ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos
ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos
Fizeram hoje (02/09) a apresentação e a partir de amanhã será aberta a audiência pública, acho importante divulgar para que o máximo de pessoas participem, só assim poderemos chegar a uma conclusão mais satisfatória, de forma a atender a maioria:
http://www.anac.gov.br/Noticia.aspx?ttC ... _ORIGEM=29
Acho interessante que seja lido este documento, tem muita informação complementar a respeito da proposta apresentada:
http://www2.anac.gov.br/Arquivos/pdf/Pe ... 092015.pdf
Abraço
http://www.anac.gov.br/Noticia.aspx?ttC ... _ORIGEM=29
Acho interessante que seja lido este documento, tem muita informação complementar a respeito da proposta apresentada:
http://www2.anac.gov.br/Arquivos/pdf/Pe ... 092015.pdf
Abraço
- alexcmag
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Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos
Vou ler com calma, mas parece bem razoável.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- Danilo Durigan
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Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos
O que não está claro, ou não entendi, é em relação ao vôo em FPV: aeromodelo ou RPA?
- Indiana Junior
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Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos
jaja vcs voltam aqui e dizem se o que sera aprovado realmente é razoavel, tem surpresas ai pela frente, aguardem..................rssssss
relaxa que eles estam preparando o fumo...........
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- John-Henrique
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Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos
Danilo Durigan escreveu:O que não está claro, ou não entendi, é em relação ao vôo em FPV: aeromodelo ou RPA?
Entendi o seguinte, aeromodelo trata-se de aeronave para pratica como esporte/hobbie onde a aeronave voa mas existe a intervenção do controlador durante o voo, limitado a aproximadamente 120 metros de altura e 30 metros de distância de pessoas ou 'riscos'. Incluindo, voo com visada visual, logo, você precisa voar vendo o aeromodelo.
Se estou correto no meu entendimento, o RPA trata-se de uma aeronave que voa e é controlada remotamente (mas é uma sigla em Inglês), logo, todo aeromodelo também é um RPA. O que define em qual regra seu aeromodelo se aplica é o peso, alcance e modalidade de voo.
- warguest
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Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos
Tudo isso pra comer dinheiro. Virou moda de taxar o cidadao. Daqui a pouco vao exigir certificado pra andar na calçada. Bafometro pra bicicleta. Cnh pra pilotar velocipede. Por isso no dia que tiver dinheiro vou embora desse pais de b***a.
2 ch coax=> 4 ch coax=> 6 ch (Belt). Vendi meu Belt (dividas). Perdi as contas de lenha. Cpt450V2. Lema: É caindo que se aprende
- Indiana Junior
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Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos
warguest escreveu:Tudo isso pra comer dinheiro. Virou moda de taxar o cidadao. Daqui a pouco vao exigir certificado pra andar na calçada. Bafometro pra bicicleta. Cnh pra pilotar velocipede. Por isso no dia que tiver dinheiro vou embora desse pais de b***a.
ja faz algum tempo que vi na tv, alguem no Rio, teve a byke apreendida , ( byke em cima do guincho) e acho que foi multado tb por estar embreagado, rsssss
- Indiana Junior
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Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos
alias, nao vai virar moda, ja é moda, afinal o governo em qlqr escalao, nao tem dinheiro nem pra comprar papel higienico pra limpar a..... vc acha que eles vao diminuir os proprios salarios , numa atitude filantropica e exemplar pra reestabelecer o equilibrio das contas publicas????
Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos
Putz, já vão começar a criar polêmica? Leram o texto completo ao menos?
Achei totalmente coerente, e está bem claro que quem pratica aeromodelismo como hobby não vai ter nenhuma alteração, nenhum cadastro, nenhuma taxa, nada, não sei de onde vocês tiram idéia para criar tanta polêmica...
Quem pretender trabalhar (gerar renda) com aeromodelos de pequenos porte (phantonzeiros e afins, e não venham me dizer que possuir um Inspire te tira da categoria de phantonzeiro, só é um phantom mais caro...rs) somente terá que cadastrar o equipamento (e possivelmente pagar alguma taxa, normal, para trabalhar nesse país em qualquer área tem que se pagar taxas ora bolas) e somente para equipamentos de grande porte e vôo autônomo é que haverá um controle mais rigoroso, como tem que ser de fato.
