Stoll

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Stoll

Mensagem por Bivo »

Pessoal, tenho um Extra 260 com 1 metro de asa da MR modelismo. Por duas vezes ele estolou e tive muita dificuldade de recuperar. Como ele está com bastante comando de profundor estou pensando em tirar um pouco de comando, pois acredito que em algumas manobras o excesso de profundor está provocando o stoll. O que acham?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Stoll

Mensagem por LaercioLMB »

20° é o máximo de curso do profundor, colocar mais irá atuar como freio.
Ailerons e leme com muito curso também atuam como freio.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Stoll

Mensagem por Bivo »

Mesmo em acrobaticos Laercio?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Stoll

Mensagem por LaercioLMB »

Mesmo em acrobáticos.
Veja a diferença da área de um profundor de um acrobático de um convencional.
Veja a quantidade de ar deslocado de um profundor de um acrobático para um convencional e olhe também a parede que se forma em um profundor de um acrobático em relação a um convencional quando damos curso demais no profundor por exemplo.
Se o modelo está perdendo sustentação facilmente, pode ser que o perfil escolhido não esteja gerando sustentação boa para um voo seguro, pode ser que o projeto do modelo não seja para velocidades tão baixas e nesse caso não adianta ter empuxo 2 vezes o peso do modelo, se a velocidade exigida para um voo seguro for de 40 km/h, ele vai ficar estolando sempre que a velocidade for inferior a 30 km/h.
Esses valores que usei são somente referência, pois mudam de modelo para modelo e de suas características de voo e construção.
Um exemplo.
Pegue um Cessna 182 com 1500 mm de envergadura e um Extra 300 com 1500 mm de envergadura e veja a área do profundor de cada um e verá que a área do profundor do Extra é bem maior justamente para dar comandos mais rápidos em manobras e não é o curso que irá definir a velocidade da manobra e sim a área da superfície de comando. Quanto maior for, mais eficaz será em alterar a rota do modelo.
Veja que em alguns modelos da primeira guerra, não tinham estabilizadores horizontais, eram somente profundores que atuavam tanto como profundor como estabilizador, pois todo o conjunto movia e não somente uma parte dele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Stoll

Mensagem por Bivo »

Vou verificar o ângulo do profundor. Estive analisando as duas situações em que tive o stoll, e com certeza eu estava com baixa velocidade. Levantei a questão do ângulo do profundor porque entendei que estando a baixa velocidade um pequeno movimento no stick do profundor já resultará em um ângulo de atitude suficiente para provocar o stoll. Um outro detalhe é que eu havia acabado de voar um acrobático de maior envergadura antes do voo do extra 260. Eu saí de um avião que com certeza possiu uma velocidade de stoll bem inferior, e logo em seguida fui para outro com velocidade de stoll mais alta.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Stoll

Mensagem por Douglas Lenz »

Bivo

O Laércio disse tudo, mas tomo a liberdade de fazer um complemento que aprendi com um grande construtor de aeromodelos hoje construtor de aviões. Elvis Hein, um cara que realmente conhece na prática.

O grande defeito de muitos aeromodelos, projetos mais antigos e até mesmo os atuais é que fazem todo o aeromodelo em escala exata do modelo original (avião) inclusive o PERFIL DA ASA, este é o maior erro, convertem tudo do avião em escala menor e tocam a fabricação do aeromodelo, asa de aeromodelo não pode ter o mesmo perfil que é usado em avião real. O voo vai ser uma M*rda.

Há alguns anos e hoje, temos alguns modelos consagrados (Extra 300 e sua familia, Sukois, Laser 200 e warbirds) de várias empresas famosas que são modelos críticos de voar, estolam de ponta de asa em curvas e em pousos com uma facilidade absurda.

Já voei em especial com 2 modelos que chegavam a ser uma piada, um CAP 232 e o clássico Corsair que bastavam estar voando para estolar e ter um voo terrível. Aeros que só voavam "bem" com o motor a 100% de potencia tirando 30% da aceleração a coisa já mudava e muito para pior. Inclusive para se fazer um pouso normal imagina ter que vir de motor cheio e só tirar motor a poucos metros da pista.

Este é um erro que muitos cometem, fazem uma diminuição em escala geral de um aero... daí dá nisto. Voo crítico , commuita "emoção" e grandes lucros para a empresa que faz o modelo.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Stoll

Mensagem por Bivo »

Obrigado Douglas. Fui conferir o angulo do profundor e encontrei 25graus. Corrigi para 20 mas não sei se isso foi a principal causa. Já nos ailerons o ângulo estava uns 40 graus. Creio que precisarei ficar um pouco mais atento com a velocidade, embora não tenho notado ser tão critico no pouso.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Stoll

Mensagem por alexcmag »

40 graus de deflexão de aileron é muito pior que 25 de profundor.

O limite aceitável é de 20 a 25 graus.

Os meus quando configuro spoileron (para subir ambos atuando como freio) sobe 40, mas nesta deflexão a parte da asa onde eles estão deixa de atuar, serve para afundar mesmo o aero (motoplanador no caso, se não fizer isto é difícil pousar em pista curta).
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Stoll

Mensagem por Bivo »

Você acredita que esse alto ângulo de deflexão dos ailerons está provocando o stoll? Pelo que entendi em baixas velocidades quando aciono os ailerons, devido ao alto ângulo de deflexão, o aero começa estolar de ponta de asa, e ao tentar corrigir, a outra ponta de asa estola, o que gera uma sucessão de stoll de ponta de asa que torna o aero incontrolável. Não é isso?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Stoll

Mensagem por alexcmag »

Sim, 40 graus de deflexão vai fazer a ponta da asa que você está tentando fazer subir estolar e cair, quando tenta corrigir induz o mesmo problema do outro lado. Diminua para 20 graus que isto já diminui.

De qualquer forma Extra tem asa trapezoidal, com a corda na ponta bem menor que na raiz. Ao aplicar aileron a incidência da ponta fica muito maior que na raiz, causando stall de ponta de asa em vez da asa inteira estolar, então mesmo com 20 graus de deflexão tome cuidado em baixa velocidade.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder