Plágio. Copiaram a minha ideia! Mini Avistar. Não estou bravo.

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Plágio. Copiaram a minha ideia! Mini Avistar

Mensagem por Diego Costa »

Nino escreveu:
Obrigado Jorge pelo comentário. Eu nunca disponibilizei a planta desse modelo que modifiquei.


Mas vc teve um ponto de partida. Alguem pode ter modificado uma planta do modelo assim como vc fez, e não ter usado a "sua" planta especificamente.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Plágio. Copiaram a minha ideia! Mini Avistar

Mensagem por LaercioLMB »

Nino escreveu:
LaercioLMB escreveu:Tudo o que eu quis te dizer é que entendo a sua frustração, mas não entendo a sua surpresa já que você fez a mesma coisa.


Laercio, entendi tudo oque vc disse. Mas se o Mini Avistar não exixtia antes, e passou a existir depois que eu tive a ideia, então eu criei, criei a cópia diminuida. Entendeu?

Não vou me sentir afrontado com sua visão, é sua opinião, e respeito isso.

Laercio, vc disse que eu estou frustrado, não estou! Estou surpreso, pois achei que minha ideia, fosse fraca. Nunca imaginei que alguém fosse acreditar em comercializar um modelo que pensei em fazer, e fiz.

Pra falar a verdade, fiquei contente, pois alguém fez algo de coragem, coragem que eu não tive, por isso fiquei surpreso.


Tudo é comercializado atualmente em aeromodelismo.
Tem bons aeromodelos sendo vendidos assim como tem grandes porcarias, como aquele Cessna 747 que é ruim pacas do jeito que vem da loja e muitos o compram.
O nome mini avistar pode não ter existido antes de você o batizar assim, mas certamente já teve quem o fez em diferente escala, seja maior ou menor.
Você agora diz estar surpreso pensando que a "sua" ideia fosse fraca, mas a forma como escreveu o título, passa outra informação e todos, pois nos passa que você se sentiu lesado de alguma forma por alguém ter copiado a "sua" ideia.
Não digo que o seu trabalho seja ruim, não pense dessa forma, mas atualmente qualquer coisa que se faça que aparente ser bonito, será vendido.
Sei de um aeromodelista que copiou vários modelos e os batizou com nome escolhido por ele e os vende adoidado.
A maioria nem era muito conhecido antes, mas já existiam e por ele ter mudado a envergadura ou algo assim em relação ao já existente que em sua maioria eram glow, muitos nem notaram.
Veja o Hobby treiner se não é bem parecido com o avistar e agora com envergaduras diferentes e com a versão para elétrico.
Eu tinha a intenção de fazer aquele Piper J3 para comercializar, teria 1200 mm de envergadura, mas com a limitação dos correios em tamanho de embalagem, desisti da ideia, pois não queria fazer as separadas para o pessoal colar torto e por a culpa no modelo depois, pois seria um modelo pronto e não kit, bastando colocar motor e a eletrônica, mais nada a ser feito.
Fazer menor, nem pensar.
Tive muito trabalho em cima da planta dele para modificar muita coisa e seria uma planta que eu não disponibilizaria como até hoje quem me pediu ela, não dei, pois tem várias gratuitas na internet, que procurem como eu procurei.
A única planta que eu ganhei até hoje, foi uma de um planador XP alguma coisa que o Sancler prontamente se deu ao trabalho de me dar uma plotada já.
Foi a única que ganhei até hoje, o resto tudo eu pesquisei e baixei e todas elas nos links postados aqui no disponibilizo plantas.
Teve alguns aeromodelistas que me passaram sugestões de links com plantas e eu os agradeço muito por isso, pois tirei muito proveito dos links.
Reduzir uma escala de uma planta não significa criar um modelo, pois se for assim, eu criei vários Cessnas 182, vários Piper J3 e PA18 e vários outros que não lembro o nome agora, quando me pediam uma planta desses modelos em um tamanho específico e eu repassava as plantas nas medidas que eles queriam.
Reconheço o seu trabalho gasto em cima de um desenho, sei bem o tempo que se gasta com isso, mas isso não nos dá o direito de dizer que criamos algo que já existe não importando a dimensão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Re: Plágio. Copiaram a minha ideia! Mini Avistar. Não estou bravo.

Mensagem por Nino »

Laercio, tá bom, não vou discutir mais. E ainda acho que se houver a modificação nas dimenções, no material e na propulsão, trata-se de um novo modelo, modelo inesistente, que o torna uma criação, uma nova criação.
Nino Silveira.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Plágio. Copiaram a minha ideia! Mini Avistar. Não estou bravo.

Mensagem por Diego Costa »

Já vi Cessnas 182 com diversas dimnsões, motorizações, propulsões e materiais, mas continuam sendo Cessnas. Vc mesmo o batizou como "mini-avistar", depois mudou para Ministar para evitar problemas com o fabricante, o que significa que é um avistar em menor tamanho e vc tem consciencia disso, caso contrário vc não se preocuparia com a opinião do fabricante original sobre seu modelo.

Não é um modelo inexistente, talvez na proporção que vc o fez seja "inédito", e só. Ainda mais se não for algo patenteado, e pior ainda se for apenas um aero em menor tamanho copiado de um modelo maior já patenteado, a grosso modo é mais fácil o fabricante original te processar.

Vou pegar um Piper J3, fabricar com 10cm de envergadura e batizar de "micropiper", modelo inédito :roll:
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Plágio. Copiaram a minha ideia! Mini Avistar. Não estou bravo.

Mensagem por LaercioLMB »

Diego Costa escreveu:Já vi Cessnas 182 com diversas dimnsões, motorizações, propulsões e materiais, mas continuam sendo Cessnas. Vc mesmo o batizou como "mini-avistar", depois mudou para Ministar para evitar problemas com o fabricante, o que significa que é um avistar em menor tamanho e vc tem consciencia disso, caso contrário vc não se preocuparia com a opinião do fabricante original sobre seu modelo.

Não é um modelo inexistente, talvez na proporção que vc o fez seja "inédito", e só. Ainda mais se não for algo patenteado, e pior ainda se for apenas um aero em menor tamanho copiado de um modelo maior já patenteado, a grosso modo é mais fácil o fabricante original te processar.

Vou pegar um Piper J3, fabricar com 10cm de envergadura e batizar de "micropiper", modelo inédito :roll:




Obrigado Diego pelo seu comentário.
Assim não faz parecer que só eu vejo dessa forma e que só eu falei a verdade.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Re: Plágio. Copiaram a minha ideia! Mini Avistar. Não estou bravo.

Mensagem por danx »

Vamos pegar a fuselagem de um Calmato sem entelagem, construído em escala reduzida, você poderá imaginar qualquer grafismo, seja ele Calmato, Avistar, Arrow, Sky rider, Alpha, sonic, kadet, entrenador...Etc. Todos esses modelos podem sem nenhuma dificuldade ser entelado igual a qualquer desses treinadores, embora existam diferenças em suas características, poucos iriam notar a diferença após finalizado, só notará diferença aquele que já teve algum desses treinadores, ou seja, só irá notar que a fuselagem de um Calmato está entelada com o grafismo do avistar quem já teve um avistar...

Mas falando sério,
Isso pode lhe trazer problemas, pois, caso não consiga provar o plágio, poderá lhe dar prejuízo por danos morais!!!
aconselho, mudar o título, pois trata-se de uma empresa...rs

Falar em cópia no modelismo eu acredito que está fora de cogitação..rs

Mas seu avistar está sem dúvidas melhor Nino, sinta-se lisonjeado com essa "copia"...

O pior não é copiar, é faze-lo pior kkkkk
Latitude -26° 18' 16' - Longitude -48° 50' 44''
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Re: Plágio. Copiaram a minha ideia! Mini Avistar. Não estou bravo.

Mensagem por Nino »

O Uno Vivace, tem para-choques na cor do carro. Já o Uno Way, tem para-choques na cor cinza em todos os modelos. Entre outras diferenças.

Será que se eu tiver um Uno Way, posso vender como se fosse um Vivace?

Hum... OS dois são Uno, mas pelas diferenças, acho que não se trata do mesmo carro, mesmo ambos sendo Uno.

Bom, entendo que se há alguma diferença, se trata de outro projeto, outro carro.

Por tanto, quando existe uma diferença no projeto, não adianta, é novo, é inédito, por mais parecido que seja, é outra coisa.
Nino Silveira.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Plágio. Copiaram a minha ideia! Mini Avistar. Não estou bravo.

Mensagem por Diego Costa »

Nino escreveu:O Uno Vivace, tem para-choques na cor do carro. Já o Uno Way, tem para-choques na cor cinza em todos os modelos. Entre outras diferenças.

Será que se eu tiver um Uno Way, posso vender como se fosse um Vivace?

Hum... OS dois são Uno, mas pelas diferenças, acho que não se trata do mesmo carro, mesmo ambos sendo Uno.

Bom, entendo que se há alguma diferença, se trata de outro projeto, outro carro.

