ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos

Mensagem por LaercioLMB »

Infelizmente é assim as coisas, pois muitos e nesse caso, não somente no Brasil, estão usando para fins terroristas e ou narcotráfico e sendo assim, a coisa muda e somos obrigados a nos restringir de certas coisas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos

Mensagem por Indiana Junior »

tem uma estorinha que me lembro...... pode ajudar a elucidar ou confundir mais, rss
uma mulher estava dentro de um barco em um lago lendo um livro, dentro do barco tinha todo o material de pesca ,vara, anzol, iscas e tudo mais, porem nesse lago havia placas avisando da proibiçao de pesca naquele lugar,
um guarda florestal vendo o barco no meio do lago resolveu se aproximar com sua lancha e constatou o material dentro do barco da mulher, ele disse , senhora vou ter que autua la, nesse lago é proibido pescar, ouvindo isso ela respondeu
mas eu nao estou pescando, estou lendo um livro apenas aqui no lago, o policial insistiu, mas dentro do seu barco tem todo o equipamento necessario para isso, entao ela muito sabiamente argumentou, se vc me multar eu vou começar a gritar e dizer que vc esta me estuprando, o policial retrucou, mas eu nao estou fazendo isso nem sequer estou encostando na senhora, entao ela respondeu, mas o senhor tem todo o equipamento necessario !!
entao o guarda refletiu, fez meia volta e foi embora, rssssss
é assim..........
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos

Mensagem por Indiana Junior »

LaercioLMB escreveu:Infelizmente é assim as coisas, pois muitos e nesse caso, não somente no Brasil, estão usando para fins terroristas e ou narcotráfico e sendo assim, a coisa muda e somos obrigados a nos restringir de certas coisas.

tambem usam pessoas loucas como "homem bomba" tambem usam pessoas para transportar droga dentro do estomago, talvez fosse entao melhor nao deixar mais pessoas andarem de aviao nem andar na rua ou circular pq elas podem estar com más intençoes....
saidas devem ser encontradas mas eu sou contra proibiçoes e controles, alguem ai viveu na epoca da ditadura??? tem ideia do que seja????
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos

Mensagem por LaercioLMB »

Indiana Junior escreveu:
LaercioLMB escreveu:Infelizmente é assim as coisas, pois muitos e nesse caso, não somente no Brasil, estão usando para fins terroristas e ou narcotráfico e sendo assim, a coisa muda e somos obrigados a nos restringir de certas coisas.

tambem usam pessoas loucas como "homem bomba" tambem usam pessoas para transportar droga dentro do estomago, talvez fosse entao melhor nao deixar mais pessoas andarem de aviao nem andar na rua ou circular pq elas podem estar com más intençoes....
saidas devem ser encontradas mas eu sou contra proibiçoes e controles, alguem ai viveu na epoca da ditadura??? tem ideia do que seja????


Por isso que colocaram sistemas de raio x em vários aeroportos de primeiro mundo, detetores de metal em esteiras de transporte de bagagens de mão e mais um monte de coisas, para prevenir ao máximo todo tipo de sinistro.
Infelizmente o brasileiro atualmente quando se fala em regras imaginam ditadura, mas em qual lugar em que não hajam regras dá certo alguma coisa?
Aqui no fórum mesmo temos regras, uns gostam, outros detestam e quando são punidos então, só faltam xingar a mãe de quem os puniu, mas não se atentam que descumpriram uma regra, seja por ignorarem completamente tal regra ou acharem que estão por cima da carne seca e podem desrespeitar toda e qualquer regra.
Proibido pisar na grama.
É uma regra tão simples que a maioria sequer faz questão de cumprir e começa pelas coisas mais simples.
Uma criança na escola rouba o lápis do coleguinha e ninguém fala nada, amanhã ele poderá roubar a pasta inteira e quando chegar na faculdade, isso se chegar a terminar o fundamental, pois descobriu que tirar dos outros é mais fácil que trabalhar para comprar, pois se tivessem dito a ele que era proibido roubar, seria considerado ditadura.
É assim, o povo brasileiro é igual a gado, se não cercar, não adianta dizer que não pode ir para o pasto do vizinho, ele vai do mesmo jeito se não houverem cercas.
O Brasil está sendo cada vez mais mal visto no exterior e um dos motivos é esse, brasileiro não gosta de ter regras e acha que se tem regra é ditadura.
Nada contra a sua pessoa, pois você pode ser um amigo muito bom, somente ao seu argumento
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos

Mensagem por Indiana Junior »

claro laercio, eu compreendo, estamos apenas conversando, alias talvez nem seja o topico adequado, mas ja que ta, foi, rsss
eu sou contra as regras, sou a favor de utilizar o bom senso e evitar coisas que nao se adequem, mas é obvio que isso sou eu, pra muita gente vc tem que trazer no laço, tem que " tocar o gado" o nivel de consciencia da populaçao nao atinge o que eu acho que seria o ideal,por isso que digo se houvesse mesmo bom senso nem farol nem faixa de pedestre nem nada seria necessario, por bom senso cada um saberia o momento de avançar o ceder a vez, é que eu me vejo no meio do gado mas nao me sinto como ele, nem sendo tocado nem tocando, alias, eu nao entendo como ja nao é mt mais utilizada a tecnologia disponivel, penso que "eles" realmente nao pensam, mas nao tardara rss, infelizmente.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos

Mensagem por LaercioLMB »

Verdade, se houvesse o bom senso na prática, não precisaríamos de tantas regras, mas como o bom senso na maioria é só na teoria, precisamos de regras, infelizmente uns poucos com bom senso acabam pagando pelos muitos sem e como não temos como saber quem realmente tem o bom senso de chegar ao limite e não avançar, as regras tem que ser para todos.
Temos visto aqui mesmo no fórum gente jogando o aviãozinho pela janela do ap alegando que são bons e que sabem o que fazem e que não precisam se preocupar que nada de ruim irá acontecer, até que um dia acontece e esses mesmos não relatam o fato, simplesmente se escondem para não assumirem a m que fizeram.
Fazer o que.
O povo não ajuda.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Metalkiyo
membro
Mensagens: 208
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 7:52 pm
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos

Mensagem por Metalkiyo »

Eu entendi que: Aeromodelo é o aparelho que pode sofrer intervenção do piloto a qualquer momento;
e que: VANT é o aparelho que pode realizar todos os procedimentos sem intervenção do piloto.
Dentro do meu entendimento (que não sei se está correto), aeromodelos com capacidade de voo autônomo não são proibidos, desde que o piloto esteja pronto para assumir a qualquer momento. Nessa situação é obvio que não serão permitidos operações com distâncias maiores que o raio de alcance do rádio, o que poderia ser um problema para os sistemas de retorno.
A Anac não tem intenção de proibir por proibir, apenas regulamentar para tornar as operações mais seguras. Portanto seria um contrassenso proibir o sistema de retorno, pois o seu uso é melhor que deixar o aeromodelo continuar voando até cair em qualquer lugar.

Além disso, ainda não foram definidos os limites de peso e carga dos aeromodelos, dando a impressão de que um brinquedo de 7g de voo livre é um VANT, uma vez que não tem intervenção do piloto.

Nos dois casos, as regras ainda estão sendo escritas. Precisamos contribuir para construir uma regra justa, tanto na definição de "Autônomo", quando nos limites técnicos dos aeromodelos, separando de vez nossos aparelhos recreativos dos RPA e VANT.
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos

Mensagem por sersilveira »

Podem ter certeza, vão dar um jeito de arrancar dinheiro dos aeromodelistas, seja sob a forma de taxas, ou licenças, ou outra coisa qualquer.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos

Mensagem por LaercioLMB »

sersilveira escreveu:Podem ter certeza, vão dar um jeito de arrancar dinheiro dos aeromodelistas, seja sob a forma de taxas, ou licenças, ou outra coisa qualquer.


Assim ficam somente os que realmente querem ser aeromodelistas, o resto cai fora.
Não é discriminação e tão pouco preconceito, pois uma pessoa humilde e não tão bem financeiramente pode ser muito mais responsável e seguir as regras do que alguém cheio da grana que não está nem aí com nada.
Simplesmente se a coisa começar a ficar cara, modelos param de cair, de voar em locais impróprios e coisas assim.
Ahh, mas não será cobrando que aeromodelo irá deixar de cair!!!!
É mesmo?
Então por que será que a uns 15 anos atrás, quando aeromodelo ainda era caro, era obrigatório ter BRA e pesava muito no bolso o sujeito tratava de aprender corretamente a pilotar e a realmente voar um aeromodelo, do que agora que o raciocínio curto de muitos é que se cair, faz outro e que aeromodelo foi feito pra cair mesmo.
Brasileiro está muito mal acostumado mesmo e quando se fala em regras, vem um monte chorando as pitangas e exigindo seus direitos. Se nem cumprem seus deveres querem ter direito de alguma coisa?
Não estou falando da sua pessoa, somente usando a sua frase como base.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder