Formação de PilotoPrivado

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Fernando007
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Ter Mai 13, 2014 5:09 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Formação de PilotoPrivado

Mensagem por Fernando007 »

Olá galera, criei um canal no YouTube( https://goo.gl/PAOnCi ) para compartilhar minha instrução na carreira de Piloto para os que têm interesse e curiosidade sobre o ambiente da instrução. Todos os vídeos são meus, gravados com uma Hero3+ no aeroclube de Juiz de Fora-MG, o avião da instrução é o Neiva-56, o famoso "Paulistinha". O avião é bem simples, a bordo tem apenas, tacômetro, pressão e temperatura do óleo, velocímetro, altímetro(que não funciona corretamente ajustando a pressão QNH), inclinômetro, compensador, chave de magnetos, mistura rica ou pobre e ar quente fechado e aberto, e como marcador de combustível uma vareta com boia ligada direto ao reservatório inferior. A comunicação entre a aeronave e o órgão ATC é realizada por um radio de mão a bateria, que também funciona para o diálogo entre o instrutor e o aluno. Espero que gostem :D
Sua assinatura é contra as regras do e-voo
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Re: Formação de PilotoPrivado

Mensagem por jujuba »

Ops! Já vou me inscrever no canal e breve eu também estarei fazendo o meu curso de piloto, só que vai ser de recreio. Boa sorte e muitos bons voos! :D :D :D :D :D
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Re: Formação de PilotoPrivado

Mensagem por jujuba »

Parabéns Fernando pelo começo da realização de um sonho, eu também vou realizar o meu um dia e pilotando o meu próprio ultraleve construído por mim mesmo, que aliás já está bem adiantado. Faltam ainda fazer a lincagem dos ailerons e o sistema de dobrar as semi asas porque não quero ter de pagar hangaragem, também falta comprar o dacron pra entelar e o principal... os instrumentos aviônicos que são bem carinhos e como estou entrando em um novo ramo de negócios tenho de fazer certos investimentos e não posso dispor de grana pra terminar ele agora, tenho de primeiro me firmar com a empresa que estou começando e nada de extravagãncia com dinheiro nesse começo, ainda mais nessa crise que estamos passando.

Agora mudando de assunto: Foi você mesmo que decolou nesse voo ou foi o INVA? :shock:

A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Re: Formação de PilotoPrivado

Mensagem por jujuba »

A propósito, quanto você acha que vai investir no curso completo até solar?
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
FESTIVE
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Qui Jan 21, 2016 6:41 pm
Localização: RS

Re: Formação de PilotoPrivado

Mensagem por FESTIVE »

maneiro cara! me inscrevi e dei um like pra dar uma força.

Vou tentar passar na AFA daqui um tempo, tenho 18 anos. O meu medo é os exames médicos, são muito rigorosos; principalmente na parte da visão, que para aviação é um caráter eliminatório. Estou pensando até em ir juntando dinheiro para uma possível futura cirurgia.

Deve ser muito bom estar realizando o sonho que nem você. Desistir, nunca! Você já passou por exames médicos? Tem alguma sugestão pra mim?
Avatar do usuário
Fernando007
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Ter Mai 13, 2014 5:09 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Formação de PilotoPrivado

Mensagem por Fernando007 »

jujuba escreveu:Parabéns Fernando pelo começo da realização de um sonho, eu também vou realizar o meu um dia e pilotando o meu próprio ultraleve construído por mim mesmo, que aliás já está bem adiantado. Faltam ainda fazer a lincagem dos ailerons e o sistema de dobrar as semi asas porque não quero ter de pagar hangaragem, também falta comprar o dacron pra entelar e o principal... os instrumentos aviônicos que são bem carinhos e como estou entrando em um novo ramo de negócios tenho de fazer certos investimentos e não posso dispor de grana pra terminar ele agora, tenho de primeiro me firmar com a empresa que estou começando e nada de extravagãncia com dinheiro nesse começo, ainda mais nessa crise que estamos passando.

Agora mudando de assunto: Foi você mesmo que decolou nesse voo ou foi o INVA? :shock:



Muito obrigado pelas palavras, fico muito feliz. Estou com 13 horas, e só na última pousei e decolei sozinho. Pra mim, decolar é a parte que considero mais difícil, tem que ficar atento aos instrumentos e não perder o eixo da pista que é bem fácil com aviões com trem do tipo convencional. Precisa estar bem treinado com os pedais pra não sair da pista. Assim que chegar em casa vou soltar o restante dos vídeos. Valeuuu.
Sua assinatura é contra as regras do e-voo
Avatar do usuário
Fernando007
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Ter Mai 13, 2014 5:09 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Formação de PilotoPrivado

Mensagem por Fernando007 »

FESTIVE escreveu:maneiro cara! me inscrevi e dei um like pra dar uma força.

Vou tentar passar na AFA daqui um tempo, tenho 18 anos. O meu medo é os exames médicos, são muito rigorosos; principalmente na parte da visão, que para aviação é um caráter eliminatório. Estou pensando até em ir juntando dinheiro para uma possível futura cirurgia.

Deve ser muito bom estar realizando o sonho que nem você. Desistir, nunca! Você já passou por exames médicos? Tem alguma sugestão pra mim?


Opa, muito obrigado. Eu tentaria a Afa também, infelizmente devido a minha altura(2m) fora dos limites exigidos não deu pra mim. Pra dar começo aos voos é preciso o exame médico feito na aeronáutica, igual ao dos militares. Aqui no do Rj o pessoal foi bem legal e simpático. No curso teórico colocavam um terror dizendo que tudo reprova, que os examinadores te tratavam mal, etc. Cheguei nos dias com os exames requeridos(Teste de esforço e vacina da febre amarela), fiquei a manhã inteira de dois dias seguidos, tudo muito tranquilo principalmente o exame de vista. Quando fiz tinha umas palavras bem longe e iam diminuindo de tamanho, era só ler tudo e pronto. Quem usa óculos precisa falar com o médico e fazer o exame com o mesmo corrigindo o problema. É tranquilo. Precisando de alguma coisa pode falar comigo. Bons estudos.
Sua assinatura é contra as regras do e-voo
Avatar do usuário
Fernando007
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Ter Mai 13, 2014 5:09 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Formação de PilotoPrivado

Mensagem por Fernando007 »

jujuba escreveu:A propósito, quanto você acha que vai investir no curso completo até solar?


Nasci em uma família aeronáutica, meu pai deu início ao curso de piloto, minha tia é comissária e meu tio comissário de helicóptero, então desde cedo minha rotina era aeroporto, aviões, tudo sem hora pra chegar, acordar, dormir e tudo mais. Logo cedo, virei pro meu pai e disse que queria ser piloto, como ele sabia que era um investimento alto, foi juntando dinheiro desde cedo. Hoje tenho 35horas no Paulistinha do aeroclube, comprando tudo de uma vez no pacote sai bem mais barato. Foi oq fiz, pelo que me lembro a hora de voo ficou por 280,00. Precisa mais ou menos de 30 a 40 horas.
Sua assinatura é contra as regras do e-voo
Responder