Estufa para secagem de resinas

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por Raketrinike »

vou fazer os testes aqio pra ver.. o vendedor das lampadas disse que em um raio de 20cm ela esquenta até 200c então vou comprar 2 pra ver o que da e fazer o teste
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por LaercioLMB »

Só acho que não precisa tanto assim, você pode danificar a resina com muito calor.
Se você tiver 50° C dentro da caixa já está mais do que ótimo.
4 lâmpadas comuns de 100W cada já te darão boa temperatura interna para a cura da resina e sem umidade no interior.
O custo de 4 lâmpadas comuns não chega nem perto de uma dessas para estufa, sem falar no tamanho delas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por Raketrinike »

entendo, mais no caso ela aquece 200c a 20cm delas minha caixa vai ter 60cm de altura 60cm de largura e 2 mt de comprimento ai acho que não esquenta tanto, mas como você disse o valor de 1 lampada comum é bem menor que eta propiá pra estufa, vou fazer o teste com as comuns pra ver pq não preciso mais que 60c dentro da caixa..
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por Raketrinike »

vou fazer o primeiro teste com a estufa pra fazer esta belezinha

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por LaercioLMB »

Cara, você não está pensando.
200° C a 20 cm em uma sala que cabe um carro dentro e essa lâmpada tem que aquecer uma sala enorme. Lógico que não é apenas uma, tem mais, mas a sua caixa comparada a uma sala de pintura automotiva é ínfima e você só está fazendo a caixa por causa dos dias frios, já que em dias quentes a cura é normal.
Qual a temperatura aí em dias quentes?
Chega a 40° C na sombra?
Se você tiver 50° C dentro da caixa está mais do que bom e 4 lâmpadas de 100 W te darão mais que isso em poucos minutos.
Ligue a caixa enquanto lamina a forma que assim que a laminação estiver pronta, a caixa estará quente para a cura da resina.
Nesse caso o isopor será ótimo isolante térmico, pois do contrário, se tiver muito calor aí dentro, tipo 100° C, isopor não vai rolar, tem que ser lã de vidro, a mesma usada nos fornos de fogão à gás que esquenta a 280° C.
Você não precisa nem da metade da temperatura que um forno de fogão alcança, então não há por que investir em algo que gere muito calor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por Raketrinike »

LaercioLMB escreveu:Cara, você não está pensando.
200° C a 20 cm em uma sala que cabe um carro dentro e essa lâmpada tem que aquecer uma sala enorme. Lógico que não é apenas uma, tem mais, mas a sua caixa comparada a uma sala de pintura automotiva é ínfima e você só está fazendo a caixa por causa dos dias frios, já que em dias quentes a cura é normal.
Qual a temperatura aí em dias quentes?
Chega a 40° C na sombra?
Se você tiver 50° C dentro da caixa está mais do que bom e 4 lâmpadas de 100 W te darão mais que isso em poucos minutos.
Ligue a caixa enquanto lamina a forma que assim que a laminação estiver pronta, a caixa estará quente para a cura da resina.
Nesse caso o isopor será ótimo isolante térmico, pois do contrário, se tiver muito calor aí dentro, tipo 100° C, isopor não vai rolar, tem que ser lã de vidro, a mesma usada nos fornos de fogão à gás que esquenta a 280° C.
Você não precisa nem da metade da temperatura que um forno de fogão alcança, então não há por que investir em algo que gere muito calor.


sim estou entendendo Laercio como eu disse não preciso mais que 60c porque em dias de friu e chuva 50C esta mais que suficiente falo em 60 pra ter alguma sobra ou pra acelerar ainda mais o processo, por exemplo aqui em dias de calor chega facilmente a 40c na sombra tem noites que fica a 35c porem o dia que tiver que acelerar a cura posso usar a estufa mesmo nos dias de calor já que as resinas pode ser utilizada sem problemas com temperaturas acima de 60c e em dias de calor poderia utilizar também pra adiantar o trabalho
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por LaercioLMB »

