Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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oswaldo pires
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Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)

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Kmargos show de bola esse avião russo, uma obra prima movido por uma usina de força Shvetsov Ash-82FN radial, 14 cilindros refrigeração a ar com 1650HP 5753 unidades produzidas

Muito legal seu modelo, geralmente é como você disse não tem pra venda e o modelista tem que made in home se quiser ter um do seu jeito, um avião muito lindo elegante e mortal Valeu por contribuir, mais sobre ele

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/AER.aspx?nn=264


Dimensões: Motores/ Potência
Comprimento: 8.6 M
Envergadura: 9.8 M
Altura: 2.6 1 x motores Shvetsov M-82FN
Potência total: 1850 HP/CV
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 2620 Kg
Peso máximo/descolagem: 3400 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: 1 Kg
Tripulação : 1
Passageiros: a Velocidade Maxima: 680 Km/h
Máxima(nível do mar): 590 Km/h
De cruzeiro: 530 Km/h
Autonomia standard /carregado : 850 Km
Autonomia máxima / leve 990 Km.
Altitude máxima: 6300 Metros

Canhões / Metralhadoras

- 2 x 20mm ShVak (Calibre: 20 )


Forum de discussão

O caça Lavochkin La-7 foi o último caça do tipo a entrar em produção durante a II guerra mundial.

O seu desenvolvimento, pretendeu essencialmente ultrapassar o problema de estabilidade a baixa velocidade que o La-5 não tinha conseguido resolver, o qual levou a grande numero de perdas em acidentes.

O La-7 começou a ser desenvolvido a partir do Outono de 1943, já a produção do modelo La-5 estava a todo o vapor. Inicialmente foi construido um protótipo que utilizava um motor mais potente, mas o facto de os modelos Lavochkin não terem recebido preferência para receber estes motores levou a que os técnicos tivessem ficado limitados aos aperfeiçoamentos aerodinâmicos para tentar obter melhores prestações.

O desenvolvimento do La-7 passou por testes em túnel de vento, com o objectivo de melhorar a performance aerodinâmica da aeronave que era o principal problema apresentado pelo modelo anterior. Ele voou pela primeira vez em Novembro de 1943, ainda com a referência provisória «La-120».
A produção em série teve inicio na primavera de 1944 e durou até meados de 1946, com um total de 5.753 exemplares do La-7 fabricados.

Por causa de não ter sido autorizada a instalação do motor radial M-71, o Lavochkin La-7 foi pouco mais que um La-5FN aprimorado. O seu armamento não foi standardizado uma vez que tanto foi fabricado com dois como com três canhões de 20mm.

A principal modificação foram as alterações aerodinâmicas que reduziram o consumo e deram à aeronave um alcance operacional maior. O La-7 foi assim uma excepção nos equipamentos russos, que normalmente se caracterizavam pela potência bruta e pela colocação do motor mais poderoso disponível.

Sem essa possibilidade, os engenheiros tiveram que seguir por caminhos mais complexos tentanto aumentar a potência da aeronave, melhorando o seu desenho bem como outras características.

O La-7 era superior ao FW-190, especialmente porque os combates na frente russa ocorriam a baixa altitude, onde o motor radial russo tinha vantagem sobre o seu concorrente alemão.

Após o fim da guerra, ainda houve estudos para continuar a modernizar o La-7, mas a chegada da era do jacto rapidamente relegou este tipo de aeronave para papeis secundários, sendo retirados de serviço a partir do inicio dos anos 50.


Informação genérica:
As aeronaves da família Lavochkin, estão entre as mais representativas aeronaves de combate produzidas pela União Soviética durante o periodo correspondente à II Guerra Mundial.

Concebidos por uma equipa chefiada por Semyon A. Lavochkin, juntamente com V.Gorbunov e M.Gudkov, que explicam a designação LaGG nas primeiras versões, as aeronaves começaram a ser desenvolvidas no final dos anos 30, quando os caças Polikarpov ainda estavam em produção, embora as suas deficiências perante os novos caças alemães do tipo Me-109 fossem evidentes.

Os Lavochkin deveriam ser mais rápidos e atingir maiores altitudes que os Polikarpov, cuja incapacidade para subir os tornava presa fácil dos Me.109 alemães já durante a guerra civil de Espanha.

Numa tentativa de reduzir os custos e facilitar a produção, foi desenvolvido um composto à base de madeira de abeto prensada e baquelite impregnada de um composto em resina (Deltadrevasina). O modelo foi produzido em quantidades consideráveis, mas tendo ficado claro que continuava a ser inferior aos caças alemães, os engenheiros soviéticos começaram a desenvolver uma nova versão.

Essa nova versão apareceu na forma do La-5. Tratava-se do mesmo avião, adaptado para receber um motor mais curto e mais potente. Também estava melhor armado e a modificação no cockpit também permitia maior visibilidade ao piloto.

A última versão deste tipo fabricada durante a guerra foi o La-7 que era idêntico ao modelo anterior mas tinha melhor performance aerodinâmica.

Após o final da guerra várias séries derivadas e modelos experimentais foram produzidos a partir do La-7, tendo-se mesmo tentado colocar um motor mais potente de 2.000cv na aeronave.

A partir de 1946 foi lançado o La-9, do qual foram produzidos 1630 unidades. O La-9 era basicamente idêntico ao La-7 residindo a principal diferença no armamento, quatro canhões de 23mm.

O último Lavochkin com motor de pistão foi o La-11 que também manteve o mesmo motor do La-5FN, armado com três canhões de 23mm que esteve em produção entre 1947 e 1953, com 1182 unidades produzidas na fábrica de Gorky.



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Falando em aviões da URSS o melhor avião ataque solo da segunda guerra




https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilyushin_Il-2

Ilyushin Il-2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

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Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo está a ser traduzido de «Ilyushin Il-2» na Wikipédia em inglês (desde novembro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.


Disambig grey.svg Nota: Se procura a interleucina IL-2, veja Interleucina 2.

Disambig grey.svg Nota: Se procura o jogo de computador, veja IL-2 Sturmovik.



Il-2 Sturmovik

Picto infobox Mig 29.png






Descrição

Tipo / Missão Aeronave de ataque ao solo, com motor a pistão, monomotor monoplano
País de origem União Soviética
Fabricante Ilyushin
Período de produção 1941-1945
Quantidade produzida 36183 unidade(s)
Primeiro voo em 2 de outubro de 1939 (76 anos)
Introduzido em 1941
Aposentado em 1954 Iugoslávia e Bulgária
Variantes Ilyushin Il-10
Tripulação 2 - piloto e atirador traseiro

Especificações (Modelo: Il-2M3)


Dimensões

Comprimento 11,6 m (38,1 ft)
Envergadura 14,6 m (47,9 ft)
Altura 4,2 m (13,8 ft)
Área das asas 38,6 m² (415 ft²)

Peso(s)

Peso vazio 4 360 kg (9 610 lb)
Peso carregado 6 160 kg (13 600 lb)
Peso máx. de decolagem 6 380 kg (14 100 lb)

Propulsão

Motor(es) 1 x motor a pistão Mikulin AM-38F de doze cilindros em V refrigerado a líquido
Potência (por motor) 1 720 hp (1 280 kW)

Performance

Velocidade máxima 414 km/h (223 kn)
Alcance (MTOW) 720 km (447 mi)
Teto máximo 5 500 m (18 000 ft)
Razão de subida 10,4 m/s

Armamentos

Metralhadoras / Canhões 2 canhões fixos dianteiros de 30 mm VYa-23
2 metralhadoras fixas na dianteira, 7.62 mm ShKAS
1 metralhadora operada manualmente na parte traseira da cabine, 12.7 mm Berezin UBT, 150 projéteis
Foguetes 8 foguetes RS-82 + 4 foguetes RS-132 ou
Bombas Até 600 kg de bombas

O Ilyushin Il-2 (Cirílico Илью́шин Ил-2) foi uma aeronave de ataque ao solo (Sturmovik) na Segunda Guerra Mundial, produzido pela extinta União Soviética em grande escala. Em combinação com seu sucessor, o Ilyushin Il-10, um total de 42.330[1] foram construídos, sendo desta forma a aeronave militar mais produzida de toda a história, estando entre as aeronaves mais produzidas do mundo, junto com o avião civil Cessna 172 e o biplano soviético Polikarpov Po-2, visto algumas vezes lado a lado com o Il-2 nas linhas de frente. O Shturmovik é considerado o melhor avião de ataque ao solo da Segunda Guerra Mundial.[2] Era excelente contra tanques de guerra com sua precisão quando bombardeava em mergulho, além da possibilidade de penetração de seus projéteis na fina blindagem na parte de cima do tanque.[3]

Para os pilotos do Il-2, a aeronave era conhecido como o diminutivo "Ilyusha". Para os soldados em solo, era conhecido como "Corcunda", "Tanque voador" ou ainda "Soldado de infantaria voador". Entretanto, ficou conhecido após a guerra como "Bark".[4] O Il-2 teve participação crucial na Frente Oriental. Joseph Stalin também reconheceu o Il-2 de sua própria e inimitável maneira: quando a produção de uma fábrica em particular estava atrasada em suas entregas, Stalin enviou um telégrafo com palavras duras ao gerente da fábrica, declarando que "Essas aeronaves são tão essenciais para o Exército Vermelho quanto o ar e pão." [5]



Índice [esconder]
1 Projeto e desenvolvimento 1.1 Origens
1.2 Descrição técnica
1.3 Produção

2 Histórico operacional 2.1 Uso inicial e confusão operacional
2.2 Novas táticas
2.3 Eficiência como avião de ataque

3 Referências


Projeto e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Origens[editar | editar código-fonte]





Il-2M no Museu Nacional de Aviação em Krumovo, Bulgária
A idéia de uma aeronave de ataque ao solo blindada já vinha do começo dos anos 1930, quando Dmitry Pavlovich Grigorovich projetou os biplanos blindados TSh-1 e TSh-2. Entretanto, os motores soviéticos da época não tinham potência suficiente para prover energia suficiente para aeronaves pesadas, para se alcançar uma boa performance. O Il-2 foi projetado por Sergey Ilyushin e sua equipe em 1938. O protótipo, TsKB-55 foi uma aeronave de dois assentos com uma blindagem pesando 700 kg, protegendo a tripulação, o motor, radiadores, e o tanque de combustível. Carregado, o Ilyushin pesava mais de 4,700 kg,[6] , sendo o peso da blindagem cerca de 15% do peso total da aeronave. Aeronave utilizada exclusivamente na Segunda Guerra Mundial, e projeto de fuselagem dianteira similar ao alemão Junkers J.I, foi construída inteiramente de metal, a blindagem do Il-2 foi projetada como parte da estrutura monocoque da Ilyushin, desta forma reduzindo consideravelmente o peso. O protótipo TsKB-55, que voou pela primeira vez em 2 de Outubro de 1939,[6] ganhou a competição contra o Sukhoi Su-6 e recebeu a designação da Força Aérea Soviética como BSh-2. Os protótipos - TsKB-55 and TskB-57 - foram construídos na fábrica nº 39 em Moscou, onde era a base da engenharia da Ilyushin na época.

O BSh-2 era pesado demais e tinha potência de menos, com o motor Mikulin AM-35 de 1.022 kW (1.370 hp) projetado para dar sua potência máxima em altas altitudes. por este motivo, foi reprojetado como TsKB-57, um projeto mais leve com um único assento, com o mais potente Mikulin AM-38 com 1,254 kW (1,680 hp), uma melhoria do AM-35 otimizado para operação em níveis mais baixos.[7] O TsKB-57 voou pela primeira vez em 12 de Outubro de 1940.[6] As aeronaves de produção passaram nos testes de aceitação do estado em Março de 1941, e foi então designado como Il-2 em Abril do mesmo ano.[8] As entregas para as unidades em operação começaram em Maio de 1941.[9]

Descrição técnica[editar | editar código-fonte]




Il-2.svg


O Il-2 é um monoplano de asa baixa, monomotor à pistão, para dois tripulantes (apenas um nas versões mais antigas), projetados especialmente para operações de "assalto". Sua característica mais notável foi a inclusão de blindagem na fuselagem, protegendo os tripulantes, o motor, radiadores de água e de óleo e também os tanques de combustível.

Produção[editar | editar código-fonte]

O Il-2 foi produzido em enormes quantidades, se tornando a aeronave militar mais produzida na história da aviação, mas apenas 249 foram construídas quando a Alemanha Nazi invadiu a União Soviética em 22 de Junho de 1941.[9]

A produção no começo foi devagar, pois após a invasão alemã, as fábricas de aeronaves ao redor de Moscou foram movidas ao leste dos Montes Urais. A Ilyushin e seus engenheiros tinham então tempo para reconsiderar os métodos de produção, e apenas dois meses após a mudança, os Il-2 já voltaram a ser produzidos. Entretanto, isso não foi suficiente para Stalin, que chegou a mandar o seguinte telegrama para Shenkman e Tretyakov:



Você decepcionou seu país e o Exército Vermelho. Você tem coragem de não ter fabricado nenhum IL-2 até agora. Nosso exército vermelho precisa do IL-2 como o ar que respira, como o pão que come. Shenkman produz um IL-2 por dia e Tretyakov constrói um ou dois MiG-3 diariamente. Isso é um escárnio para nosso país e para o Exército Vermelho. Peço que não testem a paciência do governo, e solicito que construa mais Il's. Este é meu aviso final.

—Stalin[5]


Como resultado, a produção dos Shturmoviks ganharam velocidade rapidamente. A citação de Stalin comparando o Il-2 como pão para o Exército Vermelho tomou conta das fábricas da Ilyushin e logo o exército recebeu seus Shturmoviks em quantidade.[10] [11]

Histórico operacional[editar | editar código-fonte]





Il-2 no Museu da Força Aérea Polaca em Varsóvia.
Uso inicial e confusão operacional[editar | editar código-fonte]

A primeira utilização do Il-2 em ação foi com o 4º ShAP (Regimento de Ataque ao Solo), sobre o Rio Berezina dias após o início da invasão.[12] A aeronave era tão nova que os pilotos não haviam recebido treinamento em voo de características da aeronave e táticas de ataque, e a tripulação de solo também não recebeu treinamento para recarregar e abastecer. O treinamento recebido permitiu aos pilotos apenas decolar e pousar, pois nenhum dos pilotos chegou a atirar.[carece de fontes] Haviam 249 Il-2 disponíveis para voo em 22 de Junho de 1941. Nos três primeiros dias, o 4º ShAP perdeu 10 Il-2 por ação do inimigo, e outros 19 foram perdidos por outras causas, e 20 pilotos foram mortos.[13] Em 10 de Julho, o 4º ShAP tinha apenas 10 aeronaves, de um total de 65 recebidas.[14]

Novas táticas[editar | editar código-fonte]

As táticas melhoraram quando a tripulação soviética começou a utilizar o poder dos Il-2. Ao invés de aproximar horizontamente e baixo, a 50 metros de altitude, o alvo era normalmente mantido à esquerda do piloto e era feita uma curva e um mergulho de 30 graus, usando um ataque escalonado de 4 a 12 aeronaves de uma vez. Apesar dos foguetes do Il-2 (RS-82 e RS-132) terem a capacidade de destruir veículos blindados com um único tiro, eles eram tão imprecisos que os pilotos experientes preferiam utilizar os canhões.[15] Outra arma poderosa do Il-2 era o PTAB, um tipo de bomba (protivotankovaya aviabomba, "bomba de aviação anti-tanque"). Eram designados PTAB-2.5-1.5, pois tinham o tamanho de uma bomba de 2.5 kg, mas pesavam apenas 1.5 kg devido ao espaço vazio na bomba. Eram carregados até 192 dessas bombas em quatro carregadores externos ou até 220 se utilizada a parte ventral da fuselagem. A bomba podia facilmente penetrar a blindagem relativamente fina da parte de cima de todos os tanques alemães. Os PTAB's foram utilizados em larga escala pela primeira vez na Batalha de Kursk.

Subsequentemente, o Il-2 foi amplamente utilizado no Frente Oriental. A aeronave conseguia voar em condições de pouca luz e carregar munição suficiente para destruir a blindagem dos tanques Panther e Tiger I. Eram também capazes de se defender contra caças inimigos, abatendo eventualmente um Messerschmitt Bf 109.

Eficiência como avião de ataque[editar | editar código-fonte]





Il-2's soviéticos atacando uma coluna alemã durante a Batalha de Kursk
As verdadeiras capacidades do Il-2 são de difícil determinação das poucas evidências que foram deixadas. W. Liss em Aircraft profile 88: Ilyushin Il-2 menciona o envolvimento da aeronave na Batalha de Kursk em 7 de Julho de 1943, na qual 70 tanques de guerra da 9ª divisão alemã foram destruídas pelo Ilyushin Il-2 em apenas 20 minutos.[16] Entretanto, no dia 1 de Julho de 1943, a 9ª divisão de tanques alemã tinha apenas um total de 83 tanques e veículos blindados disponíveis, que continuou em ação por mais de três meses, com a maioria de seus tanques ainda intactos.[17]

Em outro reporte soviético desta ação, uma publicação soviética afirma que:



As forças em solo são de grande valor para a aviação no campo de batalha. Por muitas vezes os ataques inimigos foram frustrados graças as nossas operações aéreas. Deste modo, em 7 de Julho os ataques de tanques inimigos foram interrompidos na região de Kashara. Aqui, nossas aeronaves de ataque realizaram três poderosos ataques em grupos de 20 a 30, resultando na destruição de 34 tanques. O inimigo foi forçado a interromper novos ataques e recuar com os remanecentes de suas forças ao norte de Kashara.

—Glantz and Orenstein 1999, p. 260.


Outros reportes soviéticos sobre a Batalha de Kursk, sugeriam que os Sturmoviks destruíram mais de 270 tanques de guerra e milhares de homens em um período de apenas duas horas contra a 3ª divisão de tanques alemã.[18] Novamente, em primeiro de Julho, pouco antes do início da Operação Cidadela, a 3ª divisão de tanques alemã tinha apenas 90 tanques de guerra e veículos blindados, sendo 180 a menos do que os soviéticos disseram ter sido destruídos pelos Sturmoviks[19] e no dia 11 de Julho, a divisão ainda mantinha 41 tanques de guerra operacionais.[20]
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Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)

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Foi Título de um game do Playstation 3
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Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)

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Hawker Siddeley Kestrel FGA.1 1960 o protótipo do Harrier Vtol , 3 destruídos

https://en.wikipedia.org/wiki/Hawker_Siddeley_P.1127



O que é mais interessante na minha opinião e que os voos foram feitos em 1960, o turbo jato para aeromodelos surgiu na década de 80, mas até agora não existe um aeromodelo Harrier voando vtol no turbo jato, só elétricos Isso após 56 anos de voo do Full escala, é um absurdo que nenhuma empresa conseguisse realizar a façanha de termos um Harrier escala ou outro Vtol voando, só protótipos que são auxiliados por multirotores pra manter a estabilidade
Editado pela última vez por oswaldo pires em Qua Jun 01, 2016 8:26 am, em um total de 1 vez.
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Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)

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Relação de aviões produzidos pela empresa

Hawker Duiker 1923 prototype First original design by Hawker, 1 aircraft built, J6918[1][2]
Hawker Woodcock 1923
Hawker Cygnet 1924
Hawker Hedgehog 1924 prototype
Hawker Horsley 1925
Hawker Heron 1925
Hawker Hornbill 1925
Hawker Danecock 1925
Hawker Harrier 1927 prototype
Hawker Hawfinch 1927
Hawker Hart 1928 Operators of Hawker Hart and variants

Hawker F.20/27 1928 prototype
Hawker Hoopoe 1928
Hawker Tomtit 1928
Hawker Hornet 1929
Hawker Osprey 1929
Hawker Nimrod 1930
Hawker Fury 1931 Hawker Fury variants

Hawker Audax 1931
Hawker Dantorp1932
Hawker Demon 1933
Hawker P.V.3 1934 prototype
Hawker Hardy 1934
Hawker Hind 1934 Hawker Hind variants

Hawker P.V.4 1934 prototype
Hawker Hartbees 1935
Hawker Hurricane 1935 Hawker Sea Hurricane
Hawker Hurricane variants
Hawker Hurricane PZ865
List of Hawker Hurricane operators
List of surviving Hawker Hurricanes

Hawker Hector 1936
Hawker Henley 1937
Hawker Hotspur 1938
Hawker Tornado 1939
Hawker Typhoon 1940 List of Hawker Typhoon operators

Hawker Tempest 1942 List of Hawker Tempest operators

Hawker F.2/43 Fury 1943 Prototype
Hawker Sea Fury 1944 List of Hawker Sea Fury operators

Hawker P.1040 1947 Prototype
Hawker Sea Hawk 1947 List of Hawker Sea Hawk operators

Hawker P.1052 1948 Prototype
Hawker P.1072 1950 Prototype
Hawker P.1078 Prototype
Hawker P.1081 1950 Prototype
Hawker Hunter 1951 Hawker Hunter variants
List of Hawker Hunter operators
Hawker Hunter in service with Swiss Air Force

Hawker P.1103 1950s prototype
Hawker P.1121 Late 1950s prototype
Hawker P.1127 1960 Prototype
Hawker P.1214
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Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)

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O IL-2 STURMOVIK não tem nada a ver com o vídeo mostrado acima.

https://www.google.com.br/search?q=il2+ ... 80&bih=913
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)

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Laercio o vídeo acima se refere aos protótipo do emblemático Harrier um jato que foi uma divisória no que tange a VTOL com turbo jato , mas agora um do império Russo da primeira guerra o caça Anatra DS. Os projetistas simplesmente o transformaram num bombardeiro juntando dois deles e fazendo o Anatra Anadwa Red Star com uma cabine de metralhadora acima do raio da hélice Outra curiosidade e que tinha um motor de 150hp radial e rotativo (todo o motor girava no eixo do virabrequim junto com a hélice) e pasmem um dos primeiros refrigerados à agua ou seja o vento relativo do avião em voo não era suficiente pra refrigera-lo

ttps://en.wikipedia.org/wiki/Anatra_DS



Maravilhosas ilustrações de aviões da primeira guerra http://www.wwiaviation.com/gallery-russia.html

Sobre o Red Star

http://modelingmadness.com/review/w1/ru ... anadwa.htm


http://flyingmachines.ru/Site2/Crafts/Craft28203.htm



aqui uma relação de aviões que utilizaram o motor Salmson radial, rotativo e refrigerado à agua http://ram-home.com/ram-old/eng_salmson.html

ficha técnica http://www.ctrl-c.liu.se/misc/ram/anatra-vk.html
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Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)

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Aviões do Império Russo pré 1918

AIS 1917 torpedo carrier (Aviatsionnaya Ispitatelnaya Stantsiya, Morskaya Vedomsfva - naval air test station)
•Bezobrazov 1914 fighter (Aleksandr A. Bezobrazov)
•BIS 1 1910 pusher biplane (Bylinkin/Iordan/Sikorsky)
•BIS 2 1910 tractor biplane (wings of BIS 1 used with new fuselage)
•Bylinkin 1910 monoplane (Fidor Ivanovich Bylinkin)
•ChUR No.1 1912 monoplane (G.G. Chechet/M.K. Ushkov/N.V. Rebikov)
•Dybovskii 1913 monoplane Delfin - Dolphin (Lt. Viktor V. Dybovskii)
•Izhorskii 6-engined biplane bomber
•Izhorskii 6-engined triplane bomber
•Karpeka 1910 biplane (No's 1-4 all similar) (Aleksandr Danilovich Karpeka)
•Keburiya 1909 glider (Vissarion Savelyevich Keburiya)
•Keburiya 1912 monoplane
•Keburiya 1913 monoplane
•Kostovich 1911 (Ogneslav Stefanovich Kostovich)
•Kostovich 1914 seaplane
•Kostovich 1916 monoplane amphibian
•Kress 1900 seaplane (Vasilii Vasilyevich {Wilhelm} Kress)
•Kudashyev 1 1910 biplane (first flight of Russian aircraft 23 May 1910) (Aleksandr Sergeyevich Kudashyev)
•Kudashyev 2 1910 biplane
•Kudashyev 3 1910 monoplane
•Kudashyev 4 1911 monoplane
•LYaM 1912 monoplane (Maksim Germanovich Lerke, Georgii Viktorovich Yankovski and F.E. Moska)
•Mozhaiskii 1884 steam powered monoplane (Aleksandr Fedorovich Mozhaiskii)
•Olhovsky VM Torpedo
•PTA 1911 biplane (Peterburgskii Tovarischyestva Aviatsii - St. Petersburg aviation company)
•Rudlitsky 1911 biplane (Georgii Valeryevich Rudlitsky) (Is this the Jerzy Rudlicki that developed the V-tailin Poland during the 1920s and '30s?)
•Savelyev 1916 Quadruplane (Vladimir Fedorovich Savelyev)
•Shishmaryev GASN (Gidro-Aeroplan Spetsialno Naznachyeniya – seaplane special destination) (Mikhail Mikhailovich Shishmaryev)
•Shkolin 1909 monoplane (Luka Vasilyevich Shkolin)
•Shiukov gliders 1908-1910 ( Aleksei Vladimirovich Shiukov)
•Shiukov Utka 1912 canard monoplane
•Slesarev biplane Svyatogor (Vasilii andrianovich Slesarev)
•Slyusarenko 1917 fighter (Vladimir Viktorovich Slyusarenko + wife)
•Slyusarenko biplane
•Steglau No.1 biplane (Ivan Ivanovich Steglau)
•Steglau No.2 biplane
•Steglau No.3 monoplane
•Sveshnikov-Vandom monoplane (Aleksandr Nikolayevich Sveshnikov) (built in France)
•Sveshnikov No.2 monoplane (built in Kiev)
•Sveshnikov No.3 monoplane (built in Kiev)
•Ufimestev No.1 1909 Spheroplan (Anatolii Georgyevich Ufimestev)
•Ufimestev No.2 Spheroplan
•Villish 1913 monoplane Severenaya Lastochka - northern swallow (Aleksandr Yustoosovich Villish)
•Villish VM-1
•Yur'yev 1912 helicopter (Boris Nikolayevich Yur'yev) (Yuriev)
duro porém voando
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oswaldo pires
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Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)

Mensagem por oswaldo pires »

Sem palavras para esse vídeo (Baba Baby)
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Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)

Mensagem por oswaldo pires »

Wilhelm Kress foi um engenheiro Austríaco que produziu um hidroavião em 1900, uma obra prima que não teve sucesso por falta de um motor potente. Obs iniciou sua construção em 1877 um bimotor com hélices contra rotativas

http://www.flyingmachines.org/whkr.html
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