Micro-avião "feinho" bate recordes de eficiência aerodinâmica
- jujuba
- membro
- Mensagens: 1003
- Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
- Localização: Manaus- Amazonas
Micro-avião "feinho" bate recordes de eficiência aerodinâmica
Feiura eficiente
A eficiência parece não precisar ser necessariamente bela: o pequeno micro-avião bateu todos os recordes de eficiência aerodinâmica, podendo alterar entre o modo avião e o modo planador
À primeira vista, o Mavion não impressiona em nada: ele não é bonito e não parece transmitir aquele apelo tão característico das últimas inovações tecnológicas.
Mas a eficiência parece não precisar ser necessariamente bela: o pequeno micro-avião bateu todos os recordes de eficiência aerodinâmica, podendo alterar entre o modo avião e o modo planador de forma a otimizar tanto o tempo de voo quanto a distância percorrida.
O Mavion também mostrou-se altamente resistente a impactos, o que o torna adequado para operações em terrenos desconhecidos, com a posterior recuperação do aparelho.
Avião-planador
O projeto é do engenheiro Jean-Marc Moschetta, do Instituto Superior de Aeronáutica e Espaço, localizado em Toulouse, na França.
"A visão geral no desenvolvimento do bimotor Mavion foi criar um avião de asas fixas que possa ser facilmente adaptado como um planador, mas também para pousar em locais pequenos e estreitos," diz Moschetta.
O micro-avião tem 30 centímetros de envergadura - distância entre as pontas das asas - e dois motores com hélices girando em sentidos opostos. Segundo Moschetta, isso é crucial para que a alteração entre o modo planador e o modo avião possa ser feita de forma totalmente suave.
Voo vertical
Os ganhos com aerodinâmica foram tão significativos, que o pesquisador afirmou que já está planejando o desenvolvimento de uma versão capaz também de voar verticalmente.
"O objetivo definitivo do conceito é demonstrar uma capacidade dupla de voo usando o mesmo veículo: o voo rápido para frente e a capacidade de planar," diz o engenheiro. "Os dois rotores de movimentos opostos oferecem uma forma simples de melhorar o controle de estabilidade, que é particularmente importante também no voo vertical."
Concordando que o design de seu micro-avião é "inovador, mas simplista" Moschetta afirma que o projeto tem grandes possibilidades de uso prático, principalmente em vigilância e sensoriamento.
Essa notícia surgiu em 2009 no site Inovação Tecnológica, eu particularmente já vi coisas voadoras aparentemente mais eficientes que esse bichinho aí da foto. Gostaria de saber qual é o segredo!
A eficiência parece não precisar ser necessariamente bela: o pequeno micro-avião bateu todos os recordes de eficiência aerodinâmica, podendo alterar entre o modo avião e o modo planador
À primeira vista, o Mavion não impressiona em nada: ele não é bonito e não parece transmitir aquele apelo tão característico das últimas inovações tecnológicas.
Mas a eficiência parece não precisar ser necessariamente bela: o pequeno micro-avião bateu todos os recordes de eficiência aerodinâmica, podendo alterar entre o modo avião e o modo planador de forma a otimizar tanto o tempo de voo quanto a distância percorrida.
O Mavion também mostrou-se altamente resistente a impactos, o que o torna adequado para operações em terrenos desconhecidos, com a posterior recuperação do aparelho.
Avião-planador
O projeto é do engenheiro Jean-Marc Moschetta, do Instituto Superior de Aeronáutica e Espaço, localizado em Toulouse, na França.
"A visão geral no desenvolvimento do bimotor Mavion foi criar um avião de asas fixas que possa ser facilmente adaptado como um planador, mas também para pousar em locais pequenos e estreitos," diz Moschetta.
O micro-avião tem 30 centímetros de envergadura - distância entre as pontas das asas - e dois motores com hélices girando em sentidos opostos. Segundo Moschetta, isso é crucial para que a alteração entre o modo planador e o modo avião possa ser feita de forma totalmente suave.
Voo vertical
Os ganhos com aerodinâmica foram tão significativos, que o pesquisador afirmou que já está planejando o desenvolvimento de uma versão capaz também de voar verticalmente.
"O objetivo definitivo do conceito é demonstrar uma capacidade dupla de voo usando o mesmo veículo: o voo rápido para frente e a capacidade de planar," diz o engenheiro. "Os dois rotores de movimentos opostos oferecem uma forma simples de melhorar o controle de estabilidade, que é particularmente importante também no voo vertical."
Concordando que o design de seu micro-avião é "inovador, mas simplista" Moschetta afirma que o projeto tem grandes possibilidades de uso prático, principalmente em vigilância e sensoriamento.
Essa notícia surgiu em 2009 no site Inovação Tecnológica, eu particularmente já vi coisas voadoras aparentemente mais eficientes que esse bichinho aí da foto. Gostaria de saber qual é o segredo!
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Re: Micro-avião "feinho" bate recordes de eficiência aerodinâmica
A tradução provavelmente queria dizer "pairar" e não "planar". Planar qualquer avião plana, bem ou mal.
A feiura provavelmente decorre do fato de ser um dos primeiros protótipos. Refinado o conceito, melhores linhas virão.
Agora, comentários à parte, tem o link do projeto e/ou do artigo? Parece algo bem interessante.
A feiura provavelmente decorre do fato de ser um dos primeiros protótipos. Refinado o conceito, melhores linhas virão.
Agora, comentários à parte, tem o link do projeto e/ou do artigo? Parece algo bem interessante.
Ricardo Jorge
- jujuba
- membro
- Mensagens: 1003
- Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
- Localização: Manaus- Amazonas
Re: Micro-avião "feinho" bate recordes de eficiência aerodinâmica
rnjorge escreveu:A tradução provavelmente queria dizer "pairar" e não "planar". Planar qualquer avião plana, bem ou mal.
A feiura provavelmente decorre do fato de ser um dos primeiros protótipos. Refinado o conceito, melhores linhas virão.
Agora, comentários à parte, tem o link do projeto e/ou do artigo? Parece algo bem interessante.
Procurei vídeos do protótipo voando e não encontrei, vou pesquisar mais um pouco.
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Re: Micro-avião "feinho" bate recordes de eficiência aerodinâmica
Tem coisas relacionadas com isso, neste aviãozinho:
http://wiki.paparazziuav.org/wiki/Hardware e
http://wiki.paparazziuav.org/wiki/MAVion
http://wiki.paparazziuav.org/wiki/Hardware e
http://wiki.paparazziuav.org/wiki/MAVion
Ricardo Jorge
- John-Henrique
- membro
- Mensagens: 1330
- Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
- Localização: Quirinópolis-GO
- Contato:
Re: Micro-avião "feinho" bate recordes de eficiência aerodinâmica
Certo bateu records mas quais? Nao informaram nada sobre autonomia, distancia percorrida ou velocidade de voo, entao, qual foi a tal eficiencia alcancada?
Re: Micro-avião "feinho" bate recordes de eficiência aerodinâmica
Bateu record de feiura também hahaha
- jujuba
- membro
- Mensagens: 1003
- Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
- Localização: Manaus- Amazonas
Re: Micro-avião "feinho" bate recordes de eficiência aerodinâmica
brenuvida escreveu:Bateu record de feiura também hahaha
Kkkkk!! Eu também não entendi nada! Rsrsrsrs...
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Re: Micro-avião "feinho" bate recordes de eficiência aerodinâmica
Especulando... mas acho que por ser um mixto de voo vertical e horizontal, ele tira proveito das duas situações.
Na decolagem tem a facilidade do voo vertical e no deslocamento lateral o peso fica apoiado na asa, diferente dos multirotores que o peso fica o tempo todo pendurado nos motores.
Na decolagem tem a facilidade do voo vertical e no deslocamento lateral o peso fica apoiado na asa, diferente dos multirotores que o peso fica o tempo todo pendurado nos motores.
Re: Micro-avião "feinho" bate recordes de eficiência aerodinâmica
Só eu que não achei feio?