entelagem com papel

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
wagnerbarro
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Dez 27, 2011 10:20 pm
Localização: São Carlos

entelagem com papel

Mensagem por wagnerbarro »

Prezados,
Gostaria de saber se alguém já fez entelagem com papel. Parece absurdo, pois sei que agrega muito peso, etc. Todavia, eu me deparei com uma postagem no RC Groups que me chamou muito a atenção e que gostaria de explorar futuramente: o uso de papercraft tanto na entelagem quanto na construção. Eis o link:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2040623

Pelo que entendi, o papel utilizado é papel comum, sulfite (A4 com 80 gr). Enfim, gostaria de saber se alguém já testou e passou por uma experiência como essa.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: entelagem com papel

Mensagem por John-Henrique »

Já fiz isso a um tempo, deixei minhas impressões no tópico http://e-voo.com/viewtopic.php?t=179154
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: entelagem com papel

Mensagem por Jacimar »

wagnerbarro escreveu:Prezados,
Gostaria de saber se alguém já fez entelagem com papel. Parece absurdo, pois sei que agrega muito peso, etc. Todavia, eu me deparei com uma postagem no RC Groups que me chamou muito a atenção e que gostaria de explorar futuramente: o uso de papercraft tanto na entelagem quanto na construção. Eis o link:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2040623

Pelo que entendi, o papel utilizado é papel comum, sulfite (A4 com 80 gr). Enfim, gostaria de saber se alguém já testou e passou por uma experiência como essa.



Bom dia prezados ! tem esse tópico também :

http://www.rcgroups.com/forums/showthre ... st20084604

Abraço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: entelagem com papel

Mensagem por LaercioLMB »

Entelagem em papel de seda sempre foi muito usado em muitos aeromodelos e é muito bom e pode ser pintado depois, ficando menos pesado que o vinil.
Atualmente estou construindo um Bristos Scout D na escala 1:8 e será entelado totalmente com papel de seda já nas cores definidas.

Um detalhe, não é em papel comum a não ser que a escala do modelo seja muito grande já que o papel comum pesa muito, principalmente o sulfite.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Aerovilha
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:05 pm
Localização: Maravilha Sc
Contato:

Re: entelagem com papel

Mensagem por Aerovilha »

Laercio,

Se puder enviar alguma foto desta construção,
chamou muito a atenção este tipo de técnica.

Abraço
_______________________________________________
Daniel H. Müller
Aerovilha - Clube de aeromodelistas de Maravilha / SC
Avatar do usuário
wagnerbarro
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Dez 27, 2011 10:20 pm
Localização: São Carlos

Re: entelagem com papel

Mensagem por wagnerbarro »

LaercioLMB escreveu:Entelagem em papel de seda sempre foi muito usado em muitos aeromodelos e é muito bom e pode ser pintado depois, ficando menos pesado que o vinil.
Atualmente estou construindo um Bristos Scout D na escala 1:8 e será entelado totalmente com papel de seda já nas cores definidas.

Um detalhe, não é em papel comum a não ser que a escala do modelo seja muito grande já que o papel comum pesa muito, principalmente o sulfite.


Olá Laercio

O que me chamou a atenção dessa construção no RC Groups é que foi utilizado folha sulfite sim (" I use plain paper A4 (80g/mp) ") e o depron foi de 3mm. Além disso, a "planta" é o próprio papercraft.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: entelagem com papel

Mensagem por LaercioLMB »

Eu vi, mas isso depende também do tamanho da construção.
Aeromodelos muito pequenos, fica ruim por causa do peso e quase que inviável.
eu não li todo o tópico deles e por isso não prestei atenção no tamanho do modelo, mas não te aconselho a usar papel sulfite em modelos com menos de 1400 mm de envergadura, é mais pesado que o vinil e ainda tem a cola para agregar peso.
Pode ser uma experiência que o cara está fazendo, vai saber.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder