corte de asa, bordo de fuga afinado no meio

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: 27 Ago 2012 09:52
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

corte de asa, bordo de fuga afinado no meio

Mensagempor Raketrinike » 14 Jan 2016 08:22

Pessoal tenho um arco de corte com fonte de pc..

o problema. é que quando corto inicio pelo bordo de ataque e vou ate o bordo de fuga.. só. que no meio do bordo da asa fica com barriga e mais fino que as laterais..

o que posso estar fazendo errado? A asa é trapezoidal então tenho que correr um lado mais rápido. que o outro... sera que pode ser isso?

Avatar do usuário
Jonathan M.
membro
Mensagens: 510
Registrado em: 19 Nov 2009 18:56
Localização: Distrito Federal

Re: corte de asa, bordo de fuga afinado no meio

Mensagempor Jonathan M. » 14 Jan 2016 08:26

Isso também acontecia comigo amigo.
Verifica se o fio está bem esticado, no limite mesmo, pois com o fio mole, a parte do meio tende a ficar mais pra trás do que as laterais, ocasionando isso.
No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." AS

Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: 27 Ago 2012 09:52
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: corte de asa, bordo de fuga afinado no meio

Mensagempor Raketrinike » 14 Jan 2016 08:41

Então meu arco é em pvc esta ate envergado.. sera que é isso ja perdi umas 5 placas..

Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: 31 Jan 2012 16:16
Localização: sao paulo

Re: corte de asa, bordo de fuga afinado no meio

Mensagempor Indiana Junior » 14 Jan 2016 10:12

Coloca um peso no meio segurando isopor, a placa tem tendencia de vergar qd vc passa o fio, faz isso dos dois lados principalmente na segunda passada que vai estar o isopor mais fino.

Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1114
Registrado em: 01 Mar 2012 13:56
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: corte de asa, bordo de fuga afinado no meio

Mensagempor Douglas Lenz » 14 Jan 2016 12:32

Rake

Isto acontece quando:

- Fio não está bem quente faz mais força no meio da placa para o corte
- Fio frouxo... tens que fazer um arco de madeira bem rígido e com molas fortes no fio. Arco de PVC só serve para asas curtas (50cm) daí funciona relativamente bem, para asas maiores que isso tem que ser de madeira ou até mesmo de ferro ou alumínio, ( BEM ISOLADO É CLARO)
- Asa muito grande mais de 70cm... daí tem que esquentar mais o fio.
- Perfil com dentinhos que seguram o fio nas bordas. Lixe bem os perfil que está usando, de preferência por alumínio e lixe bem as bordas para não ter imperfeições que possam prender o fio na passagem dele.

E claro, a dica anterior de mair peso na asa na hora do corte é muito importante
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz

Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: 27 Ago 2012 09:52
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: corte de asa, bordo de fuga afinado no meio

Mensagempor Raketrinike » 14 Jan 2016 12:38

Pois é tentei mais uma vez colocando peso no meio pra ver e esticando mais o fio.. e nao adiantou.. e se eu prender a chapa na meses sem peso? Pq penso que se o peso afundar mais o arme pra baixo pode fazer barriga também

Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: 08 Mai 2014 18:54
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: corte de asa, bordo de fuga afinado no meio

Mensagempor John-Henrique » 14 Jan 2016 13:37

@ RAKETRINIKE
Coloca a placa de isopor na mesa e adiciona peso sobre ele, quando passar o arame e for fazer o outro lado, coloque todo o isopor virado ao contrário (não retire a parte cortada). O cano de PVC você NÃO pode guardar ele com o arame esticado, porque com o tempo ele tende a manter-se "arqueado" criando menos tensão na hora que você esticar o arame.

Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1114
Registrado em: 01 Mar 2012 13:56
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: corte de asa, bordo de fuga afinado no meio

Mensagempor Douglas Lenz » 14 Jan 2016 16:36

Fio frio.
Abração do meu tamanho!!

Respeitosamente

Douglas Lenz

Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: 27 Ago 2012 09:52
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: corte de asa, bordo de fuga afinado no meio

Mensagempor Raketrinike » 14 Jan 2016 16:56

Pessoal consegui aqui acjo que é jeito mesmo..

Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 714
Registrado em: 19 Jul 2011 17:22
Localização: Novo Hamburgo-RS

Re: corte de asa, bordo de fuga afinado no meio

Mensagempor júlioadam » 14 Jan 2016 23:51

Eu resolvi conseguindo um arco que deixasse o fio mais tensionado, um fio que não esfriasse e uma velocidade de corte menor. A velocidade menor no corte normalmente já ajuda muito caso o fio esteja esfriando(Usava uma fonte de PC não muito forte)
lol e-voo lol

Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: 18 Out 2011 14:15
Localização: Recife - PE

Re: corte de asa, bordo de fuga afinado no meio

Mensagempor ricardovasc » 15 Jan 2016 07:05

Sempre corto do BF para o BA.

Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: 27 Ago 2012 09:52
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: corte de asa, bordo de fuga afinado no meio

Mensagempor Raketrinike » 15 Jan 2016 08:02

O arco meu coloquei porcas com orelhanao sei o nome certo.. ai sempre que guardo eu solto o fio deixando ele mais frouxo..

quanto a fonte a minha esta ligado no 24v ai esta esquentando bem..

Depois vou fazer o teste iniciando do bf ao ba pra ver..

Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: 18 Out 2011 14:15
Localização: Recife - PE

Re: corte de asa, bordo de fuga afinado no meio

Mensagempor ricardovasc » 15 Jan 2016 14:09

Eu coloquei mola de ponte de guitarra no meu arco e a medida que o fio dilata a mola ajusta.
Usei de guitarra pq eu já tinha, mas pode mandar fazer ou comprar alguma outra que seja forte o bastante.


Voltar para “Papo de modelista”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes