Estufa para secagem de resinas

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Estufa para secagem de resinas

Mensagem por Raketrinike »

Pessoal estou com um problema a alguns dias, faço aviões em fibra e já tem uns 2 meses que o tempo tem me atrapalhado muito.. a resina tanto poliéster quanto a epoxi tem demorado quase 3x pra secar quando o tempo esta de calor,

por exemplo em dias de sol na faixa de 30 a 40 graus, um laminação na poliéster a secagem da resina " ao toque " fica entre 3 ou 4 horas, já epóxi que uso de cura lenta em torno de 5 horas.

porem com o tempo frio e chuvoso do jeito que esta estes dias a poliéster esta demorando quase 24 horas pra secar, e epóxi que uso pra fazer junção das asas demora umas 30 horas pra poder manusear.. isso me atrapalha muito..

ai pensei em fazer uma estufa pra secar as peças ainda dentro do mold, assim como as asas..

por exemplo posso usar lampadas comuns de 75 até 100w? ou teria que ser lampadas UV? ou é melhor com sistema de resistência? é preciso colocar coolers de ventilação e exaustão? a umidade que a resina expulsa é eliminada com o calor das lampadas ou é preciso fazer alguns furos para que ela saia de dentro da estufa?

estava pensando em fazer em mdf, e ela teria que ter as dimensões de 60cm de largura 60 de altura e 2mt de comprimento..

outra dúvida é em questão do calor gerado dentro da estufa como fazer pra ele não sair pela madeira? ou a madeira consegue segurar a temperatura externa? quanto a parte externa pra evitar da umidade de fora entrar para dentro acho que pintando a madeira e envernizando já seria o suficiente?

é isso amigos quem puder me dar uma ajudinha agradeço..
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por John-Henrique »

Não sei o quanto de temperatura tu quer bloquear, também nunca pesquisei nada sobre estufas de pintura, mas em relação a isolamento térmico, se você quer mesmo isolar você pode utilizar isopor, ele bloqueia a "saída e entrada de temperatura", mas não suporta determinada temperatura e derrete acima de 100°, porém, acredito que você não chegue a tanto usando lampadas...
albertferraz
membro
Mensagens: 183
Registrado em: Seg Ago 21, 2006 4:27 pm
Localização: Tucuruí-PA

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por albertferraz »

A estufa favorece a cura da resina independente das condições climáticas do ambiente, pois, mantém a temperatura uniforme ao longo do processo. Também, a umidade, na estufa, fica bem baixa, o que também favorece o processo de cura.
Forre a estufa com isopor e o isopor com papel alumínio e instale um termostato para manter a temperatura sob seu controle.
Faço modelos em fibra também, tenho uma pequena estufa, assim como pretende fazer, uso um par de resistência para gerar o calor e uma ventoinha para uniformizar a temperatura no interior da estufa.
Boa sorte.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por Raketrinike »

John-Henrique escreveu:Não sei o quanto de temperatura tu quer bloquear, também nunca pesquisei nada sobre estufas de pintura, mas em relação a isolamento térmico, se você quer mesmo isolar você pode utilizar isopor, ele bloqueia a "saída e entrada de temperatura", mas não suporta determinada temperatura e derrete acima de 100°, porém, acredito que você não chegue a tanto usando lampadas...


obrigado pela dica amigo, mais queria deixar entre 40 e 60 graus no máximo..

albertferraz escreveu:A estufa favorece a cura da resina independente das condições climáticas do ambiente, pois, mantém a temperatura uniforme ao longo do processo. Também, a umidade, na estufa, fica bem baixa, o que também favorece o processo de cura.
Forre a estufa com isopor e o isopor com papel alumínio e instale um termostato para manter a temperatura sob seu controle.
Faço modelos em fibra também, tenho uma pequena estufa, assim como pretende fazer, uso um par de resistência para gerar o calor e uma ventoinha para uniformizar a temperatura no interior da estufa.
Boa sorte.


Obrigado pela dica, mais no caso do isopor acho que ficaria bom colocar ele tipo em sanduíche né? por exemplo na primeira camada o compensado ou mdf, ai depois colaria o isopor com ou sem o alumínio, e depois outra chama de compensado até porque se deixar o isopor amostra sempre vai ter que ter cuidado pra não machucar o isopor.. esta resistência que vc usou qual é? não consome muita energia? sobre o ventilador ele faz só ventilação interna ou ele pega o ar de fora pra circular dentro da estufa como nos computadores que tem os coolers de ventilação e exaustão?

abraço!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por LaercioLMB »

Calor = consumo.
Quanto mais quente, mais irá consumir.
Não existe resistência que esquente que não consuma muito.
Se não gasta muito, esquenta pouco, simples e óbvio.
Se jogar ar frio de fora para dentro, prejudicará o efeito da resistência.
Óbvio também que serve somente para circular o calor dentro da estufa, pois se jogar ar frio de fora para dentro vai esfriar a estufa e nesse caso, para que estufa?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por Raketrinike »

LaercioLMB escreveu:Calor = consumo.
Quanto mais quente, mais irá consumir.
Não existe resistência que esquente que não consuma muito.
Se não gasta muito, esquenta pouco, simples e óbvio.
Se jogar ar frio de fora para dentro, prejudicará o efeito da resistência.
Óbvio também que serve somente para circular o calor dentro da estufa, pois se jogar ar frio de fora para dentro vai esfriar a estufa e nesse caso, para que estufa?


acho que não me expressei corretamente, no do consumo por exemplo 4 lampadas de 100W vai dar 400W porem e eu colocar uma resistência de 400W vou ter mais calor e o mesmo consumo correto? porque mesmo que a lampada esquente ela não foi feita pra este fim, já uma resistência é projetada pra gerar calor

quanto ao cooler vi uns parecido com aqueles de 120mm usado em pc, porem pra 110/220 então iria colocar deste ai poderia eliminar uma fonte 12v só pra alimentar eles. sobre os furos pensei se poderia colocar por causa da umidade gerada dentro da estufa, mas acredito que o calor gerado já elimina assim como a propia madeira da estufa absorva também..
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por LaercioLMB »

Já experimentou tocar em uma lâmpada incandescente de 100W após ela estar ligada por uma hora?
Sei que não precisa desse tempo todo, mas é só para haver uma harmonia de calor ao redor da lâmpada.
100W será 100W em qualquer coisa, não importa se é uma resistência ou uma lâmpada, ambas irão esquentar a mesma coisa.
Mas por que então a resistência parece esquentar mais?
Por que está em ambientes bem menores e na maioria das vezes, confinados, dificultando a circulação do ar externo em seu interior.
Já viu aquecedores de ambientes serem eficazes com menos de 1000 W?
Se comprar uma resistência de 1000 W e ligar 10 lâmpadas de 100 W, o consumo será o mesmo, não importa, pois pelo visto você falou as aulas de física que falavam sobre isso.
P:V=I onde P = potência em Watts, V é igual a tensão em Volts e I = a corrente em amperes.
1000 W : 220 V = 4,54 Ah
10 lâmpadas de 100 W = 1000 W : 220 V = os mesmos 4,54 Ah.
Bom, já deve imaginar sobre o consumo, mas pegue uma resistência de 400 W e coloque ela dentro de uma caixa de 1 m³ e use um termômetro para medir a temperatura interna da caixa, terá uma leitura X
Pegue 4 lâmpadas incandescentes de 100W e coloque dentro da mesma caixa e verá que irá atingir a mesma temperatura.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por CONDOR 2 »

Eu acho que a melhor forma é testar com uma noção prévia do que virá.

Obedeça as indicações do fabricante da resina, geralmente do rótulo.
Tempo de cura, secagem, temperaturas x tempo etc...

Faça a estufa, coloque um termômetro localizado no meio dela, depois nas laterais..um simples termômetro.

Depois tire suas conclusões.

Use um dimmer nas lampadas de aquecimento e seja feliz.

Entendeu minino?

E vá em frente.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por Raketrinike »

LaercioLMB escreveu:Já experimentou tocar em uma lâmpada incandescente de 100W após ela estar ligada por uma hora?
Sei que não precisa desse tempo todo, mas é só para haver uma harmonia de calor ao redor da lâmpada.
100W será 100W em qualquer coisa, não importa se é uma resistência ou uma lâmpada, ambas irão esquentar a mesma coisa.
Mas por que então a resistência parece esquentar mais?
Por que está em ambientes bem menores e na maioria das vezes, confinados, dificultando a circulação do ar externo em seu interior.
Já viu aquecedores de ambientes serem eficazes com menos de 1000 W?
Se comprar uma resistência de 1000 W e ligar 10 lâmpadas de 100 W, o consumo será o mesmo, não importa, pois pelo visto você falou as aulas de física que falavam sobre isso.
P:V=I onde P = potência em Watts, V é igual a tensão em Volts e I = a corrente em amperes.
1000 W : 220 V = 4,54 Ah
10 lâmpadas de 100 W = 1000 W : 220 V = os mesmos 4,54 Ah.
Bom, já deve imaginar sobre o consumo, mas pegue uma resistência de 400 W e coloque ela dentro de uma caixa de 1 m³ e use um termômetro para medir a temperatura interna da caixa, terá uma leitura X
Pegue 4 lâmpadas incandescentes de 100W e coloque dentro da mesma caixa e verá que irá atingir a mesma temperatura.


entendo, dei uma pesquisada e vi este tipo de lampada

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estufa-_JM

ai vi este anuncio de resistentecia

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estufa-_JM

ai queria colocar um sistema de termostato pra ligar e desligar sozinho, agora estou em dúvida entre as lampadas e a resistência.. o único problema da lampada é a questão da fragilidade dela porque vou ter que ter bastante cuidado na hora de colocar os moldes dentro da estufa, e na hora de fechar a tampa pois quero fazer abertura na parte de cima
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por LaercioLMB »

Faça a caixa um pouco maior e coloque uma caixa menor dentro feita de telas que podem ser telas de viveiro mesmo, assim você pode largar a força dentro da estufa sem precisar ficar cuidando as lâmpadas.
Sabe o motivo da lâmpada para estufas de pintura serem espelhadas?
Direcionar tanto a luz quanto o calor gerado em uma direção.
No seu caso, lâmpadas comuns servem já que estarão em uma caixa fechada já que você precisa de um calor dentro da caixa e não algo direto com iluminação no caso de estufas de pintura automotiva.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder