Fonte pra fio de corte com trafo

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Fonte pra fio de corte com trafo

Mensagem por Raketrinike »

Pessoal vida alguns tópicos sobre cortadores, fontes etc.. Porem tenho algumas duvidas e preciso fazer uma fonte sob medida pra um arco de corte de 90cm e pra um de 60cm

Teste aqui com fonte de PC mais demorou muito pra cortar, estou usando fio de aço de pesca que deve ter de 0,8 a 1mm

Como vou usar direto o cortador preciso de uma boa fonte que mantem a temperatura, e que me de a opção de aumentar e diminuir a força pra cortar com arco grande e pequeno..

Ai me surgiu a ideia de montar uma fonte com traço, com medidor de potência e dimer mas não tenho ideia de qual traço da certo e quais as outras pecinhas que preciso comprar , como fusível, capacitor etc..

Se alguem puder ajudar fico grato.. Abraços
Editado pela última vez por Raketrinike em Ter Nov 17, 2015 10:35 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Fonte pra fio de corte com trato?

Mensagem por CONDOR 2 »

Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Fonte pra fio de corte com trato?

Mensagem por LaercioLMB »

Cabo de aço não serve para cortador de isopor, pois o material não é cromo níquel.
Não é qualquer arame que serve como resistência elétrica.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Fonte pra fio de corte com trato?

Mensagem por Raketrinike »

CONDOR 2 escreveu:http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=146360


Obrigado condor vou dar uma lida lá..


LaercioLMB escreveu:Cabo de aço não serve para cortador de isopor, pois o material não é cromo níquel.
Não é qualquer arame que serve como resistência elétrica.


então até que esta cortando resolvi fazer o teste pq vi gente usando até. corda de guitarra..

na fonte de pc mudei pra 24v e esta cortando ate bem o isopor p3.. mais ainda não esta legal quero montar uma fonte com trafo e ver como fica.. sei que o fio de cromo é melhor mais não achei aqui na cidade..

abraço.
Avatar do usuário
Alberto_da_ilha
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Qua Jun 09, 2010 2:19 pm
Localização: São Paulo / SP

Re: Fonte pra fio de corte com trafo

Mensagem por Alberto_da_ilha »

Boa amigo.. eu uso um Trafo que arranquei de uma tv velha montei em uma carcaça de fonte de pc vazia. com dimer e a usei o filamento de uma resistência de chuveiro elétrico das mais baratas tipo 2 reais da loja de 1,99. é so esticar bem puxando com alicate que fica retinho... corda de guitarra tb serve mas é muito fina arriscado partir ( já aconteceu comigo) se usar o trafo sem dimer arriscado incandecer o fio de corte... não é bom usar o fio muito quente pq deforma o isopor, fica todo enrugado, e se travar no perfil vai criar uma canaleta se for cortar uma asa por exemplo ... melhor cortar de vagar e deixar bem liso
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Fonte pra fio de corte com trato?

Mensagem por LaercioLMB »

Raketrinike escreveu:
LaercioLMB escreveu:Cabo de aço não serve para cortador de isopor, pois o material não é cromo níquel.
Não é qualquer arame que serve como resistência elétrica.


então até que esta cortando resolvi fazer o teste pq vi gente usando até. corda de guitarra..

na fonte de pc mudei pra 24v e esta cortando ate bem o isopor p3.. mais ainda não esta legal quero montar uma fonte com trafo e ver como fica.. sei que o fio de cromo é melhor mais não achei aqui na cidade..

abraço.


Então quer dizer que se você vê muita gambiarra a faz também só por que os outros fazem?
Esquentar o fio é uma coisa, esquentar corretamente tirando total proveito da fonte é outra bem diferente.
De que material você acha que são feitas as resistências de chuveiros elétricos?
De aço de cabo de pesca?
De corda de guitarra?
E por aí vai.
Você pode tirar o melhor proveito do seu equipamento se fizer a coisa certa, do contrário, arque com as consequências.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Alberto_da_ilha
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Qua Jun 09, 2010 2:19 pm
Localização: São Paulo / SP

Re: Fonte pra fio de corte com trato?

Mensagem por Alberto_da_ilha »

LaercioLMB escreveu:
Raketrinike escreveu:
LaercioLMB escreveu:Cabo de aço não serve para cortador de isopor, pois o material não é cromo níquel.
Não é qualquer arame que serve como resistência elétrica.


então até que esta cortando resolvi fazer o teste pq vi gente usando até. corda de guitarra..

na fonte de pc mudei pra 24v e esta cortando ate bem o isopor p3.. mais ainda não esta legal quero montar uma fonte com trafo e ver como fica.. sei que o fio de cromo é melhor mais não achei aqui na cidade..

abraço.


Sim sim... seguir osprocedimentos adequados é importante.
A corda de guitarrra é na maior porcentagem dependendo do fabricante de níque. Ferro predomina no aço do chicote de pescaria... a resistencia de chuveiro eletrico é uma liga chamada Nicromo formada de níquel cromo e ferro.É a mais segura e barata das opções.
Usar um trafo que oferece corrente continua é seguro, peça ajuda a um técnico de eletrônicos que ele te diz como ligar caso tenha duvida. A amperagem que tornaria inseguro usar esse tipo de corrente n chega a ser atingida dessa maneira

Então quer dizer que se você vê muita gambiarra a faz também só por que os outros fazem?
Esquentar o fio é uma coisa, esquentar corretamente tirando total proveito da fonte é outra bem diferente.
De que material você acha que são feitas as resistências de chuveiros elétricos?
De aço de cabo de pesca?
De corda de guitarra?
E por aí vai.
Você pode tirar o melhor proveito do seu equipamento se fizer a coisa certa, do contrário, arque com as consequências.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Fonte pra fio de corte com trato?

Mensagem por Raketrinike »

LaercioLMB escreveu:
Raketrinike escreveu:
LaercioLMB escreveu:Cabo de aço não serve para cortador de isopor, pois o material não é cromo níquel.
Não é qualquer arame que serve como resistência elétrica.


então até que esta cortando resolvi fazer o teste pq vi gente usando até. corda de guitarra..

na fonte de pc mudei pra 24v e esta cortando ate bem o isopor p3.. mais ainda não esta legal quero montar uma fonte com trafo e ver como fica.. sei que o fio de cromo é melhor mais não achei aqui na cidade..

abraço.


Então quer dizer que se você vê muita gambiarra a faz também só por que os outros fazem?
Esquentar o fio é uma coisa, esquentar corretamente tirando total proveito da fonte é outra bem diferente.
De que material você acha que são feitas as resistências de chuveiros elétricos?
De aço de cabo de pesca?
De corda de guitarra?
E por aí vai.
Você pode tirar o melhor proveito do seu equipamento se fizer a coisa certa, do contrário, arque com as consequências.


Laércio como eu disse fiz apenas um teste já que não achei na cidade pra comprar somente na internet.. Mas para a minha surpresa ficou bom mesmo com o fio de aço, porem liguei no 24v e coloquei a fonte em 220v pra não desermar pois no 110 estava desarmando.. Cortei uma asa aqui perfeito..

Porem como você disse vou ter 100% de aproveitamento comprando os equipamentos certos, por isso estou querendo montar uma fonte com trato e dimmer pra deixar o fio do jeito que preciso..

Porem não sei qual trafo comprar.. De 24v com amperagem menor ou de 12v com amperagem maior, qual di mer mais indicado, e outras peças como fusíveis, capacitores etc...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Fonte pra fio de corte com trafo

Mensagem por LaercioLMB »

O problema que você quer uma boa fonte com um fio de corte ruim.
Arame próprio para isso, oferece um aquecimento uniforme e com menor consumo da fonte, o que irá exigir bem menos da fonte.
Arame ruim, irá gerar um aquecimento disforme, ou seja, ter maior temperatura em alguns pontos do que em outros, devido ao material usado não ser bom para servir de resistência elétrica, pois um fio de corte nada mais é do que uma resistência elétrica.
Aquecer não significa aquecer corretamente em toda a extensão do fio, por isso está tendo dificuldades com a fonte que tens no momento.
Quer cortes ótimos para as asas dos seus aeromodelos?
Com arame ruim não terá nunca, por melhor que ache que estejam.
Mas fica somente a dica, o resto é com você, não posso te obrigar a nada, somente te alertar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
G.Alex
membro
Mensagens: 141
Registrado em: Qua Mai 21, 2014 11:06 pm
Localização: Campo Largo, Paraná

Re: Fonte pra fio de corte com trafo

Mensagem por G.Alex »

Eu sugiro comprar uma fonte pronta, o custo e o tempo para se montar uma não compensa. O dimer pode ser comum de lâmpada ligado na alimentação da fonte, pois no 110 a corrente é muito menor que na saída 12 v.
Quanto ao fio de corte, geralmente tem a venda nas mesmas lojas que vendem o isopor, mas caso contrário, use a corda mais fina de aço do violão que o resultado é satisfatório, e as mesmas contém níquel e dependendo da marca uma quantidade de cromo, pra não enferrujar com facilidade devido ao suor dos dedos. Mas se não encontrar nada pronto que atenda a sua necessidade eu tenho um projeto de fonte ajustável aqui bem simples. Aqui no fórum mesmo também tem um bom projeto para fonte variável a partir de uma fonte de PC, eu já construí e funcionou bem.
Mas agora vai um conselho, se conhece eletrônica vai ser divertido, se não conhece vai só passar raiva.
Aeromodelistas, sejam exemplo!
Responder