Beleza então.
Mas um detalhe, quanto mais rápido a resina secar, mais fácil de quebrar será.
Trabalhei em uma empresa que moldava balcões refrigerados em fibra de vidro e a resina levava 24 horas para secar a ponto do balcão ser desmoldado da forma.
Eu sabia que se colocassem mais catalisador, secaria mais rápido e perguntei a eles por que não faziam isso e foi justamente o que me explicaram, sobre a cura rápida deixar a resina mais quebradiça e olha que o balcão tinha 2 cm de espessura na laminação.
Fica a seu critério agora.
Eu já laminei peças em fibra de vidro e vi bem como é isso e o hovercraft rc que laminei, deixei a resina secando por um pouco mais de 24 horas e não tenho o que reclamar da qualidade da laminação.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por Raketrinike »

LaercioLMB escreveu:Beleza então.
Mas um detalhe, quanto mais rápido a resina secar, mais fácil de quebrar será.
Trabalhei em uma empresa que moldava balcões refrigerados em fibra de vidro e a resina levava 24 horas para secar a ponto do balcão ser desmoldado da forma.
Eu sabia que se colocassem mais catalisador, secaria mais rápido e perguntei a eles por que não faziam isso e foi justamente o que me explicaram, sobre a cura rápida deixar a resina mais quebradiça e olha que o balcão tinha 2 cm de espessura na laminação.
Fica a seu critério agora.
Eu já laminei peças em fibra de vidro e vi bem como é isso e o hovercraft rc que laminei, deixei a resina secando por um pouco mais de 24 horas e não tenho o que reclamar da qualidade da laminação.


Sim Laercio ela fica mais fragil, acelerando a cura com catalizador ou na estufa mais veja bem como eu disse no inicio preciso que ela seque ao toque somente.. a cura total dela pra sofrer esforço mecânico,tração e químico é de até 5 dias, mais ela secando ao toque já esta ótimo.

porque por exemplo se eu laminar em poliéster por exemplo hoje de manha, no friu que est aqui de 15 graus, quando for a noite ela ainda vai estar molhada ao toque, porem se eu laminar ela no friu de 15 graus, e em seguida colocar os molds dentro da estufa a 50 graus em no máximo 5 horas vai estar seca ao toque, e no dia seguinte de manha 24h depois já posso desmoldar a peça..

abraço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por LaercioLMB »

frio e não friu.
Beleza, você que sabe, isso não posso discutir com você.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Re: Estufa para secagem de resinas

Mensagem por Ericfly »

Olá amigo, eu moro em uma das cidades mais frias do país (mas NADA comparado a países como o Canadá). Hoje de manhã estava 0 grau, quando saí para trabalhar.
Um esquema bem mais fácil, embora custe um pouco mais de energia, é simplesmente comprar um aquecedor a óleo (custa entre 160 e 200 reais), que já tem termostato etc. e não vai atear fogo no mdf/isopor/madeira/asa, o que soluções caseiras podem acarretar, principalmente depois de meses usando, quando algo pode sair errado quando já se confia no equipto.
O legal desses aquecedores é que eles têm termostato, e vão aquecer de maneira mais ou menos uniforme todo o ambiente. Mas se você quer economizar energia, ok, o aquecedor a óleo ainda é ótimo: faz um caixotão de isopor com um piso de madeira, e coloca o aquecedor dentro. O legal é que você não torra dinheiro resistências, termostatos e ventoinhas que depois serão inúteis ou difíceis de vender. Um aquecedor é útil para outras coisas, e não é difícil de vender.
Fibrei uma asa e um estabilizador anteontem, no vácuo, com epoxi. Pude tirar do vácuo em umas 3h, e ficou totalmente seco ao toque (sem ficar grudento) no dia seguinte. Usei o aquecedor só desde uma hora antes de fibrar a asa e nas primeiras 3h de cura. Depois desliguei e deixei a oficina ventilar.

Abs

Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Responder