Fuselagem Spitfire totalmente feita em Impressora 3D

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
kataro.miamoto
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 12:06 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Fuselagem Spitfire totalmente feita em Impressora 3D

Mensagem por kataro.miamoto »

Mas ao que parece vai se tornar uma pratica comum ter uma impressora 3d para modelismo em geral aqui vão algumas fotos de modelos pelo mundo afora.





Esse aqui fizeram a estrutura e depois entelaram






artigo do hackaday.com

http://hackaday.com/2013/09/13/students ... ted-plane/



video da noticia.
https://youtu.be/07SNMN0Q8xA
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Fuselagem Spitfire totalmente feita em Impressora 3D

Mensagem por John-Henrique »

Este vídeo ai já tem praticamente 1 ano, de lá pra cá a galera á deve ter evoluído bastante e provavelmente testado outras formas de construir. Sem duvidas os modelos apresentado ficaram muito pesados, e aparentemente os pilotos não eram muito experientes já que pousaram no asfalto, mesmo tendo uma grama enorme, por falar em pouso, mano, aquilo lá foram quedas =D este vermelho no vídeo da pra notar a asa quebrada e na foto da pra ver a fita colada nela.

Em todo caso, a impressora 3D hoje ainda não é viável, pelo menos para aeromodelismo, a impressão ainda é lenta, mas quem sabe daqui a alguns anos, ela seja mais rápida, o filamento mais leve e softwares desenvolvidos para CNC passem a imprimir também em 3D, ai poderá haver uma procura comercial para produção em grande escala. Hoje a impressão demora muito tempo.
kataro.miamoto
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 12:06 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Fuselagem Spitfire totalmente feita em Impressora 3D

Mensagem por kataro.miamoto »

Sim realmente é verdade, e pelo mundo afora já estão aparecendo boas iniciativas nesse sentido, talvez nem precise mais utilizar um pc rodando pois inciativas como o machinekit está portando sistemas completos em placas beagle boné tanto para cnc como impressão 3d.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Fuselagem Spitfire totalmente feita em Impressora 3D

Mensagem por LaercioLMB »

thiagobarreto escreveu:Concordo plenamente Laercio, mas não deixa de ser bem legal todo o processo, só achei um pouco estranho ele unir as peças daquela forma sem nenhum tipo de reforço entre elas...rs



Concordo, pois a cola CA polimeriza em pouco tempo e não aceita torção, somente tração.
O que é essa torção e tração?
Quando você pega duas peças unidas nas extremidades e as força lateralmente no sentido de quebrar, isso é força de torção, quando você pega nas extremidades e as puxa, isso é tração e cola CA não é muito boa a resistir a torção.
Ele deveria ter feito pequenos pinos de encaixe entre as peças para garantir boa qualidade na união das peças.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
thiagobarreto
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 2:25 am
Localização: Ibotirama - Bahia

Re: Fuselagem Spitfire totalmente feita em Impressora 3D

Mensagem por thiagobarreto »

Tô aqui me perguntando, esse pessoal com uma maquina que "imprime" 3d com perfeição e me fazem uns aviões feios desses...kkk
Veni, vidi, viciei
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Fuselagem Spitfire totalmente feita em Impressora 3D

Mensagem por LaercioLMB »

thiagobarreto escreveu:Tô aqui me perguntando, esse pessoal com uma maquina que "imprime" 3d com perfeição e me fazem uns aviões feios desses...kkk



Isso é falta de comunicação entre os neurônios da galera está bom assim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Mensagem por FlyHigh »

Montei minha prmeira printer em abril. Já imprimi dezenas de peças para o hobby desde então.

Já havia baixado cerca de 10 projetos, desde asas-alta, planadores e motoplanadores (pusher).
Estudarei os projetos para decidir qual irei imprimir primeiro. Imprimirei em PLA e nylon (poucas peças).

Talvez faça um worklog aqui no evoo.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Fuselagem Spitfire totalmente feita em Impressora 3D

Mensagem por John-Henrique »

LaercioLMB escreveu:Isso é falta de comunicação entre os neurônios da galera está bom assim.
Pode ser o seguintes casos, os caras gostam daqueles modelos ou simplesmente estão testando, afinal, é novidade, demora muito desenhar uma planta, imagina então desenhar do zero quando até as peças você tem que criar e podem quebrar...

Penso que é um processo de criação, fazemos um modelo, testamos, encontramos as falhas e aplicamos as melhorias e voltamos ao ponto inicial com a nova versão... No fim, pode ser porque o camarada simplesmente gosta de fazer este tipo de modelo la =D

De qualquer forma, acho que muita gente pensa limitado, quando dizemos que a impressora 3D pode ser utilizada no aeromodelismo não quer dizer que serve apena para imprimir o aeromodelo, podemos imprimir, um motor (sem a elétrica), nervuras, moldes, frames, rodas (porque não? só depende do tamanho do modelo), hélices e porque não, turbinas jato? E seria possível inclusive criar cases personalizados.

Turbina
http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/m ... _2148.html

Controle
http://www.impressora.blog.br/universit ... funcional/
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Fuselagem Spitfire totalmente feita em Impressora 3D

Mensagem por snag »

John-Henrique escreveu:...De qualquer forma, acho que muita gente pensa limitado, quando dizemos que a impressora 3D pode ser utilizada no aeromodelismo não quer dizer que serve apena para imprimir o aeromodelo, podemos imprimir, um motor (sem a elétrica), nervuras, moldes, frames, rodas (porque não? só depende do tamanho do modelo), hélices e porque não, turbinas jato? E seria possível inclusive criar cases personalizados.

Turbina
http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/m ... _2148.html


Por um lado, acho incrível essa tecnologia... Por outro lado, acho uma aporrinhação quando esse pessoal sem nada para fazer ou onde gastar a grana transforma o negócio em mais uma "modinha"...

O Spitfire do post que abriu o tópico é incrível. O cara que o construiu sabe alguma coisa... a forma como a asa foi construída (acho que tem um nome para esse tipo de estrutura... seria alguma coisa como "stressed skin" ou semi-monocoque?) aproveita ao máximo a capacidade da impressora 3D.
Mas muitos dos aeromodelos (e outras coisas) que vemos na net são muito mal projetados. Na maioria das vezes, teria sido melhor se fossem feitos de forma (e com material) convencional! A impressão que dá é que o pessoal está mais interessado em "aparecer", em "estar na moda", do no desenvolvimento das técnicas...
Por exemplo, esse link da turbina. Uma turbina girar a 30.000 rpm não é nada impressionante. Na verdade, é decepcionante... a 30.000 rpm uma turbina dessas está em "marcha lenta' (idle). Por quê não testá-la na potência máxima (talvez a uns 100.000 rpm, ou mais)? O material não aguenta? Então, qual foi o objetivo? Foi a GE que desenvolveu essa tecnologia de impressão 3D em metal? A tecnologia ainda está em desenvolvimento? Por quê não esclarecer essa questão? Ficou parecendo apenas uma peça de marketing enganador...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Fuselagem Spitfire totalmente feita em Impressora 3D

Mensagem por LaercioLMB »

É Snag, a maioria se deixa levar fácil pela aparência e não faz a menor ideia de limites e capacidades.
Imprimir uma hélice?
Hélices deformam com a força exercida sobre elas, será que uma impressa vai resistir a 8000 rpm?
Sei que logo irá se partir.
Podemos sim usar de impressoras 3D para "aprimorar" nossos modelos, dando mais riqueza de detalhes a eles em peças que quase não encontramos para vender, mas aqueles modelos das fotos estão parecendo mais queles isoporzentos cortados à faca e o pessoal dizendo que estão lindos.
Tirando aquele planador pequeno e o grandão azul, o resto foi só jogar material e tempo fora.
Eu mesmo já pensei em adquirir uma impressora dessas para fazer as peças escala para os meus aeromodelos, mas dificilmente um aeromodelo inteiro.
Pensar limitado significa que não se interessa em melhorar e é como você mesmo disse, só quer fazer parte da modinha e não está nem um pouco interessado em melhorar nada, pelo contrário, vejo isso como comodidade em não precisar cortar e lixar, podem continuar a fazer as coisas asquerosas sem ter trabalho.
Por que será que a tecnologia em ferramentas e dispositivos está aumentando, mas a qualidade dos aeromodelos está caindo?
Todo mundo admira um belo modelo e desejaria ter um, mas por que então não se empenham em fazer um assim?
Sempre tem alguma desculpa para fazer de qualquer jeito.
Temos que usar os exemplos da tecnologia para melhorarmos o que fazemos, não para continuar fazendo a mesma coisa sempre.
Esse tópico é muito útil para mostrar para a gente que tem uma nova opção de melhorarmos o que fazemos, não para facilitar a fazer os lixos que muitos fazem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder