Gerador de Vacuo usando compressor

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Gerador de Vacuo usando compressor

Mensagem por Raketrinike »

Pessoal estou com uma dúvida aqui.

tenho um compressor pequeno de 24l de reservatório e motor que gera em torno de 2hp.. queria utilizar ele pra gerar vácuo também.

ai a primeira opção que achei foi deste jeito que esta abaixo nesta foto que achei na internet.

http://i177.photobucket.com/albums/w209 ... amber2.jpg

e a segunda não sei se daria certo, utilizando uma válvula geradora de vácuo

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... v-15hs-_JM

porem queria saber se o ar que passa pela válvula tem como ser utilizado, para pintura por exemplo.. se sim como? teria como colocar a válvula na saída de ar do compressor, e depois na entrada da válvula onde gera o vácuo colocar um cilindro de armazenagem de 24 ou 50l

ai quando fosse pintar, ou usar o ar comprimido, o cilindro de vácuo geraria vácuo pra usar em mesa de vacum forming pra fazer canopy ou outras aplicações..

o que vocês acham? da certo? compensa? porque uma bomba de vacuo custa em media 650 reais, e fazendo este esquema no compressor usaria a energia gerada para o ar, que uso sempre, e nisso geraria vacuo sem custo adicional de energia, e nem com a bomba propia pra vácuo. sem falar no custo pra fazer a modificação no compressor que seria menos de 200 reais.


abraços.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Gerador de Vacuo usando compressor

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, primeiro a sua imagem não abriu, se tivesse sido postada no fórum não teria esse problema.
Segundo, para pintura, precisa uma grande vazão de ar e o ar vindo de um vácuo não é lá essas coisas.
Um compressor de ar pode ser usado para gerar vácuo sim, mas não para o vacuum forming que necessita de uma retirada de ar muito rápida antes que o material esfrie e perca a capacidade de moldar na forma, para issos e usa motores de aspiradores de pó e não compressores de ar ligados ao inversos para puxar o ar.
Já vi compressores de ar ligados para retirar ar de sistema de ar condicionado, aí sim funciona, pois o ar é retirado gradativamente e não de sopetão como em um vacuum forming.
Para no caso de querer usar um reservatório de vácuo para puxar o ar do vacuum forming, esse reservatório terá que ser com uma capacidade muito maior do que o vacuum forming para que tenha a capacidade de realmente puxar todo o ar de dentro da forma e continuar puxando, coisa que um motor de aspirador de pó consegue fazer sem nenhum problema.
Um motor de aspirador de pó custa em torno de R$100,00, mais em conta do que adaptar um compressor de ar para isso, sem falar que o compressor de ar demora um pouco para puxar todo o ar de dentro de um reservatório, já que ele puxa devagar e não instantaneamente como imagina.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Gerador de Vacuo usando compressor

Mensagem por Raketrinike »

LaercioLMB escreveu:Bom, primeiro a sua imagem não abriu, se tivesse sido postada no fórum não teria esse problema.
Segundo, para pintura, precisa uma grande vazão de ar e o ar vindo de um vácuo não é lá essas coisas.
Um compressor de ar pode ser usado para gerar vácuo sim, mas não para o vacuum forming que necessita de uma retirada de ar muito rápida antes que o material esfrie e perca a capacidade de moldar na forma, para issos e usa motores de aspiradores de pó e não compressores de ar ligados ao inversos para puxar o ar.
Já vi compressores de ar ligados para retirar ar de sistema de ar condicionado, aí sim funciona, pois o ar é retirado gradativamente e não de sopetão como em um vacuum forming.
Para no caso de querer usar um reservatório de vácuo para puxar o ar do vacuum forming, esse reservatório terá que ser com uma capacidade muito maior do que o vacuum forming para que tenha a capacidade de realmente puxar todo o ar de dentro da forma e continuar puxando, coisa que um motor de aspirador de pó consegue fazer sem nenhum problema.
Um motor de aspirador de pó custa em torno de R$100,00, mais em conta do que adaptar um compressor de ar para isso, sem falar que o compressor de ar demora um pouco para puxar todo o ar de dentro de um reservatório, já que ele puxa devagar e não instantaneamente como imagina.


Laercio entra no link que abre, não coloquei no forum pq tem que ser até 40kg ridículo isso. uma imagem deste tamanho fica tão pequena que é melhor nem ver.. pra colocar imagem tinha que ser ao menos 500kb mais ok..

sei que o vacuo gerado pelo compressor é baixo, por isso iria usar o cilindro pra armazenar dentro dele, ai quando fosse precisar abria o registro com a vazão suficiente pra moldar a peça, em ar comprimido com se abrir toda a vasão de um cilindro de 24litros sai ar forte por uns 30 segundos, isso abrindo full, e depois vai caindo.. creio que no vácuo seria o mesmo tempo o mais.. e usaria o vácuo quando o cilindro estivesse cheio e com pressão o suficiente..
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Gerador de Vacuo usando compressor

Mensagem por Douglas Lenz »

Rake

Pelo que já percebemos tu estás a algum tempo te dedicando à construção de aeros. Para tal estás procurando alternativas e formas de tornar tudo mais simples e barato. É válido, sem dúvida.

Quanto ao vacum forming, tenho um amigo que tem uma industria de embalagens de papelão e por algum tempo de dedicou a embalagens de acetato. (feitas a vacuo), lembro que as máquinas, (todas feitas pelo pai dele) mesmo sendo construídas com materiais alternativos e de forma artesanal, foram bem caras, ele usou valvulas e comandos de porta de ônibus, resistências industriais e compressores "alternativos" que forma substituidos por compressores maiores tão logo se observou a quantidade de peças/material perdidas pela falta de vacuo.

Vale a pena tu considerar a terceirização para algumas coisas, os canopis e detalhes em vacum forming por exemplo, onde tu terás que investir um boa grana para fazer algo que realmente funcione ou terás perdas enormes de material. Boa parte das vezes vale muito mais a pena levar à uma empresa que já tem maquinário e experiência neste tipo de trabalho, que irá te entregar a peças prontas sem incomodação nenhum a pra ti e certamente se colocares na ponta do lápis, mais baratas do que se tu fosse investir tempo e dinheiro para faze-las.

Pensa nisto,
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Gerador de Vacuo usando compressor

Mensagem por Raketrinike »

Douglas Lenz escreveu:Rake

Pelo que já percebemos tu estás a algum tempo te dedicando à construção de aeros. Para tal estás procurando alternativas e formas de tornar tudo mais simples e barato. É válido, sem dúvida.

Quanto ao vacum forming, tenho um amigo que tem uma industria de embalagens de papelão e por algum tempo de dedicou a embalagens de acetato. (feitas a vacuo), lembro que as máquinas, (todas feitas pelo pai dele) mesmo sendo construídas com materiais alternativos e de forma artesanal, foram bem caras, ele usou valvulas e comandos de porta de ônibus, resistências industriais e compressores "alternativos" que forma substituidos por compressores maiores tão logo se observou a quantidade de peças/material perdidas pela falta de vacuo.

Vale a pena tu considerar a terceirização para algumas coisas, os canopis e detalhes em vacum forming por exemplo, onde tu terás que investir um boa grana para fazer algo que realmente funcione ou terás perdas enormes de material. Boa parte das vezes vale muito mais a pena levar à uma empresa que já tem maquinário e experiência neste tipo de trabalho, que irá te entregar a peças prontas sem incomodação nenhum a pra ti e certamente se colocares na ponta do lápis, mais baratas do que se tu fosse investir tempo e dinheiro para faze-las.

Pensa nisto,


pois é Douglas, estou a fazer o mold de um curare 60, e queria fazer um canopy removível, e pelo sim ou pelo não vou ter que fazer porque se terceirizar a curto prazo seria uma boa, mas a longo prazo acho que não seria..

o modelo do canopy que quero fazer é este

http://www.der-schweighofer.net/public/ ... 19_900.jpg

como pode ver ele não é todo transparente, e tem algumas partes que parece fibra, e quero fazer praticamente igual, pra facilitar a remoção, e assim dar um aspecto melhor no acabamento.

então terceirizar acho que encareceria..
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Gerador de Vacuo usando compressor

Mensagem por Raketrinike »

a primeira opção de ligar o cilindro no cabeçote de entrada de ar do compressor acho que até funcionaria bem, porem colocaria em risco a vida útil do motor, pois o ar que é sugado não seria livre então vou descartar esta possibilidade.

e por enquanto vou deixar pela outra forma utilizando valvula de gerar vacuo por " venturi "



a entrada de ar da valvula é ligada na saida de ar do compressor, a sucção é ligada em um cilindro de ar utilizando um T.

porem na saida como o desenho acima mostra queria ligar um manômetro de ar com regulador pra utilizar este ar na pintura, pq enquanto estou pintando ou utilizando o ar comprimido o cilindro de vácuo esta enchendo..
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Gerador de Vacuo usando compressor

Mensagem por LaercioLMB »

Continua a ter pouca vazão de ar para a sucção.
Ou faz uma máquina de vácuo ou uma compressor para pintura, os dois ao mesmo tempo não dá.
Dá para usar o reservatório do compressor como câmara de vácuo? Até dá sim, mas para pintura precisaria de ar comprimido e não ar direto como está pensando em fazer.
Tem pistolas para ar direto? Sim, tem, mas são para pinturas domésticas e não ao que você precisa, pois a qualidade da pintura com ar direto é baixa, precisa de um reservatório de ar comprimido para a pintura.
Sobre a válvula, tem limite de sucção para ela, pois vai chegar em um ponto em que não irá mais conseguir puxar o ar de dentro de alguma coisa mesmo que a pressão de saída seja grande.
Só vejo que estará investindo muito para pouco retorno, ainda mais que já viu que usar o compressor para gerar o vácuo não será uma boa ideia.


Olha umas boas dicas.





Esse foi um jeito bem tosco mas que funcionou razoavelmente bem.



Praticamente todas com aspirador de pó ou somente o motor dele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Gerador de Vacuo usando compressor

Mensagem por Raketrinike »

entendo Laercio, meu compressor é ar de reservatorio não é direto, achei que com o uso da pistola, o ar mesmo que fosse pouco iria encher o reservatorio de vacuo..

mas tudo bem..

vou ver como funciona com motor de aspirador acima de 1000w ou as bombas mesmo

estava vendo as bombas de vacuo, e tem estas 3 opções mais barata

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lt-vix-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... stagio-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -460ml-_JM

porem teria que colocar um reservatório pra armazenar vacuo gerado.. tipo este sistema abaixo, e daria pra usar pra fazer laminação por infusão também..

Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Gerador de Vacuo usando compressor

Mensagem por Douglas Lenz »

Rake

O canopi que mostraste é todo de acetato com as bordas pintadas por dentro.

A mesma técnica que se usa em carrocerias de automodelos e carrocerias de SlotCars (autorama) pinta-se por dentro e o próprio acetato faz o verniz.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Gerador de Vacuo usando compressor

Mensagem por Raketrinike »

Douglas Lenz escreveu:Rake

O canopi que mostraste é todo de acetato com as bordas pintadas por dentro.

A mesma técnica que se usa em carrocerias de automodelos e carrocerias de SlotCars (autorama) pinta-se por dentro e o próprio acetato faz o verniz.


sim Douglas, mais por dentro tem partes em balsa,ou compensado e os lugares onde fixa no avião, o meu quero ver se faço com aquele canopy lock pra facilitar a retirada..

então estes detalhes acho que encareceria.. mas pode ser uma opção a curto prazo..
Responder