Cortador de isopor de "precisão"

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

LaercioLMB escreveu:As fontes AT são mais confiáveis no quesito potência do que as ATX atuais.
As AT quando eram feitas e diziam ter 300 W tinham os 300 W, coisa que as ATX agora, das baratinhas que dizem ter 400W, quando muito tem 200W e olha lá ainda, tenho minhas dúvidas. Não é à toa que são baratinhas.
As modificações em uma fonte que não seja usada em um computador são necessárias sim, pois do contrário a fonte não conseguirá estabilizar os 12V corretamente, caindo muito a tensão de 12V quando colocada realmente em trabalho.
Medir a tensão de saída de uma fonte sem carga é uma coisa, medir com carga é outra bem diferente e quanto maior for a corrente exigida de uma fonte, se ela não estabilizar, a tensão cai cada vez mais.
Carga em uma fonte significa algo ligado nela e não carregando uma bateria ou algo assim. Colocar uma lâmpada na saída de uma fonte já é colocar uma carga nela e quanto maior a potência de uma lâmpada, maio9r será a carga na fonte.
Uma lâmpada de 5W (lanterna) dará menos carga do que uma lâmpada de 75W (farol).
Imagina por que tem no mercado agora fontes de 400 W de R$50,00 e fontes de 400 W de R$300,00?
Por que a diferença de preço se dizem ter a mesma potência?
Não é a marca e sim a potência real, que quanto mais próxima da realidade, mais cara a fonte é.


Láercio, muito boa a sua explicação.

Mas, o que eu precisaria fazer para estabilizar a fonte e garantir os 12 volts para alimentar o cortador, por exemplo?
No youtube tem vários videos distintos. Algumas pessoas simplesmente puxam os fios amarelos e pretos para fora e alimentam o que precisam sem fazer nada mais que isso. Outros, soldam algum resistor em determinado lugar, um LED, enfim... Isso que está me confundindo e, o que de fato, será mais eficiente? Vi também sobre monitorar os fios de 3.3 e 5 volts. Como faço isso?
Em relação a fonte que coloquei o link, o que acha dela?
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por LaercioLMB »

A dica da primeira fonte é ideal e acrescentar o resistor de 10W x 10 ohms ligado nos fios vermelho 5V e preto negativo, darão a carga necessária e a estabilidade da tensão da fonte.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

LaercioLMB escreveu:A dica da primeira fonte é ideal e acrescentar o resistor de 10W x 10 ohms ligado nos fios vermelho 5V e preto negativo, darão a carga necessária e a estabilidade da tensão da fonte.


Entendido Laércio, obrigado.

Vou anotar mais essa dica, hehehe.
Vou realizar o pedido da fonte que postei o link assim que o vendedor responder a pergunta que fiz e eu tiver certeza que o anúncio está "ativo", pois, me pareceu meio antigo...
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

LaercioLMB escreveu:A dica da primeira fonte é ideal e acrescentar o resistor de 10W x 10 ohms ligado nos fios vermelho 5V e preto negativo, darão a carga necessária e a estabilidade da tensão da fonte.


Láercio, me surgiu a seguinte dúvida: Ao soldar o resistor para dar estabilidade a fonte, posso soldar em um único fio vermelho e um único preto, deixando assim os outros vermelhos para criar uma saída em um borne de 5 volts?
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por franciscotargino »

Esse resistor amigo vc pode ligar até direto na placa um terminal no negativo onde fica os fios pretos e outro la no 5v fio vermelho
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

franciscotargino escreveu:Esse resistor amigo vc pode ligar até direto na placa um terminal no negativo onde fica os fios pretos e outro la no 5v fio vermelho


Entendido!
Ou seja, um fio preto e um vermelho qualquer, caso eu prefira soldar fio com fio ao invés de arriscar soldar na placa resolvem o problema?!
Recapitulando as "anotações":

- Juntar no mínimo 4 fios de cada cor para soldar ao borne determinado.
- Caso a fonte não venha com chave liga desliga, usar um fio verde e um preto para colocar a chave (no vídeo é utilizado um jumper, fica ridículo!)
- Soldar um resistor de 10W X 10 ohm entre um fio preto e vermelho.

Não vejo a hora de comprar a fonte e começar, hehehehe.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por franciscotargino »

Pode ligar o resistor so num fio,mas se quer um trabalho bem feito coloque direto na placa, nao tem segredo retire o fio e no furo dele coloca o terminal do resistor.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por LaercioLMB »

franciscotargino escreveu:Esse resistor amigo vc pode ligar até direto na placa um terminal no negativo onde fica os fios pretos e outro la no 5v fio vermelho


Foi assim que eu fiz, soldei o resistor direto na placa sem usar os fios preto e vermelho.

Um detalhe, fonte AT não tem fio verde para ligar direto na fonte, terá que colocar um interruptor na entrada da alimentação da rede externa e não na fonte.
Somente as fontes ATX é que tem o fio verde para ligar, já que é a placa mãe do computador que controla essa parte de ligar e desligar a fonte.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

Hummmm...

Eu havia pensado logo no início na opção de colocar um interruptor mesmo no fio que sai da tomada. Estilo aqueles de abajur... Agora não é mais opção e sim necessidade, hehehehe.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

Pessoal,

O dono do anúncio da fonte que postei o link, respondeu que verificou várias fontes e nenhuma possui o CI citado. Lembrado que o anúncio é de fonte AT e não ATX.
Será que ele não sabe identificar ou realmente não possui? Agora estou com receio de comprar e não servir...
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Responder