Quer obter gasolina mais pura?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Quer obter gasolina mais pura?

Mensagem por CONDOR 2 »

Editado pela última vez por CONDOR 2 em Qua Out 28, 2015 8:54 am, em um total de 2 vezes.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Quer obter gasolina pura?

Mensagem por CONDOR 2 »

Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Quer obter gasolina pura?

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezado ! um amigo usa esse processo para poder rodar com gasolina pura na Vemaget 64 dele, só não descobriu o que fazer com o alcool/água que sobra . . . abraço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Quer obter gasolina pura?

Mensagem por LaercioLMB »

Gostei
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Quer obter gasolina pura?

Mensagem por CONDOR 2 »

Jacimar escreveu:Bom dia prezado ! um amigo usa esse processo para poder rodar com gasolina pura na Vemaget 64 dele, só não descobriu o que fazer com o alcool/água que sobra . . . abraço.



A água que sobra poderia ser usada na desinfecção de quintais, banho em materiais não ferrosos, limpeza de locais, bancadas, sujeiras de graxa, .....

Tem muita coisa para uso, menos transformá la em monóxido de carbono para a atmosfera.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
queiroga
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 1:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Quer obter gasolina pura?

Mensagem por queiroga »

Eu decanto a gasolina, para os meus aeros.

exatamente isso que mostra no video.
[]'s
Queiroga
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Quer obter gasolina pura?

Mensagem por Gilberto_CWB »

Alguns esclarecimentos que não foram citados:

O termo "gasolina pura" pode não ser correto.
O teste apenas separa a água do restante chamado "gasolina". Isso, conforme a própria experiência mostra, pois água e "gasolina" não são miscíveis.

Mas essa "gasolina" que sobrou pode não ser pura, já que recebe aditivos. E muitos aditivos são ilegais, como vários tipos de solventes que são acrescentados, para obter maior margem de lucro por frentistas desonestos.
Por isso que a adição de etanol à gasolina deve ser com álcool anidro (sem água).
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Quer obter gasolina pura?

Mensagem por oswaldo pires »

aqui tem um método para decantar maior quantidade de gasolina
duro porém voando
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Re: Quer obter gasolina pura?

Mensagem por FlyHigh »

Olha, para os aeromodelos, que (provavelmente) usam motores que não foram projetados para rodar com a gasolina brasileira (assim como motores antigos, de qualquer espécie), concordo que pode até fazer alguma diferença no acerto e regulagem fina dele, não no rendimento final.

Mas para veículos, importados ou não, que foi previsto em seu projeto que iriam rodar com nossa gasolina, isso é uma besteira sem tamanho.

Todos projetos de motores desde finalzinho dos anos 70 e início dos 80, quando iniciou-se o programa ProÁlcool, ao longo do tempo, foram sendo sistematicamente melhorados para uso dessa mistura.
Como adição de níquel em peças que tem contato com o combustível, acabando assim com a terrível corrosão que o álcool causa em metais não ferrosos, inclusive.
Quem é das antigas e lembra dos carburadores que simplesmente furavam de tanta corrosão?
O "simples" uso do revestimento de níquel acabou com isso.

Estou falando de mudanças de forma genérica, pois a evolução, obviamente, vai muitíssimo além disso. Sem nem entrar nos tempos mais recentes, com carburadores eletrônicos, injeção direta, sondas lambda, sondas pós-queima, centrais que em centésimos de segundos re-mapeiam o sistema de injeção e alteram tempo de abertura de bicos, pressão da bomba de combustível, tempo de explosão etc, etc.

Aliás, quebrando a cabeça com essas mudanças na adição de álcool à gasolina ao longo dos anos, foi que um engenheiro da Bosch inventou (acho que em 1992) o sistema de injeção digital/eletrônica nos sistemas flex-fuel que usamos hj no país, que foi um p**a avanço, aliás.

Usando esse resultante da "lavagem" que esse cara ensina, vc pode ter um motor com pré-iginição ("batida de pino") aquecimento excessivo, podendo até resultar em queima de junta do cabeçote, que se ocorrer próximo aos dutos de água da refrigeração do cabeçote, pode ocorrer decida da água (fluído de arrefecimento) para o cárter.

O quê, por sua vez, pode ocasionar falta de lubrificação do virabrequim, bronzinas/mancais, aí, amigo. o prejuízo é enorme.

Ah, descartar aquela mistura no ralo, indo para a coleta de esgoto doméstico, é crime ambiental, inclusive.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Re: Quer obter gasolina pura?

Mensagem por Gilberto »

Muito legal, remove-se todo anti-detonante da gasolina e teremos uma gasolina de baixa octanagem. Para um motor com taxa de compressão alta está aí o estrago feito. (Não temos nenhum motor na indústria com baixa taxa de compressão.)
A menos que se retorne a usar chumbo tetra-etila como antigamente para acertar a octanagem, é a maior furada fazer isso.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Responder