Por tanto, quando existe uma diferença no projeto, não adianta, é novo, é inédito, por mais parecido que seja, é outra coisa.


Não misture as coisas, isso trata-se de uma nomenclatura diferente de acordo com os opcionais de um veiculo pertencente á uma mesma montadora, mas ambos continuam sendo UNO. Aliás, o atual UNO não lembra em NADA o antigo "quadradinho", se a Fiat quisesse poderia colocar qualquer outro nome que não fosse UNO.

Indo mais longe, por um bom tempo a Eletronic Arts era a detentora dos direitos de uso da marca PORSCHE em seus jogos, se qualquer outra produtora de jogos utilizasse a marca poderia tomar um processo duplo (da Porsche e da EA), inclusive no GranTurismo2 não há "Porsches" e sim RUF's, uma montadora de alta performance que utiliza base Porsche, assim como RWB. Em outras situações, como no extinto joguinho de facebook chamado Car Town, por não terem a licença de uso da BMW, Porsche entre outros, eles disponibilizavam modelos RUF e Vorsteiner.

A propósito, pesquise pelos carros utilizados no GTA5, vc verá que todos tem traços de varios carros misturados, mas não são de fato os mesmos carros: http://www.tecmundo.com.br/gta-v/46536- ... a-real.htm

Da mesma forma, as empresas que fabricam miniaturas de carros, como Burago, Mattel e etc, necessitam de LICENCIAMENTO para produzir, precisam da autorização mediante contrato para fabricar um determinado modelo/marca. O Impala SS HW escala 1:64 não tem o motor do Impala, não tem as rodas do Impala, não tem cambio de Impala, não tem nem cor de Impala, não anda como o Impala e nãoconsome gasolina como o Impala, é um modelo totalmente diferente, e ainda assim a Mattel pode tomar um belo processo se produzir a miniatura sem autorização da montadora do carro. Da mesma forma, se o fabricante do Avistar decidir processar vc ou o site que tá vendendo o "ministar" eles terão todo o amparo legal pra isso.

Nino escreveu:Olá a todos.

Em 2011, resolvi recriar o Avistar, uma versão menor e elétrica. Batizei de Mini Avistar, e depois mudei para Ministar, para evitar problemas com o fabricante.

E hoje, encontrei uma loja virtual, que resolvel comercializar a minha idéia. Oque vocês acham disso?

Endereço do site: http://ezmodelismo.com.br/ocartf/index. ... duct_id=50


Vc não é o fabricante do Avistar, copiou o mesmo em menor tamanho, inclusive mudou o nome pra "não ter problemas com o fabricante", ou seja, vc SABE que é um Avistar, vc SABE que plagiou um modelo e alterou apenas as caracteristicas, e agora reclama de alguem que plagiou sua ideia.

Será que vc entendeu agora ou será preciso desenhar???
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Plágio. Copiaram a minha ideia! Mini Avistar. Não estou bravo.

Mensagem por LaercioLMB »

Nino, a gente não quer menosprezar o trabalho que você deve ter tido para reescalonar o Avistar, sei o trabalho que dá, mas isso não é e nunca será um novo projeto, não adianta, você não está certo na afirmação que tenta fazer e se por acaso for processado por plágio, seus argumentos não convencerão nenhum juiz e você terá que arcar com as consequências penais em relação ao possível delito.
Usando o exemplo que você mesmo citou, se você pegar um Uno vivace por exemplo, colocar teto solar nele, parachoques personalizados, aerofólio, faróis xenon e querer vender ele com outro nome, todas as modificações que você fez não fizeram o Uno deixar de ser Uno.
Sei o quanto é ruim ver um trabalho ir por água abaixo, já passei por isso sobre o modelo que mencionei anteriormente, foram horas perdidas na frente do computador fazendo o desenho do modelo no autocad para reestilizar e ainda dizer que não foi criação minha e só fui apedrejado.
Mas não adianta, o aeromodelo não é criação sua, pode ter tido trabalho em cima dele, mas não o criou do zero, usou um pronto para mudar alguns detalhes.
Sinto muito Nino você não ter sido apoiado como esperava, mas é a verdade e só estamos dizendo isso para que você não venha a ter algum processo por direitos autorais do fabricante do Avistar, pois com a internet, tudo o que se posta pode ser visto no mundo inteiro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Plágio. Copiaram a minha ideia! Mini Avistar. Não estou bravo.

Mensagem por Wesley_Sniper »

Acho que o assunto não merece essa repercussão toda... copiou, copiou e já era... vai fazer o que? nada... sendo copia ou original bora voar!

Vocês ficam procurando pelo em ovo...
:D
Trancado