Existe componentes "made in Brazil"

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por Douglas Lenz »

Gilberto e Oliver

Nos dias atuais o que falaram está corretíssimo sem tirar nem acrescentar nada.

Entretanto, no antigamente, 20 anos atrás a realidade era outra, tanto em tributos quanto de mercado, nem se falava na palavra importar e tudo que entrava era ilegal e/ou carissímo. Esta era a época de ouro, de crescimento onde a única concorrência era nacional, quando existia. Completamente diferente de hoje como citou bem o Oliver,onde mandar vir algo do outro lado do mundo é mais barato que fazer ou comprar aqui.

As empresas nunca vingaram por que sempre tiveram o "raciocínio Brasilís", produzir da forma mais barata ganhando o maior lucro possível. Se tivesse havido um comportamento diferente no passado, com produtos de qualidade, solidificação de marcas, etc... talvez tivessemos alguma grande empresa de produtos aero ainda ativa no Brasil.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por Gilberto_CWB »

Douglas, as coisas teriam ido maravilhosamente bem, na década de 1980, se realmente houvesse concorrência leal. Lembro bem que em matéria de TV, a dona do pedaço era a Sharp, com "fábrica" em Manaus( na verdade só colocavam no gabinete). O motivo: como sempre, o empresário-proprietário era bastante amigo de ministros.
Não foi à toa que a Philips e a Siemens foram embora para o Sudeste Asiático. Tínhamos fábricas de transistores e integrados totalmente nacionais.
Exatamente quando surgiu o PC, oportunidade espetacular para deslanchar, o governo criou a "proteção à indústria nacional". Na verdade, como sempre, para proteger algum empresário safado. Ficamos vários anos nas trevas.
É imensa a diferença de cultura entre nós e norte-americanos na questão de investimentos e empreendedorismo. Os coreanos fabricam automóveis e nós, até hoje, não temos capacidade e condições de criar um motor genuinamente nacional. Aliás, até nas pilhas de radinhos e controles remotos está escrito; "Hecho en Mexico"...
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
viziadoq
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Qua Fev 05, 2014 7:43 pm
Localização: sorocaba sp

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por viziadoq »

veja o que aconteceu com a fabrica de brinquedos estrela,brinquedos e um ramo,eu acho,parecido com modelismo rc,a estrela poderia fabricar,componentes de modelismo,sucumbiu a china.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por alexcmag »

rnjorge escreveu:alexcmag, sua geladeira é uma Bosch fabricada pela MABE?


Brastemp inverse ative. É ótima, mas aprontou esta comigo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por alexcmag »

viziadoq escreveu:veja o que aconteceu com a fabrica de brinquedos estrela,brinquedos e um ramo,eu acho,parecido com modelismo rc,a estrela poderia fabricar,componentes de modelismo,sucumbiu a china.


Estrela foi, na verdade, uma pena. A qualidade era boa e os preços equivalentes aos que hoje são vendidos com marca mas feitos na China.

De resto boa parte da indústria nacional é o que já falaram, a qualidade deixa muito a desejar.

Não podemos nos comparar, infelizmente, mas onde trabalho utilizamos máquinas alemãs e americanas para as quais existem equivalentes chineses. O preço pago a mais neste caso é justificado pelo valor agregado, coisa que não estamos acostumados a ver no Brasil.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
jdomes
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Ter Mai 03, 2005 10:45 am
Localização: Fortaleza - CE

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por jdomes »

Douglas Lenz escreveu: Em resumo, não foi a China que acabou com a industria de componentes para aeromodelismo do Brasil, o "jeitinho brasileiro' o pensamento brasileiro e as atitudes do empresário brasileiro acabaram com este segmento no Brasil.

Enquanto empresário brasileiro se preocupar mais em como sonegar impostos/baratear custos e menos em como renovar, empreender, melhorar a qualidade dos produtos, melhorar o atendimento ao cliente e do comprometimento e prazer no que faz, qualquer industria, seja ela chinesa, jamaicana ou inglesa, come mais uma fatia do mercado nacional com seus produtos.


Teve um doidim aqui que achou ruim que demonizavam os empresários. Não sou contra quem ganha dinheiro. Está trabalhando para isso? Merece. Desde que seja sem corrupção, sem desrespeitar os clientes e fazê-los de otários e não pensar que os trabalhadores são escravos.
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por felipegrossi »

Apenas para responder ao título do tópico, sim exitem produtos made in brazil e que deram certo!

Como por exemplo as hélices JC que muita gente usa, inclusive eu, e ainda são exportadas para o pessoal que precisa de hélice customizada!
Kits como os da LEM Models e alguns construtores de jatos.

Mas como podem ver, apenas produtos com altíssimo valor agregado ou com frete muito alto para trazer de fora! Estes vingam!
Life's short, Fly hard!!!
Responder