E o que mais gostei, desmistificaram o termo "d.r.o.n.e." aliás, "zangão" é simplesmente um termo genérico, independente da língua em que esteja sendo dito, acho a maior bobagem alguns aeromodelistas terem até ódio do referido termo. Se for trabalhar com imagens aéreas, o que faz o profissional é justamente como ele usa a "ferramenta", e não necessariamente qual é a ferramenta ou como o profissional a chama, um phantom, se bem utilizado, irá obter um resultado ótimo em termos de imagem, e a segurança no seu uso está 99% ligada à responsabilidade do profissional.
Em tempo: Não, eu não tenho um phantom... rsrs
Abraços.
Achei totalmente coerente, e está bem claro que quem pratica aeromodelismo como hobby não vai ter nenhuma alteração, nenhum cadastro, nenhuma taxa, nada, não sei de onde vocês tiram idéia para criar tanta polêmica...
Quem pretender trabalhar (gerar renda) com aeromodelos de pequenos porte (phantonzeiros e afins, e não venham me dizer que possuir um Inspire te tira da categoria de phantonzeiro, só é um phantom mais caro...rs) somente terá que cadastrar o equipamento (e possivelmente pagar alguma taxa, normal, para trabalhar nesse país em qualquer área tem que se pagar taxas ora bolas) e somente para equipamentos de grande porte e vôo autônomo é que haverá um controle mais rigoroso, como tem que ser de fato.
E o que mais gostei, desmistificaram o termo "d.r.o.n.e." aliás, "zangão" é simplesmente um termo genérico, independente da língua em que esteja sendo dito, acho a maior bobagem alguns aeromodelistas terem até ódio do referido termo. Se for trabalhar com imagens aéreas, o que faz o profissional é justamente como ele usa a "ferramenta", e não necessariamente qual é a ferramenta ou como o profissional a chama, um phantom, se bem utilizado, irá obter um resultado ótimo em termos de imagem, e a segurança no seu uso está 99% ligada à responsabilidade do profissional.
Em tempo: Não, eu não tenho um phantom... rsrs
Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
- John-Henrique
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Re: ANAC propõe regras para RPA e aeromodelos
Hidden escreveu:Putz, já vão começar a criar polêmica? Leram o texto completo ao menos?
Achei totalmente coerente, e está bem claro que quem pratica aeromodelismo como hobby não vai ter nenhuma alteração, nenhum cadastro, nenhuma taxa, nada, não sei de onde vocês tiram idéia para criar tanta polêmica...
Quem pretender trabalhar (gerar renda) com aeromodelos de pequenos porte (phantonzeiros e afins, e não venham me dizer que possuir um Inspire te tira da categoria de phantonzeiro, só é um phantom mais caro...rs) somente terá que cadastrar o equipamento (e possivelmente pagar alguma taxa, normal, para trabalhar nesse país em qualquer área tem que se pagar taxas ora bolas) e somente para equipamentos de grande porte e vôo autônomo é que haverá um controle mais rigoroso, como tem que ser de fato.
E o que mais gostei, desmistificaram o termo "d.r.o.n.e." aliás, "zangão" é simplesmente um termo genérico, independente da língua em que esteja sendo dito, acho a maior bobagem alguns aeromodelistas terem até ódio do referido termo. Se for trabalhar com imagens aéreas, o que faz o profissional é justamente como ele usa a "ferramenta", e não necessariamente qual é a ferramenta ou como o profissional a chama, um phantom, se bem utilizado, irá obter um resultado ótimo em termos de imagem, e a segurança no seu uso está 99% ligada à responsabilidade do profissional.
Concordo contigo, mudou praticamente nada, para quem tem como hobbie. Mas tem uma parte ali que tu disse que está incorreta, continua proibido o voo autônomo no território brasileiro, no máximo, a decolagem e aterrissagem precisa ser manualmente controlado. Não sei o que acontece com as pessoas, elas vão descendo o pau em tudo parecem nem ler (como você disse).
Indiana Junior escreveu: ja faz algum tempo que vi na tv, alguem no Rio, teve a byke apreendida , ( byke em cima do guincho) e acho que foi multado tb por estar embreagado, rsssss
Vi um caso assim, o cara com uma bike elétrica foi parado numa blits e a bike apreendida, neste caso, considerei que estavam corretos os policiais porque uma bicicleta com motor, deixa de ser uma bicicleta e passa a ser um tipo de automotor (não precisa da energia humana para locomover-se) dai, no Brasil o código de transito prevê que todo auto motor necessita de habilitação para transitar nas vias publicas, no caso o camarada não tinha habilitação categoria A. A questão é que precisa ter treinamento de transito para transitar.