava choque. :)
Hoje o que os Ingleses do "Vintage Monochannel" fazem é converter os rádios antigos* (como o GEM e o RCS na foto acima) com um encoder que simula o funcionamento do escapamento, 1 toque leme para direita, 2 toques para a esquerda, 3 ajusta o motor (sistema cascata), conectado num modulo 2.4 ghz (tipo FrSky - reparem nas antenas) e usam servos comuns, mas linkados como nos "old good days" do "escapement".
[url=http://postimg.org/image/55j6yriqb/][img:1133ecf2f1]http://s13.postimg.org/55j6yriqb/Servo.jpg[/img:1133ecf2f1][/url]
Comprei um "Escapement" Babcock (NIB) de catraca simples no eBay, vem com acessório para cortar motor que são esse suporte para o elástico e um abafador:
[url=http://postimage.org/][img:1133ecf2f1]http://s2.postimg.org/iype8u3x5/Babcock_Motor_Control_2.jpg[/img:1133ecf2f1][/url]
[url=http://postimage.org/app.php]windows 7 print screen[/url]
Para acionamento de leme usaria só a catraca.
Montei uma chave ON/OFF com circuito de servo e capacitor de 1000uf/6,2v para acionar o relê do "Escapement", mas o negócio não deu certo, parece que o capacitor não carrega o suficiente para acionar o relê...
[url=http://postimg.org/image/d2vglfolx/][img:1133ecf2f1]http://s2.postimg.org/d2vglfolx/Escapement_On_Off_Servo_2.jpg[/img:1133ecf2f1][/url]
A idéia era colocar num aeromodelo baseado numa planta dos anos 50 e um motor Cox .049. Seira um "vôo livre pertubado". :)
* Tentei comprar um rádio destes no eBay, mas sempre tem vários interessados, e via de regra o vendedor não envia para o Brasil, ou se o faz cobra um frete caro.
[quote:2b8375dcf7="aerovetro"]Tenho um radio igual ao que aparece no video aos 41 segundos..... e ainda funciona ![/quote:2b8375dcf7]
Graupner Variophon de 1962. :)
http://www.helioldie-museum.de/Fernsteuerung_01.html
Trim-O-Matic: http://www.helioldie-museum.de/Fernsteuerung/graupner-trimmomatic_01.jpg
DIY in Czechoslovakia, lá pelos 50's.
[url=http://postimg.org/image/9e3p6i5c9/][img:2b8375dcf7]http://s28.postimg.org/9e3p6i5c9/Tx_DIY_Czh.jpg[/img:2b8375dcf7][/url]
Av8r
Graupner Variophon de 1962. :)
http://www.helioldie-museum.de/Fernsteuerung_01.html
Trim-O-Matic: http://www.helioldie-museum.de/Fernsteuerung/graupner-trimmomatic_01.jpg
DIY in Czechoslovakia, lá pelos 50's.
[url=http://postimg.org/image/9e3p6i5c9/][img:2b8375dcf7]http://s28.postimg.org/9e3p6i5c9/Tx_DIY_Czh.jpg[/img:2b8375dcf7][/url]
Av8r
Um rádio monocanal O.S. Pixie com módulo Frsky V8HT 2.4 e encoder emulando 1 canal para controlar leme direita/esquerda, profundor para cima e motor desligado, média rotação, alta rotação. Servos funcionando como "escapement".
No final, instalado num Vic Smeed [url=http://www.outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=285]Tomboy[/url] com controle de leme e motor.
[yt]nLbLAphbDfk[/yt]
Curiosidade, Aeromodeller de janeiro de 1948. Nada de Radio Control.
https://www.dropbox.com/s/6r6el48w7a6f8m9/Aeromodeller%20Jan1948.pdf?dl=0
Av8r
No final, instalado num Vic Smeed [url=http://www.outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=285]Tomboy[/url] com controle de leme e motor.
[yt]nLbLAphbDfk[/yt]
Curiosidade, Aeromodeller de janeiro de 1948. Nada de Radio Control.
https://www.dropbox.com/s/6r6el48w7a6f8m9/Aeromodeller%20Jan1948.pdf?dl=0
Av8r