Problemas para configurar cnc hot wire

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
podecha
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 8:29 am
Localização: Atualmente - Jau - SP

Problemas para configurar cnc hot wire

Mensagem por podecha »

Pessoal estou tentando a meses montar um CNC com uma placa chinesa Tb 6560 com o mach3
No mach3 eu uso um profile baixado na net onde as torres funcionam simultaneamente cortando o mesmo desenho. Só sei fazer cortes retos. Então eu tenho x/y depois tenho x1/y1 em escravo.
Bom eu estou com o seguinte problema. Quando corto um texto grande as torres desalinham. O x de um lado corta corretamente e o x1 do outro lado da maquina corta 10mm menor
Forte abraço !!!

ToTó
Avatar do usuário
podecha
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 8:29 am
Localização: Atualmente - Jau - SP

Re: Problemas para configurar cnc hot wire

Mensagem por podecha »

No mach 3 quando eu uso a opção “Set steps per unit” para acertar as medidas. O erro já aparece. Por exemplo. Eu uso o set steps per unit e digito 700mm no eixo x.
As 2 torres (x e x1 ) simultaneamente vão para a posição 700mm. Só que na pratica uma fica com 700 e o outro lado com 690mm.

Agora peço ajuda aos veteranos do CNC. Alguém sabe me dizer o que estou fazendo de errado?
Forte abraço !!!

ToTó
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problemas para configurar cnc hot wire

Mensagem por LaercioLMB »

Os motores de passo são exatamente iguais?
Os fusos que você está usando são exatamente a mesma rosca?
Existe rosca métrica e rosca polegada que em alguns casos, parecem iguais, mas não são.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
podecha
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 8:29 am
Localização: Atualmente - Jau - SP

Re: Problemas para configurar cnc hot wire

Mensagem por podecha »

Ola Laercio.

Os fusos da minha cnc são de barra roscada de 1/2" todos iguais sim (gostaria de postar uma foto pra você ver a máquina, mas estou tendo problemas aqui com os anexos)
os motores são nema 23 - são todos iguais.

Mas eu concordo com a questão que você levantou - eu vou fazer um teste. vou desmontar e inverter os motores dos eixos x e x1 e fazer o teste de corte novamente. se o problemas mudar de lugar é porque um dos meus motores está com problema.

Uma outra pergunta. Esses motores de passo nema 23 - Eles costumam dar muito problema ? Porque minha maquininha é hobby ainda não tenho peças de reposição.
Forte abraço !!!

ToTó
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: Problemas para configurar cnc hot wire

Mensagem por hermesed »

Saudações!!!
Eu uso estes motores que comprei usados no mercado livre e não tenho problemas com eles.
O que o Laercio colocou talvez seja o problema: uma rosca polegada e outra milimetros. Mas isso pode ser solucionado no Mach3 fazendo a calibração eixo por eixo.Assim fazendo, o programa vai regular cada eixo individualmente e no final, todos vão "correr" iguais, ou na mesma proporção. Não sei se consegui ser claro!!!
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problemas para configurar cnc hot wire

Mensagem por LaercioLMB »

Sobre os motores, tudo pode dar problema e para testar, terá que trocar os motores de lugar e ver se o problema também muda de lugar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
renanpiter
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Set 12, 2014 8:28 am
Localização: Resende RJ

Re: Problemas para configurar cnc hot wire

Mensagem por renanpiter »

Alguém pode me ajudar a configurar o Mach3 para trabalhar com dois eixos escravos, só estou conseguindo colocar um eixo, ou seja, x1 e x2 está ok. O eixo y eu não consigo duplicar.
Responder